Os pneus de Nova York
Por Chiquinho Leite Moreira
setembro 2, 2013 às 12:54 pm

Pelo menos nesta primeira semana (sem contar os jogos desta segunda-feira) o US Open ficou devendo em grandes emoções. Uma característica que sempre marcou as chaves femininas do Grand Slam agora também toma conta do lado masculino, ou seja, o degrau cada vez mais alto que separa os favoritos dos outros jogadores.

Esta nada agradável tendência fica clara nos pneus aplicados nas três primeiras rodadas em Nova York. O número um do mundo, Novak Djokovic, até agora perdeu apenas 19 games e não cedeu sets. Aplicou pneu no português João Souza. Roger Federer, pelo menos até esta segunda-feira, também fez sua vida ficar fácil nos Estados Unidos. Perdeu 21 games, não cedeu set e também aplicou pneu. Rafael Nadal ceceu o mesmo número de games, aplicou pneu e não parece ter sido incomodado até agora. Do chamado quarteto fantástico, apenas o campeão do ano passado, Andy Murray, não deu pneu e cedeu set. Mas como disse John McEnroe antes do início da competição, o britânico não teria vida fácil este ano em Nova York.

No feminino esta diferença é normal. Serena Williams já deu dois pneus e Victoria Azarenka, apesar de um susto, estreou no torneio com 12 a zero.

Este ano, o Grand Slam masculino contou com três diferentes campeões. Djokovic na Austrália, Rafael Nadal, em Roland Garros, e Murray em Wimbledon. Para o US Open, diante do atual cenário, fica difícil apostar em alguma surpresa, ou que o título possa escapar das garras do quarteto fantástico.

Esta expectativa começa a ser testada nesta segunda semana, quando os favoritos pegam adversários perigosos. Ou será que as maiores emoções ficarão por conta dos jogos do esquadrão intermediário?


Comentários
  1. Giovana

    É impressionante como Roger é muito superior a Nadal na parte técnica e tem o jogo mais vistoso. Porém, o Espanhol é superior física e mentalmente. Parece que Rafael aprendeu a volear

    Reply
    1. MARILIENSE

      Nadal é muito,muito melhor que Federer, tecnica,tatica,fisica e mentalmente falando … só isso explica os 21×10, tá bom assim? E Nadal é muito mais H que o suiço no aspecto vontade de vencer. Esse negócio de jogar plastico,bonitinho sem eficiencia é bom pro circuito feminino rsrsrssrs ….

      Reply
  2. Henrique Farinha

    Chiquinho, seria interessante comparar essa “seção borracharia” do US Open atual, assim como de outros GS, com o que ocorria nas edições de dez, vinte ou trinta anos atrás. Isso talvez ajude a pôr algum parâmetro estatístico e mais científico nas discussões sobre se hoje as gerações do masculino e feminino são mais fortes ou fracas do que antes, ou, ao menos, se ficou mais fácil ou difícil para atletas top ganharem jogos nesses torneios. Abs!

    Reply
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Henrique boa pauta. Mas já posso adiantar que esta era uma característica exclusiva da chave feminina. Vamos então buscar números para uma melhor análise. Minha memória, porém, ainda está boa e lembro muito bem de jogos de quatro horas na primeira rodada, sempre muito temida pelos favoritos da época. Hoje o degrau, como gostam de falar atualmente o gap aumentou, na minha opinião. Apesar de Federer estar sofrendo agora diante de Robredo com dois abaixo.
      abs
      Chiquinho

      Reply
  3. Luiz Fernando

    O aposentado conseguiu o impossivel: perder de 3×0 pra um cara q o H2H era 10×0 a favor dele. E ainda tinha neguinho q dizia q ele poderia enfrentar o Rafa frente a frente. Federer acabou, é uma caricatura do q foi, qualquer outro comentario é puro eufemismo, é fugir da dura e triste realidade. Foi um grande campeão, foi um jogador fenomenal, talvez o maior de todos os tempos, pelo menos pra alguns é, mas hj é um mamão c açucar pros tenistas melhor ranqueados. O roteiro dos torneios é sempre o mesmo, uma repetição sem fim: ele começa arrasando contra caras desconhecidos q se perdem ao ve-lo na quadra, mas quando chega no primeiro momento de jg pra valer ele entrega, e a derrota de hj foi das mais vergonhosas q me lembro. Perdia no saibro, mas ali não era o piso dele, depois perdeu na grama, e a culpa foi pras costas, e agora perde no piso duro, qual será a desculpa? COMO OS CARAS TAO SOFRENDO KKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *