Djokovic chega ao sétimo céu, mas não sem tributos
Por Chiquinho Leite Moreira
julho 12, 2022 às 1:34 pm

Em alusão ao recente título no Torneio de Wimbledon, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) comemorou dizendo que Novak Djokovic chega ao sétimo céu (estado de prazer ou de grande felicidade), mas não sem ter de pagar altos tributos por suas escolhas. O sérvio vive, sem dúvida, um momento sublime. Revelou estar mentalmente e fisicamente muito forte. Além disso, entusiasmado com o 21.º troféu de Grand Slam, esteve amistoso e generoso em seu discurso na premiação do All England Club, com divertidos elogios a Nick Kyrgios e frases de efeito.

Genial em quadra é também ‘genioso’ em suas convicções. Recentemente, numa entrevista coletiva em Wimbledon, foi perguntado sobre sua situação para o US Open e que queria tempo suficiente para a vacinação. Mas confirmou, até com orgulho, que manterá sua decisão.

Por conta disso, Novak Djokovic está pagando um preço alto. Foi deportado da Austrália, no início da temporada, sob pena de não poder reentrar no país pelos próximos três anos. Em Paris viu Rafael Nadal reinar mais uma vez. E, agora, por uma ironia do destino, mesmo com o título em Londres seu ranking caiu para a 7.ª colocação.

É claro que é preciso respeitar opiniões, mas fico em dúvida se também não é uma falta de respeito não se vacinar e possivelmente colocar em risco outras pessoas. Eu, particularmente, tenho fortes motivos para tomar todas as doses disponíveis e aconselhadas. E fica a questão: Nole foi recebido como herói nacional em seu país. Milhares de torcedores foram as ruas para saudá-lo em Belgrado e não seria então o tenista um exemplo a ser seguido?

Para o US Open tudo leva a crer que as condições de entrada para o torneio serão bem rígidas. Apenas como exemplo, após ter a confirmação de meu credenciamento, recebi nesta segunda feira um e mail com novas condições para entrar em Flushing Meadows. São vários documentos, com numerosas linhas, e obrigatoriedade de concordância: “Notice regarding Covid 19”, “Covid 19 waiver”, “USTA credentialing system privacy policy” e “US Open media – terms and conditions”. Enfim, tudo isso leva a crer que mesmo com a diminuição nos casos dificilmente os Estados Unidos irão afrouxar suas regras de entrada no país.

É uma pena, pois é uma situação em que todos perdem. Djokovic pode desperdiçar mais uma oportunidade de igualar Nadal no número de Slams, o US Open também fica sem uma de suas maiores atrações, o público deixa de ver um forte candidato ao título na disputa e o tênis de uma maneira geral também perde.

 


Comentários
  1. Rafael

    Querido Chiqunho, falta de respeito com quem? Com quem pensa diferente do sérvio? Está mais do que provado que vacinados ou não vacinados transmitem da mesma maneira, ou seja, a decisão dele pode prejudicar única e exclusivamente o próprio se ele se contaminar. Deixem a política de lado e desfrutem do esporte. O sérvio é um gênio do tênis e o melhor da história, principalmente por não se curvar ao politicamente correto. Vida longa ao GOAT!! Único tenista a ter 7 títulos em ao menos 2 GS!!!

    Reply
    1. Fabiano

      E FEDERER é o único a ter ao menos 5 títulos em 3 slams diferentes. Esse sim o maior e melhor da história disparado.

      Reply
    2. Sebastião Roberto Stabile

      Totalmente furado esta sua teoria de que a vacina foi quem controlou pandemia.A pandemia foi controlada pela biologia e imunidade adquirida, cepas mais virulentad matam seu hospedeiro e morrem junto , cepas mais brandas se espalhar e vão produzindo imunidade.

