
Brasil terá a mesma equipe que conquistou o Sul-Americano de 16 anos no Paraguai.
A edição 2021 da Copa Davis Júnior já começa com um duelo sul-americano. Brasil e Argentina se enfrentam nesta terça-feira pela primeira rodada da competição, que acontece em Antalya, na Turquia. Os dois países estão no Grupo C do evento para jogadores de até 16 anos. Na mesma chave estão os times da Alemanha e Coréia do Sul.
Brasileiros e argentinos se enfrentaram recentemente pela final do Sul-Americano da categoria, disputado no Paraguai em agosto. Na ocasião, o Brasil levou a melhor por 2 a 1 e conquistou o título. O capitão Rodrigo Ferreiro manteve a equipe, formada pelos paulistas Henrique Brito e Luis Felipe Carvalho, além do paranaense Matheus de Lima. Os argentinos também mantiveram o mesmo time, Gonzalo Zeitune, Nicolas Eli e Juan Estevez.
A competição terá 16 países divididos em quatro grupos. Classificam-se os dois melhores de cada chave para as quartas de final, até a definição do campeão no domingo. Paralelamente, acontece também a disputa da Copa Billie Jean King Júnior para as meninas. O Brasil não conseguiu classificar sua equipe feminina, ficando em quarto lugar no Sul-Americano. As vagas da seletiva regional ficaram com Argentina, Chile e Peru. Realizadas desde 1985, a Davis e a Copa Billie Jean King Júnior já apresentaram lendas do esporte como Lindsay Davenport em 1991, Gustavo Kuerten em 1992, Roger Federer em 1996, Rafael Nadal (campeão pela Espanha em 2002) e a atual número 1 do mundo na WTA Ashleigh Barty, campeã pela Austrália em 2011. Recentemente, os canadenses Felix-Auger Aliassime e Denis Shapovalov, a norte-americana Coco Gauff, e a polonesa Iga Swiatek também levaram seus países ao título. A edição mais recente das Copas Davis e Billie Jean King Júnior aconteceu no ano de 2019 em Lake Nona, na Flórida. O Japão conquistou o título masculino pela segunda vez em sua história, repetindo o resultado de 2010. Já no feminino, o domínio dos Estados Unidos foi mantido, com o sexto título e o terceiro seguido. Na ocasião, o Brasil teve apenas a equipe feminina, que ficou em 15º lugar, enquanto a equipe masculina não se classificou para o evento.
Who is next? Stars at Junior Davis Cup and Junior Billie Jean King Cup to shining on the Grand Slam stage#DavisCup | #BJKCup pic.twitter.com/DDbhJ9IxFQ — ITF (@ITFTennis) September 27, 2021
Grupos da Copa Davis Júnior
Grupo A: República Tcheca (1), Japão (6), Chile, Turquia
Grupo B: México (3), Bulgária (7), Tunísia, Rússia
Grupo C: Alemanha (4), Brasil (5), Argentina, Coréia do Sul
Grupo D: França (2), Hong Kong (8), Canadá, Egito
Grupos da Copa Billie Jean King Júnior
Grupo A: República Tcheca (1), Argentina (5), Egito, Peru
Grupo B: Canadá (3), Hungria (6), Turquia, Alemanha
Grupo C: Romênia (4), Japão (7), Chile, Marrocos
Grupo D: Rússia (2), Tailândia (8), Hong Kong, México
+ Confira a lista de países e jogadoras campeãs da Copa Billie Jean King Júnior
+ Veja a lista de países e tenistas campeões da Copa Davis Júnior