Alcaraz sobe mais um degrau
Por José Nilton Dalcim
6 de maio de 2022 às 19:08

Ainda que Rafael Nadal não esteja no seu melhor momento, vencê-lo sobre o saibro continua a ser uma façanha. O garoto Carlos Alcaraz, logo na terceira tentativa, abraçou sua chance. Jogou um tênis de primeiríssima linha, tomou a necessária postura ofensiva e, mesmo após um enorme susto com a torção de tornozelo, foi superior ao ídolo por considerável margem. Para coroar mais um momento mágico na sua arrancada, ainda deu uma aula de controle de ansiedade e de ousadia na sempre difícil hora de concluir uma vitória de tamanha relevância.

O primeiro set foi assustador. Alcaraz partiu para cima e fechou a parcial com uma contabilidade notável: 19 winners e apenas 10 erros. Rafa pareceu acreditar que seria possível administrar as trocas de bola, evitando o risco, mas isso foi um erro de avaliação. Mesmo colocando 74% do primeiro saque em quadra, só ganhou 43% desses pontos porque o forehand não tinha a penetração necessária. Marcou meros dois winners e errou oito bolas, sinais evidentes de sua passividade.

Tentou mudar essa postura no começou do segundo set, mas é pouco provável que teria alcançado placar tão elástico se Alcaraz não sofresse perigosa torção de pé logo de início. Ele claramente perdeu confiança e embalo, passou a apressar os pontos e chegou a tentar saque-voleio no segundo serviço num sintoma evidente de que estava perdido.

O susto passou e aí Alcaraz recuperou o domínio. Nadal vivia altos e baixos, com ótimos lances e grandes bobagens, e bastou uma quebra para que a diferença fosse determinada. Alcaraz ainda precisou sacar três vezes e suportou a pressão. Começou o game derradeiro com um saque-voleio de extrema qualidade, surpreendeu com uma curtinha pouco depois e fechou a batalha com enorme correria e poder defensivo. Marcou a décima vitória sobre um top 10, seis em oito nestes quatro meses de temporada.

Não vai dar tempo de festejar porque a próxima tarefa é nada menos que um duelo inédito contra o número 1 Novak Djokovic, com quem treinou durante a semana. Claro que Nole também não vive seu ápice e desta vez a torcida será maciça a favor do espanhol, mas Nole possui ingredientes diferenciados aos de Nadal que Alcaraz terá de lidar: saque mais incisivo, devoluções agressivas e posicionamento em cima da linha. Vamos ver como o pupilo de Juan Carlos Ferrero se adaptará a isso.

A atuação de Hubert Hurkacz foi tão ruim nesta sexta-feira que até fica difícil dizer se Djokovic subiu de nível em relação ao jogo contra Gael Monfils. O polonês se mexeu muito mal, parecia sempre atrasado e fez muito pouco com seus golpes de base, evitando um vexame maior graças ao saque. O fato é que sua irregularidade não deu grande ritmo ao sérvio, que já vinha de um dia inesperado de folga por conta do abandono de Andy Murray. De qualquer forma, estar numa semifinal de gabarito é um alívio e deve deixar Nole bem mais solto.

A outra semi não é menos interessante. O atual campeão Alexander Zverev elevou mais um pouquinho a qualidade até chegar no final do segundo set e aí deu uma incrível ‘viajada’, abusando das duplas faltas e dos erros, que reanimaram Felix Aliassime e esticou o jogo para além da meia-noite local. Contra Stefanos Tsitsipas, carregará um pequeno tabu quando se trata da terra batida, tendo perdido os três duelos para o grego. O primeiro deles foi exatamente em Madri há três anos, outro aconteceu em Roland Garros do ano passado e o mais recente veio na recente semi de Monte Carlo.

Tsitsipas venceu um jogo duro diante de Andrey Rublev. Seu ponto realmente positivo é a versatilidade que consegue no saibro, já que possui todas as variações e tem explorado bem a transição para a frente, não raramente com swing-volley. Como prometeu, mostrou paciência na parte defensiva contra o bombardeio russo. Pode decidir seu segundo Masters seguido e quem sabe repetir a final de Madri de 2019 diante de Djokovic.