      Reply
    3. Maurício Luís *

      Não está “mais do que provado que vacinados e não vacinados transmitem do mesmo jeito”. Só se for na sua casa. Não vacinados transmitem em muito maior porcentagem do que os vacinados. Ambos transmitem, isto eu concordo, mas a possibilidade de um vacinado pegar e transmitir covid é menor. Você e seus companheiros negacionistas ficam repetindo inverdades incessantemente na tentativa de fazer de uma mentira uma verdade. Sugiro que se baseie em fontes minimamente confiáveis, e não em Telegram, Face, whats, etc, etc.

      Reply
  2. SANDRO

    Puniram Belarus por deixado tropas russas passarem por seu território para o massacre da Ucrânia, além de permitirem bombardeios de mísseis russos a partir de seu território!!!
    Acham isso pouco?
    Ponha-se no lugar dos ucranianos!
    Se vcs de um dia para o outro tivessem que abandonar suas casas e seus empregos pra defender as suas próprias vidas contra invasores sanguinários e verem suas mulheres e seus filhos fugindo para um país estrangeiro sem saberem onde vão dormir, o que vão comer, onde vão morar e se algum dia se reencontrarão de novo, vocês acham pouco o que os ucranianos estão passando?
    E quem está massacrando os ucranianos são os RUSSOS e não os ingleses e americanos…
    Perguntem a qualquer ALEMÃO ORIENTAL o que eles sofreram nas mãos dos russos!!!
    Os RUSSOS isolaram a Alemanha Oriental do mundo com campos minados, arames farpados, muros( o mais famoso foi o de Berlim), guaritas com soldados fortemente armados para EXECUTAR impiedosamente quem tentasse FUGIR DOS TENTÁCULOS RUSSOS!!!
    Isso aconteceu em outros paises que a RÚSSIA manteve vampirizados como POLÔNIA, TCHECOSLOVÁQUIA, ROMÊNIA, BULGÁRIA, HUNGRIA, LETÔNIA, ESTÔNIA, LITUÂNIA, GEÓRGIA, ARMÊNIA, entre outros!!!
    A RÚSSIA, desde a época dos Czares sanguinários, sempre tratou os povos do leste europeu como seus VASSALOS e cometeu atrocidades em todos esses países.
    Putin, o PSICOPATA DITADOR RUSSO, começou sua carreira como AGENTE DA KGB na ALEMANHA ORIENTAL onde presenciou e cometeu várias atrocidades,e agora quer REVIVER AS CRUELDADES RUSSAS DE OUTRORA na UCRÂNIA!!!
    Apoio a decisão britânica!!! Enquanto esse massacre na Ucrânia não tiver fim, os russos não deveriam participar de eventos esportivos internacionais, porque de ESPORTIVIDADE a Rússia não tem NADA!!!

    Reply
      1. SANDRO

        Escrevi sobre o Djokovic, porém, não foi publicado…
        O interessante é que Berretinni, Cilic e Agut com todas as suas doses de vacinas pra covid se retiraram de Wimbledon por estarem com Corona Virus e Djokovic SAUDÁVEL e sem vacina pra Covid foi Campeão…
        Djokovic disputou o US OPEN 2021, Roma, Roland Garros e Wimbledon e ninguém morreu de covid por causa dele.
        O que adiantou as doses de Vacina pra Berretinni, Cilic e Bautis ta Agut? Nada!

        Reply
        1. Chiquinho Leite Moreira

          Respeito a opinião de quem é contra a vacina. Mas tb devem respeitar os números menores de mortes em função da vacina.
          Aliás, o assunto da coluna é os altos tributos que o Djokovic está pagando por sua decisão e não a eficiência da vacina né

          Reply
        2. Maurício Luís *

          Você tenta generalizar casos isolados, não sei se por falta de informação ou por má-fé. Se pegarmos o total da população, vacinados contraem muito menos covid do que não vacinados. Este seu raciocínio é simplista demais.

