A enrascada de Djokovic
Por Chiquinho Leite Moreira
março 23, 2016 às 4:03 pm

Amado por muitos, odiado por outros, Novak Djokovic acabou se metendo numa tremenda enrascada. Contagiado pelo falastrão diretor do torneio de Indian Wells, Raymond Moore, o atual número um do mundo tocou num ponto polêmico, sem necessidade. Disse que a distribuição dos prêmios deveria sim ser melhor e mais justa. E que o masculino atrai maior atenção e vende mais ingressos. Foi o suficiente para uma enxurrada de mensagens de repúdio. A ponto de o jogador vir a público para pedir desculpas, dizendo que não queria provocar uma ‘guerra dos sexos’.

O caso já provocou a demissão sumária do diretor do torneio de Indian Wells. Recolocou em pauta uma polêmica histórica do tênis. Mas, o fato é que Novak Djokovic poderia ter deixado passar esta, num momento tão sublime de sua carreira. Afinal, ou se coloca em campanha, ou fica calado.

O mundo do tênis passou a dar prêmios iguais para homens e mulheres com campanha iniciada por Billie Jean King. No mercado tradicional de trabalho, a briga continua sem prazo para terminar.

Respeito a de todos, mas sou de opinião que se tem alguém que pague a conta não há muito o que se contestar. Não reclamo de colegas que ganham mais… reclamo sim de querer ganhar mais.

Esta situação verifica-se no tênis mundial atualmente. A WTA correu atrás, fez um bom trabalho e arrumou patrocinadores que pagam prêmios milionários para o Finals. São cifras maiores até as que se verificam no Finals de Londres. Ou seja, não adiante ficar reclamando do colega. Corra atrás de seus anseios.


Comentários
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Disse que ou ele faz campanha – como fez a Billie Jean King – ou fica calado. Fazer declarações e depois vir a público desculpar-se para mim colocou-se em enrascada

      Reply
      1. Ligia

        qual o problema de Djokovic dar uma opinião e depois, em razão da repercussão, voltar atrás e pedir desculpas? não entendo sua má vontade com ele.
        entenda que seus ídolos já pertencem ao passado do tênis. podem até ganhar um torneio ou outro mas o tempo deles já passou.

        Reply
  1. Luiz Fabriciano

    Que enrascada Chiquinho? O cara apenas disse que as estatísticas mostram que o tênis masculino gera mais público e renda que o feminino. É mentira?
    E sua opinião é igual a dele.
    Eu só acho que ele não precisaria vir a público se justificar, pois não há motivo para isso.

    Reply
  2. Rubens

    O que acho engraçado neste mundo é a hipócrisia das pessoas…as mulheres do tênis e de outras profissões se usam de artíficios sensuais para obterem retorno fácil…sainha curta…pernas e coxas bem a mostra, pousam nuas para revistas…ai num belo dia qualquer resolvem ter chiliques por direitos iguais.
    Ninguém ta nem ai com ranking ou torneio feminino de tênis…essa é a verdade.

    Reply
    1. francisco

      Também acho. Muitas mulheres abusam dos decotes, saias curtas, mostrar a calcinha (quando usa) para aparecer, depois dão de vitimas.

      quem assiste tenis feminino? quem assiste futebol feminino? boxe feminino?

      Tenha dó !!!

      Amos as mulheres sérias, batalhadoreas, mas que no esporte de competição elas não geram rendas isso é fato…

      Reply
      1. Isabel

        Essa mulheres neh.. Ainda bem que o Nadal nunca fez campanha de cueca. Alias acho que nunca usou seu corpo para ganhar milhões em campanhas publicitárias. Nenhum tenista, talvez nenhum distinto atleta do sexo masculino.

        Reply
  3. Gilberto

    Também compartilho que ele somente comentou estatisticamente, é uma pena como as pessoas procuram situações de conflito sem necessidade, pelo nesse caso.

