TenisBrasil - Tenis.Com Chiquinho
Quem pode parar Nadal
Por Chiquinho Leite Moreira
junho 7, 2013 às 7:35 pm

Logo depois da Batalha de Roland Garros apareceu no FB de uma federista das mais fanáticas a frase: quem pode parar Nadal. Novak Djokovic bem que tentou e teve a chance. Não aproveitou e vai ter de esperar por, pelo menos, mais um ano para fechar o seu carreer Grand Slam. Ainda não foi desta vez que a Copa dos Mosqueteiros vai enfeitar a prateleira de sua casa.

Méritos para Rafael Nadal. Esteve mais forte tanto fisicamente, como no aspecto psicológico. No quarto set, ao sacar para o jogo e não fechar a partida manteve sua intensidade. Embora, como sempre acontece com o jogador que vem de placar abaixo levou a decisão para o quinto set. Djokovic saiu com um break. Não manteve e ao final viu Nadal comemorar sua classificação para sua oitava decisão de Roland Garros. O espanhol pode tornar-se no tenista com maior número de torneios num mesmo Slam, superando os sete títulos de Pete Sampras e Roger Federer em Wimbledon.

Nadal confessou que chegar a final de Roland Garros 2013, parecia ser um sonho impossível há quatro meses. Sua volta ao circuito esteve marcada por incertezas, apesar do enorme sucesso. Confessou que tinha de pensar apenas no dia a dia. Em São Paulo, no Brasil Open, falou que não vinha a sua cabeça qualquer pensamento do próximo torneio em Acapulco. Mas no México festejou a melhor atuação desde sua volta, justamente com uma convincente vitória sobre seu adversário de domingo, David Ferrer. É lógico, que o resultado diante de Djokovic, supera em todos os aspectos as melhores atuações do ano do espanhol. Foi um jogo que o fez lembrar da decisão do Australian Open, também diante do sérvio.

O inesperado fez parte deste incrível volta de Nadal às quadras. Sua campanha em Indian Wells, num torneio que não fazia parte de seu calendário apagou dúvidas e deu confiança ao tenista para chegar a temporada euorpeia de quadras de saibro com nível capaz de conseguir os resultados esperados. Perdeu em Monte Carlo, mas não desanimou.

Por isso, é bom repetir uma frase de Rafael Nadal para definir este seu retorno às quadras e a decisão de Roland Garros: “melhor impossível”.

 


Comentários
  1. Marcelo Costa

    Torço para Ferrer domingo, pois, chega do mais do mesmo, mas acho difícil para Ferrer parar Nadal depois de hoje.

    Responder
  2. Efra

    Daria um filme: O retorno do Rei… Chiquinho ja ouve na historia um outro tenista entre homens e mulheres alguém com um retorno tão vitorioso e avassalador?

    Responder
      1. mariliense

        20 x 10 ….ôooo dor que não passa nunca…..vai assistir a segunda divisão do tenis que é o lugar do Federer rsss. Domingo festa espanhola dos compeões, festa da torcida Nadal. As federetes não precisam assistir, não estão convidadas kkkkkkkkkk

        Responder
        1. Sergio Ribeiro

          Como era previsto meu amigo de Marília , com 20 x 15 , já supera os 20 x 14 , de Sampras e Agassi.Agora , com esses 14 x. 3 no Saibro e 6 x 12 , nos outros pisos, e um cara da mesma idade, que já supera Rafa em SLANS fora do saibro, 6 x 4 . E’ bom esquecer o TiTio Federer, e depois desta Semi em seu Santuário , me arrisco a dizer que Novak e’ um problema muito serio, para os Fanáticos.E Federer continuara sendo o aposentado,que quebra os Recordes rsrsrs Abs!

          Responder
      2. Lúcio Mesquita

        Haja recalque e dor de cotovelo!!! Se o Nadal é bombado, também deve ser aquele que leva o 5º Set igualado até 6×6…

        Responder
      3. Marco

        Reduzir a vitória do Nadal a troca de “bombas” é injustiçar dois monstros do tênis mundial, jogadores que mostraram enorme talento, dedicação e intensidade. Não perceber isso denota ou parcialidade (federismo?) ou desconhecimento total do jogo de tênis.

