TenisBrasil - Tenis.Com Chiquinho
O Salvador da Pátria
Por Chiquinho Leite Moreira
julho 7, 2013 às 8:52 pm

Com muitos dos grandes nomes escorregando na grama e ficando pelo caminho, a vitória de Andy Murray o transforma no ‘Salvador da Pátria” de um Wimbledon que poderia ficar conhecido como um dos piores que se tem ideia. Nada, porém, de se pensar que as coisas ficaram fáceis, sem Rafael Nadal ou Roger Federer. O campeão mostrou merecimento. E sob os olhares de Ivan Lendl, o tenista escocês virou herói nacional… que pasmem os ingleses.

Acreditem… é um momento muito mais que histórico… e sim revolucionário. Em Dunblane, cidade natal de Murray, o ‘local boy’ já recebeu homenagens marcantes, num domingo de festa para os escoceses. As gaitas de foles ganharam volume, de um povo desprendido, como diz o grito de guerra “here we… here we… fucking go”.

Esta é uma realidade. Enquanto vence, Murray sempre defendeu as cores britânicas, mas ao perder voltava a ser um simples escocês. A partir deste domingo não. As cores de sua bandeira mantém-se as mesmas em azul e branco, só que agora, mais do que nunca estão embutidas na do Reino Unido, no azul, branco e vermelho. Sinceramente estou curioso para ler nos jornais ingleses como foram as comemorações em Londres.

Murray fez história. Todos sabem que um britânico não vencia o Grand Slam inglês desde 1936 com Fred Perry, nome que se transformou em marca, onde ostenta como símbolo um louro da vitória. Nada mais significativo. Será que Murray irá se transformar em grife? Sinceramente não acredito. A Fred Perry surgiu como concorrente da francesa Lacoste. Hoje o consumo mundial é bem mais abrangente do que o eixo Paris Londres.

Mas não há dúvidas de que o impacto da conquista do escocês será enorme. Assim, como deve ser enorme a satisfação de Ivan Lendl. O tenista tcheco naturalizado norte-americano chegou certa vez a declarar que trocaria seus troféus de Grand Slam por um de Wimbledon. Esteve em duas finais, mas não sentiu a emoção de vencer na grama. Na época seu estilo de jogo não era favorável. Hoje Murray jogando ao mesmo jeito levou o título.

Não se pode dizer também que Novak Djokovic tenha jogado mal. Pelo contrário esteve bem. Mas escorregou. Não sei até que ponto o piso prejudicou a atuação do sérvio. Mas ele reconheceu o bom momento do britânico. E como foi legal os país de Djokovic irem cumprimentar a mãe de Murray ao final da partida.

Todas essas cenas salvam duas semanas de frustrações com as incríveis eliminações deste torneio. Não fosse por Murray, a gente ficaria com a lembrança de que Wimbledon deste ano teria a cara de Marion Bartoli.


Comentários
  1. MARIO CESAR RODRIGUES

    Caramba,o cara escreve um texto lindo e no final acaba com tudo..está como o vaqueiro que ao tirar leite de uma vaca vai e chuta o balde…ao se referir desta forma a Bartoli..caramba ela ganhou WB há mas Serena,Sharapova,perderam e ai??/assim é o esporte..e me fale Bartoli não perdeu nenhum set…caramba que coisa Chiquinho!abraços.

    Responder
    1. silva jr

      Mario, esse é o Chiquinho……ja viu alguem com diminutivo no nome ter algo á mais? Infelizmente levou para o lado pessoal, achando que somente beleza ganha jogo, mas a Serena nao é bem la essas coisas, e ganha da Sharapova em todas as partidas que jogam……….!

      Responder
  2. Altaisio Paim

    Boa noite Chiquinho!!
    Acho que o Federer, ano passado, após vencer o Murray, mencionou que o escocês “chegaria” e conquistaria o título.
    Que belo jogo! Games longos e um titulo merecido.
    Abraços..

    Responder
  3. Ernesto

    Gostaria de saber quem é que treina em quadras de grama?Esse piso só permanece pela tradição e porque é na Inglaterra.O saque é por demais valorizado na grama….

    Responder
  4. Emanuel Lima

    Bela matéria Chiquinho. Bem eu achei o jogo ruim, pelo seguinte: Djokovic jogo mau e Andy Morray jogou para o gasto. Eu acho o jogo do Murray muito defensivo e feio, mas ele foi o campeão e foi merecido. Então vamos lá, eu acho que se Andy Murray você mais agressivo no jogo de hoje , ele poderia fazer o mesmo que o Nadal fez com o Ferrer em Roland Garros 2013. Chiquinho falta ou não falta agressividade no jogo do britânico?

    Responder
      1. Emerson

        Oh My Fucking God! Quanta ignorância! Chiquinho, vc tem que ter muita paciência…afff
        Acho que estamos numa fase muito fake da humanidade, onde o politicamente correto e a falsidade impera… Mesmo que fosse sua intenção fazer uma brincadeira, pra mim seria totalmente aceitável, desde que não faltasse com o respeito à pessoa. Imagine se existiriam vários dos nossos maiores humoristas se essa idéia do politicamente correto imperasse.
        Ótimo texto e parabéns pelo seu trabalho, que apoia SIM o tênis brasileiro, muito mais que os politicamente sentados no sofá.

        Responder
  5. M. FLORINDA SIMÕES FLÓRIA

    SR. CHIQUINHO- ACOMPANHO TDS SEUS COMENTÁRIOS – BANDSPORT – APRECIO MUITO O “ACE” E SEU BLOG- MAS ESTOU CANSADA DESTA ESPÉCIE DE BULLING COM MARION BARTOLI QUE A IMPRENSA BRASILEIRA DO TÊNIS FAZ COM BARTOLI- E O SR. INFELIZMENTE REFORÇA- QUE DEVE SER RESPEITADA ,POIS NÃO PRECISA PROVAR NADA PARA NINGUÉM QUANTO SER EXTREMAMENTE ESFORÇADA E OCUPAR POR VÁRIAS VEZES LUGAR TOP NO RANKING MUNDIAL. GOSTO DEMAIS DA BARTOLI, COMO DO BAGHIDATIS- ESTILOS DIFERENTES- EU COMPRARIA COM MUITO ORGULHO INGRESSOS PARA VER BARTHÔ JOGAR QUALQUER JOGO!!! ATÉ NA QUADRA 14 ONDE ELA COMEÇOU SUA TRIUNFAL JORNADA.!!!! POUCAS BELDADES BADALADAS POR VCS CHEGARAM ONDE ELA SE ENCONTRA. ACHEI UM ABSURDO NÃO DEIXAREM ELA PARTICIPAR DA OLIMPÍADA (COMITÊ DA FRANÇA ) – DEPOIS DE SHARAPOVA (SEMPRE A MINHA INCONDICONALMENTE PREFERIA) , E SERENA – SEMPRE TORÇO POR BARTOLI- QUE JÁ VENCEU A HENIN- TAL BADALADA POR VCS> ESPERO QUE MEU PUXÃO DE ORELHA SIRVA PARA ALERTÁ-LO QUE ISTO É BULLING!!! TENHO 68 ANOS E ACOMPANHO DESDE CRIANÇA O TÊNIS, TENDO SIDO CAMPEÃ BRASILEIRA UNIVERSITÁRIA EM ATLETISMO (USP E ESPORTE CLUBE PINHEIROS) E SEGUIDORA DAS MENINAS DO VOLEI,COM QUE CONVIVO EM SEUS CLUBES E VIAGENS,EM CONTATO DIRETO.

    Responder
    1. Mister Carlos

      A Bartoli é muito gostosa, rs.

      Foi um prazer ver uma final entre ela e a alemã (Esqueci o nome).

      Ver a Serena jogar é tão atraente quanto ver o Anderson Silva lutando … ou seja, feio pra caramba, rs.

      Mas de boa, no começo da final eu achei a Bartoli meio “Joãozinho”, mas vendo com carinho … pegava de boa, rs.

      Precisamos de mais musas, rs.

      Um abraço.

      Responder
  6. Mister Carlos

    Grande Chiquinho, sempre acompanho seu blog e curti muito a sua cobertura em RG pela Band News, parabéns.

    Alias, parabéns ao Murray, mas aqui entre nós … ele não tem carisma algum não é mesmo ?

    Acho ele muito frio, ano passado quando ele ganhou o US Open, a primeira declaração dele foi que era um apena que o slan não era o de seu país.
    E agora, também, sempre muito sério.
    Um belo contaste com Federer e Nadal … alias para quem ama o tênis, feliz é quem tem o privilégio de acompanhar estes dois gênios do esporte.

    Esta é apenas a minha opinião, ou você já viu alguma semelhante sobre o Murray ?

    Obs. Sou um apaixonado pelo esporte, e jogo sempre no clube ADPM em São Paulo, um ótimo clube para a prática do esporte.

    Um abraço

    Responder
  7. Ricardo B. de Carvalho

    Chiquinho. Desfecho foi bom . A Bartoli realmente não tem perfil de campeã de Wilmbledon. A Sra Florinda deixou claro que foi campea de atletismo e acompanhou o volei. A ressalva é com relação a aceitar facilmente a figura do Murray como campeão.

    Responder
  8. Chico

    Poxa Chiquinho, um homem tão entendido do tênis escorrega no início e principalmente no final do texto. Como assim se não tivesse dado Murray ou quiçá Dijokovic, este Wimbledon teria sido um dos piores de que se tem ideia? Caro Chiquinho, se Federer (do qual sou hiper fã) e Nadal não fizeram sua parte é por incompetência deles. Se Murray e Djokovic não tivessem chegado à final, também seria por incompetência deles porque o TOP4 está um nível acima do resto e disto já sabemos de há muito. Portanto, um eventual campeão “zebra” seria o mais competente do torneio e não é demérito um campeão tirar vantagem da incompetência, às vezes, de quem domina o circuito. Ou será que o título de Roger Federer em RG 2009 vale menos que algum do Guga só porque o primeiro não bateu o Nadal em nenhuma das fases do torneio e literalmente abocanhou a chance de, ao menos uma vez, levantar aquele troféu? Posto que sabemos que nem em seu auge ele foi páreo para Nadal no saibro parisiense. Ao contrário de Guga que sempre bateu os TOP da terra batida em seu tempo… Super campeões têm seus dias ruins. São humanos. E não é por isso que vamos aqui desmerecer um eventual título daqueles que se aproveitam destes momentos nada inspiradores de seus carrascos e vencem assim. Inversão de valores! Mérito de quem aproveitou a chance à la Federer em RG 2009. Nada de estranho ou anormal em quem é multicampeão e em um dia em que tudo dá errado, perde.
    E para finalizar, vamos parar de fazer estas analogias tão insensíveis com a aparência física da Marion Bartoli. Desculpe-me caro Chiquinho, adoro seu blog, seus textos, mas me decepcionei com essa sua comparação totalmente infeliz. Marion é campeã de Wimbledon com todos os méritos e não estamos aqui para analisar seus traços físicos, ok? Já que vocês comentaristas detestam zebras e acham que um torneio fica chato quando os multicampeões não o vencem, então no caso deste Wimbledon “histórico”, vamos compará-lo com o clima londrino porque é impossível não notar alguma beleza naquele sorriso de menina da Bartoli segurando o troféu de Wimbledon em um momento de êxtase em que vivenciava o melhor dia de sua vida. Ela é sim linda! O problema é que poucos são aqueles que conseguem perceber sua beleza sutil.

    P.S: entendi que você fez uma comparação, na verdade, com o jogo dela. Mas e daí? O jogo do Nadal é feio pra burro e vocês comentaristas o idolatram porque o cara ganha quase tudo quase sempre.
    E, finalmente, já está no inconsciente da maioria das pessoas, por conta da midia em geral, que Marion é FEIA FISICAMENTE. Então qualquer menção a Marion da forma como o senhor fez, analogia, comparação, o que for, vai remeter as pessoas à essa ideia tosca sobre a aparência da campeã de WB.

    Abraços Chiquinho.

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>