Jovem australiano vence challenger e salta 376 posições
Por Mario Sérgio Cruz
julho 25, 2016 às 9:47 pm

O australiano Max Purcell deu um grande salto no ranking da ATP nesta segunda-feira após conquistar seu primeiro título de nível challenger. Campeão no piso duro de Gimcheon, na Coreia do Sul, o jogador de apenas 18 anos saiu do 762º lugar para o 386º. Foram 376 posições desde a última atualização do ranking.

Jovem de 18 anos Max Purcell venceu o primeiro challenger da carreira na Coreia do Sul

Jovem de 18 anos Max Purcell venceu o primeiro challenger da carreira na Coreia do Sul

Purcell é o sexto jogador com menos de 20 anos a vencer um torneio de nível challenger no ano. Ele se junta ao americano Taylor Fritz, aos russos Andrey Rublev e Karen Khachanov, ao francês Quentin Halys e ao também australiano Blake Mott.

O torneio coreano era apenas o 11º que Purcell disputava profissionalmente, sendo somente o terceiro challenger. Antes da última semana, ele tinha apenas duas vitórias em torneios deste porte.

Levantamento da ATP desde a temporada de 2000 mostra que o australiano tem o segundo ranking mais baixo entre os vencedores de challenger. Apenas o tcheco Petr Luxa conseguiu maior façanha, ao ser campeão em Istambul em 2002 quando ocupava o 848º lugar.

Juvenis brasileiros em Uberlândia – O Praia Clube de Uberlândia recebe nesta semana dois importantes eventos no calendário nacional do circuito juvenil. Entre segunda e quarta-feira acontece a Copa das Federações 2016, enquanto o Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil de Tênis será entre quinta e domingo.

Copa das Federações e Brasileiro Infantojuvenil acontecem nesta semana (Foto: Marcello Zambrana/CBT)

Copa das Federações e Brasileiro Infanto-juvenil acontecem nesta semana (Foto: Marcello Zambrana/CBT)

Haverá disputas nas categorias 12, 14, 16 e sub-23 anos masculino e feminino. A competição por equipes reúne este ano times de 17 federações estaduais de tênis. Já o torneio individual realizou o qualificatório durante o fim de semana e retoma a disputa na quinta-feira.

Número 1 é campeão europeu – Líder do ranking mundial juvenil, o grego Stefanos Tsitsipas foi campeão o European Junior Championships no saibro suíço de Klosters. Ele venceu a final contra o francês Corentin Moutet por 7/6 (9-7) e 5/3 e desistência. É a primeira vez que um jogador grego conquista a competição.

No feminino, a canhota de 16 anos Amina Anshba venceu a final russa contra Olesya Pervushina por 6/4, 2/6 e 6/2. Apesar de ser nona no ranking juvenil, chegando a ocupar o sétimo lugar no início do mês, Anshba sequer disputou Roland Garros e Wimbledon. Ela é a segunda russa a vencer o torneio, sendo que a única campeã anterior foi Anna Kournikova em 1995.


Comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>