TenisBrasil - Tenis.Com Chiquinho
As frases, ou desculpas, de Federer
Por Chiquinho Leite Moreira
julho 20, 2013 às 6:16 pm

Reparem que recentemente, coincidindo com as derrotas, Roger Federer apareceu com algumas frases inéditas em seu repertório. Algo para refletir e analisar o atual momento do genial tenista suíço, ainda respeitado como o maior de todos os tempos.

A primeira que me chamou atenção foi “não estou pior… os outros tenistas melhoraram”. Será? Não vejo uma nova geração ameaçadora. Afinal, acho que dá para contar nos dedos as novas caras no tour, com potencial de alcançar as primeiras posições no ranking mundial.

Agora, depois da eliminação em Hamburgo para o qualifyier, número 114 do ranking, o argentino Federico Delbonis, surgiram novas sintomáticas declarações: “o jogo escapou nos detalhes”, ou “os dois sets poderiam ter caído para os dois lados’. Por favor interpretem o que disse o 17 vezes campeão de Slam, que está usando um nova raquete, depois de dez anos. O velho Júlio Góes diria que uma boa tábua de bater carne resolveria o jogo diante de tamanha disparidade. Enfim, a mais plausível veio com “é decepcionante, mas derrotas assim acontecem”. É verdade… mas não devem se repetir com frequência.

 


Comentários
  1. Luiz Fernando

    Federer hj é carne de vaca pros tenistas mais bem ranqueados, foi-se o tempo eme q ele era temido, nesse torneio de Hamburgo foram vitorias sem convencer, contra manezoes, com tiebreak, vitoria de 75 no terceiro set, festival de breakpoints salvos, enfim, mediocridade. Tudo isso demonstra a decadencia inconteste do suiço, q foi um grande vencedor, um grande campeão, mas q hj é um mero coadjuvante nos principais torneios. E a coisa tende a ficar pior, na medida q alguns dos mais jovens q tremiam ao ve-lo do outro lado da quadra forem percebendo a realidade e passarem a encara-lo de igual p igual, o q já ocorreu em determinados momentos no primeiro semestre. Aposentadoria a vista, e a curto prazo…

    Responder
    1. Marquinhos

      Federer perde para manezes?! E você? Será que você é bem sucedido na sua profissão como Delbonis é na dele? Quem será que é o mané?

      É impressionante como os torcedores do Espanhol querem aposentar Roger. Sabem que Rafael sempre será secundário enquanto Roger estiver em quadra.

      Responder
      1. Marcelo

        Marquinhos, Eetired Federer perdeu o bonde da história…. Delbonis pra mim era laboratório de exame de sangue…. Descobri hoje que é 114 do ranking…. E ganhou do rei supre,o idolatrado adorado invencível salve salve SUÍÇO aposentado roger….

        Responder
    2. Sérgio Ribeiro

      Um grande Tenista com apenas 27 anos, perdeu para Rosol, e se afastou mais de 8 meses para curar lesões. Voltou perdendo para o grande Zé Balos. Caiu de novo em Wimbledon para o Grande Darcis. O Adolescente evidentemente nao viu, ou começou a acompanhar o Esporte ontem. Federer aos 32, como Todos os grandes deste Esporete Individual, esta longe do seu Auge. O fato de mudar seu equipamento , tentando ainda ficar algum tempo nos proporcionando momentos da sua Genialidade incomoda muito. Alguns Garotinhos Mimados, ainda nao tiraram as fraudas para aprender a respeita-lo. Abs!

      Responder
      1. MARIO CESAR RODRIGUES

        Chora..façam as contas Federer desde 1998 perdeu de cara pífio..e não se compara Rafa pau a pau com Federer…Rafa é superior a Federer digo pau a pau…ponto e basta,Federer vai cuidar das filhas que a Mirka tá chamando se não o couro come!kkkkkk..Que vergonha Federer!

        Responder
        1. Bebeto

          Nao, Federer, nao se aposente. Nao se aposente nunca. O tenis precisa de vc. Continue jogando e perdendo, de preferencia em final, pro Nadal.

          Responder
        2. Rafael Oliva Lopes

          Po amigo, Dizer que Federer e Nadal é pau a pau, é sacanagem! podemos dizer que o federer é o 1ª e o Nadal o 2ª.

          Pau a Pau com o Federer, Nem se junta o Nadal,Murray, e o Bobovit!

          Responder
          1. MARILIENSE

            Nadal 20 x 10 Federer Nadal 20 x 15 Nole Nadal 12 x 4 Murray >>>>>> total: Nadal 52 x 29 (Federer+Nole+Murray) ,tá bom assim ?

        3. Silvio Luiz

          No mano a mano é superior. Mas em questão de titulos, recordes e reconhecimento Nadal está anos-luz atrás de Federer.

          Responder
    3. jleme

      o Federer esta passando por um momento, o cara jogou e joga muito !
      e claro que a medida que jovens talentos surgem chegam com mais forca
      mais pegada, o que obriga os atletas a sairem da zona de conforto.
      Acredito sim que e so uma fase o rei continua vivo, e tem muita historia.

      Responder
    4. margarida

      Acho que falar de quem está por baixo é muito fácil, e ainda a memória de certas pessoas muito curta. Um jogador exemplo que já ganhou troféus em variados torneios, slans etc….que tem uma vida regrada e aplica grande parte de seus lucros com escolinhas e crianças pobres…tem que ser valorizados a vida toda. Pra quem realmente entende de tênis é muito fácil enxergar… parabéns Federer você sempre será o maior tenista de todos os tempos

      Responder
      1. Eduardo

        Se Nadal, Nole e Murray fossem da mesma idade de Federer, com certeza ele teria pelo menos uns 5 slams, uns 10 ATPs 1000 dentre outros torneios a menos no seu currículo.

        Responder
  2. Altaisio Paim

    Olá Chiquinho!! Boa tarde!!
    Sobre o jogo de hoje: O argentino jogou muito, mas Federer poderia ter vencido. Esteve na frente duas vezes no tie break. Concordo com essas palavras: “o jogo escapou nos detalhes”, ou “os dois sets poderiam ter caído para os dois lados’.
    Sobre o Federer: Precisa melhorar. Isso é fato.

    Responder
      1. Marquinhos

        Inteligencia parace que não é o seu forte. Você só escreve asneiras. Esse Mario é o tipo de cara que caiu de para-quedas no esporte.

        Responder
        1. MARIO CESAR RODRIGUES

          E o Federer está perdido de para-quedas..só está voando..para Federer se não o couro vai ser cada dia mais forte!

          Responder
  3. Carlos José

    Antes do masters 1000 de Madrid ele declarou que seria difícil derrotá-lo, mas voltou bem pior e duvido que melhore. Quem viu o grande Roger Federer, viu. Quem não viu…

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Aco q a troca de raquete veio em boa hora e logo ele vai tirar proveito da mudanca . Estava precisando de um equipamento com novos recursos.
      abs

      Responder
  4. Ricardo

    Chiquinho, apesar da derrota, não achei q o Federer esteve mal hoje. Ainda que esteja mal ranqueado no momento, esse argentino é muito jovem e tem muito potencial.

