
Victoria Jimenez Kasintseva é a primeira tenista de Andorra a conquistar um título de Grand Slam
Natural de um dos menores países do mundo, Victoria Jimenez Kasintseva marcou seu nome da história do tênis. A jogadora de apenas 14 anos é a primeira tenista de Andorra a conquistar um título de Grand Slam. Ela venceu o torneio juvenil do Australian Open ao derrotar na final a polonesa Weronika Baszak por 5/7, 6/2 e 6/2 em 2h04 de partida.
“Tenho muito orgulho de representar Andorra. É como uma vila, onde todo mundo se conhece”, disse a Jimenez a respeito de sua terra natal. Andorra tem pouco mais de 75 mil habitantes numa área de 468 km². A jovem tenista é treinada pelo pai e já fala cinco línguas, inglês, espanhol, catalão, russo e francês.
Congrats Victoria Jimenez Kasintseva!
The 14 year-old from Andorra wins the #AO2020 Junior Girls’ Singles title, def. Baszak 5-7 6-2 6-2.#AO2020 | #AusOpen pic.twitter.com/cdhkNXtD5b
— #AusOpen (@AustralianOpen) February 1, 2020
Este foi apenas o primeiro Grand Slam juvenil que Jimenez disputou. Ela era a jogadora mais jovem da chave e chegou a salvar três match points em seu duelo das oitavas de final contra a italiana Melania Delai. A atual 19ª colocada no ranking mundial juvenil da ITF deverá dar um salto na classificação e se estabelecer entre as cinco melhores. A conquista na Austrália vale mil pontos e ela tinha apenas 60 a descartar.
No início da final deste sábado, disputada com o teto fechado na Rod Laver Arena, Baszak abriu vantagem. A polonesa, que tem um raro backhand de uma mão para o circuito feminino, mostrava mais potência nos golpes e conseguiu uma quebra logo de cara. Jimenez até buscaria o empate, mas voltaria a perder o saque pouco depois.
Mas a canhota de 14 anos foi aos poucos estabelecendo seu melhor tênis e mostrou um jogo bem estruturado para sua idade. Jimenez usava bem o saque aberto e também construía bem os pontos, sustentando as trocas de bola e sabendo o que fazer nos momentos em que precisava ser mais agressiva junto à rede. Assim, dominou as duas últimas parciais do jogo.
Francês conquista título masculino
Congratulations @HaroldMayot1!
The French 17 year-old is our #AO2020 Junior Boys’ Singles champion, def. Cazaux 6-4 6-1.#AusOpen pic.twitter.com/yq4etrm3rz
— #AusOpen (@AustralianOpen) February 1, 2020
O título masculino ficou com o francês Harold Mayot, que derrotou o compatriota Arthur Cazaux por 6/4 e 6/1. Ele é o quinto jogador francês a conquistar o título em Melbourne, sendo o primeiro desde Alexandre Sidorenko. O destaque fica para Gael Monfils, vencedor em 2004.
Terceiro colocado no ranking mundial juvenil, Mayot irá assumir a liderança na próxima segunda-feira. Ele já está em processo de transição para o tênis profissional e ocupa o 527º lugar no ranking da ATP. O jovem francês iniciou a temporada disputando os challengers de Noumea e Bendigo e teve bons resultados, chegando às oitavas e quartas de final. O atleta de 17 anos também já tem um título profissional de nível future.
Pingback: TenisBrasil - Primeiro Set