        Responder
      4. Marly

        Se ” bomba” ganhasse jogo , só marombeiros de academia seriam campeões !!!!!!! Típico comentário de torcedor despeitado …kkkkk

        Responder
    1. Cleber

      Jamais!!! Nadal é incrível e talvez só não seja hoje melhor do que Federer mas tem chão ainda e com certeza irá superar o suíço! The best player!!!

      Responder
  3. Ricardo

    O que me causa mais estranheza é o fato de que, após uma suposta grave (?) lesão (?), o Nadal voltar nesse nível, e conseguindo suportar um jogo de quase 5 horas, sem qualquer desconforto no seu joelho.

    Já joguei futebol, em categorias de base de times médios e grandes e já vi muitos colegas terem lesões sérias nos joelhos, sendo obrigados a fazer cirurgias sérias, e, quando retornam, jamais voltam no mesmo nível.

    Digo isso, porque a final, que lesão é essa que o Nadal teve? Ele precisou fazer cirurgia? Qual? Pra mim, essa situação toda está com cara de doping!! Imagina o prejuízo para o esporte tenis, ter um tenista como Nadal, pelo no antidoping?! Pelo menos para mim, está claro que a ATP varreu essa sujeira para debaixo do tapete e o Nadal voltou com tudo (e com o joelho novo em folha!!).

    Responder
  4. Nicolau

    A resposta é simples: Novak Djokovic! Só ele pode parar Nadal. Hoje ficou claro que os dois estão muito acima dos demais, em qualquer superfície, e até mesmo que Federer.

    Responder
  5. Ricardo B. de Carvalho

    Chiquinho. Voce comentou na narração de que Djokovic estava exausto ao final. E Nadal não? No jogo de 6 horas do Aberto Australiano, quem estava exausto?
    Uma outra questão é a regra injusta que penalizou Djokovic e deixou-o alterado e prejudicado. Nadal não perdoou, e fuzilou apontando o dedo. A pergunta um tanto simploria que faria : caso o heptacampeão do torneio tentasse contemporizar a situaçao e ceder o ponto, o juiz não poderia acatar?

    Responder
    1. Ricardo

      Nadal jogou demais.

      Infelizmente não pude assistir o final do jogo, e nem o ponto polêmico que estão se referindo

      Mas…. regras são regras, e acho que não existiria volta, mesmo com o Nadal concordando, o que não existe também, é como a bola pegar na fita da rede e o jogador pedir pro outro ganhar o ponto, que não acha justo.

      Responder
    2. savio

      Meu amigo Ricardo!
      Regra é regra. Por exemplo, Se v. erra o primeiro saque, você tem o segundo saque. Isto não pode mudar, pq o jogo ou o ponto é importante. Até para peladeiros, todos sabem que só pode tocar na rede depois da bolinha quicar 2 vezes.
      E sem fanatismos, mesmo que Djoko fizesse aquele ponto, ele iria ganhar o jogo? Nadal foi superior em tudo e mereceu, só isso. Veja os números da partida, winners, erros etc., etc…

      Responder
    3. Pedro Marques

      Fiquei com essa ideia Ricardo e desde esse momento, o Djokovic não conseguiu fazer um único smash dentro nos pontos mais criticos

      Responder
  6. ROSA TORRES

    VERGONHA PARA O TENIS, UM NADAL COMPLETAMENTE DIFERENTE FISICAMENTE DOS OUTROS TENISTAS, ALIAS: NADAL, FERRRER, ESTÃO FORA DOS PADRÕES NORMAIS FISICAMENTE. ESSA ATP NÃO TEM PREÇO PRA GANHAR DINHEIRO.

    Responder
    1. Roberto Rocha

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      ESTÁ DOENDO MUITO PARA ALGUNS A VITÓRIA DE NADAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Responder
  7. Leo

    Chiquinho, mesmo com um péssimo dia para o Djokovic, que estava demasiadamente lento por problemas de movimentação, foi bem disputado. Foi como se ele estivesse jogando no saibro azul de Madrid. Se ele ou alguém do staff não tivessem errado na escolha do tenis ou tivessem molhado a quadra, haveria uma vitória tranquila do sérvio, como foi em Montecarlo.

    Responder
          1. geraldo de carvalho

            VC, MARILIENSE E O ROBERTO, BEM Q PODERIAM APARECER NAQUELE ESPAÇO NÉ? ABS AOS DOIS.

        1. MARILIENSE

          Grande Geraldo de Carvalho!
          O que mais admiro em Rafa é a sua humildade apesar das gigantescas conquistas no tenis. Isso é um exemplo, um legado para todos nós,
          abs,

          Responder
    1. savio

      Foi isso mesmo Leo. Bastaria ter a organização do torneio molhado a quadra que Djoko sairia vitorioso.
      Ah! Também bastaria o Djoko não ter tocado a rede que ele ganharia.
      Ah! Bastaria o Djoko, em vez de ter errado os dois últimos pontos do jogo, ter acertado dois winners desconcertantes que ele ganharia o jogo.
      Acorda Leo. Nadal foi melhor, querendo v. reconhecer ou não, e aqui não se trata de fanatismos… são as estatísticas do jogo. Enfim ….

      Responder
    2. Foguetinha

      Voce esta completamente equivocado,e como vc mesmo diria “seu fanatismo te impede de ver a realidade” o set em que Nole encostou na rede foi o set que ele venceu por 6×2. Outra coisa,a quadra tava igual saibro azul? Entao porque Federer nao venceu o torneio? Denovo “a quadra tava igual saibro azul”? Entao,ela estava mais rapida! Porque Nadal ganhou? O saibro eh o mesmo para ambos. Agora para de chorar que ta mais feio doqur ja eh de costume e aceite a superioridade de Nadal sobre o seu SEGUNDO tenista

      Responder
  8. Flávio Branco

    Chiquinho, em nenhum momento foi citado no seu texto o fato do Djokovic ter perdido o ponto e a possibilidade de fazer 5 x 3, quando tocou o corpo à rede e em seguida teve sua quebra de saque devolvida. Esse foi sem dúvida o ponto mais importante do jogo e o Djokovic e a sorte do Nadal (eita sujeitinho rabudo esse) contribuiram muito para a derrota dele. Sem contar que, sabe-se lá o porquê, Djokovic jogou muito mal o terceiro set facilitando a vida do Nadal – não sei se foi problema físico ou respiratório. Outra observação que merecia ser destacada é o fato do Nadal demorar MUITO a sacar e o fez repetidas vezes. Ninguém tem peito para dar duas advertências a ele fazendo com que ele perca o ponto – ah, mas o juiz fez isso uma vez, mas fez quando o Ndal sacava em 40 – 0 para fechar o terceiro set em 6/1. Por isso os jogos do Nadal demoraram tanto, porque além dele ser uma parede e trocar muitas bolas, o tempo SEMPRE é excedido. É um retranqueiro, mas o que importa é o resultado, não é?

    Responder
  9. Carlos Goes

    Chiquinho, este Nadal e um guerreiro sem fim de luta, tambem a sua categoria de tenista e digna dos melhores, embora que neste jogo ele tinha um peso em seus ombros, pois estava do outro lado o numero atual, suas ultimas derrotas para o mesmo e a afirmação de sua real recuperação de contusão; neste quesito ele prova a si mesmo a capacidade de voltar a ser o numero um em breve, estou certo?

    Responder
    1. ROSA TORRES

      SE O ROGER COMEÇAR TOMAR GOTAS MILAGROSAS, DIFICILMENTE PERDERIA PRA QUALQUER UM, MAS ROGER FEDERER É ROGER FEDERER.. …..

      Responder
  10. Efra

    Pros derrotados sempre há uma deculpa pra derrota. Se isso, se aquilo, se fulano, se beltrano. É lógico que pra tudo ha um motivo; mas quem garantes que o ‘se’ iria favorecer o derrotado ou que o vencedor podesse se dar melhor ainda? Usar o ‘se’ pra justificar em tudo terminará sempre no quase. A história lembra os campeões, não o ‘se’.

    Responder
  11. RICARDO FONSECA

    tomara que a fôrma que fizeram o nadal tenha sido jogada fora. Vai jogar tenis de forma feia assim lá na espanha: correria, balão e mais balão fica tomando porrada o jogo todo jogando bola pro alto e esperando os outros errarem. Claro que tem seus méritos, seguramente a melhor defesa da história do tenis, mas pra quem gosta do esporte mesmo, não pode gostar de ver essa porcaria.