    Apesar da derrota, o que vc achou de positivo (se é que achou algo de positivo) no desempenho do Federer, em especial em relação a troca de raquete? Vc achou que mudou alguma coisa? O Oncins disse que a esquerda melhorou, concorda? Abs

    Responder
  5. Eddy Beutter

    Prezado Sr. Chiquinho, agora que o Federer não está mais no topo, estão saíndo do buraco (de novo) os especialistas do tennis (exemplo o Sr. Luiz Fernando) com comentários absurdos e sem conhecimento. Lembre-se, foi assim início de 2012! É fato que os dois set foram muito disputados e decidido no tie break (também disputado), então poderia perfeitamento vencido o FEDI. Não foi, isso não é um grande problema. Agora tem uma observação rel. a seu Blog: O Roger NUNCA procurou desculpas, nem invocou desculpas (do tipo machucado ou piso ou v ento e nem a nova raquete), mas reconheceu, ou o mérito do opponente, ou o seu jogo fraco, reação de um verdadeiro esportivo! Por quem conhece Roger (é o meu caso), ele sabe que Roger não precisa disso, nem provar mais nada. Concordo com o comentário de Altaisio Paim, o restante é pura especulação jornalistica. Abraço

    Responder
    1. Julio Matteo

      Perfeito! Falou tudo.
      Não existem desculpas, ele não precisa disso.
      Quem não conhece o cara só fala besteira, é ridículo. Vão cuidar da vida do Nadal antes que ele pare por mais 10 meses por não saber se cuidar..

      Responder
  6. Eduardo

    Somente 02 situações fazem o Chiquinho postar rapidamente : Nadal ganhando ou Federer perdendo……

    De resto, alguns dias (ou mais de uma semana) para postar algo.

    Responder
    1. BRUNO GUEDES

      Eduardo voce tirou as letras do meu teclado….O que eu queria saber o seguinte…
      Nadal perde pra Rosol…tudo certo…perde pro Darcis…tudo certo….Serena cai pra Sabine…naa de mais…Djoko perde na estreia para dimitrov (fregues do suico) tudo certo….
      O Federer tem 2 derrotas…e uma tragedia…..vamos e venhamos….Todos querem ganhar do federer…assim como no futebol todos querem ganhar do Brasil….
      Deixa o cara brincar com a nova raquete….e tenho dito….

      Responder
      1. Renato

        Interessante… este Delbonis não é aquele que o Rafa atropelou em Viña del Mar quando retornou da lesão? Definitivamente, o Roger precisa agradecer muito ao Soderling por tê-lo ajudado em RG… Rei do Saibro apenas existe um…

        Responder
        1. Marcelo

          Federistas… Aceitem, o grande roger já era. Nao tem mais capacidade de ganhar masters 1000, slams…. Talvez um 500 em quadra dura ele leve…l vai terminar o ano em 10o pra baixo. Devia ter se aposentado ano passoado

          Responder
          1. Sabe nada

            Deveria ter se aposentado? Pq você acha isso? se vc é uma pessoa com esse perfil, não acredite que todos são assim. Marcelo, você acha que o Federer devia se aposentar. Quem és tu, hombre??? Vc na verdade torce contra ele e quando se quer muito o fracasso dos outros, é prá compensar o nosso. Acho que vc tirou o sono do Federer com esse comentário. Vááááá

          2. joao ando

            Marcelo- o Federer não tem mais nada a provar,ja ganhou tudo que podia e ainda vai ganhar muito,jimmy connors jogou muito ate os 40anso e jogava por prazer em nao mais pelo ranking,kimiko date tem 42 anos e esta entre as cem do mundo deixa o fedrer em paz. e como vc mesmo diz vai terminar entre os dez caso isso aconteça e muito já que não temos um brasileiro nem entre os 20 ne…..

  7. Marcos

    Incrivel mesmo é como aparece viuvinha revoltada em blog, sempre tão cheias de rancor e veneno.
    Sobre o jogo, claro que poderia ter ido para qual queer lado, até aí nenhuma novidade afinal foram dois sets decidos no tie-break. Dããããã! Mas o fato é que um set duro contra o número 114 do mundo já seria algo impensável para o todo poderoso Federer de 1 ano atras. Resta aos seus fans (tou dentro) torcerem para que a adaptação à nova raquete tenha a ver sim, com o fraco desempenho no torneio. Vendo o jogo de hoje tive a nitida impressão que o gênio não tinha a confiança para meter a mão na bola e ir para o winner. Ficava trocando bolinha com efeito, top-spin para la e para cá sem muita objetividade e o argentino batendo na bola com força para definir, Federer empurrando. O resultado foi justo, Delbonis foi o cara dando porrada, subindo para a rede ou dando curtinhas. Mas colocando em perspectiva, esse torneio não importa, ganhando ou perdendo o que vale agora é se adaptar. E ficou claro que fala muito chão para ganhar confiança. Mas que bom que depois de tantos anos de conquistas o gênio ainda tem a humildade de recomeçar.

    Responder
  8. Carlos Azevedo

    Chiquinho, sempre acompanho o blog e gosto dos seus comentários, porém, dessa vez, creio que vc está equivocado na análise das declarações do Federer: “Afinal, acho que dá para contar nos dedos as novas caras no tour, com potencial de alcançar as primeiras posições no ranking mundial.” O que isso tem a ver? Sem fazer juízo de valor sobre se o nível dos tenistas melhorou ou não, o fato de que a luta pelas primeiras posições no ranking está menos acirrada, se alguma coisa, mostra apenas que o nível de exigência em termos da consistência necessária para se manter nas primeiras do ranking aumentou e que não é todo tenista, por melhor que jogue em torneios e partidas eventuais, que conseguirá chegar lá facilmente. É uma questão de consistência, não de nível técnico em um jogo isolado.

    Agora sim fazendo juízo de valor, creio que o nível físico e tenístico (em certos dias “bons”) que os jogadores no top 50 ou até mesmo próximos ao top 100 demonstram hoje em dia é sim muito superior ao que era quando o Federer começou no circuito. É a evolução natural do esporte. Os golpes melhoraram, estão mais potentes e precisos (crédito à evolução das raquetes e mudanças nas superfícies e peso da bola) e, creio eu, a margem para surpresas em jogos entre tenistas com diferenças muito grande em termos de ranking aumentou e é por isso que temos visto tantos deles perdendo em rodadas iniciais hoje em dia.

    Se houve época (e.g. Djokovic em 2011 e Federer 2004-2009) que os tops nunca perdiam contra jogadores de ranking inferior é muito mais mérito das fases extraordinárias em que os tops se encontravam do que propriamente à hipótese contrária de que a diferença técnica entre os tops e os jogadores de ranking inferiores ficou ainda maior.

    Essa é a minha opnião. Portanto, vejo as declarações de Federer como naturais e coerentes com essa linha de raciocínio.

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      A analise nao eh soh minha. Sao pontos a se refletir diante das reacoes de Federer. O q vc acha das declaracoes dele? Sao normais para um tenista de se nivel?

      Responder
      1. Marcelo

        Roger Federer não tem que provar nada a ninguém PONTO. Nada o que ele falar ou fizer daqui para frente não prejudicará a imagem dele! Quem daqui (inclusive eu) tem um histórico na profissão que o Federer tem? Quem pode abrir a boca para falar dele?

        Responder
      2. Gilson Feix

        Desculpa, Chiquinho……… Mas vc e fraco demais. Não boa. Me admira que tenha tantos comentários no blog. Ah já sei, você so fala do Federer. E quando fala do Nadal, e mais tendencioso do que o Chico Lang. Abraço

        Responder
  9. Ferracini

    Federer não jogou contra um Zé Mané. O menino argentino jogou muita bola e tem grande potencial. Saca bem e tem um segundo saque que incomoda muito. Que o Federer não é o mesmo dos seus melhores dias é tão evidente que acho até engraçado os comentários a respeito. Quem sabe com a nova raquete ele consiga gerar mais força e velocidade. Com a velha não estava aguentando a pacadaria de alguns jogadores.

    Responder
  10. Thiago

    Chiquinho, Federer é o maior e provavelmente nao haverá outro a ocupar seu lugar, mas pelo amor de Deus, qual a dificuldade de entender q ele chegou numa idade q nao da pra fazer as coisas q ele fazia antes? Normalissima a fase q esta passando, nao entendo tanto alarde…

    Responder
  11. Rogério Santos

    O Federer não está consistente como antigamente mas quem consegue jogar o seu melhor durante 10 anos?Eu acredito que o Federer irá conquistar grandes torneios ainda, e só esperar.