          Reply
  3. JORGE

    Chiquinho gosto muito dos seus comentários, mas afirma que quem não toma estas vacinas contra covid está colocando outras pessoas em risco não é verdade, as pessoas mesmo vacinadas e contraindo o vírus não deixam de desenvolver a doença, estas vacinas não são imunizantes, e também não impedem a disseminação do vírus. Muitas pessoas que defendem que alguém enfie uma agulha no braço, porque se não o fizer e contra a vida, que o tal está pondo os outros em risco, também muitos desses são os mesmos que são a favor do aborto; e aí, quem defende o aborto é a favor ou contra a vida? Os que gostam muito de dizer quem não toma vacina e contra a vida, muitas desses estão defendendo despedaçar um bebê ou enfiar uma agulha num bebê-vida dentro do útero para matar.

    Reply
    1. Maurício Luís *

      Vacinados contraem muito menos covid do que não vacinados, e os sintomas são mais brandos. Compare o número de mortos diários antes e depois de começar a vacinação. Uma coisa óbvia, mas a sua turma negacionista intencionalmente faz que não vê.

      Reply
  4. Ney

    Djoko pode jogar em qualquer país da Europa mas não pode nos USA nem na Austrália. Qual é a lógica?
    A ironia é que um jogador não vacinado jogou e foi o campeão enquanto outros, vacinados, não puderam jogar por estarem contaminados. É certamente não foi ele que espalhou o vírus.

    Reply
  5. Sandra

    Chiquinho, concordo com você , mas vi uma notícia o US Open parabenizando o Djokovic pelo feito , coisa que não vi em relação ao Nadal , você acha que isso pode ser um prenúncio que podem libera lo ?

    Reply
  6. Marlon

    Chiquinho, vc demora a falar, mas qnd fala sempre mostra recalque com as conquistas de Djoko. Esqueci vacina. Nao vou nem comentar sobre os riscos de contaminacao de quem tomou ou nao ja q os colegas acima ja falaram. O ponto culminante e central e a vitória majestosa dele. O seu medo e que ele ultrapasse o “seu Federer” e se torne o rei da grama e do sintético, que ele ja e. Engraçado que tem uma frase de quem gosta de lacrar com relação ao aborto que diz: “meu corpo minhas regras”; frase essa que nunca deveria se aplicado ao aborto uma vez q o feto e um ser independente. Sendo assim, essa frase se aplica a Djoko: meu corpo, minhas regras. Chiquinho, Federer e mais velho, e , por isso, vai ser superado. Ou vc acha que Djoko nao e maduro o suficiente para saber e calcular os danos dê sua decisão? Vê se supera tbm, e vira a página. Se vc continuar assim, com esses textos, vou pedir a Dalsim pra te despedir.

    Reply
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Para ser sincero sim gostei muito da
      vitoria de Djokovic. Um dia antes da final, o pessoal do clube que frequento em São Paulo disse, em sua maioria, que iria torcer pelo Kyrgios. E ficaram surpresos qdo disse que estaria ao lado do Sérvio. Perguntaram por que? Expliquei que tenho bons motivos para admirar seu tênis e sua personalidade. Afinal, sempre tratou-me com cordialidade, simpatia, mesmo sabendo que sou brasileiro e não de medias da Europa ou USA. Já no clube de Bauru, um dos meus amigos, sempre se surpreende qdo digo que o Djoko vai ganhar. Não vejo tb motivos para esconder que na minha opinião o Federer é o melhor que já vi jogar e que Nadal tornou-se uma excelente pessoa. Agora tb acho que o Djokovic deveria se vacinar e pronto

      Reply
      1. Helena

        Nobre Chiquinho. Fiquei curiosa com esse trecho:

        “sempre tratou-me com cordialidade, simpatia, mesmo sabendo que sou brasileiro e não de medias da Europa ou USA.”

        Você já sentiu que outros jogadores fazem diferença para os jornalistas/canais fora da Europa/América do Norte?

        Reply
        1. Chiquinho Leite Moreira

          Sim, infelizmente. Por sorte e coragem em cobrir os torneios nos locais e não pela Internet, fui fundador da ITWA e agentes da ATP, WTA e ITF sempre fizeram boas apresentações para tenistas aceitarem entrevistas one on one.

          Reply
  7. eduardo alves

    Caro Chiquinho, vc sabia que mesmo estando vacinado, assim como eu e você, nós também podemos colocar o outro em risco? Vacinas salvam mas não te deixam imune de pegar o vírus nem de passar. Eu discordo do Djoko não tomar vacina mas temos que entender o direito dele de não querer. Ainda mais ele como um atleta sabe que é primordial se manter saudável. Não cabe a nós julgar o que é melhor ou não para outra pessoa.

    Reply
  8. Miel Antunes

    O reparo que merece ser feito ao artigo é o de que Djoko desrespeita os demais pelo fato de não ter tomado a vacina. Informe-se Seu Chiquinho e evite divulgar essa chantagem que é a imposição da vacina. Os grandes beneficiários dela são os laboratórios… Mesmo com quatro doses, tomadas num curto espaço de tempo, os vacinados estão sendo contaminados e contaminando “imunizados” e não imunizados. Me vacinei e defendo o direito dos que (neste caso) nao o fazem…

    Reply
  9. Emerson

    Chiquinho, não adianta tentar explicar pra quem não quer aprender a ler e compreender um texto básico e simples.
    Eu sei que você ama o tênis, se for bem jogado por sérvio, espanhol, suíço, americano, tunisiano ou russo. Então deixar sua opinião respeitosa já causa neuroniocídio dos ticos e tecos.
    Tem gente muito monocromática num mundo 4k.
    Se ciência pra você é o que recebe no telegram e no zap zap, sem qualquer teste ou comprovação mínima, que tal buscar outras fontes e abrir um pouco sua mente?
    Mas vamos lá, SIM, ambos podem transmitir a doença, vacinados ou não, PORÉM existe uma grande diferença: a carga viral dos não vacinados é muito maior e, portanto, pose tanto contaminar mais pessoas quanto contaminar cada uma delas com maior carga viral.
    É disso que se fala quando quem não se vacina e continua o convívio com outros, está pondo-os sob risco que não se dispuseram.
    SIM, todos tem o direito de escolher se vacinar ou não, mas não tem direito de colocar outros sob risco.
    Ahhh, mas se estão vacinados e protegidos porque têm medo dos não vacinados? Porque a vacina não protege 100% da contaminação, mas sim evita enormemente que a doença progrida pra situações mais graves, que não lotem os hospitais, etc.
    Por isso quem tem maior carga viral, como não vacinados contaminados, expõe sim aos outros.
    Sinto vergonha alheia em ver um gênio do esporte dando tamanho mau exemplo e passando vexame para toda eternidade. Nunca será o maior, mesmo com 100 GSs, pois o esporte é tudo. Ou alguém que protege o Nole também concorda com as palhaçadas do Kyrgios? No esporte, um ótimo jogador, mas um péssimo exemplo em praticamente tudo.

    Forte abraço, Chiquinho!
    PS: ainda me lembro da sua simpatia com meu falecido pai quando o reconheceu num desses torneios por aí.

    Reply
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Espetacular a sua colocação. Mas insisto o assunto é o Djokovic, não à vacina, a guerra na Ucrânia etc. o meu ponto de vista é o seguinte: todos devem entrar em quadra em condições de igualdade. Se o Djokovic não se vacina, pois acha que isso pode prejudicar seu rendimento e vai enfrentrar um vacinado, ele estaria em vantagem. Olha, não acredito em nada disso. Nem que o vacinado possa estar inferiorizado, nem que
      O não vacinado possa ter vantagem. Mas, enfim, a regra é ter o comprovante de vacinação. Ora, quem na infância não tomou inúmeras vacinas que a gente nem sabia de onde via… tipo sarampo, paralisia, tétano, varíola, febre amarela. Pq só a da
      COVID virou política?