Comentários
  1. Marcos

    Dalcim, sempre um prazer ler seus comentários, fiquei esperando um comentário, ou post sobre a grande vitória da Bia e sua evolução este ano. Qual sua avaliação sobre seu atual momento e sobre seu futuro?

    1. José Nilton Dalcim

      Realmente, acabei por não incluir a Bia mas já comentei para outro internauta sobre a boa campanha dela no torneio que equivale a um ‘challenger’. Fiz um longo post sobre a Bia há poucas semanas dizendo que o top 50 é apenas uma questão de tempo. E ela vem cumprindo isso, embora tenha caído um pouco de qualidade tanto nos golpes como na movimentação. Felizmente, na entrevista que TenisBrasil publicou ontem, ela reconhece exatamente esses pontos e sabe que precisa trabalhar nisso porque o circuito está cada dia mais exigente. Abs!

  2. José Eustáquio Masculino Cruz

    Gente não tenham dúvidas Djokovic Rafa ainda vai ganhar muitos torneios,Alcaraz é ótimo mas ainda falta um pouco para ele e vou torcer muito para ele.Mas quero que caia na chave do Rafa em Roma e RG.Para o Alcaráz ver que ele é ótimo mas Rafa muito melhor agora depois que passar o Bastão vai ser o melhor sem dúvidas.risos a Parte o Nole não ganhou nada este ano e vai ser dificil viu kkkk

  3. Lucas

    E não é que o Big 2 passadores de bola não foram engolidos por um feto kkk. Alcaraz não tem medo de cara feia, esse é o segredo, além do jogo completo. Será que o maior e melhor de todos, Roger Federer, dará a honra ao moleque genial de enfrentá-lo?

  4. Marcilio Aguiar

    Dá gosto de ver esse garoto jogar. Ele tem técnica, cabeça firme e audácia. Faz jogadas espetaculares e é agressivo o tempo todo. Espero que sua carreira se consolide e ai teremos mais uma lenda a ser reverenciada daqui a dez anos.

  5. Maurício Luís *

    Mas que ET é esse garoto, meu Deus! Ganhou do Nadal no saibro com o tornozelo machucado; ganhou do número 1 do ranking num jogo parelho suportando a pressão e com curtinhas desconcertantes. Subida meteórica no ranking como se os que estivessem na frente fossem retardatários… Independente do resultado da final, prodígio com todas as letras.
    Acredito que vai herdar boa parte dos seguidores do Federer e angariar muitos outros.

  6. Luiz Fernando

    O grego me decepcionou, jogou na maior parte do jogo como Rafa nos maus momentos: sem energia, com bolas curtas e devolvendo mal. Também ha necessidade de mencionar q Zverev sacou demais e não o deixou sentir-se à vontade na quadra. Aliás, pra vencer amanhã, vai ter q manter esse alto nível…

  7. Maria Izabel

    Impressiona a cada dia o Alcaraz,que talento!
    É uma grande realidade esse garoto.
    Seu tênis é refinado,agressivo,abusado e contundente.Tem jogadas lindas,seus slices são lindos!!Ferrero pegou uma joia rara e está lapidando.Precisa de poucos ajustes,tem cabeça ótima!
    Hoje o jogo no primeiro set ,monstrou o quanto é equilibrado e confiante para virar o jogo.Ele encanta jogando!!Finalmente surgiu Alacaraz,um novo extra classe.Tomara siga melhorando sempre.Penso ser Alcaraz o tenista que vai ocupar a lacuna do Big Tree. Pelo menos ,já o escolhi como sucessor depois da aposentadoria definitiva de Federer.Hoje,só tinha olhos ,para o garoto prodígio.

      1. Maria Izabel

        Sr.José Eustáquio M.Cruz,sou apreciadora de tênis. Minha preferência é Federer. Nadal é um homem lindo e gosto sim, de vê-lo em quadra.Qual é o problema?
        Ah,e já sou Alacaraz também,ok?
        Bom domingo.

  8. Paulo F.

    Para quem irá ganhar 144 GS, 234 M100, 34 Finals, Alcaraz-El não fez uma semifinal um tanto quanto difícil contra um bagre?