    Responder
      1. Aragorn

        Quem viu Agassi e Sampras sabem que os reis nunca perdem a magestade… Já falaram isso no passado e beliscou Wimbledon no ano passado e se fechassem o teto a Olimpiadas era dele. Como a grama esta lenta fica difícil ganhar na correria dos outros 3.

        Responder
  12. JS

    Já tem tempos que dizemos aqui que Federer passou da hora de aposentar e que deveria ter tido a sabedoria de encerrar a carreira enquanto ainda era alguma coisa.

    Federer já perdeu 20x para Rafael Nadal, por ter um jogo ultrapassado. Somente tem 17 GS pq pq teve a sorte de viver anos sem bons tenistas, igual ao Shumacker um determinado tempo na F1, aí é fácil, mas desde que apareceu o Rafa e outros, com jogos inteligentes e agressivos, o joguinho fraco do Federer já era. Além do mais no saibro que para jogar precisa ter paciência e inteligência de sobra.

    Ele tem sempre uma desculpazinha, está sempre de salto alto, não quer dar o braço a torcer que sua época já passou e só vem fazendo feio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
    1. Marcelo

      JS, Tirando o “joguinho feio” concordo com 100% do seu post. Inclusive a feliz comparação com Schumi…. O cara soube aproveitar a falta de concorrentes e acumulou recordes. Perdeu a mão e o trem da história para parar…. Hoje em dia é uma semana pensando na desculpa pra proxima

      Responder
    2. Paulo

      Nadal venceu o primeiro RG em 2005, quando Federer havia conquistado “apenas” 4 GS (AO, 2xWB e US), dos quais o Nadal participou de 3 deles. Depois disto, venceu mais 13 GS (3AO, 1RG, 5WB e 4US), nos quais o Nadal participou em 11. Djokovic disputa GS desde 2005 e em 2007 já disputava semifinais (seu primeiro título deste nível foi o AO 2008). Murray também começou a disputar GS em 2005, mas chegou as finais em 2008 (US). Ou seja, dizer que o Federer conquistou tudo isto por falta de concorrente é uma grande bobagem.

      Responder
      1. BRUNO GUEDES

        Paulo, esses caras sao invejosos ao extremo….o Federer na idade do Nadal. Nole e Murray atropelava qualquer top 5 pra baixo….e do nivel de um Rodick..pra nal falar do resto….esses caras hoje sofrem muito mais pra vencer esses mau raqueados do que o FEDERER na idade deles…so que hoje tem 32 anos…querem o que….e mesmo assim ano passado com todos esses na ativa levou mais um slam…pra comentar tem que acompanhar o circuito a carreira…jogar tenis..pra saber como e dificil passar a bola pro outro lado da Rede….nao ficar jogando no Xbox…e vir aqui falar um monte de besteiras…..
        E como falar que o neymar e tao bom quanto Pele….na idade do neymar pele chutava uma bola que quando molhada pesava quase 1 kg…e mesmo assim destruia….Federer esta atravessando gerações…coisa que Murray. Nadal e Nole..nao vao fazer….sao mais de 300 semanas no topo…vamos acordar…acompanhar….eu chorei com Federer quando ele perdeu pro Nadal o AO….
        Nao odeio Nadal…acho o jogo dele feio….mas nao posso nunca desrespeita-lo…o nivel de dedicação dele para se manter em alto nivel e absurdo…digno de respeito e revegerencia….Fora o Murray, o Ferrer…o NOLE…para pra pensar as privações pessoais que esse caras passam….e falar que eles ganaharm muito pra isso…ja deixou de ser por dinheiro a muito tempo…e AMOR puro pelo esporte…que o unico responsavel por sua vitoria o derrota e voce….

        Responder
    3. Marcos RJ

      Torcedor de futebol quando se arrisca a dar palpite em esportes que desconhece e’ um desastre. Vai assistir o Galvao Bueno, rapaz. Ou vai se educar um pouco mais sobre tenis. Leia os textos mais antigos do Chiquinho e do Dalcim que vai te ajudar a entender alguma coisa.

      Responder
    4. Chileno

      Nem um pouquinho tendencioso… Pra começar, se tem uma coisa que o Federer nunca fez foi inventar desculpinhas. Quando ele perde, diz que jogou mal, que o adversário jogo melhor, etc. O Nadal sim, é cheio das desculpinhas. É sempre o joelho, o piso, o calendário… Teve até aquele famoso showzinho no Australian Open: “Mi rodilla! No puedo!”, desmerecendo completamente o Ferrer. Ou joga, faz o que dá, e perde como homem, ou desiste da partida. Ridículo.
      Depois, acho engraçado esse papinho aí de que o Federer não teve adversários. O Nadal ganhou 8 Roland Garros. Mérito dele, parabéns. Porém, quem foi o grande adversário dele em todos esses 8 anos? Qual foi o grande saibrista que ele enfrentou? Ferrer? Almagro? Monaco? Não… O maior adversário no saibro para Nadal, durante esses 8 anos foi sempre o Federer, e olha só… ele não é sob nenhum aspecto um tenista bom para o saibro. Seu jogo é agressivo, objetivo e agudo. Ele não prima por regularidade, contra-ataque, velocidade… Prima pela precisão, técnica, voleio, saque. Características valiosas na grama, e secundárias no saibro.
      Federer está velho. Já não é mais aquele gênio que foi número 1 do mundo por quase 6 anos, que ganhou 17 GS, sendo 7 deles em WB. Constatar isso é normal. O tempo passa, e a tendência é ele ir decaindo mesmo. Apenas, não desmereça seus feitos.

      Responder
  13. Henrique Farinha

    Chiquinho, td bem? Penso algumas coisas a respeito das declarações de Federer. Em primeiro lugar, ele quer ser elegante. Quando diz que “perdeu nos detalhes”, valoriza a atuação do adversário. Se disser “não joguei nada”, mesmo sendo verdade, deixará claro que o adversário nada significa, e ele é elegante demais para agir assim. Creio também que ele claramente está desconfortável na posição atual, mas prefere esconder o jogo e dar declarações como essas para não dar o braço a torcer do que escancarar que está mal. A mudança de raquete expõe o desejo dele de recuperar terreno, porém ainda não sabe como fazê-lo, ou mesmo se isso é possível. É preferível deixar no ar as reais circunstâncias da derrota do que levantar a bola para os adversários. Se tivesse de resumir a estratégia atual dele numa só palavra, seria “dissimulação”. E ele vai dissimular enquanto não souber o que fazer, seja para disputar os torneios em melhores condições ou até encerrar a carreira. Abs!

    Responder
        1. MARIO CESAR RODRIGUES

          Sinônimo..só sinônimo..no sentido da palavra..perguntem a todos do circuito quem é o metido,o o cara que é fingido.querem a resposta!, todos ou quase todos tenistas alguns não falam mais alfinetam..Lettão ainda se tiver algum jogo entre eles vai dar uma porrada no Federer ele já avisou..deixa ele vir me da bolada..pulo a rede!kkkk tchau Federer!

          Responder
  14. marco andrade

    FEDERER JÁ ERA!!!! FOI DERROTADO SOMENTE ESTE ANO POR BENETTEAU, NISHIKORI, STAKOVSKY E AGORA DELBONIS!!! PELO AMOR DE DEUS….O SUIÇO É UM EX JOGADOR.

    Responder
    1. Henrique Farinha

      Creio que qualquer um que lê o blog do Chiquinho, ou do Dalcim ou da Sheiloka, gostaria de ser “ex-jogador” e ainda #5 do mundo… Ele está em decadência, isso é fato, mas não me parece conformado com a situação. Quer ainda buscar alternativas e, por isso, submeteu-se a uma grande mudança para um tenista: trocar sua raquete. Se vai dar certo ou não, se terá uma sobrevida como top, ainda é cedo para dizer. Só não dá para chamá-lo de ex-jogador? Ou vale apenas quem é #1? Se vale apenas quem é #1 numa profissão, então Nadal também já “morreu” e vc, eu e todos os demais que aqui escrevem, idem, pois ninguém aqui é #1 no que faz.. E como, pelo visto, estou respondendo a um zumbi, vou parando por aqui…

      Responder
      1. Pereira da Silva

        Se tivermos que nos submeter ao parâmetro que você explicita, é melhor todo mundo parar de comentar em blog. Bastante elitista essa mania de mandar “calar a boca” uma pessoa porque ela (supostamente) não tem condições, não é a melhor no que faz. Só faltava essa. Suponho que tanto o Chiquinho, quanto o Dalcim ou a Sheiloka queiram mais é que as pessoas comuns venham comentar nos blogs deles. Qualquer tenista poderá ser criticado, seja ele Murray, Nadal, Djoko…até o Federer.

        Responder
        1. MARIO CESAR RODRIGUES

          Não perca seu tempo..com este cara ele é carta fora do baralho acha(acha)que é o Rei da cocada!isto se chama frustação..só o fato dele dizer que Nadal morreu..percebe-se a insanidade,,toda mentira tem um pouco de verdade.!

          Responder
          1. Renato

            Onde ele escreveu que Nadal acabou!? Pelo visto além de não saber escrever, você também não sabe ler. Mario, volta para a escola.

        2. Chileno

          Na verdade, ele argumentou sob o ponto de vista que o cara teve ao dizer que o Federer está acabado. Não tem nada de errado aí. Se para o marco andrade não ser número um do mundo significa estar acabado, então até mesmo o Nadal estaria acabado. Tem lógica. Pensando dessa forma, coitados então do Berdych, do Tsonga, do Del Potro, do Ferrer…

          Responder
      2. marco andrade

        Prezado Henrique Farinha, respeito sua opinião, por favor respeite a minha. Sem ofensas, sei que vc é deve ser um ignorante de pai e mãe, mas pega leve, isso é só um blog. Abraço

        Responder
  15. Felipe Santiago Filho

    Com todo respeito a quem age e pensa desta forma: essa discussão entre Federer e Nadal não possui nenhum sentido. São grandes jogadores com estilos diferentes. Como era na época de John McEnroe e Borg. Que cada pessoa se identifique com um ou outro estilo e pronto.

    Responder
  16. Luis Henrique

    Eu tenho dito: Olha o nível de um torneio atp-500 no saibro. Fognini, Delbonis, Almagro…… Só Federer para abrilhantar o torneio, mesmo não tendo o saibro como especialidade. Hoje o único saibrista respeitável é Rafael, se Djoko, Murray e Federer tivessem o saibro como quadra preferida, Nadal não teria nem 3 Roland Garros. O Espanhol é um grande saibrista, mas está longe de ser o rei do saibro. Os melhores foram Lendl e Borg, pois enfrentaram saibristas mais gabaritados. Rafael se aproveita de uma geração fraquissima de saibristas. Nadal não é o melhor sobre o saibro da história e também não está entre os 10 maiores no geral.

    Responder
  17. Gustavo

    Falar em blog é a coisa mais fácil que existe. As opiniões mudam dia a dia.
    Federer é o maior de todos os tempos e não há margem alguma para se discutir isto, como antes dele Sampras o foi e por ai vai.
    Todos os esportistas de alto rendimento apresentam queda no nível de competitividade a partir de determinada idade. O Pelé de 1970 não era o mesmo de 1962, o Zico de 1987 não era o mesmo de 1981 e os exemplos são infinitos.
    O que difere estes gênios de outros grandes jogadores é a sua capacidade de se manter jogando, apesar de oscilações por longos períodos em altíssimo nível e nos brindando com lances memoráveis.
    Lembrem um grande lance de Nadal, Djoko, Murray.`É difícil, suas jogadas não variam, é trocação de bola com força e precisão, velocidade nos pés e uma infinidade de outras qualidades que um grande tenista tem. Mas variações, domínio de golpes diferenciados e a capacidade de surpreender o adversário com golpes fantásticos são características de gênios e nesse quesito se enquadram, na minha opinião, Federer, Sampras, Lendl, Borg, Mcenroe, Rod Laver, Boris Becker, Edberg, Agassi, Connors

    Responder
  18. MARILIENSE

    Roger Federer o novo Rei dos Pangas kkkkkkkk…….ETERNO 20X10…não para de jogar Roger, voce ainda tem muito futuro rsrs…

    Responder
    1. Marquinhos

      Falou o ignorante e para-quedista mor dos blogs de tênis. Normal, esse rapaz de Marília deve ser muito frustrado em sua vida. Tadinho.

      Responder
    2. Renato

      Esse ai não gosta de tênis, gosta do Nadal. Onde você estava quando Rafael tomou uma piaba do Esteve Darcis??? kkkkkkk Mariliense pangaré.

      Responder
      1. MARILIENSE

        ….kkkkkkk a torcida do panga odeia o mariliense rrsrsrsrsrrs ….. o engraçado é que eles não perdem um comentário do mariliense, otários

        Responder
        1. Chiquinho Leite Moreira

          Sem xingamentos, por favor. Legal é poder dar a opinião, dividir comentários, mas respeitar outras opiniões e preferências faz parte do bom senso e da vida… vc não acha?
          abs
          Chiquinho

          Responder
          1. Luis Henrique

            Caro Chiquinho,

            Pedir para esse rapaz não ofender é o mesmo que falar com uma porta. Esse sujeito já levou prensa do Dalcim e memo assim não muda. Ele é conhecido no blog do Dalcim como “o sociopata que nunca empunhou uma raquete”. E como disseram por ai ele é o tipo de cara que caiu de para-quedas em um blog de tênis. Não sabe nada do assunto, só gosta de tumultuar o ambiente e provocar os outros. Deve ser uma pessoa solitária, vazia e sem expectativas na vida. Bom, eu perdi 2 minutos da minha vida para escrever isso, mas eu posso.

            Abraço Chiquinho e as pessoas respeitosas do blog.

          2. Luis Henrique

            Só para finalizar Chiquinho.

            Infelizmente o anonimato é um convite para os covardes ofenderem as pessoas, como é o caso desse fake.

          3. MARILIENSE

            Voce tem toda razão Chiquinho, mas veja bem: eu como torcedor do Nadal apenas “tiro uma” do Roger Federer que é uma entidade publica com ampla exposição na mídia, e falar bem ou mal é de livre arbítrio das pessoas. Como também nunca me ofendi quando falam que o Nadal é bombadão,dopado,baloeiro e tudo mais, pois as nossas opiniões são uma gota no oceano em relação ao verdadeiro valor desses campeões. Agora,eu nunca atirei a primeira pedra de ofender nos meus coments os participantes de qualquer blog, apenas respondo à altura às ofensas pessoais e nisso pode ter certeza que eu me garanto rsrsrs ao contrário da sensível torcida do suíço maricona que não suportam criticas ao “panga 20×10” e partem para ofensas pessoais.
            Abs Chiquinho

          4. MARILIENSE

            Pobre e desconhecido luis henrique, o Mariliense foi o unico comentarista que teve a coragem de discordar do Dalcim em várias ocasiões e o único a provocar um desconforto em seu blog, porque sou verdadeiro,não puxo saco de dono de blog e entendo muito desse negócio chamado tenis. Acompanho e pratico tenis desde os 8 anos de idade, tenho uma raquete de madeira Donnay by B Borg assinado pelo mesmo em 1980 quando jogou no Brasil contra Vitas Gerulaites. E é porisso que os participantes do blog do Dalcim de respeito como Sergio Luis,Geraldo,Brack e toda galera dos blogs lembram de mim,mas gosto mesmo é de ser “odiado” pelos torcedores infantis do “panga” como voce. E voce amigon,eterno desconhecido que não cheira e só quer aparecer falando do mariliense kkkkkkkkkkkkkkkk. voce não é pareo pra mim rsrsrsrrs

          5. Luis Henrique

            Eu tembém tenho uma bola assinad pelo Pelé, bola de basquete assinada pelo Jordan e capacete assinado pelo Senna.

          6. Luis Henrique

            Bom, eu sou superior a você em todos os sentidos da vida. Sou jovem e tenho muita vida pela frente e Luis Henrique é meu nome. Você , que é um fake, é muito conhecido nos blogs, o que deve ser muito bom para a sua auto-estima. kkkkkkk Vou rezar para que você não passe fome na vida.

    3. Marquinhos

      Federer tem 33 quartas de finais seguidas de Slam, 17 titulos de Majors, 6 masters finals, 302 semanas na liderança do ranking. Números que Nadal jamais alcançará. Quer mais? Eu acho que não. Então nos faça um favor. Recolha-se a sua insignificancia e pare de defecar pelos dedos.

      Responder
  19. Fernando C.

    Bruno Guedes.
    É normal que ocorram derrotas “estranhas” ao longo do ano (mais de uma às vezes). Isso acontece com Djoko, Nadal, Murray e nao seria diferente com Federer. Mas o problema é bem maior que isso. Federer tem um único torneio no ano. Um 250! 1 Slam para Djoko, 1 para Murray, 1 para Nadal, além dos 1000 do Nadal, do 1000 do Djoko e do Murray. Algo vai mesmo muuuuuuuuito mal com o suíço.

    Responder
  20. Rodrigo

    Tenho a impressão de que tanto a notícia quanto o debate visam valorizar mais a fofoca do que discutir tênis. De fofoca estou fora.

    Responder
  21. MARILIENSE

    ÔOOOooo Federer, não fais assim …. Voce é brinquedinho do Nadal tudo bem, mas panga de toodo mundo nããoooooooooo,tenha dó da sua torcida kkkkkk…

    Responder
    1. Henrique Farinha

      De 20 vitórias, 13 no saibro… Não leva vantagem em nenhum outro piso, mesmo com Federer no final da carreira. Tire o saibro das estatísticas e veja o scout de Nadal contra Djoko: 8×12. Sem mais. Nadal é grande. Engrandece o esporte e ainda bem que jogou durante parte do auge de Federer, senão seriam uns 23 ou 24 GS para o suíço. Fizeram jogos memoráveis. E ainda bem que Nadal consegue se impor no saibro para colocar barreiras a hoje em dia a Djoko. A semi de RG foi sensacional. Discutir o restante por puro fanatismo é perda de tempo. E é muito chato.

      Responder
      1. MARIO CESAR RODRIGUES

        kkkkkk com está sofrendo!outro que odeia o Rafa não pela pessoa do Rafa mas pelas surras q deu em Federer..e quanto ao saibro oras o Federer não é o tal bom..no ar,no gelo kd o cara sumiu tomou doril!

        Responder
      2. MARILIENSE

        E como o saibro é o piso mais dificil de se jogar diferentemente dos pisos rapidos onde um bom primeiro saque faz a diferença, fica muito mais valorizado as surras que Rafa impõe ao suiço freguês. Nadal é o tenista de melhor aproveitamento com o segundo saque, isto é a sua variação de golpes é muito mais variada e eficiente que as do suiço. Federer depende muito do primeiro serviço para o winners quando a devolução do adversário fica curta ou flutuando. Sem o primeiro serviço como está acontecendo agora, ele não tem volume de jogo como Nadal com o segundo saque. Sorry…

        Responder
        1. MARIO CESAR RODRIGUES

          Mariliense,não adianta tentar explicar para este cara..quando está determinado a não querer entender!este cara é muito fraco!Não perca tempo com ele…é um cara que não sabe que dia é hoje.

          Responder
          1. Marquinhos

            Mário, para ser lixeiro é preciso ter 8 série. Duvido que você tenha completado a 5 série. Onde arrumou dinheiro para compra um pc???

          2. MARIO CESAR RODRIGUES

            Marquinhos peguei emprestado no Banco e comprei 50 para meu negócio e olha q faz tempo..e até hoje não me cobraram será q paguei..vai te catar!

        2. Marquinhos

          Mariliense é muito macho na net, mas deve ser um poodle pessoalmente. Não teria coragem de dizer coisas que diz pessoalmente. E aninda é amiguinho do Mario Mobral cabeça de minhoca.

          Responder
        3. Silvio Luiz

          As quadras duras hoje em dia são quase tão lentas quanto o saibro. E qualquer tenista depende de um bom primeiro serviço, até Nadal. E Roger Federer é o tenista que mais vence pontos com o segundo serviço, é só ver nas estátisticas no site da atp. A não ser que você seja um ignorante.

          Responder
        4. Rodrigo

          Mariliense eu não queria baixar o nível não mais vou fazê-lo. Me diga, você é a putinha do Nadal? Ele te sofomiza? Todo lugar esse imbecil aparece falando a mesma coisa.

          Responder
  22. Fernando Lauletta

    Gente, pra começar, o mínimo que o Federer merece de todos é respeito, muuuuiiito respeito, porque é o maior jogador de tênis de todos os tempos!!
    Se ele é um aposentado jogando, como dizem uns, é o maior jogador de tênis de todos os tempos aposentado ainda jogando..
    Se ele está se adaptando à raquete nova, é o maior jogador de tênis de todos os tempos se adaptando à raquete nova, e disparidade maior que todas seria a dele pro Júlio Góes.
    Se ele continua elegante na forma de falar, é porque como maior jogador de tênis de todos os tempos ele sempre foi assim e tomara que sempre continue assim.
    Se ele disse que os outros melhoraram, acredite, porque como o maior jogador de tênis de todos os tempos ele sabe o que está falando, e ele inclusive melhorou nos últimos anos.
    Pra fechar Chiquinho, nunca se esqueça, ele é o maior jogador de tênis de todos os tempos!!

    Responder
  23. Marcos

    Quando leio as análises de Chiquinho a respeito de FEDERER, realmente vejo o quanto o tênis no brasil está muito longe do futebol…se os analistas não possuem postura, quanto mais exigir dos jovens em se aventurarem em um esporte tão pouco difundido no brasil? tudo começa das pessoas mais experientes, e se estes demonstram completa falta de profissionalismo nas análises, que esperança temos para o recrudescimento do tênis no brasil? ouço análises de comentaristas de futebol como Juca Kfouri, Flavio Prado, Milton Neves, Neto, e comparo com os comentários de pesudo-entendidos do tênis, e realmente observo a distância enorme de entendimento técnico, respeito profissional, capacidade de analisar o histórico do tenista, o momento, enfim, é lastimável ler um texto ridículo deste escrito por quem se diz “entendido” de tênis…ou está querendo fazer fama ao “pegar” no pé do maior de todos os tempos, o que é uma extrema infantilidade.

    Marcos

    Responder
    1. Gustavo

      Marcos, realmente suas queixas agora fazem sentido…vc é torcedor de futebol, e confunde as coisas. Tenis é diferente… totalmente diferente!

      No futebol os torcedores são fanáticos e irracionais, no Tênis não é assim… por isso vc ficou todo ofendido com a postura do blog… ele apenas fez uma análise baseada nos últimos fatos. Não lembro de ter lido no texto acima que o Federer é ou foi um jogador ruim, ou tentando desmerecê-lo. Se vc realmente acompanha o circuito há um bom tempo, deveria saber que pro Federer é incomum sim estar numa fase como esta.

      Perdeu ATP 500, agora vai joga um ATP 250 onde o Bellucci foi campeão no ano passado… não, pra mim isso não é normal… e vamos ver como vai se sair!

      Não sou Nadalete, nem anti-federer…pois isso é pros fracos do futebol, que rivalizam com qq coisa… sou fan do Federer, fui ve-lo jogar em São Paulo, e como bom fan, reconheço que ele está em um momento RUIM E FRACO.

      Responder
  24. Sergio Rossetto

    Nenhum jogador consegue se manter regular após os 30 anos, ainda mais nos dias de hoje onde o jogo esta mais físico do que nunca. As derrotas do suíço são normais diante do cenário atual e só não ocorrem com maior frequência justamente porque a geração atual de jovens tenistas é fraquíssima, Tomic, Dimitrov, Raonic, Dolgopolov, Gulbis, etc, os jovens talentosos não conseguem sair do lugar. A única derrota significativamente vergonhosa no ano foi em Wimbledon. Esta a pouco foi decorrente de uma jogada de marketing da Wilson que tem o Federer como garoto propaganda de sua nova raquete, uma suposta troca de raquete para uma que lhe de menos controle visando mais potencia, e a ser testada no saibro (a superfície que menos lhe agrada) não pode ser levada sério. Roger deve utiliza-la em torneios pequenos para fazer a divulgação e voltar para a antiga para jogar os torneios americanos. Se ele quisesse buscar uma “alternativa” como alguns dizem certamente não escolheria uma raquete aro 98 mais leve, absolutamente incompatível com seu estilo de jogo, principalmente com seu backhand que já esta desastroso suficiente.

    Responder
  25. Gustavo

    É serio que o pessoal se ofendeu com o post?

    O pessoal ta parecendo torcedor fanático de futebol… Federer perdeu 2 vezes seguidas para jogadores fracos perto dele, isso não é comum… não vejo nada de errado com o post, é algo para se refletir… vcs nem parecem fans do Federer, pois o verdadeiro fan reconhece os altos e baixos e não age desta forma, ele perde pro 2000 do ranking, e os fanáticos aparecem para dizer que é “normal” etc.. não pro Federer não é normal! Por isso ele é o Federer… e sempre que ele perder para alguem mais fraco, a crítica aparecerá pois todo mundo espera mais do que isso… escrever que ele não está numa fase muito boa, não é ofensa… ele não está mesmo!

    Parem de agir como crianças mimadas…

    Responder
  26. Andre Tartaglia

    Federer está em declínio em sua carreira e não precisa dar desculpas pelas derrotas, o problema é que o povo ainda quer aquele Federer que perdia 5 jogos por ano, esse não existe mais e se não o tratarmos bem perderemos esse um pouco mais velho, mas que ainda mostra a classe de outros tempos.

    Responder
  27. renne bueno

    Chiquinho, boa noite.

    Sempre o Federer para dar Ibope.

    1- A primeira frase, desculpe, mas é óbvia. Você tem dúvidas que o Nadal, o Djoko e depois o Murray, nessa ordem, melhoraram muito de dois anos para cá? Principalmente na questão física, evoluíram tanto que estão melhores que o Federer hoje. Não vejo o que questionar isso. Só o talento o deixa em condições de jogar contra eles, não o físico.

    2- Sobre o jogo escapar nos detalhes, só quem não joga tenis poderia afirmar que essa frase é falsa. Quantas partidas, por mais ganhas que possam parecer, as vezes nos escapam nos detalhes? Diversas delas, posso afirmar. E esse 7×6 7×6 foi embora nos detalhes sim. Super normal acontecer, até com o Federer!

    3-A terceira, normal, derrotas acontecem….Ou não??? Nem vou perder tempo listando as maiores zebras que já vi pois seria chover no molhado. O Senna só venceu? O Barcelona não perde? O Bernardinho é invencível? O Bolt nunca perdeu ou, ele nunca será superado nas pistas? Portanto, o que tem demais ele falar isso? Muito normal.

    Sinceramente, acho que deveria deixar de lado essa crítica nada construtiva e partir para um positivismo em relação a ele, pois para um rei do esporte, estar em quadra ainda é um colírio para os amantes do esporte, mesmo perdendo e mesmo não gostando dele.

    Renne Bueno

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      É verdade Renne… derrotas escapam nos detalhes… derrotas assim acontecem. Só não podem ser frequentes e normais… vc não acha?
      abs
      Chiquinho

      Responder
      1. Silvio Luiz

        Chiquinho,

        Com a idade que Federer tem hoje esse tipo de derrota será normal. Aconteceu com Connors, Agassi e Sampras. Ou eu estou errado?

        Responder
      2. renne bueno

        Verdade, não podem ser normais. Sabe, inclusive, se pegar as últimas derrotas do Federer nos últimos 2 anos, teve muito mais de detalhes, do que de jogo, incluindo os jogos com o Djoko no US open. Acho que mais do que a raquete, ele deveria trabalhar mais cabeça/psico, tipo aquela coisa que o Nadal tem de sobra, que é detonar nos pontos fundamentais do jogo.
        Abraços
        Renne

        Responder
  28. eneita schenkel de aquino

    Coisa mais incrível e fazer heróis e depois fazer de tudo para vê-los cair.É imperdoável.Cada um tem o seu tempo,se não fosse assim os campeões seriam sempre os mesmos.O tempo muda,o jogo muda,a técnica muda e principalmente a idade, também muda.Não vamos desfazer um herói, porque outros estão surgindo.Vamos lembrar do legado, do exemplo, do jogo, da beleza e da técnica do jogo de Federer. Não vamos “cozinhá-lo” antes do tempo.Temos muito para ver ainda.Torço por ele nos bons e maus momentos e saberei entender quando outros surgirem no lugar dele, mas uma coisa é certa :ó jogo, a classe dele é INSUBS TITUÍVEL.

    Responder
    1. MARILIENSE

      Renato, acho que voce está com ciumes do mariliense kkkkkkkkk, mas voce não é o Nadal é um simples renato kkkkkkkkkk mas eu me contento com a MIRKA nhão kkkkkkkkkkkk
      abs, voce não é pareo pro mariliense

      Responder
  29. Paulo

    Há um tempo para tudo, pro ápice e pra ladeira abaixo. Alguns poucos evitam a segunda fase. Pelé que é uma besta falando foi um gênio jogando e mais esperto ainda em controlar sua carreira em um tempo que não existia esse cuidado da imagem. Ponto pra ele. Essa é uma condição que afeta dos sensíveis cantores aos ótimos e determinados atletas, ninguém escapa. Schumacher foi mais uma prova. Os atuais pilotos não são melhores que ele ou os de sua época mas ele passou, simples assim. Rogério Ceni é outro que não quer ver, sou são paulino e há muito tempo ele deixou de ser um ponto de referência para mim e para o time. Federer por mais genial que foi e é, não vai nunca vencer o tempo de seu corpo e mente, ninguém vai conseguir. Sou fã de seu estilo e de sua simplicidade diante de tudo que ganhou mas infelizmente, se ele quiser lembrar apenas de feitos positivos em sua carreira, é hora de começar a pensar em parar.

    Responder
  30. Maria Angélica

    Chiquinho,

    O blog muda, mas os personagens sem educação são sempre os mesmos. Mariliense, Marquinhos , Mario Cesar e Luiz Fernando, crianças- barbadas, que já tumultuavam o ambiente no blog do Dalcim agora vem dar o ar da graça aqui. Lamentável para quem gosta do seu blog e para as pessoas descentes que gostam de tênis.

    Parabéns ao Henrique Farinha pelos comentários de quem realmente entende do esporte.

    Responder
  31. Hélio Samary

    Chico,
    observe o Tommy Haas, ele ainda joga bem com 35 ou 36, quem dirá o poderoso Roger, pois ainda estar motivado e deve ter só uns 32, o problema são só três :Nadal, Murray e Nole. Então estará entre os quatro por um bom tempo (sem falar de uns três novos que podem surgir a qualquer momento). Também será difícil nos “slams”, porque são melhor de cinco e os três citados acima são de aço. Ah, espero que ele volte logo para sua antiga raquete, jogo com ela, é ótima. ABRAÇOS!

    Responder
  32. MARILIENSE

    Trechos de uma entrevista da lenda André Agassi falando sobre Nadal e Federer( esportes.r7.com) em 2010
    -“Nadal é muito melhor que eu. Nasci na época certa antes de Nadal e Federer, melhor assim”. Para ele é difícil apontar qual o maior tenista : “Nadal e Federer são os melhores, é difícil escolher um deles. Federer conquistou mais títulos, mas Nadal venceu tudo, a Copa Davis,as olimpíadas e ele derrotou mais vezes Federer que o contrário. Mas eles são os melhores que já existiram”.
    Como a entrevista foi realizada em 2010 e de lá pra cá Nadal aumentou a freguesia (20×10) e conquistou mais 3 Slams contra 1 do Federer, chegamos a conclusão que na próxima entrevista com Agassi a coisa fica “preta” pro suíço.

    Responder
  33. MARILIENSE

    Trechos de uma entrevista de Pete Sampras sobre Nadal em 2010 para Tennis-ATP World Tour(Sampras-on-Nadal): “Ele não precisa focar tanto os Slam pois já conseguiu todos os majors, o ouro olímpico individual e a Copa Davis e tem uma grande vantagem em confrontos diretos contra o seu rival Roger Federer… isso tudo é extraordinário. Por isso já pode ser considerado entre os melhores da história do tênis”.

    Responder
  34. MARILIENSE

    Pete Sampras sobre o H2H entre Nadal e Federer e: “Roger tem que começar a reagir pois ficará difícil explicar para a história do tênis como um jogador de sua categoria e com tantos títulos ter um saldo tão negativo para o seu maior rival Rafael Nadal que também é um grande campeão, um animal(besta).” Sinceramente eu não suportaria ter um déficit nos confrontos para Andre Agassi , isso seria terrível, insuportável…” “Pra ser considerado o maior de sua geração tem que ter um numero de vitórias maior sobre o seu principal rival” completou

    Responder
    1. Luis Henrique

      Pega essa!
      Roger Federer:

      1- Recordista de titulos de Slam(17)
      2- Recordista de titulos em Wimbledon(7) O maior, melhor e mais dificil Slam.
      3- Recordista em premiações em dinheiro. Mais de 78 milhões de dólares.
      4- Recordista de semanas na liderança do ranking(302).
      5- Recordista de semanas seguidas na liderança do ranking(237). O segundo é Connors(167).
      6- Único tenista a vencer o U.S Open 5 vezes seguidas(2004 a 2008).
      7- Único tenista na história a vencer 5 vezes seguidas dois Grand Slam . Wimbledon( 2003 a 2007) e U.S Open( 2004 a 2008.
      8- Recordista de vitórias seguidas no U.S Open(40) entre 2004 a 2009, antes de perder para Del potro.
      9- Recordista de vitórias em Slam(250).
      10- Federer é o único tenista da história a ser o primeiro cabeça de chave em 18 Slams consecutivos, entre Roland Garros 2004 e Wimbledon(2008).
      11- Federer é o único tenista a vencer 4 finais consecutivas dos Slams que disputou.
      12- Federer é recordista de titulos de Masters Finals( que só perde em importancia para Slams). 6 troféus.
      13- Federer é o único tenista na história a vencer o Finals de forma invicta mais de uma vez(2003, 2004, 2006, 2010 e 2011.
      14- Único tenista na história a vencer 4 vezes 3 Slams diferentes( W, AO E U.S O).
      15- Federer encarou 12 tenistas dferentes e bateu 11 deles em finais de Slam( só perdeu para Delpo). Recorde.
      16- Federer é um dos 7 da história a vencer os 4 Slams.
      17- Federer manteve a sequencia de vencer pelo menos um Slam em 8 temporadas seguidas. (2003 a 2010).
      18- Federer é o único tenista da história a ter ganhado pelo menos uma final em cada um dos 4 Slams sem perder sets.
      19- Federer tem 24 finais de Slam. Recorde absoluto.
      20- Federer é o único tenista da história a vencer 3 Grand Slam na mesma temporada em três ocasiões. 2004, 2006 e 2007 venceu Wimbledon, Australia Open e U.S Open.
      21- Recorde de 10 finais consecutivas de Slam entre Wimbledon 2005 e U.S Open 2007.
      22- 23 semi-finais consecutivas de Grand Slam entre Wimbledon 2004 e A. Open 2010.
      23- 36 quartas de final seguidas. Recorde absoluto.
      24- Federer é o único tenista na história que passou três temporadas seguidas pelo menos vencendo 10 titulos em ada uma entre 2004 e 2006.
      25- 56 vitórias seguidas em quadras duras( 2005 a 2006) Recorde.
      26- 65 vitórias seguidas em quadras de grama(2003 a 2008) Recorde.
      27- Federer tem a maior sequencia de vitórias seguidas contra top-10( 2003 a 2005) Recorde.
      28- Entre 2003 e 2009 Federer participou de 7 finais seguidas em Wimbledon. Maior sequencia da história do torneio.
      29- Federer venceu 24 finais seguidas de torneios entre 2003 e 2005. Recorde.
      30- Federer tem 52 titulos em quadras duras. Recorde absoluto.
      31- Terceiro maior vencedor de torneios.
      32- Segundo maior vencedor de Masters.
      33- Medalha de ouro e prata em Olimpiadas.

      Agora eu pergunto: Tem algum mortal com capacidade para conseguir esses números? Acredito que pelos próximos 50 anos, não. Existe alguem que chegue próximo do tamanho de Roger? Não!
      É irrisório querer comparar qualquer tenista da atual geração com Roger. Não dá e .

      Não adianta dizer que esse ou aquele é maior que Roger. É preciso apresentar argumentos e fatos. Blá blá blá é para os ignorantes. Alguem se arrisca a superar esse números???? kkkkkkkk Chorem recalcados! Como os caras tem inveja!

      Responder ↓

      Deixe uma resposta
      O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

      Nome *

      Email *

      Site

      Comentário

      Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

      Responder
      1. Mário Fagundes

        Valeu, Luís Henrique! Essa foi pra lavar a alma. E mais: Como esse mau momento de Federer vai passar e ele jogará até as Olimpíadas de 2016, certamente muitos desses recordes e feitos históricos aumentarão, pra ira de seus críticos invejosos. Quem viver, verá! Vamos, Federer!

        Responder
  35. MATHEUS VALESTRA

    PÔ, JÁ TINHA OUVIDO FALAR MAS NUNCA TINHA VISTO ESSE FÓRUM. QUE VERGONHA ESTOU DE TER ENTRADO. PARECE QUE ESTOU LENDO DE TORCEDORES DE FUTEBOL E DOS DE BAIXO NÍVEL. PRIMEIRA E, SE DEUS QUISER, ÚLTIMA VEZ. DE QQ FORMA, VEJO O LADO BOM: COMO EU ENTENDO DE TÊNIS!

    Responder
  36. José

    Essa falta de vontade de vencer e se superar do federer com essas desculpas ja me irritaram a muito tempo.

    Por essas e outras para mim ele não é o melhor de todos os tempos.

    Responder
  37. JuniorRJ

    Opiniões e torcida são livres, a internet é um espaço livre.. Só não se pode esquecer que estamos falando de Tênis profissional. Tênis não é futebol, com todo respeito ao esporte bretão, tênis envolve excelência técnica, atlética e mental. E

    Responder
  38. Luis Henrique

    Sampras e Agassi disseram isso antes ou depois das 7 piabas que o Esnpanhol levou de Djoovic? EProvavelmente é mais uma mentira do chupeta de Marilia. Sampras, Agassi, Becker e todos os demais tenista jamais diriam que Nadal é umdos maiores da história. Mas tem torcedor do Juventos da Mooca que acha que ele ó o maior time do mundo.

