TenisBrasil - Tenis.Com Chiquinho
Djokovic não quer ‘escorregar’ no saibro
Por Chiquinho Leite Moreira
abril 5, 2016 às 6:23 pm

Com um início de temporada dos mais brilhantes, Novak Djokovic quer pisar firme no saibro. É uma superfície peculiar. Pune os ‘ escorregões ‘, mas premia a arte de deslizar sobre suas quadras. Número um do mundo de forma incontestável, ele já avisou que espera coroar a temporada europeia de terra batida com o sonhado título de Roland Garros.

Difícil dizer se não é muito cedo para o tenista sérvio já se colocar sob pressão. Mas, na realidade, não haveria mesmo como fugir dessa sina. Afinal, depois de erguer 11 troféus de Grand Slam não ter a Copa dos Mosqueteiros na prateleira de sua casa, deve mesmo dar um grande vazio.

A triste sina de um Grand Slam inalcançável perseguiu outros grandes astros do tênis. Pete Sampras nunca venceu em Paris e Ivan Lendl jamais conquistou Wimbledon. Não que não tivessem feito por merecer. Mas, sempre, uma coisa ou outra atrapalhava os planos.

E não existe uma fórmula mágica para se conquistar um torneio específico. Sampras foi considerado pela ATP como o maior jogador de todos os tempos. Para vencer em Roland Garros, ele tentou de tudo. Em certo ano disputou todos os eventos do saibro. Chegou a Paris exausto. Em outro jogou pouco. E também perdeu.

O fato de Sampras também não ter uma réplica da Copa dos Mosqueteiros na sua mansão em Los Angeles pegou em cheio um de seus grandes fás: o saudoso Armando Nogueira. O americano iria jogar com o paraguaio Ramon Delgado. Já era final de tarde, quase noite. Armando falou que iria deixar para ver Sampras outro dia. Avisei que havia visto o paraguaio jogando em Atlanta, quando estava sendo treinado por Raul Viver, e poderia dar trabalho. Mas, o saudoso companheiro tinha um compromisso …. é lógico…. No dia seguinte logo se confortou ao dizer-me. “Você bem que avisou”. Respondi…. não dá para ganhar sempre (seja lá como cá).

Nenhum dos grandes está livre de surpresas em rodadas preliminares. Nem mesmo existe uma preparação infalível. Ora, se Novak Djokovic vai escorregar ou deslizar no saibro europeu depende apenas de seu destino… Esta é sua sina.


Comentários
  1. Lalo

    Alo Chiquinho, após os problemas de saúde apresentados pelo nosso numero 1, não vi mais noticias dele. Como esta o calendário dele???

    Responder
  2. WALDIR DOS SANTOS

    BOA TARDE
    CHIQUINHO ELOGIA O DJOKO PELAS VITORIAS DE INDIAN WELLS E MIAMI SEM PERDE UM SET, ISTO QUE É IMPORTANTE, O QUE VOCE ESTA COLOCANDO É FUTURO E DESNECESSARIO .RESPONDE O QUE ESTA ACONTECENDO COM A SERENA QUE PAROU E PERDEU 3 TITULOS ASSIM COMO NADAL….NÃO DEIXE DE RESPONDER COMO AS OUTRAS VEZES, SEJA EDUCADO. UM ABRAÇO E OBRIGADO….WALDIR

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Waldir não entendi seu questionamento. O futuro para o Djoko é tão importante que ele fez estas declarações ainda em Miami. As vitórias em IW e Miami já estão bastante divulgadas e analisadas.

      Responder
  3. Roger

    Chiquinho,
    Como hoje em dia o tênis está quase 200% mais físico que qualquer outra coisa, você não acha que o GS de Paris com piso bem lento vai beneficiar o sérvio? Em outros anos, alguns figurões estavam bem, mas neste ano estão todos bem baleados ou jogando sem afinco acredito eu. Se não ganhar este ano, acho que o sérvio não ganha mais.
    Abraço
    Roger

    Responder
  4. WALDIR DOS SANTOS

    SE FOSSE O FEDERER OU O NADAL QUE TIVESSE GANHO O INDIAN WELLS E MIAMI SERIA SÓ ELOGIOS, MAS COMO NÃO FOI, VOCE ESTA PREOCUPADO SE O DJOKO VAI ESCORREGAR NO PISO DE SAIBRO, PELO AMOR DE DEUS, VOCE É UM BRINCALHÃO….FALE DE TENIS SEM DEFENDER FEDERER E NADAL E A SERENA, TAMBEM NÃO QUERO ELOGIOS PARA O DJOKO QUANDO ELE NÃO MERECER….GOSTAMOS TANTO DESTE ESPORTE QUE LENDO O QUE DIZ VOU VER BANDGINTON……NÃO SEI SE ESTA CERTO A ESCRITA, MAS VOCE SABE O QUE É….SEJA IMPARCIAL, NÃO É BONITO PARA UM JORNALISTA……UM ABRAÇO..OBRIGADO…WALDIR

    Responder
    1. Lola

      Concordo contigo, é uma má vontade com o sérvio que chega irritar, por parte da imprensa em geral.
      Pior ainda que teremos que assistir RG na Band, com aquele Saretta puxa saco do Nadal e com Chiquinho puxa saco do Nadal e Federer!!