    1. Sérgio Ribeiro

      Ainda não se desespere . O “ feto “ apenas atingiu o Top 6 batendo Nadal e Djokovic no mesmo Torneio, assim como seu Mestre também agressivo , fez no ATP FINALS 2010 . A sofrencia mal começou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Abs!

      1. Paulo Sérgio

        Que sofrência? O que eu vejo é sua torcida para os recordes de Djoko e Nadal não aumentarem. Coitado por torcer para um novo tenista já que o seu preferido não ganha nem mais Atp 250. E calma que ainda vem mais bog titles para Djoko e Nadal.

  9. Ronildo

    Djokovic estava completamente desesperado. Estava tão aflito e desesperado que usou balão inúmeras vezes. Algumas vezes Alcaraz até devolveu balão com balão, altíssimo como “jornada nas estrelas”. Estou emocionado. Kkkkk
    Como eu previ, este ano será um ano de muitas alegrias.

  10. Paulo Almeida

    Jogo decidido nos mínimos detalhes, na casa do adversário, melhor partida do ano em três sets.

    A derrota sempre é ruim, mas o nível apresentado por Djokogênio foi uma grata surpresa, menos para quem achou que ele já tinha sido vencido pela idade e que agora iria apanhar de qualquer um.

    Vamos pra Roma.

    1. Daniel+C

      Só vi um gênio na quadra hoje, espanhol e mandando winner pra cima de um rebatedor de bola. Mesmo que esse gênio tenha errado muito hoje, prevaleceu o tênis agressivo em cima do tênis feio de resultados. Um grande dia para o tênis, e a luz começa a aparecer no fim do túnel… Eu diria que deve ser o último ano de trevas no tênis, mas torço para errar e as trevas irem embora mais rápido ainda kkkkkkk.

      1. JAN DIAS

        Graças à Deus a luz está chegando..kk

        E hoje, eu concordo contigo, o KYRGIOS deve estar de mau humor essa noite…kk

      2. Paulo Almeida

        Não, você viu o maior gênio da história do tênis até o momento, o GOAT, encarando de igual pra igual um postulante a gênio 16 anos mais novo.

        O bom dessa história é que a desculpa patética e esfarrapada de idade de minúsculos 5/6 anos a menos vai pro espaço com extrema facilidade.

        Essa vitória terceirizada você comemorou com sorriso amarelo, pois certamente esperava uma surra que não veio.

        1. Paulo Almeida

          Kkkkkkkk

          Na verdade, as trevas acabaram em 2008, mas o terceirão ficou ali sendo um bom coadjuvante do Big 2.

    2. FERNANDO/MG

      Djokogênio, adjetivo vindo de um profundo conhecedor de tênis, só que não… Cada uma que a gente lê aqui, aff. Já jogou? Se jogou, joga como chefe?

      1. Paulo Almeida

        Se as 27 vitórias no freguês não foram suficientes para você perceber o tanto que ele é gênio, será complicado você entender de tênis algum dia…

    3. Sérgio Ribeiro

      Teria o ” goat ” perdido para um ” feto ” caríssimo Piloto ???? rs . Ele mostrou que ainda falta muito pra ser tão dominante como o N 2 de 2005 . Como só fostes apresentado ao ” Rei do Saibro ” em 2008 , ao menos nos poupe de seus argumentos mais que ridículos de uma vez por todas . O ” feto ” já é Top 6 e pode muito bem escrever uma estória semelhante debaixo do teu nariz kkkkkkkkkkk. Abs!

      1. Paulo Almeida

        Sim, perdeu, mas no detalhe e com 16 anos a mais.

        O número 2 ao final de 2005 foi muito dominante no saibro, não no geral. Se ele escrever uma história semelhante, o Craque ainda terá chance de grandes conquistas. O problema é que você não entende muito de tênis e o Alcaraz pode dominar outras superfícies também, escrevendo uma história DIFERENTE daquela da entressafra. Vamos ver.

        Abs!

        1. Sérgio Ribeiro

          Jura ??? . Nadal levou RG , dois MASTERS 1000 no Saibro e dois nas duras , num total de 11 conquistas em 2005 . Fica frio que desconto o fato de não ter precensiado nada antes de 2008 . Quanto a não entender de Tênis, a trinca P.A , P. F . e L.F. e’ insuperável kkkkkkkkk. Abs!