    Responder
  39. Marquinhos

    Qualquer pessoas que acompanha tênis a mais de 5 meses entende mais de tênis que o minusculo mariliense. Então quer dizer que desde 2010 Nadal venceu 3 Slams e Federer 1? Federer venceu Australia Open 2010 e Wimbledon 2012, então são 2 e não 1. Segundo as estáristicas da atp Federer é o tenista que mais vence pontos com o 2 serviço. Ignorancia maior é impossivel.

    Responder
  40. Luis Gustavo

    Apesar de Nadal ter vantagem grande no confronto direto com Federer, o Suiço está anos-luz a frente do Espanhol na questão de titulos, recordes e reconhecimento. Por enquanto não dá para fazer qualquer comparação.

    Responder
  41. Luis Henrique

    Roger Federer:

    1- Recordista de titulos de Slam(17)
    2- Recordista de titulos em Wimbledon(7) O maior, melhor e mais dificil Slam.
    3- Recordista em premiações em dinheiro. Mais de 78 milhões de dólares.
    4- Recordista de semanas na liderança do ranking(302).
    5- Recordista de semanas seguidas na liderança do ranking(237). O segundo é Connors(167).
    6- Único tenista a vencer o U.S Open 5 vezes seguidas(2004 a 2008).
    7- Único tenista na história a vencer 5 vezes seguidas dois Grand Slam . Wimbledon( 2003 a 2007) e U.S Open( 2004 a 2008.
    8- Recordista de vitórias seguidas no U.S Open(40) entre 2004 a 2009, antes de perder para Del potro.
    9- Recordista de vitórias em Slam(250).
    10- Federer é o único tenista da história a ser o primeiro cabeça de chave em 18 Slams consecutivos, entre Roland Garros 2004 e Wimbledon(2008).
    11- Federer é o único tenista a vencer 4 finais consecutivas dos Slams que disputou.
    12- Federer é recordista de titulos de Masters Finals( que só perde em importancia para Slams). 6 troféus.
    13- Federer é o único tenista na história a vencer o Finals de forma invicta mais de uma vez(2003, 2004, 2006, 2010 e 2011.
    14- Único tenista na história a vencer 4 vezes 3 Slams diferentes( W, AO E U.S O).
    15- Federer encarou 12 tenistas dferentes e bateu 11 deles em finais de Slam( só perdeu para Delpo). Recorde.
    16- Federer é um dos 7 da história a vencer os 4 Slams.
    17- Federer manteve a sequencia de vencer pelo menos um Slam em 8 temporadas seguidas. (2003 a 2010).
    18- Federer é o único tenista da história a ter ganhado pelo menos uma final em cada um dos 4 Slams sem perder sets.
    19- Federer tem 24 finais de Slam. Recorde absoluto.
    20- Federer é o único tenista da história a vencer 3 Grand Slam na mesma temporada em três ocasiões. 2004, 2006 e 2007 venceu Wimbledon, Australia Open e U.S Open.
    21- Recorde de 10 finais consecutivas de Slam entre Wimbledon 2005 e U.S Open 2007.
    22- 23 semi-finais consecutivas de Grand Slam entre Wimbledon 2004 e A. Open 2010.
    23- 36 quartas de final seguidas. Recorde absoluto.
    24- Federer é o único tenista na história que passou três temporadas seguidas pelo menos vencendo 10 titulos em ada uma entre 2004 e 2006.
    25- 56 vitórias seguidas em quadras duras( 2005 a 2006) Recorde.
    26- 65 vitórias seguidas em quadras de grama(2003 a 2008) Recorde.
    27- Federer tem a maior sequencia de vitórias seguidas contra top-10( 2003 a 2005) Recorde.
    28- Entre 2003 e 2009 Federer participou de 7 finais seguidas em Wimbledon. Maior sequencia da história do torneio.
    29- Federer venceu 24 finais seguidas de torneios entre 2003 e 2005. Recorde.
    30- Federer tem 52 titulos em quadras duras. Recorde absoluto.
    31- Terceiro maior vencedor de torneios.
    32- Segundo maior vencedor de Masters.
    33- Medalha de ouro e prata em Olimpiadas.

    Agora eu pergunto: Tem algum mortal com capacidade para conseguir esses números? Acredito que pelos próximos 50 anos, não. Existe alguem que chegue próximo do tamanho de Roger? Não!
    É irrisório querer comparar qualquer tenista da atual geração com Roger. Não dá e .

    Não adianta dizer que esse ou aquele é maior que Roger. É preciso apresentar argumentos e fatos. Blá blá blá é para os ignorantes. Alguem se arrisca a superar esse números???? kkkkkkkk Chorem recalcados! Como os caras tem inveja!

    Responder
    1. Edson

      resumindo… o maior aproveitador de entressafra de tenistas competitivos de todos os tempos. A famosa Geração Fraca!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Responder
    2. Marquinhos

      Boa Henrique! Realmente o mestre é insuperável. Agora o paraquedista mor do blog vai pegar seu barquinho e sair de fininho.

      Responder
  42. FORTYLOVE

    Chiquinho, acho que o Federer está de raquete nova e isso lhe permite ter novos argumentos também! :)
    Mas falando sério, acho que agora é o momento de menos críticas e mais admiração. Afinal um super campeão que ainda está nos brindando jogando ATP 500 e 250 merece mais aplausos do que críticas. Obviamente que ele não poderia ser o melhor pra sempre. Alguém esperava por isso?
    Acredito que ele ainda fique pelo menos mais duas temporadas no circuito. Ele já é o maior jogador de todos os tempos, acho que enquanto estiver no top 10 continua. E vai beliscando um título aqui, outro acolá e quem sabe não faz como o Pete Sampras e vence um Grand Slam e se aposenta?!enquanto isso continua pulverizando os outros recordes que ainda não lhe pertencem. Nada mal para o jogador que mais fez o tennis crescer e é o melhor de todos os tempos!
    Abço!

    Responder
  43. THIAGO KIM

    Olá Chiquinho, acredito que “desculpa” não é o termo que podemos usar neste momento. Temos um Federer que após muitos anos no topo hoje reconhece que precisa mudar para se manter lá. Toda mudança vem em momentos difíceis e nem sempre com resultados rapidos. Nole mudou de raquete e depois de 2 anos (se não me engano…) teve sua marca historica de vitorias. É muito fácil constatar o óbvio e dizer que Federer não passa por um bom momento. Existem pessoas que irão dizer que ele está velho, outras que ele deve continuar. Todos as lendas se aposentam. Não acredito que Federer deixe o circuito pelo menos por mais uns 3 anos. Dizem que está na hora de aposentar, mas duvido que qualquer um dos criticos do Federer, se estivessem na posição dele, aposentaria. Ele ainda é o virtual #4 (não acredito que Ferrer bata Federer mesmo hoje) o que não é pouca coisa.

    Abs

    Responder
  44. Luiz Fernando

    Como essas federetes sofrem, e pela soberba q sempre apresentaram merecem tudo isso e mais um pouco. Hj o aposentado só ganha torneio nivel challenger, como o de Halle, e olhe lá q ainda aparece um Delbonis da vida e atrapalha a vida dele. Mestre hj só nos videos do youtube, pois na quadra ele nada mais é do q um mero coadjuvante, uma curiosidade, carne de vaca, q alias ele ganhou uma de presente em Gstaad, fato bem representativo da realidade, pros mais bem ranqueados. Como os caras tao sofrendo kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
    1. Eddy Beutter

      Aínda bem que a burrice e a ignorância (o ciúme também) não são mortais Sr. Luiz Fernando. Caso sim, PAZ na SUA ALMA!

      Responder
  45. Mario

    Natural …os anos estão passando para o Federer…para todos nós…. Jogar como ele jogava nunca mais … a vida é assim. Já pensaram o Pelé voltar a jogar bola agora??? rs …..

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>