    Responder
    1. savio

      será que v. viu esse jogo do nadal e Djoko ou será que viu outro jogo.
      Nadal teve mais winners, so no 3 set deve ter sido uns 30.Baloeeiro, não seria melhor disparador de misseis, torpedos ou foguetes indefensáveis? Vamos fazer uma enquete…..

      Responder
  12. Roger

    Sem dúvida nenhuma, o mais preparado atualmente é Djokovic. Com uma quebra abaixo no 2° set, Nole quebrou Nadal 2 vezes seguidas para vencer o set. E no 4° set, foi buscar a igualdade 2 vezes em quebras se saque, para vencer no tie-break. Nesse momento achei que Nole teria chances enormes de vencer, pois consegue acuar Nadal para o fundo da quadra como nenhum outro. Saiu quebrando Nadal no set decisivo, e depois vi Nadal com certa dificuldade em confirmar seus serviços seguintes. Nadal correu muito para devolver as bolas, e Nole, que sabe e possui jogo como balançar Nadal de um lado para outro, perdeu alguns pontos “fáceis de matar”. É o único capaz de vencer Nadal numa longa trocação de bolas. Nole tem mais atributos técnicos que Nadal em minha ótica, ou seja, atualmente é mais jogador !!! Nole também é o que mais constantemente ataca o frágil backhand de Nadal. Curioso que Ferrer, mesmo em ótima fase, talvez não teria ter tido a chance de chegar a final se enfrentasse Federer, seu carrasco maior. E, Ferrer, praticamente, atropelou o carrasco de Federer no torneio. Considero Nadal o pior sacador dentro do Top 20 e que possuem mais de 185cm. Hoje fez falta uma saque mais poderoso para se safar nos momentos difíceis. Mas Ferrer, devido à baixa estatura, também não possui um saque que cause estragos maiores. Teoricamente, não é das tarefas mais complicadas quebrar seu saque. E Ferrer não possui 60% do arsenal de ataques de Nole. Já era ! Mas Ferrer merecia ao menos uma final de GS, joga muito bem, à despeito da pouca envergadura num esporte de muita imposição da força física. Sem tática, combinado com um vasto repertório de golpes, não se ganha de Nadal no saibro.

    Responder
    1. savio

      Você deve ter assistido outro jogo.

      Nadal teve mais winners, so no 3 set deve ter sido uns 30.
      Nadal disparou misseis, torpedos ou foguetes indefensáveis. Vamos deixar de fanatismos e analisar com base estatística. v. tem todo de torcer por quem quer que seja, até para o Ferrer, mas não tem o direito de distorcer os fatos, Vamos analisar com mais imparcialidade. Fui.

      Responder
  13. Luiz Fernando

    Chiquinho, vc sabe qual é a semelhança entre Nole e Federer? Ambos perderam 20 vezes pro Rafa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VAMOSSSSSSSSSSSSSSS RAFAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
    1. mariliense

      Fala Luiz Fernando!
      Incrivel,inacreditável esses dois gigantes do tenis
      Imagino o sofrimento das federetes hoje e domingo atenção geral…. rivotril e gardenal vão acabar nas farmácias kkkk…

      Responder
      1. ROSA TORRES

        ROGER FEDERER É ROGER FEDERER É POR ISSO QUE VOCES NADALETES MORRE DE INVEJA DELE, PORQUE NÃO PRECISA GOTAS MILAGROSAS….

        Responder
  14. Marco ramazza

    Para quem gosta de pancada e correria este foi o jogo. Quem gosta de tenis de verdade, contenta-se com as jogadas impossiveis do aposentado. Nao importa mais se ele ganha ou perde, mas sim ver o velhote de 32 anos jogar. Sinto que se nao jogar o ano que vem algo ficara vazio no tenis. Garra de nadal no saibro? Nole? Muray?Ferrer? Ai que saudade do Federer e swus bons jogos, mesmo quando perdia.

    Responder
  15. JANE TADEU DA SILVA

    CHIQUINHO que frase certa pra esse profissional que da prazer de gostar de aasistir jogos do tênis, o cara vive a cada momento do jogo ele supera qualquer obstáculo pra vencer uma partida, e hoje vendo o seu comentário no BANDSPORTS eu fiquei atento a sua analise do jogo concordo plenamente com Você, parece que o solo brasileiro o revogou as suas performances perdidas naquela parada que ele teve o ano passado, ele e SERENA WILLIANS são o maximo do profissional que da gosto de assistir os jogos, pra mim foi tão prazeroso qdo eu assisti a forma que meu SANTOS FC jogou naquele fanstástico 2010 e NADAL pra mim é meu ídolo também de todos os tempos. ELDORADO XIRIRICA – SP

    Responder
    1. Elson

      O Bandsports tá dando um show de transmissão. nota 10 ! Até que ouvi um boato de que a final masculina ficará a cargo do Luciano do Valle… nem vou ficar acordado até tarde hj assistindo Zorra Total, porque a comédia será amanhã !

