Monthly Archives: julho 2022

Djokovic chega ao sétimo céu, mas não sem tributos
Por Chiquinho Leite Moreira
julho 12, 2022 às 1:34 pm

Em alusão ao recente título no Torneio de Wimbledon, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) comemorou dizendo que Novak Djokovic chega ao sétimo céu (estado de prazer ou de grande felicidade), mas não sem ter de pagar altos tributos por suas escolhas. O sérvio vive, sem dúvida, um momento sublime. Revelou estar mentalmente e fisicamente muito forte. Além disso, entusiasmado com o 21.º troféu de Grand Slam, esteve amistoso e generoso em seu discurso na premiação do All England Club, com divertidos elogios a Nick Kyrgios e frases de efeito.

Genial em quadra é também ‘genioso’ em suas convicções. Recentemente, numa entrevista coletiva em Wimbledon, foi perguntado sobre sua situação para o US Open e que queria tempo suficiente para a vacinação. Mas confirmou, até com orgulho, que manterá sua decisão.

Por conta disso, Novak Djokovic está pagando um preço alto. Foi deportado da Austrália, no início da temporada, sob pena de não poder reentrar no país pelos próximos três anos. Em Paris viu Rafael Nadal reinar mais uma vez. E, agora, por uma ironia do destino, mesmo com o título em Londres seu ranking caiu para a 7.ª colocação.

É claro que é preciso respeitar opiniões, mas fico em dúvida se também não é uma falta de respeito não se vacinar e possivelmente colocar em risco outras pessoas. Eu, particularmente, tenho fortes motivos para tomar todas as doses disponíveis e aconselhadas. E fica a questão: Nole foi recebido como herói nacional em seu país. Milhares de torcedores foram as ruas para saudá-lo em Belgrado e não seria então o tenista um exemplo a ser seguido?

Para o US Open tudo leva a crer que as condições de entrada para o torneio serão bem rígidas. Apenas como exemplo, após ter a confirmação de meu credenciamento, recebi nesta segunda feira um e mail com novas condições para entrar em Flushing Meadows. São vários documentos, com numerosas linhas, e obrigatoriedade de concordância: “Notice regarding Covid 19”, “Covid 19 waiver”, “USTA credentialing system privacy policy” e “US Open media – terms and conditions”. Enfim, tudo isso leva a crer que mesmo com a diminuição nos casos dificilmente os Estados Unidos irão afrouxar suas regras de entrada no país.

É uma pena, pois é uma situação em que todos perdem. Djokovic pode desperdiçar mais uma oportunidade de igualar Nadal no número de Slams, o US Open também fica sem uma de suas maiores atrações, o público deixa de ver um forte candidato ao título na disputa e o tênis de uma maneira geral também perde.