          1. Sérgio Ribeiro

            * PRESENCIADO . Carlitos já possui MIAMI 2022 . Pode muito bem igualar o Touro 2005 e vencer DOIS em 2022 . Abs!

  11. José Eustáquio Masculino Cruz

    Nole só tenho uma coisa para te dizer além de Vesely 0x2 você agora arranjou outro que dificilmente irá ganhar o Alcaráz!Rafa ainda ganha dele mas vc pode esquecer!Carlito cabeça boa,me parece gente do bem e joga muito e tem o Mosquito lá isto conta muito.BIG 3 está no fim praticamente e quem vai dominar é o Rafa iria torcer para o Grego mas se mostrou arrogante.Depois que Rafa parar vou torcer para o Carlito isto é mágico!Mas tirem da cabeça conquistas que o rafa teve que ele não irá igualar nunca nem um terço. em Roma Rafa eu amaria que pegasse ele e duvido que Rafa perde!

    1. José Eustáquio Masculino Cruz

      Digo dominar após o Big 3 é o Carlito e não Rafa.Mas digo que no próximo embate Carlito perde para Rafa tá bom ganhou uma vez vale o adágio faltou pernas para Rafa então os erros vem de monte!Mas em Roma Rafa vai ganhar e RG também!estou é contente irei torcer logo depois que Rafa parar para um cara que se assemelha com ele lutador aquele ultimo ponto Rafa fez muito me lembro como hoje!

  12. Luis

    Alguém ai percebeu que o Alcaraz ganhou do Nadal e do Djoko na sequência? Não me lembro de muita gente que fez isso!!!!

    1. Thiago+Silva

      Em sequência não lembro se já teve, mas no mesmo torneio lembro do Del Potro nas Olimpíadas, do Wawrinka no Australian Open e do Thiem no Finals.

      1. Sérgio Ribeiro

        Em sequência Roger Federer batendo Novak na Semi e Nadal na FINAL do ATP FINALS 2010 . Estão todos no novo Post . Abs!

  13. evaldo moreira

    Da-lhe,
    Touro JR, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o garoto é fera mesmo, não vi o jogo, mas pela materia do tenisbrasil, foi espetacular, caqindo de intensidade no 3 terceiro set, normal né.
    Dalcim,
    Te surpreende essa garoto ?
    Chegou rápido no top 10 não!?
    Uma curiosidade, Dalcim, se puder responder, fico grato: “se Zverev tivesse contiuado com o Ferrero naquela altura, ele estaria bem melhor, bem trabalhado em alguns pontos, ou o gênio dificil e até marrento do alemão, foi que estragou a parceria?”

    1. José Nilton Dalcim

      Me surpreende a rapidez com que chegou lá, mas como eu o vejo há muito tempo eu não tinha qualquer dúvida de que seria um grande jogador. Bem lembrada a questão do Ferrero com o Zverev, mas realmente não deu liga porque o alemão sequer chegava na hora combinada para o treino, segundo contou o próprio Ferrero.

      1. evaldo moreira

        Obrigado mestre,
        Mas imagino eu, se o alemão tivesse cumprido a risca, os treinamentos e/ou orientações do Ferrero, talvez estaria em outro nível, vamos assim dizer.
        Entre Zeverv e stefanos, sou mais o grego.
        Dalcim,
        Stefanos perdeu os 3 últimos embates para o Alcaraz, vi alguns lances, e emalgumas jogadas o grego escolheu mal os lances, ai não ganha mesmo, mas enfim, o que o stefanos T, precisa fazer para derrotar o Alcaraz?

        1. José Nilton Dalcim

          Eu acho que ele precisa insistir na agressividade, Evaldo, incluindo as devoluções de saque. Não pode querer trocar bolas o tempo todo pode seu backhand não machuca o bastante e ainda sofre muito com o saque bem alto que Alcaraz costuma dar no lado da vantagem.

      2. Sandro

        FERRERO é um MESTRE muito exigente e só se encaixa com DISCÍPULOS muito disciplinados… Como ALCARAZ parece ser um cara bastante disciplinado, o garoto se encaixou bem aos MÉTODOS DO “LINHA DURA” MESTRE FERRERO…

  14. Thiago Prada

    Que partida titânica, disputado no mais alto nível dos Olimpos! Que maravilha deslumbrante o jovem Alcaraz!

  15. Paulo Sérgio

    Dalcim,

    Uma pergunta: você já viu curtinha mais eficiente do que a do Alcaraz? Tem potencial para ser a melhor da história? Se tem jogador que fez melhor, cite.

    Sobre Djoko:
    A potência dos golpes voltou;
    O físico voltou ao normal;
    O saque está bom;
    Já pegou ritmo de jogo;
    Precisa apenas ser mais decisivo nos big points;
    É um dos favoritos para RG, atrás de Nadal apenas. Acho que está em igualdade de condições com Alcaraz e Tsitsipas;
    Agora é jogar Roma para ganhar mais ritmo e evoluir para RG.

    Sobre Alcaraz:
    Ganhar de Djoko e Nadal em um mesmo torneio demonstra sua grandiosidade;
    Estou louco para vê-los nos slams após essa ascensão meteórica e espero que não trema nos majors;
    O grande desafio é administrar a pressão de ser um top 5 e não se perder futuramente por causa da fama e fortuna;
    Tem potencial para dominar o circuito após a aposentadoria do BIG 2.

    1. José Nilton Dalcim

      Olha, há até tenista que vive disso, como o Hugo Gaston, mas claro que estamos falando em níveis muito diferentes. Então, no alto nível, acho que somente o Guga fazia deixadas com essa eficiência e num padrão muito alto de exigência.

    2. Paulo Almeida

      PS,

      As curtas do Alcaraz são as melhores que eu já vi: as únicas 10/10.

      Tanto Djoko quanto Alcaraz foram decisivos ou falharam em vários big points, mas acho que o terceiro set poderia ter ido embora muito antes pro lado do espanhol. Não critico o sérvio aqui, apesar da chance do 0-40 no 5-5.

      Abs.

      1. Paulo Sérgio

        PA,

        As curtas são maravilhosas de Alcaraz. Nunca vi igual.

        Com relação a Djoko, fiquei muito feliz com a evolução dele. Pegou ritmo e jogou bem hoje. Agora tenho perspectiva otimista para RG se continuar evoluindo fisicamente e com ritmo de jogo será o favoritaço de WB. Torcer para Nadal não ganhar RG para Djoko empatar em títulos de slams na França mesmo ou em WB.

      2. Sérgio Ribeiro

        Pra fazer este comentário realmente acompanhas Tênis somente após 2008 . Esquecer das Curtinhas Espetaculares de GUGA no Saibro de Roland Garros é pra rir ou pra chorar … kkkkkkkk. Abs!

  16. Luiz Fernando

    Partidaça entre Alcaraz e o Djoko, vencida nos detalhes pelo espanhol. Como esse rapaz tem uma mentalidade vencedora, muito mais do qualquer um da eterna nextgen. Vencer Rafa e Djoko em seguida é p muito poucos…

  17. Sandro

    MONSTRO!!!
    ALCARAZ diz a que veo!!!
    Tão jovem e derrotando NADAL E DJOKOVIC no mesmo torneio: MONSTRO!!!

    1. Paulo Sérgio

      Nenhum dos nolistas, acredito, vai arranjar desculpa de idade para justificar a derrota de Djoko.

  18. Ronildo

    Apesar do Acaraz ter torcido o tornozelo ontem, eu sabia que o Djokovic iria fraquejar mentalmente, já que ele perdeu o superfísico.

      1. Ronildo

        Simmmmm

        Ele fraquejou mentalmente no último ponto. Permitiu ser encurralado por Alcaraz e ficou sem ação no golpe final.

        Fraquejou!

    1. Daniel+C

      Seria se o Alcaraz nao tivesse errado tanto. A real é que ele venceu um Djokovic 100% jogando de forma muito irregular. Imagina quando ganhar mais rodagem e cortar esses erros? É melhor o Djokovic sair de fininho, a mamata acabou e ele finalmente tem concorrência. Vai apanhar muito se continuar kkkkkkkk.

    2. Sérgio Ribeiro

      Juro que não entendi rsrs . Ele é apenas um ” feto ” aos 19 . Assim como Hewitt e Rafa Nadal o eram na mesma idade . Que tal perguntastes a teus pares da Kombi modelo 2008 kkkkkkkkk. Abs !

      1. Paulo Sérgio

        Decida para quem você torce Federer ou Alcaraz? O final de carreira de Djoko é o embate com Nadal para decidir quem ganha na corrida do goat. Alcaraz é o futuro e quem sabe pode ganhar mais de 50 big titles no final da carreira para entrar na discussão. Mais isso só poderá ser respondido com o passar do tempo

  19. Sandro

    Que tenista no mundo não gostaria de ter no h2h pelo menos uma vitória sobre o ASTRO NADAL???
    PARABÉNS AO JOVEM ALCARAZ pelo grande feito!!!

    1. Sandro

      Não viaja!!! Ninguém disse que NADAL é “MUITO INFERIOR” a Djokovic, só na sua cabeça mesmo…

  20. Luiz Fernando

    Os jogadores estão entrando em quadra, deve ser uma grande partida. Palpite: Djoko 2×1…

  21. Alexandre

    Acho que essa partida de hoje será uma das poucas chances que o Nole terá para vencer o Alcaraz, pois como ainda não jogaram é bem provável que a experiência do n°1 possa fazer a diferença.
    Mas creio que após esse confronto e com o espanhol já tendo sentido de perto o jogo do sérvio as coisas vão mudar completamente assim como fez com o Nadal.
    Dalcim, o garoto vai chegar com o motor muito aquecido no RG e vai ser difícil de pegar, heim!!!…

    1. José Nilton Dalcim

      Sem dúvida, Alexandre. Acho que ele está ganhando ‘rodagem’ rapidamente. Ele já fez boas campanhas em outros dois Slam, então isso também ajuda na experiência.

  22. sandra

    Dalcim, será que Alcaraz vai conseguir manter a cabeça no lugar como Nadal, Djokovic e Federer? Se duvidar até o fim do ano ele já vai ser número 1 eu acho que até o momento ele não está com tanta pressão para ganhar um grand slam como ficou Tsitsipas e Zverev!

    1. José Nilton Dalcim

      Essa é uma grande questão, Sandra. Ele parece muito bem orientado e maduro. E concordo, no momento ele não tem essa pressão pelos Slam. Mas nem acho que O Tsitsipas tenha.

      1. Gildokson

        Poxa Dalcim, estou surpreso por você achar que o grego não tenha essa pressão.
        Para mim ele é Zverev estão carregados dela, inclusive ele mesmo deve estar interiormente se cobrando mais após ter chego tão perto em RG.

    2. Sandro

      Claro que ALCARAZ já provou em vários torneios na sua jovem carreira que tem personalidade forte e auto-confiança suficiente pra não ficar de XORORÔ e pondo culpa nos outros pela suas frustrações como faz a MIMIZENTA da NAOMI OSAKA…
      Aliás, ALCARAZ e OSAKA são EXTREMOS OPOSTOS de comportamento… Prefiro, sem sobra de dúvidas, o estilo corajoso e desbravador de ALCARAZ do que a SOFRÊNCIA estilo MARÍLIA MENDONÇA que é a OSAKA…

  23. Carlov

    Frases como “a potênvia fo meu ífolo” é maior que a poténcia fo seu.. parece mais ligada aqula afolescente de 18 falanfo do namorado, mesmo que troqum por palavras como ” predador, craque ou Rei”.. a impressao que fica é a mesma

    1. José Nilton Dalcim

      Carlos, de novo, por favor revise o texto antes de publicar. A quantidade de erros é enorme.

  24. CARLOV

    Nossa. Finalmemte um tenista da nova geração com tênis grande o suficiente para a galera largar o tênis de Nadal, Federer e Djoko, e poderem consumir o tê “Big tênis” de um novo ídolo.

    Afinal, o garoto é Big. E afinal.. somente um Big pata pteencher o vaxio dessa galera fanática.

    O tênis da outra nextgen não tapou o butaco de 5 ou 6, pois não era grandeno suficiente para tal.

    Já vejo 5 ou 6 felizes novamente e transferindo o rol de bobagens pata o novo ídolo.. ; – )

  25. Maurício Luís *

    Vamos ver como vai estar este pé torcido do Alcaraz amanhã. Na hora, o corpo quente, não doi tanto. Mas pelo que já aconteceu comigo, depois a coisa piora. Espero que não, mas não estranharia se o Djoko passasse à final com W.O.

  26. Paulo Almeida

    O Craque deve ter visto que não será possível ficar passivo esperando os tiros do Alcaraz. Espero um grande jogo e, caso ele perca, que não seja varrido sem piedade, rs.

  27. Heitor

    No app do star + não tem reprise do jogo do Nadal x alcaraz. Mas tem do do rublev e do do Djoko
    Que porcaria

  28. Flavio

    Mestre Dalcin tu lembra quando eu dizia que o Alliassime era o maior jovem de grande valor e potencial? Pois é acho que errei, pois o Alcaraz é o grande jovem do momento e esta à frente do Aliassime,embora o canadense seja também promissor mas o Alcaraz é um fenômeno mesmo e os números está mostrando então mestre independente do que acontecer até domingo, o Alcaraz já é uma realidade.

  29. Daniel+C

    Como o Dalcim bem disse, ainda que o Nadal não tenha se preparado direito, vencer ele no saibro é sempre muito difícil. Além disso, acho que o Goffin deu uma amaciada nele para o jogo de hoje rs.

    Mas enfim, o Alcaraz fez a parte dele e a impressão que fica é que finalmente temos um novo fenômeno depois de muitos anos, um jogador com potencial de vencer muitos GS. E tomara que isso se confirme, pois Nadal e Djokovic já abusaram muito da sorte não tendo nenhum fenômeno mais jovem para ameaça-lós depois dos 30 anos, enquanto que o suíço teve que enfrentar os dois no auge físico e técnico, e mesmo assim não fez feio, estando a 1 pontinho de vencer os dois em seguida em um GS aos 38 anos. Mesmo sem ter convertido esse ponto, esse quase feito é um atestado da imensa superioridade técnica do maestro suíço. E se a gente for entrar no lado comportamental então, aí só o Nadal é permitido de entrar na disputa rs

    Engraçado quero sérvio elogiou o lado “pessoal” do Alcaraz. Também, perto do sérvio, é facil ser bom caráter rsrs

    1. Paulo Almeida

      Mais lágrimas de sangue.

      Não ganhou, não teve a tal “superioridade técnica” nos big points e amargou o trivice em Wimbledon mesmo, empacando em “apenas” 4 Slams após os 30, enquanto o Craque tem oito e o Nadal sete. E os dois ainda na ativa.

    2. Paulo F.

      Kkkk
      Federer no seu auge físico e técnico já passava vergonha quando Nadal ainda era um embrião.

      1. Bruno

        Djokovid no seu auge físico e técnico começa a passar vergonha diante do Carlitos.
        Choraaaaaaaaaaa Paulo Google

      2. Sérgio Ribeiro

        Exato , como sempre . Roger Federer ficou 237 Semanas CONSECUTIVAS no TOPO do Ranking. Destas, 160 Semanas CONSECUTIVAS como N 2 , Rafa Nadal ( recordista absoluto) . E’ assim que o desinformadissimo “ nobre “ P.A. posta seus argumentos. Pior ainda quando copia os do Piloto da Kombi 2008 rsrs Abs!

  30. Pedro+Batista

    Boa noite, Mestre Dalcin! Em quem vc apostaria suas fichas para as finais de Madrid? Eu apostaria em Alcaraz e no grego. Porém, no 1° a minha torcida contra o sérvio anti-vacina pesa.

    1. José Nilton Dalcim

      Puxa, é um palpite bem difícil. Eu apostaria em Djoko x Tsitsipas, mas realmente tudo pode acontecer.

  31. Rafael

    O Alcaraz está jogando muito tênis mesmo. Está com a confiança lá nas alturas e teria vencido em 2 sets caso não tivesse torcido o pé. Vejo um grande jogo amanhã contra o Djoko, que jogou muito tranquilo e com inteligência. Colocou o Hubi para correr e não precisou ser tão ofensivo para ganhar os pontos. Mestre, qual o palpite para amanhã? Djoko em 3 sets?

  32. Luiz Evandro

    Como torcedor do Nadal achei que a derrota veio em boa hora, todos sabemos que seu grande rival é Novak Djokovic, e uma derrota na semi poderia mexer seriamente no mental. O foco é Roland Garros. Em Roma, o Miura estará muito mais em forma.

    1. Valmir da Silva Batista

      LUIZ EVANDRO, fazia tempo que eu não lia bobagens tenísticas do patamar de “a derrota veio em boa hora” e “uma derrota na semi poderia mexer no mental”. Dá a impressão que estas duas pérolas do acervo “evandrense” são alusivas a um garoto de 18 ou 19 anos, e não a Rafael Nadal, que é tido até por seus pares como o tenista com mais força e equilíbrio mental, aliás, ele e Djokovic já perderam um para o outro nos mais variados momentos, e até hoje nenhum jornalista especializado e sério afirmou que tais derrotas foderem o aspecto psicológico de ambos, principalmente no que se refere a Rafa…

  33. Ronildo

    Mais um Zverev vs Tsitsipas. Está 7 a 3 para Tsitsipas. É sempre um jogão o encontro dos dois. Apesar de Tsitsipas estar em melhor fase, Zverev tem condições melhores neste saibro de Madri. É um jogo muito importante para a carreira de Zverev, tomara que vença. Se não vencer sua confiança pode decair muito em relação às perspetivas da carreira.

    Quanto à Alcaraz vs Djokovic, vou estar em jejum desde esta hora até 4 horas antes do jogo para que nada de mal aconteça ao rapaz.

  34. sandra

    Dalcim, hoje a pergunta e inversa , Djokovic tem chance com Alcaraz ? Antigamente seria se Alcaraz teria chance com o Djokovic ! Outra pergunta, vc acha que os pais do Tsitsipas e do Zeverev atrapalham tanto ? Eles ganham tão facilmente, parecem até que estão no circuito muitos anos!

    1. José Nilton Dalcim

      Ganham facilmente? Onde você viu isso? Sim, acho que atrapalham. Quanto à semi, acho que o correto é ainda perguntar quais as chances do Alcaraz diante do Djoko e eu acho que são boas, tipo 40% no momento.

    2. Valmir da Silva Batista

      O alemão amarelão e o grego filhinho do papai “ganham tão facilmente”, que cada um tem uma penca de Slam em suas brilhantes carreiras. Como são superiores jogando bola esses meninos, não?

  35. José Eustáquio Masculino Cruz

    Sinceramente vejo que o Carlito mereceu e Parabéns,mas Rafael Nadal não estando com o jogo de pés aprumado erra muito mas agora pra frente Roma ele o Rafa é sério candidato já está voando para Roma e é favorito.Rg também é o favorito pronto.

  36. Arnon+Louzada

    De fato, Nadal não estava em condições físicas e técnica para enfrentar Alcaraz, no nível em que está. Acho que um Nadal x Djoko, seria bem diferente. Apesar da vitória de hoje, Nole não me parece bem para lidar com a potencia de Alcaraz. Acho que será, dadas as devidas proporções, semelhantes ao USOpen do ano passado. Novak será empurrado para trás, irá tirar muitos coelhos da cartola, porém não conseguirá reverter o resultado.

    Assim como o jogo de hoje (Nadal x Alcaraz) é bem possível que Alcaraz passe por cima. Apesar da diferença no estilo de seu adversário, o fator decisivo é ritmo de jogo, intensidade, agressividade e constâncias. Nole não está preparado para isso ainda, assim como Nadal não estava.

    Como disse antes da partida entre os espanhões, a melhor analise para vermos o nível do Alcaraz, e nos prepararmos para RG, seria um possível encontro entre ele e Nole em Roma.

    Em resumo, como é necessário tempo para vermos o estado de Nadal e Djoko, Roma tornou-se a ultima cartada. Lá saberemos como estarão para o GS francês. É claro que isto nunca é definitivo. Mesmo mal, podem chegar na final e ganhar – especialmente Nadal. Mas, ainda assim, para a avaliação deles e do tamanho que o Alcaraz pode chegar em RG, Roma fará toda a diferença.

Comentários fechados.