      Responder
  16. Luisinho

    Caro Chiquinho,

    Se Nadal não vencesse Novak em RG, onde ele venceria? Não sei se você concorda comigo, mas depois dessa vitória de pirro do Espanhol, ficol claro que o Sérvio é superior . Ou alguem acha que Djokovic perde para Nadal na grama ou em quadras duras? Só para lembrar que Rafael perde de 12x 5 em outros tipos de piso, e Novak não perde para Rafa em quadras duras a 2 anos. Depos de RG a situação muda completamente de lado, o favoritismo será todo de Djoko, que para mim, é a maior ameaça aos 17 titulos de Slam do Suiço.

    Responder
    1. Roberto Rocha

      Muita calma aí…
      No Australian Open, foi uma guerra decicdida naquela bola fácil que Rafa errou e deu confiança a Nole. E foram horas de mais uma batalha entre els.
      Não importa o piso, eles travarão combates memoráveis sempre…e essa vantagem nas quadras duras se deve àquele 2011 onde a entidade allien tomou posse do corpo de Novack…e ela já saiu daquele corpo faz tempo! kkkkkkkkkkk

      Responder
    1. Luiz Fernando

      Desistiu pq pra quem ganha seguidos M1000 e q provavelmente será octa amanha, esse torneiozinho é café pequeno…

      Responder
  17. Hendrix

    Chiquinho, boa tarde,
    Não poderia deixar de manifestar minha insatisfação com relação a sua postura durante a transmissão do jogo NadalXDjokovic, ontem pela Band Sports. Sou torcedor fervoroso do espanhol desde 2004, quando ele surgiu no circuito batendo Federer em sua melhor fase em Miami aos 17 anos, assombrando a mim e ao mundo, mostrando um exemplo para a juventude de garra, disciplina, técnica e fair-play. Tenho certeza que muitos outros também são fãs dele no Brasil, logo acredito que quem comenta um jogo deve ter essa consciência de que sempre há torcedores de ambos os jogares. Logo, o papel de vocês é analisar o jogo, e não torcer como foi feito por sua parte a favor do sérvio. Em dados momentos tinha a sensação de que você era o coach do Djoko, e não o Voinea, já que todos os erros dele eram absurdos, vacilos, tinha que bater assim, bater assado…isso não é comentar, é TORCER. O Nadal também teve chance de fechar o jogo em 3×0 (saiu com quebra no 2º set), ou 3×1 (2 vezes a frente no 4º set), e não aproveitou. Num jogo desse nível os erros não normais, as oscilações idem, o Nadal também errou bolas bobas, mas tudo isso faz parte. Analise o jogo de forma isenta, observe os erros e acertos DOS DOIS JOGADORES, e não apenas dos que você escolhe para torcer, ou admira mais, pois isso irá incomodar e MUITO os que torcerem para o outro atleta. Espero que na final de amanhã isso não ocorra novamente, pois é ruim assistir o jogo com a tecla mudo.
    Abraços e obrigado!

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Hendrix qdo digo que os Nadalistas são fervorosos não estou mesmo errado. Será que não houve vacilo do Djoko… no toque na rede, no smash na rede, apos o granwille de nadal, e outras bolas que ng pode desperdiçar diante do grande Nadal. Para ver isso não precisa ser o Marian Vajda…
      abs
      Chiquinho

      Responder
      1. michael

        Ué , tb aconteceu isso comigo. Varias vezes tive q colocar no mudo, para não ouvir comentários tendenciosos. Parecia o galvao bueno nos seus comentários. Fique ligado e não é questão de fanatismo.

        Responder
      2. geraldo de carvalho

        MAS A PARTIDA PODERIA TER SIDO DECIDIDA ANTES DESSE TOQUE NA REDE. NADAL 3X1 E n teria toque na rede p lamentar.

        Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>