      Reply
      1. luiz antonio

        Pelo visto virou politica, vc esta atacando o djokovic por escolher não se vacinar. vacina é escolha INDIVIDUAL DE CADA UM. Ele não tem dar exemplo a ninguem quando o assunto é a própria saúde. se ele não acredita, acabou a discussão. O djokovic tem inumeros projetos sociais, mas o que importa é se vacinar? o cara te 21 grand slam, mas o que importa é se vacinar? Tem mais semanas com nº 1, mas o que importa é se vacinar? Vc deveria se ater a comentar SOMENTE sobre tenis, sob o risco de falar besteira. Não sou Fã do djokovic, mas gosto do que ele representa para a liberdade de decisão. o jogo NUNCA pode estar acima da liberdade.

        Reply
    2. luiz antonio

      Falou o cientista! sempre tem um especialista em tudo. Daqui a pouco vai ser especialista em outra coisa. As vezes custa caro o fato de saber ler. Vamos lá tomar a 18ª dose porque o ESPECIALISTA disse. É cada uma!

      Reply
  10. Carlos Pereira

    Não sei porque cargas d’água o DJ não quer tomar a vacina, mas ele tem o direito de não vacinar. Eu sei que quem teve imunidade natural pela doença tem níveis de anticorpos bem maior que estas vacinas experimentais. Eu tomei 4 doses de vacina para me proteger. Concordo que quem não se vacina assume um risco para si próprio. Tem um companheiro aí falando de carga viral, isso aí não tem nem como se pesquisar, puro achismo…

    Reply
  11. Daniel

    É lamentável o desserviço que o Djokovic vem fazendo ao tênis e a comunidade internacional como um todo. Basta observar os comentários… A turma só falta bater no Chiquinho porque mesmo ele falando do sétimo céu do Djocovid, teve que citar que nem tudo é um mar de rosas. Uma crítica tímida, mas que foi o suficiente pra incomodar uma legião de fanatizados negacionistas. Triste porque o Djoko como atleta é gigante, mas é menor que o Tênis, que é menor que a HUMANIDADE. Só pra lembrar no mundo ainda sem vacina, e já com milhões de mortos por covid, o Djoko promoveu o Adria Tour, que se demonstrou um covidaço entre os componentes. Fez campanha anti vacina numa campanha egóica e estúpida que jogou água no moinho da extrema direita negacionista. Ele pode ganhar 50 grand slams, que não tira essa mancha da própria história.

    Reply
  12. Felipe

    Chiquinho, de maneira bem resumida, quem nasceu pra Nelson Piquet nunca vai ser Airton Senna.

    Daqui a uns 20 anos Djokovic será um herói local lembrado muito mais por suas polêmicas de que por seus feitos ainda que sejam surpreendentes
    Números são esquecidos caráter não

    Infelizmente o tênis tem torcedores de futebol disfarçados que deveriam tomar vacina para raiva por que seus comentários são puro ódio.

    Achei corretíssima e importantíssima suas colocações parabéns!

    Aqueles que dizem que ele não coloca a saúde de ninguém em risco não devem lembrar de que contaminado ele foi receber prêmios sem máscara e que fez um torneio de tênis em sua casa no auge da pandemia…

    Reply
  13. Douglas Freire

    Bom dia . Acompanho com muito interesse seu trabalho e seus comentários sempre muito ponderados. Pois bem, o Nadal é gigante, mas na maioria dos torneio mais recentes ele propaga q joga machucado. Fratura de costela em Indian wells ( um final inteira), inflamação no pé em RG( diz q jogou a final com pé anestesiado),ruptura de músculo abdominal(wimbledon). Jogar com Taylor fritz com fratura de costela 🤔? Conseguir apoiar o pé anestesiado na final do RG, ?????🤥jogar com ruptura muscular ??????sou fã do big 4, mas essas coisas acima chamam a atenção. Não acha? Abraço

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *