
Título em Aparecida de Goiânia rende 65 pontos e deve levar Kasintseva ao top 300 (Foto: Luiz Candido/CBT)
Líder do ranking mundial juvenil, Victoria Jimenez Kasintseva conquistou no Brasil o primeiro título de sua carreira profissional. A jogadora de apenas 16 anos e natural de Andorra foi campeã do ITF W25 de Aparecida de Goiânia, em quadras de saibro. Kasintseva superou neste domingo a húngara Panna Udvardy, cabeça 1 do torneio e 116ª do mundo, por 6/3 e 7/5 em 1h44 de partida.
Apesar da pouca idade, Kasintseva já ocupa o 378º lugar no ranking profissional da WTA. A canhota de 16 anos foi campeã juvenil do Australian Open no ano passado e iniciou este ano sua transição para o tênis profissional. Ela jogou o quali do Australian Open, recebeu convite para o WTA 1000 de Madri, onde enfrentou a então top 10 Kiki Bertens, e disputou sua primeira final como profisisonal no ITF W60 de Gran Canária, na Espanha, onde venceu sete jogos seguidos desde o quali e só perdeu para a top 70 Arantxa Rus.
“É incrível, eu sinto que todas as pessoas estavam torcendo muito por mim. Eles fizeram a partida ser incrível. Eu estava um pouco nervosa no fim porque tive a chance de vencer, estava com 4/0, e de repente estava perdendo por 5/4. Eu precisava acordar no fim e estou muito feliz por ter superado esses momentos difíceis”, disse Kasintseva, em entrevista ao canal SporTV, que transmitiu a partida neste domingo no Country Clube de Goiás.
“No começo do ano eu defini como meta conquistar meu primeiro torneio de tênis profissional e eu consegui agora em novembro. Estou muito feliz, porque lutei muito durante o ano inteiro e finalmente agora eu consegui fazer meu objetivo se tornar realidade”, acrescenta a jovem jogadora, que passou por duas brasileiras durante a semana, Julia Konishi na estreia e Ingrid Martins nas quartas.
Depois de iniciar a temporada sem ranking, Kasintseva marcou sua 30ª vitória pelo circuito profissional em 2021 e vai receber mais 65 pontos no ranking da WTA a ser divulgado em 22 de novembro. A campanha deverá colocá-la no top 300 do mundo. Udvardy, vice-campeã do torneio, recebe 40 pontos no ranking.