    Reply
  4. Felipe de Lucca

    Me parece que voce tbm concorda com o Djokovic, no entanto, que o mesmo deveria ter ficado na dele, por se tratar de um assunto polêmico. Todos acham ( homens, e pessoas sensatas) que os homens merecem ganhar mais. E não tem nada de machismo nisso, os homens geram mais renda e ponto final. Se as mulheres achassem que merecessem mais, elas nao reivindicariam ganhar o mesmo, e sim mais.

    “Ou seja, não adiante ficar reclamando do colega. Corra atrás de seus anseios.”

    E foi isso que o Djokovic disse, para cada um correr atras do que merece. Agora se as mulheres se contentam em ganhar apenas igual, problema delas. Ninguem mandou o tenis feminino se padronizar de um jeito feio de assistir.

    Reply
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Felipe foi isso mesmo que o circuito feminino fez…. correu atrás dos anseios de conseguiu prêmios superiores, como, por exemplo, no Finals.

      Reply
  5. Valmir

    Caro Chiquinho,

    A questão não é sobre gênero e sexo… mas sobre BUSINESS.

    No mundo da moda, Giselle Bundchen, Naomi Campbell e outras Tops SEMPRE ganharam MUITO mais que os modelos masculinos e … NINGUÉM… nem mesmo Billie Jean King e Martina Navratilova… achou isso inaceitável.
    Isso acontece porque essas Tops maximizam o retorno aos investidores da moda.

    Tênis é… esporte… entretimento e BUSINESS também.
    Da mesma forma que na moda, quem maximiza o retorno aos promotores e patrocinadores dos torneios também deve ganhar mais… não importa o sexo.

    A Rogers Cup faz eventos separados de masculino e feminino… e paga mais aos homens porque sabe que o torneio masculino vende mais ingressos, que gera mais receita de transmissão de TV e atrai mais patrocinadores.

    Até nos blogs de tênis, tem muito mais torcedores homens participando e o circuito masculino é de longe o mais comentado.

    Simplesmente questão de negócios.

    Por curiosidade… a Serena falou que a final feminina do US Open 2015 vendeu todos os ingressos bem antes que o do masculino… foi fato real !!! só que… tinha a possibilidade inédita de uma americana vencer o calendar Grand Slam.
    Nos 19 anos anteriores… o masculino sempre vendeu todos BEM ANTES do feminino.
    Ela pegou um argumento bem localizado para fundamentar a posição dela…. sabendo que foi uma RARA exceção.
    A Serena não foi honesta com ela mesma nisso.

    Caro Chiquinho, está na hora de deixar o… politicamente correto… e SER JUSTO!!!

    A propósito… em questão de justiça….
    É justo os homens jogarem mais de 50% de tempo nas partidas de Grand Slam… muito mais sujeitos a contusões… e ganharem a mesma coisa ???
    A igualdade é só nos prêmios…. não no trabalho e no esforço !!!

    Reply
  6. junior

    Enrascada sim Luiz Fabriciano, caso não fosse, não teria se desculpado. Os torneios têm suas arrecadações (patrocínios, ingressos, tv…) e que uma parcela desse montante é destinada a premiação dos jogadores tanto masculino como feminino, independente de venda de ingressos ou audiência na TV.

    Reply
    1. Luiz Fabriciano

      Júnior, achei desnecessária a retratação dele. Ele não causou nenhuma polêmica, pois respondeu sobre o que outra pessoa disse. Aquilo sim foi polêmico.
      Ele falou exatamente que as pessoas devem buscar seus interesses. Quanto à renda, os eventos sempre pagam mais aos que geram mais interesse. Isso ninguém discute.

      Reply
  7. Hugo Schimidt

    Concordo com o post do Luiz Fabriciano.
    O Djokovic apenas comentou o que as estatísticas comprovam. De longe o tênis masculino atrai muito mais atenção que o jogo feminino.
    Realmente não haviam motivos para ele vir a publico se retratar.

    Reply
  8. WALDIR DOS SANTOS

    BOA TARDE
    CHIQUINHO ELE ESTA CERTO….AS MULHERES EM GRAND SLANS JOGAM 3 GAMES , OS HOMENS 5 GAMES…NOS MASTERS 1000 OS HOMENS É QUE CHAMA O PUBLICO E VENDE O DOBRO DOS INGRESSOS, AGORA A SERENA VEM FALAR DO US OPEN ELA TENTANDO FAZER OS QUATRO SLAN E NO EEUU SEU PAIS, VE SE NA POLONIA A MELHOR TENISTA CHAMA PUBLICO, ASSIM COMO EM OUTROS PAISES TIRANDO O EEUU .NA NBA OS HOMENS GANHAM O TRIPLO DAS MULHERES…..NA MODA AS MULHERES GANHAM 10 VEZES MAIS QUE OS HOMENS…NO FUTEBOL NEM É MELHOR COMENTAR, O MESSI,CRISTIANO RONALDO, NEYMAR E SOARES GANHAM MAIS QUE TODAS AS MULHERES JUNTAS NO MUNDO INTEIRO…..É O MERCADO, SE VOCE NÃO SABE ESTAMOS NUM MUNDO CAPITALISTA. OBRIGADO…WALDIR

    Reply
          1. Chiquinho Leite Moreira

            Xará já jogaram sim. Foi no Finals mas o jogo não foi bom. Martina Hingis e Steffi Graff cansaram e cIram de produção

        1. Luiz Fabriciano

          Xará você não entendeu. Eu escrevi a correção ao Waldir porque ele ESCREVEU em seu texto que os homens jogam 5 games e mulheres 3 games. Então eu corrigi para 5 sets. Veja novamente e entenda.

          Reply
  9. lEvI sIlvA

    Olha, Chiquinho, não vi nada demais nas palavras de Djokovic. Creio que o que ele disse reflete a mais pura realidade do circuito. Em realidade, a maioria das exibições top, são de tenistas homens e pagam cachês bem altos, não é verdade? Como diria Shakespeare, “muito barulho por nada!”

    Reply
  10. Fábio Souza

    Concordo com a opinião da maioria, o djoko apenas não foi hipócrita e oportunista, como muitos são e foram ao se omitir ou ao bancarem o “politicamente correto”. O cara deu a opinião dele e ponto. Ele não é só um tenista, é uma pessoa como nós todos somos, com visão e princípios e não desrespeitou ninguém em seu comentário. E no meu ponto de vista pessoal, ele está mais do que certo, afinal, todos sabemos que o tênis masculino é muito mais disputado, o trabalho é sempre mais duro, sets são mais longos e assim por diante, além disso tudo, no aspecto de beleza de jogadas, é muito mais atrativo, com muita variações. O tênis feminino é só porrada ball, com bola reta e pancada, sem variação nenhuma perto dos homens.

    Reply
  11. Ernesto G. Iasulaitis

    Djokovic está corretíssimo ! Ele baseou sua colocação na produtividade e resultados ; simples assim ; se os homens tem uma performance melhor , e uma maior produtividade , eh óbvio que devem ser melhores remunerados. Vejo que não há como contestar os resultados ; quem atrai mais público , quem gera mais publicidade , quem gera mais ibope , com certeza deve ganhar mais ; se as mulheres gerassem mais em todos esses pontos , deveriam ganhar mais que os homens. A justiça eh feita pelos resultados e pela produtividade. Se a empresa possui um homem e uma mulher como diretores , com as mesmas competências , o que deverá medir o salário serão os resultados baseados obviamente em quem mais “produz”… daqui a pouco , haverá “cota” também no tênis… igualar salário somente por uma questão de cumprir “cota”… que absurdo isso… machismo eh ruim , mas feminismo também eh ruim… essa história de direitos iguais não tem fundamento algum para equiparar salário de quem produz menos , e gera menos resultado… sem comentários

    Reply
  12. Marcone de Sousa Fe

    Esta palhaçada de politicamente correta é um saco. Cada um tem sua opinião e pronto. Quanto as premiações, quem paga de fato são patrocinadores. Quem atrair mais patrocínios recebe mais. O resto é balela.

