Numa sexta feira em Miami teve início a hoje lendária rivalidade entre Roger Federer e Rafael Nadal. O tenista suíço vinha de título em Indian Wells, com vitória sobre Tim Henman. Não estava no melhor de seu físico por conta de problemas de saúde e alguns dias de cama. Perdeu por 63 e 63, mas não buscou desculpas. Na entrevista confessou que pouco sabia sobre o adversário. E a informação de que se tratava de um ‘clay couter’ não conferiu. Mostrou, já na época, a versatilidade que levou o espanhol a vencer Slams em todos os pisos.
Federer sabia que estava nascendo um outro grande campeão. Capaz de ameaçar a sua soberania, pois neste primeiro encontro o suíço já ostentava dois troféus de Grand Slam.
Hoje o retrospecto de 33 jogos mostra 23 vitórias de Nadal. Recentemente pediram-me para selecionar os dez melhores encontros, nestes dez anos de intensa e bela rivalidade.
É claro que o primeiro encontro, com a vitória de Nadal entra nesta seleção, em minha opinião, é obvio. Cada um pode fazer sua lista se quiser. O segundo encontro defino como o da vingança. Um ano depois, no mesmo torneio de Miami, Federer venceu por 26, 67(4), 76(5), 63 e 61. Na época, as partidas finais do Masters eram jogadas em melhor de cinco sets.
Depois veio Roland Garros 2005. Nadal mostraria que a Philippe Chatrier se transformaria no seu palco preferido. O encontro de 2006 em Monte Carlo também foi marcante. O ano de 2008 foi marcante com a final de Wimbledon de 2008 com título do espanhol no que, até então, se tratava do palco preferido do suíço. Na mesma grama, outra final em 2007, só que ainda com supremacia de Federer.
De volta a Roland Garros, àquela final de 2008 que deu vitória fácil para Nadal e fez Federer chorar. É claro que não se pode computar como um jogão, mas pelo que aconteceu, com impressionante supremacia do espanhol vale entrar na lista.
Adiciono a decisão do Australian Open de 2009, com mais uma vitória de Nadal. Meses depois a vingança de Federer que bateu o espanhol em sua casa, Madri. Encerro com final do Masters de 2010.