TenisBrasil - Tenis.Com Chiquinho
E surge o Nadal asiático
Por Chiquinho Leite Moreira
abril 28, 2014 às 5:45 pm

A imprensa espanhola, a torcida e talvez fãs de todo o mundo ainda estão a procura de explicações para as duas recentes derrotas de Rafael Nadal. Mas em meio a tantas especulações o que se viu em Barcelona foi o surgimento de uma versão asiática de Nadal, o japonês Kei Nishikori. É claro que se dever guardar as devidas proporções nesta irônica comparação. Só que não há como negar que fez história ao transformar-se no primeiro tenista de seu país a conquistar um título num torneio de saibro da qualidade do ATP 500 Conde de Godó. Isso confirma que as novas caras, como aí se inclui Grigor Dimitrov, podem fazer estragos este ano em Roland Garros.

Nadal, o original, revelou-se tranquilo com os últimos acontecimentos. Disse com toda a honestidade que não vê motivos para se fazer um drama por causa de duas derrotas. Será? Pergunto eu…pois aconteceram em dois de seus domínios, Monte Carlo e Barcelona. Guga Kuerten está mesmo certo em seu palpite de que o tenista espanhol não está no seu melhor, como contou-me em recente entrevista concedida em Florianópolis.

A necessária confiança para voltar a levantar troféus, Nadal pode já buscar em Madri. Não vejo, porém, condições tão boas como as de Barcelona e Monte Carlo. Na capital espanhola há altura e o saibro, dizem, é muito rápido.

Ainda assim, Nadal tranquiliza a todos com declarações complacentes. Disse que chegará Paris com a mesma expectativa dos últimos anos, apesar das recentes derrotas.

Nesta briga por Roland Garros surgem outros nomes, como o de Nishikori. Mas quem apostaria todas as fichas nas novas caras? O saibro não é a superfície ideal para as zebras. Além disso, nos jogos em melhor de cinco sets as surpresas se tornam mais difíceis. Costumam aparecer na primeira semana, nas finais são mais raras..

 


Comentários
    1. Fernando B

      Realmente não tem comparação, o jogo do japones é vistoso, agressivo e muito tecnico. Ele tem boa movimentação, mas não faz disso o seu ganha pão, muito diferente do Nadal que dificilmente assume riscos e se utiliza frequentemente de uma bola muito alta, principalmente nas devoluções, o que convenhamos é algo muito pouco louvável para um legítimo numero 1.

      Responder
  1. Luis Manuel C.F.

    SIM,Não tenham duvidas,estão chegando cada vez mais perto de Nadal..este R.Garrot tem tudo para não ser de Nadal.

    Responder
  2. Einstein Bohr

    A explicação para as derrotas do Nadal é que ele não está jogando nada. Nadal parece estar entrando numa fase semelhante a de Federer, quando começou a ter resultados estranhos. A diferença entre eles é o abismo técnico. Federer continuou ganhando (menos que antes) só no talento. Com Nadal, será o fim. Mas não há o que lamentar. Nadal pode encerrar sua carreia sabendo que foi muito mais longe do que qualquer um podia imaginar.

    Responder
      1. Joao Paulo

        Talvez… Mas essas derrotas não significam pouco ao meu ver. Nadal na última década não sabia o que era perder nesses pisos. E isso não era sorte. Ele ganhava tudo porque havia um abismo entre ele e o 2o colocado quando assunto era saibro.

        Se o fato dele ter perdido os dois torneios que mais dominou for somado ao fato dele perder Roland Garros antes das finais esse ano, diria que isso significaria sim um certo declínio. E um antes nunca visto nele: No saibro.

        Responder
  3. Toninho

    Fico espantado com a memória curta da maioria das pessoas desse mundo. O cara (NADAL) acabou de comemorar 300 vitórias e quando perde em dois torneios seguidos, o taxam de acabado. Como é fácil falar (escrever) mal dos outros olhando os acontecimentos das últimas semanas. O cara tem mais de DEZ anos só no profissional. Pois então amigos, pensem e olhem a história e não o momento para emitir uma opinião tão forte.

    Responder
  4. valmir

    saibro não tem surpresa ? E os campeões de RG que foram precoces (Vilanded, nadal) ou que vieram do nada (Guga, Chang, Couried, Gaudio) ? nos outros pisos nunca houve tantas surpresas assim em Slams.

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Wilander Borg Guga Nadal ok se vc considera zebra eu aceito.onica Seles Steffi tb ganharam muito jovens como Chamg. O saibro exige todos os golpes. Outrora Wbledon era do saque e voleio. Gaudio sim foi zebra…mas aproveitou a chave e nao era tao ruim assim

      Responder
  5. Reis74

    Oi Chiquinho,
    Permita-me discordar dessa colocacao “O saibro não é a superfície ideal para as zebras.” Em minha modesta opiniao, o saibro nivela os tenistas por baixo, ou seja, tenista sem muita tecnica e defensivo pode sim ganhar de um cachorro grande nesse piso.. No saibro he onde mais se ve “zebras”! Ate um competente, mas limitado Gaudio ja ganhou, e olha q o Coria era favorito.. e tambem ja ouvi de outros comentaristas do tenis q a grama seria a superficie mais dificil de se jogar tenis, exigindo muito mais tecnica, controle e agressividade. Saibro = o cara fica devolvendo bola p/ o outro lado o dia inteiro, ate o outro cansar, ai ele ganha o ponto, se vc estiver em dia com o fisico… Isso nao da margem p/ zebra?