      Responder
    2. Marcos RJ

      Escrever com letras maiusculas equivale a gritar. Isso é um tremendo desrespeito com o blogueiro e is outros participantes. O Chiquinho é um gentleman e tem uma paciência enorme. Se nao esta satisfeito com a resposta fica a vontade para escrever seu proprio blog mas vai se preparando para gritar sozinho.

      Responder
  5. Valmir

    Chiquinho, manda um recado para o Boris Becker.

    Para ganhar RG, Djoko tem que jogar Madri e PULAR Roma.

    Se jogar Roma, tem só 1 semana para o início de RG e já chega lá bem cansado.

    Em 2015, Djoko jogou Roma e na terceira rodada de RG teve que pedir auxílio ao massagista na partida contra Gilles Muller.

    Depois pegou uma semi de 5 sets contra Murray que só acabou no sábado.

    Por isso tem que chegar descansado.

    Já faz 2 anos que ele vai de RG para Wimbledon… direto… sem jogar nenhum torneio preparatório na grama…. e fatura Wimbledon.

    Responder
  6. David

    Waldir dos Santos, gostei do seu questionamento, realmente é muita falta de consideração a forma como tratam os feitos de DJOKOVIC, o cara ganha, ganha, ganha eu eu vejo cada nota publicada que chega irritar, eu fico imaginando se fosse o FEDERER se estivesse nessa fase, caramba so teria nota falando sobre, ele e NADAL não ganham nada a muito tempo e só falam neles, ai com DJOKO eles ficam colocando nota que se meteu em enrascada q isso q aquilo, sei la para tentar desestabilizar ele sei lá, porque os feitos que ele faz, só sai nota mediocre, dão mais importancia dizendo que o FEDERER chegou em monte carlo para treinar do que os dos titulos dele sem perder um set se quer, o cara só perdeu um jogo no ano, perdeu não desistiu e só sai materia ridicula sobre o DJOKO, e mais ele só não tem mais titulos que o nadal e não esta mais perto do federer, porque não joga torneios de nivel 250 e quantos FEDERER e NADAL vem jogando nos ultimos anos mesmo?
    Vamos bater palmas, criar materias legais, bonitas porque ele é o cara do momento e merece ser tratado como tal! AHHHH do momento não d alguns anos! Ahhh falando nisso o DJOKO tambem ja chegou em MONTE CARLO e não vi nenhuma materia, mas vou esperar, É DESSE TIPO DE IMPARCIALIDADE QUE FALAMOS! SEM MAIS

    Responder
    1. Lola

      Muito bem colocado, David, nós torcedores do sérvio temos que enaltecer seus feitos e ler a opinião de quem realmente entende de tênis como os adversários como Murray, Nadal e Nishi e técnicos como Nick Bolletieri, Ivanisevic e outros que enfrentam e se rendem ao sérvio. Aqui a imprensa tupiniquim ainda se deslumbram somente com Nadal e Federer.

      Responder
  7. jorge luiz

    O Chiquinho é um torcedor fanático do Nadal,por isso quem em seu blog,tem só esses gatos pingados que comentam por aqui,isso pra mim é a mais pura falta de profissionalismo.

    Responder
    1. Fernando C.

      Também acho rsrsrs.
      Não tem GS meia-boca obviamente. Mas entre os Slams RG é o mais meia-boca, certeza. Herdou esse honroso posto do AO.

      Responder
  8. Chumbi

    É lamentavél ver pessoas como vocês fazendo comentários tão grosseiros e mal educados contra o Chiquinho Moreira.
    Isto é apenas um comentário do blogueiro, é lamentável uma tratativa tão ignorante e desrespeitosa.
    Quem são vocês para emitirem opniões tão clubistas e sem olhar para o esporte que só fala a verdade através da sua história.

    Responder
  9. Renan

    Bela análise, Chiquinho!

    Percebe-se claramente pela sua análise que, ganhando Rolanga ou não, isso não diminui em nada os feitos do incrível sérvio. Exemplos como os de Pistol Pete e Lendl estão aí para comprovar…
    Pessoas que acreditam que temos sempre devemos falar bem de x , y ou z não devem ter auto estima boa… e projetam um sucesso idealizado num ídolo que corresponda às suas expectativas…
    Não sou fã de Djoko, mas adoro vê-lo jogar. Ele tem o melhor estilo eye of the tiger de balboa…

    Fique bem e grande abraço!

    Responder
  10. Fabiano

    Comentar os feitos de Nole? Estão explícitos, por todos, o próprio Nadal disse em entrevista que ele está “imparável” que está em outro nível. Concordo com chiquinho, no saibro é, e sempre foi diferente. Se reparar, sempre que é ou foi número 1 (80%) tem facilidade em quadras rápidas e sempre estiveram entre os favoritos em Wimbledom, US e Australia Open, mas em Paris é um pouco mais embaixo. Nesses últimos 20 anos acho que o sérvio só joga menos (qualidade) em Paris do que Rafa em seus bons momentos e mesmo assim nunca ganhou, mesmo o nosso Guga (título não se tira e nem comenta contra) não jogou mais do que o próprio Djko em Paris, mas Guga é Tri e ele nunca venceu. Paris é diferente. Como Chiquinho disse, tem outros caras crescendo, e que podem complicar e acho que Rafa mostrou alguns avanços e se essa melhorar continuar em seu quintal de casa (Saibro), é uma grande ameaça para Nole. No entanto, Nole ainda é o favorito prévio, mas no tênis, se ganha na hora.

    abraços

    Responder
  11. Rubens

    e ae Chico? beleza?
    Aposto minha vida que Djoko ganha sossegado Madri e Rolanga.
    Não tem jogados nessa galaxia que vence Djoko em 5 sets…talves em Andromeda ou Alfa Centauro

    Responder
  12. Augusto

    Waldir dos Santos, Lola e David

    Com base em seus comentários de torcedores coxinhas e sofasistas fica muito fácil de perceber que vocês não entendem absolutamente nada de tênis. Aliás, suas opiniões são tão ridículas, que fica claro que buscam em blogs especializados opiniões que enalteçam o seu tenista de coração e não a notícia ou opinião que realmente interessam.

    Vocês deveriam voltar aos seus forums e grupos de orkut e facebook para trocar palavras com outros fãs histéricos e acéfalos sobre os feitos de seus tenistas favoritos ao invés de denegrir o trabalho de jornalistas e profissionais.

    Fã como vocês só destroem a imagem do tênis e principalmente do tenista que vocês idolatram. Graças a Deus Djokovic nem sabe que vocês existem.

    Responder
  13. Renato

    Fala Chiquinho, adoro seu blog
    Aposto que o fato de ter seu tenista favorito (eu aposto que o seu é o Federer, rsrs) não te impede de admirar o bom tênis, seja qual for o tenista, estou certo? Eu mesmo tenho o meu preferido, mas não consigo não curtir demais os big four e muitos outros, mesmo tenistas fora do top 50.
    O pessoal que apela nos comentários é torcedor fanático, e acaba sempre se manifestando mais, o que nem de longe reflete o pensamento da maioria…aposto que amantes do tênis, como eu, e que entram aqui pra ler seus posts (não perco um) e nunca se manifestam, são maioria no blog.
    Aposto ainda que Djokovic ganha RG esse ano e que continua número 1 até 2017 (e ele nem é meu preferidão!!!).
    Adoro o programa ACE, vc, o Saretta e a Renata possuem uma química super divertida…e quando comentam jogos tb…não vejo a hora de chegar RG pra assistir no Bandsports!!
    Por fim, aposto que vc vai comentar meu comentário, hehehe
    Abraços Chiquinho!!!

    Responder
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Renato vc tocou num assunto interessante. Não há como não curtir RF, não reconhecer Nadal. Mas atualmente está legal ver Novak Djokovic e analisar como alguém pode derrubá-lo. Durante os jogos do sérvio fico tentando observar seus pontos vulneráveis e, é claro, admirando seus bons golpes. Confesso que por algum tempo fui contagiado por informações de integrantes da ATP sobre os problemas com Djokovic… não era o que parecia etc e tal. Há muitos anos tive o prazer de estar com Djokovic numa festa em Miami. Distribuiu simpatia e foi e voltou de ônibus como outros mortais. Enfim, especialmente nos dias de hoje, muito difícil acreditar em tudo o que se ouve…

      Responder
  14. JOSIAS F DE AVILA

    Chiquinho, outro grande para quem ficou faltando RG: JIMMY CONNORS. Em 1974, quando ele venceu os outros tres SLAMS ( aUSTRALIA, Wimbledon e USOPEN) ele se recusou a disputar RG. Se o tivesse feito provavelmente ele o teria vencido. Anos mais tarde, quando quis nao conseguiu mais.
    Por falar nele e em Armando Nogueira: o mestre das palavras escreveu uma linda cronica sobre o mestre das quadras. Vc tem essa cronica?

    Responder
  15. Natanael Lobato

    Perfeito Chiquinho, acredito que seja mais pressão interna que dificulta as coisas para o number one, torço muito pára que ele conquiste este caneco e as Olimpíadas. Agora mudando de assunto, lamentável a postura de alguns aqui neste blog, mas como li em um cartaz outro dia: “A democracia nos permite quase tudo, inclusive ser medíocres”. Parabéns pela a imparcialidade e profissionalismo, com certeza fruto de anos de trabalho. Na torcida por Novack ..Abs

    Responder
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>