    Reply
  13. Gilson

    Quem arrecada mais tem que ganhar mais. Isso em todos os segmentos. Cristiano Ronaldo e Messi tem que ganhar mais que a Marta, assim como Federer, Nadal e dhoko devem ganhar mais que as mulheres (serena, sharapova), assim como a gisele bunchen deve ganhar mais que os modelos homens…Cada um ganhando o que vale….simples assim, sem parecer de sexo.

    Reply
  14. LUIS DE MORAES ANTONIO

    Chico,
    Entendo que o Djokovic foi bem claro, ele não é contra as tenistas ganharem o que estão ganhando e sim que os homens é que deveriam ganhar mais pois os torneios masculinos rendem mais mídia e público. Sendo assim, abre-se uma janela para que as mulheres lutem posteriormente para se igualarem aos homens e certamente também poderão ganhar mais. Não vejo enrascada alguma do sérvio, é importante que o melhor tenista dos últimos 5 anos dê opinião em qualquer assunto ainda mais no meio tenístico, pois certamente ela causará repercussão e agindo dessa maneira mostra Djokovic sua excelente personalidade. Finalmente, se Federer é tido como o melhor de todos os tempos é aceitável imaginar Djokovic como o futuro melhor de todos os tempos pois a motivação do sérvio é detonar os recordes que ainda não lhe são favoráveis. Grande abraço.

    Reply
  15. Leila Ferreira

    O Novak Moore se retratou porque se meteu em uma enrrascada como disse o Chiquimho ou a pessoa sai pra lutar ou fica calada. Ele deu uma opinião igual a do Ray Moore e depois pediu desculpas a própria Serena Williams, a B. King e ao mundo inteiro. Moral da história: O MOORE SE DEMITIU E O NOVAK SE ACOVARDOU!

    Reply
    1. SRMARTINS

      Leila Ferreira eu deixei em outro comentário links para as transcrições das entrevistas. Por favor, eu lhe peço um esforço de boa vontade, tenho certeza que ao ler e comparar as declarações de Novak Djokovic e as de Ray Moore verá que não houve nada em comum.
      Eu sei que algumas pessoas são negligentes e se apegam às manchetes tendenciosas, polêmicas e distorcidas criadas pela má imprensa para saírem compartilhando apenas o que difama e denigre a reputação de Novak Djokovic. Tenho certeza que você, ao contrário, é responsável o suficiente para não cair nesse tipo de armadilha e vai preferir dedicar um tempo para apurar a verdade e fazer um julgamento justo. Abraços!

      Reply
  16. AMAURI DE CAMPOS

    Perfeito a colocação Chiquinho, ele não precisa dar a sua opinião em público. Guarde pra ele. Poderia bem passar sem essa. O negócio dele é tênis, quebrar recordes e dar continuidade a sua Fundação, coisa que ninguém comenta. Dojko, você é o maior, e todos sabem disso.

    Reply
  17. lEvI sIlvA

    (Por favor, dá uma olhada que meu comentário não foi publicado!) Fiz ontem pela manhã e foi este aqui: Olha, Chiquinho, não vi nada demais nas palavras de Djokovic. Creio que o que ele disse reflete a mais pura realidade do circuito. Em realidade, a maioria das exibições top, são de tenistas homens e pagam cachês bem altos, não é verdade? Como diria Shakespeare, “muito barulho por nada!”

    Reply
  18. David

    Vou começar com uma risada, kkkkkkkkkkkkkk, as pessoas estão tentando de todas as formas desestabilizar o Djoko, mexer no seu mental, porque dentro de quadra não da para ninguem, vamos la chiquinho, como voce deu o exemplo da moda q na minha opinião não serve de exemplo. No mundo do futebol, quem é q ganha a maior parte dos direitos de televisão mesmo? Sim, são os clubes que mais levam gente ao estadio e os que dão mais audiencia, correto? O Djoko esta corretissimo, são os homens que passam mais tempo em quadra, é o tenis masculino que leva mais publico disparado, e não vem citar exemplo de coisas esporadicas como o da Serena, para mim o erro dele foi ter pedido desculpas, porque a opinião dele esta correta. A e tentem d outra forma desestabilizar o Djoko, sei que a maioria da midia puxa o saco do Federer e estão doido para fazer com q ele ganhe mais algum titulo, só que o Djoko não vai deixar, aceita que doí menos, e vamos parar com esse mimimi q não vão conseguir tirar o foco do Djoko! Ao inves de ficarem tentado arrumar coisa aonde não tem, tem é que colocar na mídia é o que esse monstro vem fazendo, se fosse o Federer esse blog so estaria falando nesse cara!