    Abraco,

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      O saibro exige todos os golpes. Saque, devolucao, direita, esquerda , voleio etc. Na grama um bom saque fz muitos estragos. Acredite… Pat Cash ganhou Wimbledon com excelentea lobs. O ano do Galdio era para o Guga. Mas respeito sua opiniao

      Responder
  6. Eduardo

    Nadal asiático? Tem que comer muito feijão. Na idade atual do japa o Nadal já era nº 1 com diversos títulos de masters e slans nas costas.

    Responder
  7. Estevan

    O Nadal pode não ter o estilo mais lindo do tenis, mais ele já ganhou em todas superficies e só ganhou 8 vezes Roland Garros,o cara é fera gostem ou não os seus críticos.

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Estevan existe um aspecto importante em estilo bonito ou feio. Na minha opinião, não tenho dúvidas de que a ‘técnica’ de Federer é mais plástica. Só que a melhor tradução de técnica é a eficiência. Um bom swing leva a bons resultados. Nadal é eficiente… portanto tem boa técnica. Esse é um caso de silogismo, matéria que tive nas aulas de filosofia. Veja:
      Tudo o que é raro é caro…
      Um cavalo bom e barato é raro…
      Portanto um cavalo bom e barato é caro…

      Responder
      1. Marquinhos

        Tem técnica para jogar na base. Porém, seu jogo na rede e variação são limitadíssimos. Também não podemos dizer que Nadal é mais eficiente que Roger. Os números e recordes estão ai.

        Responder
    1. Joao Paulo

      Talvez porque o Nadal seja uma das duas lendas em atividade no tênis e recentemente perdeu em dois torneios que dominou a carreira inteira, para dois fregueses que também dominou carreira inteira?

      Responder
    2. Flávio Branco

      Concordo com você, Welington. Eu mesmo já escrevi aqui em outras oportunidades que o Chiquinho é muito, mais muito fã e tendencioso quando o assunto é o Nadal. Ele pode torcer para quem ele quiser, apenas acho que poderia ser menos parcial e passional.

      Responder
      1. Chiquinho Leite Moreira

        Ah Flávio se vc soubesse de quem sou fã… brincadeira. Na verdade gosto de um bom tênis, seja lá quem for o autor.

        Responder
  8. joao sawao ando

    como disse o guga ,nadal e favorito mas não ganha,agora quem ganha….Federer,dimitrov,thiem, kei nishikori,alguma surpresa?dificl de responder

    Responder
  9. André chaco

    Galera, sou torcedor do federer sob qualquer condição e o considero de longe o maior de todos os tempos, tinha birra do Nadal pela quantidade de decepções que ele me causava como torcedor. Hoje o admiro pois a força mental e evolução técnica que ele teve são impressionantes. Acho que apenas alguém que não conhece a carreira dele pode dizer que ele está acabado. O Cara é um monstro e pode ser não mantenha a hegemonia que ele teve até hoje, mas dai dizer que o cara acabou tem uma distância enorme…..

    Responder
  10. mariliense

    Boa noite Chiquinho e colegas!
    Em 2008 já diziam que Nadal estava acabado quando foi eliminado no AOpen,Indian Wells,Miami,Chennai e outros. No mesmo ano conquistou R Garros,Wimbledon , medalha de ouro em Pequin e o posto de numero 1 desbancando o freguês R Federer. No inicio de 2010 novamente disseram que Nadal estava acabado após a ~primeira lesão séria no joelho em 2009 quando Rafa teve um inicio arrasadorcom resultados ruins no começo da temporada. No mesmo ano ganhou R Garros, Wimbledon e US Open e reconquistando o posto de numero 1. Em 2012 “os de sempre” disseram que Nadal estava acabado definitivamente para o esporte e eis que o fenômeno ressurge para vencer 10 torneios sendo dois Slams em cima do seu maior rival N Djokovic e vencido o freguês em 4 confrontos diretos, coroando o ano novamente como numero 1. Engraçado que desde 2008 o “acabado Nadal” venceu 10 SLAMs contra 5 do “goat freguês” . Falem bem ou mal mas falem do melhor, ninguém fala do pior rê….

    Responder
  11. joao sawao ando

    me desculpa ,Chiquinho mas o melhor comentário e chegou o Chang asiático(pois o Chang) era americano,o nishikori ainda tem muita grama para comer,,o Chang chegou a numero 2 do mundo.o nishikori e numero 12/13

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>