TenisBrasil - Tenis.Com Chiquinho
Que venha Roland Garros…
Por Chiquinho Leite Moreira
maio 20, 2019 às 6:30 pm

Com o título do Master 1000 de Roma, aos 45 do segundo tempo, em cima de Novak Djokovic, Rafael Nadal reassume, com unanimidade, o topo da lista dos favoritos para Roland Garros. Aliás, tenho dúvidas de que alguém tenha mesmo tirado o espanhol desta condição. Mas é claro que este ano o torneio parece estar bem mais aberto.

Pelo que vi na mídia internacional, os três primeiros do atual ranking do saibro são Nadal, Djokovic e Dominic Thiem. Esta semana dois grandes nomes da terra batida estão em ação no ATP de Genebra, como Alex Zverev e Stan Wawrinka. Sem contar com a volta de Roger Federer ao Aberto da França.

O momento, porém, é de se perguntar se Rafa Nadal vai levantar pela 12a. vez a Taça dos Mosqueteiros. O espanhol tem na prateleira de sua casa uma série de troféus repetidos. São 11 de Monte Carlo e Barcelona; 9, agora, de Roma; e 5 de Madri. No Foro Itálico levantou o primeiro campeonato do ano, mas vale muito mais pelo estágio em que este título veio.

Não há dúvidas de que Nadal é o maior competidor do esporte e a vitória em Roma, com alguns pneus pelo caminho, colocam ainda mais ênfase no que pode acontecer em Paris nas próximas semanas.

Roland Garros também chega este ano com algumas novidades. A Philippe Chatrier está remodelada e a promessa é que em 2020 poderá ter o teto retrátil. Alguns de meus colegas contam ainda que a nova quadra, Simonne Mathieu está exuberante em meio a uma estufa e muita vegetação em um novo recanto do complexo.

Gosto do estilo francês, o que não é novidade para ninguém que me conhece. E, por isso, faço questão de lembrar que Simonne Mathieu não só empresta seu nome a esta nova quadra como campeã de Roland Garros de 1938 e 39, mas também pela sua forte participação na resistência francesa durante a Segunda Grande Guerra.

Em função desta cultura, da tradição e importância do torneio de Roland Garros estranhei um pouco as afirmações do australiano Nick Kyrgios. Ele esteve no All England Club, no SW-19 de Londres, treinando com Andy Murray. Postou fotos das lindas quadras de grama e enfatizou que Wimbledon é o maior torneio do mundo. Alertou que não está ansioso para ir a Roland Garros e terminou: ‘o Aberto da França é péssimo comparado a este lugar’, referindo-se a Wimbledon. E fico me perguntando por que fazer essa menção neste momento? O que teria a ganhar? As mídias sociais são bem legais, mas é preciso saber usá-las…. vocês não acham?

 

 

 


Comentários
  1. Marcio

    O Kyrgios é um talento nato, mas infelizmente a cabeça não ajuda o rapaz… ele as vezes fala um pouco além da conta…
    Ainda em tempo o título do Nadal foi incontestável… mesmo o Djoko estando “cansado” isso não é desculpa para um cara do nível deles… eles estão lá para isso, ainda que eu ache que as vezes as maratonas são um tanto desumanas…
    Nadal pressionou do início ao fim, e mesmo assim o n1 fez jogo duríssimo como de costume… mas RG é em 5 sets, ou seja, tudo pode mudar. Tomara que todos entrem 100% no torneio e que joguem o seu melhor tênis, nós só temos a agradecer e desfrutar de excelentes jogos!!!

    Responder
  2. Rafael

    Acho que o Nadal é favorito a ganhar RG, mas é notório o quanto a imprensa (incluo o senhor) é pró Nadal e Federer e contra o Djoko. Nenhuma conquista do Djoko leva o mesmo interesse quando comparado aos 02 citados. E nem precisa lembrar dos feitos do Sérvio. Aliás, estarei esperando a mídia quando ele fechar os 04 majors novamente. Que venha RG! Abraço

    Responder
      1. Marcio

        Com certeza Chiquinho, voltou ao nível impressionante de anos atrás… esse ano ainda promete muito… e se Nadal e Federer jogarem da forma agressiva como vem jogando teremos um RG excelente… E temos Thiem, Fognini, Tsitsipas, Del Potro… e muito mais!!!!

        Responder
    1. Marcio

      Eu não desmereço o Djokovic não rapaz…. a única coisa que não gosto é que na posição dele, de um dos maiores da história, é muito histérico quando não ganha. Não me recordo de ter visto nem Federer, nem Nadal darem esse showzinho sempre que perde… isso é meio ridículo… um cara na posição dele tem de estar pronto para tudo, até mesmo porque está jogando contra adversários de alto nível… e mais ainda sempre que faz uma jogada excepcional fica exibido, pede aplausos… acho desnecessário, só isso!! Agora na minha opinião coloco esses 3 como os maiores de todos os tempos sem dúvida nenhuma!!!

      Responder
  3. Gilçon De Jesus

    Acho esse kyrgios um babaca , além do mais Não gosto do estilo de jogo dele . Parece o corcunda de notre dame jogando.

    Responder
  4. Deiner Cesar Pádua Toledo

    Ache que foi uma surra porque o servio estava bem cansado? Quanto ao kirgios é naka mesmo. Ofende gratuitamente. Falta mais respeito ao esporte.

    Responder
  5. Gerson

    Vc não achou que a organização, deixou à desejar? Afinal a chuva não foi a responsável pela bagunça, as partidas poderiam ter sido realizada na terça, afinal existe a metereologia pra isso, o Djoko foi prejudicado com certeza, afinal estava jogando às nove /dez e a grande final foi à tarde não teve nem vinte horas de descanso!!!

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Vc tem razão… além disso que vc falou, a quadra ficou péssima. Quiseram fazer uma super rodada e prejudicaram o torneio

      Responder
  6. waldir

    o nadal ficou tres atp 1000 sendo eliminado na semi final no saibro, em roma ganhou de todos por 6-0, 6-1, 6-2 praticamente facilmente …..ele não podia perder um quarto atp 1000, porriso ganhou facilmente até do djoko……voltou a tomar remedio…..peço que seja feito doping em todos apos cada jogo atp é rica e pode fazer isto.não me venha com desculpa, porriso federer desistiu de jogar por ser intrego……..voce tem conhecimento na atp por favor pede a eles…..obrigado…….quero ver um jogo limpo.

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Todos jogadores passam pelo antidoping. Em Roland Garros, desde o escândalo do Tour de France, o controle é feito pelo comitê anti dopagem do governo francês, além do controle habitual
      Dos eventos da federação intrrnacional. Se ficou ainda alguma dúvida não posso fazer mais nada

      Responder
  7. Renatinho

    Quando Nadal está no melhor nível acredito que só Djo no nível máximo e Federer no nível máximo ( neste caso mais em outros pisos) são os mais capacitados para derrotar rele. Não vi a partida , mas dizem que Djo não estava no seu nível máximo. Provavelmente esta afirmativa faz sentido porque é praticamente impossível o Djo jogando no seu nível máximo levar pneu do Nadal mesmo quando este está jogando o fino do tênis. Chiquinho, no seu nível máximo ( supondo que cada um vai jogar seu melhor tênis) quem seria favorito para ganhar RG,? Djo ou Nadal ?

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Bem em Roma acredito que o Djokovic estava bem desgastado com jogos das quartas e semi. Nadal só tem duas derrotas em
      Sua vida em RG e tem uma boa chave este anão. Já Djokovic terá de enfrentar verdadeiras batalhas

      Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>