    Reply
  19. Eduardo

    Concordo plenamente com a maioria, muito barulho por nada pura hipocrisia, com relação a ele recuar da sua declaração creio que foi exatamente para evitar mais repercussão negativa neste meio hipócrita do tenis , não que o problema seja o tênis em si, na bem da verdade a hipocrisia é um problema da mentalidade humana, sejamos honestos com nós mesmos e chegaremos a conclusão que o tênis masculino de um modo geral atrai bem mais atenção que o feminino, eu mesmo acho chato sem alternativas e burocrático sei que vai aparecer alguém que vai divergir da minha opinião mais não vejo problema nenhum pois toda opinião deve ser respeitada sem que se crie uma guerra por causa disso, por isso que entendo o Novak pois ter uma opinião formada significa ser massacrado na guerra criada pela opinião publica hipócrita.

    Reply
  20. Marcos RJ

    BLABLABLABLABLA…
    A premiacao basicamente cobra as despesas de passagem e estadia da maioria dos tenistas, que estao fora do top 20 ou top 30. Tanto homens quanto mulheres viajam, se hospedam em hoteis, comem, gastam com equipamento e preparo, entao eh mais do que justo que se pague a mesma premiacao para homens e mulheres.
    O diferencial de popularidade (que Djokovoc comentou) entre os jogares(as) e o potencial para atrair mais publico e patrocinadores se reflete nos contratos publicitarios, que podem ser muito maiores do que as premiacoes e isso se reflete no valor de mercado de cada um.
    O Djokovic levou porrada porque falou besteira mesmo. E pediu desculpas para nao comprometer a sua imagem e o bolso.

    Reply
  21. Jose

    Gente, o Djoko não pediu desculpas pelo que disse e sim por provocar uma guerra dos sexos. No mais, eu nem assisto o tênis feminino . É muito chato

    Reply
  22. Hugo Faria

    Bom é ser igual ao Federer, que parece ser um jogador de futebol do Brasil, que nunca fala nada com nada nem se posiciona sobre nada ..só falta falar graças a Deus e o que importa são os três pontos ..
    Incrível como a humanidade é hipócrita.
    Ninguém mais pode ter uma posição diferente do padrão .
    Já que vc é tão defensor das mulheres, chiquinho, olhe para o próprio umbigo e comece a mudar seu próprio comportamento diante das coberturas…antes de iniciar cada comentário sobre a MUSA Sharapova ou a bela ivanovic , elegie o belo tennis que as duas praticam.

    Reply
  23. Marcelo Teixeira

    Para mim a enrascada é viver nesse mundo hipócrita, o Saretta essa semana no Band Sports disse se o número 1 do mundo não pode dar sua opinião quem pode?
    E tirando a Serena que é a melhor jogadora que já vi jogar, o circuito feminino é meio sem graça, e quem atrai mais público e grana tem que ganhar mais, seja Homem ou Mulher.
    Nos Slans no qual os homens trabalham muito mais, 5 sets se expondo com isso a maiores chances de lesõe, o prêmio deve sim ser maior.
    Direitos iguais também tem que valer para os Homens.
    Abaixo a hipocrisia e respeito à todos, vamos escutar mais, falar menos e agir mais.

    Reply
  24. Marcelo Teixeira

    Para mim a enrascada é viver nesse mundo hipócrita, o Saretta essa semana no BandSports disse se o número 1 do mundo não pode dar sua opinião quem pode?
    E tirando a Serena que é a melhor jogadora que já vi jogar, o circuito feminino é meio sem graça, e quem atrai mais público e grana tem que ganhar mais, seja Homem ou Mulher.
    Nos Slans no qual os homens trabalham muito mais, 5 sets se expondo com isso a maiores chances de lesõe, o prêmio deve sim ser maior.
    Direitos iguais também tem que valer para os Homens.
    Abaixo a hipocrisia e respeito à todos, vamos escutar mais, falar menos e agir mais.

    Reply
  25. Walter Osorio

    Caro Sr. Chiquinho

    Muita controvérsia a respeito de algo que já deveria estar superado no mundo, em qualquer profissão.
    As mulheres devem ganhar o mesmo que os homens ao exercerem a mesma atividade profissional. Infelizmente isso ainda não faz parte da realidade da maioria das mulheres, na maioria dos países.
    Dito isso vale ressaltar que homens e mulheres devem receber valores iguais (por tempo de trabalho) nos torneios do circuito profissional (ATP e WTA), onde as partidas são em melhor de 3 sets.
    Nos Grand Slams os homens devem receber mais, pelo simples fato de trabalharem mais (jogam partidas em melhor de 5 sets e as mulheres em melhor de 3 sets).
    Creio que os Grand Slams pagam valores iguais como resposta a pressão exercida por BJK (no inicio do profissionalismo, na década de 70) sobre o US Open, que respondeu (de maneira equivocada, ao meu ver) igualando as premiações. Politicamente ‘correto’ , mas injusto ! Os estadunidenses adoram “liderar’, dar ordens, de acordo com os seus (deles) interesses.
    Os outros Grand Slams resistiram (por preconceito ou não…) enquanto puderam ao discurso de igualdade, mas se renderam ao discurso “politicamente correto” estadunidense e criaram uma nova desigualdade: nos Grand Slams os homens trabalham mais horas para conseguirem ganhar o mesmo que as mulheres !
    Na minha opinião os\as organizadores\organizadoras deveriam estabelecer o valor total da premiação e, após calcularem o quanto de tempo os homens gastaram a mais nas quadras (em jogos melhor de 5 sets) no ano anterior, a partir dai distribuir a premiação (por tempo de trabalho) entre homens (trabalham mais, ganham mais) e mulheres (ganham o mesmo pelo tempo de trabalho em quadra) .
    O valor pago a homens e mulheres pelo tempo trabalhado deve ser igual. Simples assim!
    Saudações de mais um apaixonado, desde 1980, por esse esporte maravilhoso !

    Walter Osorio
    Professor.

    Reply
  26. SRMARTINS

    Chiquinho, se me permite,
    Novak não falou as mesmas barbaridades que Ray Moore que foi grosseiro, desmereceu e foi jocoso com as mulheres. Novak não concordou com Moore. Novak não pediu desculpas pelo que falou, não mudou sua opinião, nem se “retratou”, nem na mensagem que postou no facebook (Peço desculpas àqueles que receberam isso de maneira errada) porque Novak está certo em seus argumentos.
    Disse que as mulheres devem lutar por aquilo que elas pensam que merecem e [os homens] devem lutar por aquilo que acham que merecem. E…se as mulheres arrecadarem mais devem receber mais. (It’s women should fight for what they think they deserve and we should fight for what we think we deserve. I think as long as it’s like that and there is data and stats available and information, you know, upon who attracts more attention, spectators, who sells more tickets and stuff like that, in relation to that it has to be fairly distributed). (Question: So if the stats show at some point that women’s tennis attracts more tennis, men should get less? Novak Djokovic: Absolutely. Absolutely.)
    Em momento algum Novak desmereceu ou ofendeu as mulheres, ao contrário elogiou a luta delas.

    Tampouco ele “voltou atrás” na primeira entrevista em Miami.

    É só ler as entrevistas originais para constatar que a má imprensa do esporte distorceu suas palavras, misturou suas declarações com as de Ray Moore para criar manchetes tendenciosas e alimentar a polêmica.

    Não podemos confundir alhos com bugalhos.

    No mesmo dia repercutiu nos grupos de fãs da Sérvia no facebook essa suposta declaração de Novak sobre a imprensa… “They break me mentally, especially the world media. They twist what I say and make up various scandals that have nothing to do with tennis. But I’m crazy Serb, as I recently said there is a spite and a desire to prove and it pushes me forward!” – Djokovic para La Gazzetta dello Sport.

    Sua mensagem continua na página oficial de Novak no FB é só conferir. Segue os links para as transcrições oficiais, com um pouco mais de atenção e boa vontade é possível observar que se houve “enrascada”, ou erro, foi permitir que a imprensa o induzisse a falar mais do que deveria sobre esse assunto quando ele quis parar (Look, I don’t know what Raymond Moore was exactly referring to when he was saying that, but this is all I can say from my perspective.).

    http://www.asapsports.com/show_interview.php?id=118152 – primeira entrevista em Miami

    http://www.asapsports.com/show_interview.php?id=118009 – última entrevista em Indian Wells.

    E a lição que fica é: – O silêncio é ouro. Vamos falar apenas sobre Tênis.

    Agradeço pelo espaço Chiquinho.

    Reply
    1. Chiquinho Leite Moreira

      Vc está correto… só acho que não era momento de Djokovic se meter nesta enrascada. Poderia ter escolhido outra hora em que os extremos não estivessem tão destacados, com as declarações do Ray Moore.

      Reply
      1. lEvI sIlvA

        Chiquinho, o fato é que, sendo o atual Nº 1 a imprensa foi buscar a opinião dele e acho natural que façam isso, não é mesmo? Novak poderia se esquivar e dizer que não tinha opinião sobre o assunto ou falar o que pensa. Passado algum tempo se posicionar de forma que soasse apoiar o cara que acabou se demitindo. Enfim, acho que ele fez o que pensou correto. Não desmereceu as mulheres tenistas nem endossou as palavras de Moore, pelo contrário. E agiu de forma mais acertada ainda, se pediu desculpas por causa da imprensa botar fogo num assunto polêmico e explosivo como esse. Como alguém do meio, bem sabe que há pessoas com intenções digamos, oportunistas! Abraço!

        Reply
  27. Fabio

    Raonic ganhou o mesmo que Roger Federer pela semifinal no Australian Open e todos estão dizendo que exatamente que o Federer e o Nadal atraem mais mídia, fãs e dividendos para o tênis. Discussão desnecessária, eles ganham milhões, não passam necessidade, não passam nem vontade. Isso só é relevante para quem perde em rodadas iniciais e de torneios bem menores, o Bellucci que ganha de vez em quando torneios bem menores não está pobre, imagina a Serena e o Djokovic. O mundo tem problemas maiores.

    Reply
  28. SRMARTINS

    Fiz dois comentários por volta de 2 horas da madrugada em 27 de março. Não entendi porque um deles foi liberado praticamente na hora e outro foi retido pela moderação, já que o objetivo de ambos é simplesmente esclarecer.

    Reply
  29. orlando

    Com todo respeito pelo Chiquinho, mas eu acho que ele é mais um que acha que quando do Federer encerrar a carreira o tênis também encerrará. Eu sou amante do esporte e não dos ídolos.

    Reply
  30. Lola

    Um coisa que reparo e olha que sempre reparo em tudo, é que quando o craque sérvio ganha um torneio, seus comentários não passam de um parágrafo.
    Mas quando ele faz uma declaração polêmica, aí rende um post inteiro.
    Quando Nadal faz alguma partidinha mediana, um post enaltecendo as qualidades do “gênio” espanhol e por aí a fora.
    Você é muito imparcial!

    Reply
  31. Valmir

    Enrascada … né… porque defendeu a ATP a pedir mais para seus associados.
    O cara vence Indian Wells e Miami pela terceira vez seguida (recorde)…
    Vira o maior ganhador de Masters 1000 da história…
    Assume a liderança de premiacão, passando Federer…
    Passa até o seu técnico, Becker, em números de vitórias…
    Queria me enroscar assim também…. rsrsrsrs

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *