Bolha e ferrugem
Por José Nilton Dalcim
29 de janeiro de 2021 às 09:59

O tênis de primeira linha deu o pontapé inicial à temporada 2021 em um dia de exibições em Adelaide que colocou em quadra não apenas seis líderes do ranking, mas principalmente os principais candidatos ao título masculino e feminino do Australian Open, que começa dentro de 10 dias.

Novak Djokovic deu um susto ao não entrar para o duelo diante do garoto Jannik Sinner, mas apareceu inesperadamente para jogar o segundo set. E gostei do que vi. Ainda que ostentasse uma considerável bolha na palma da mão direita, soltou-se rapidamente e mostrou a qualidade costumeira nas devoluções profundas. Melhor ainda: esqueceu-se do abuso das deixadinhas e esmerou-se em paralelas magníficas dos dois lados. Sinner jogou muito mal contra Filip Krajinovic e aguentou os primeiros games diante de Nole, mas é desculpável. Vale lembrar que ele passou duas semanas treinando com o canhoto Rafael Nadal e, nesse nível, não é tão bom assim praticar com o mesmo parceiro por tempo tão longo.

Depois de primeiros games de ferrugem pura, Rafa e Dominic Thiem acharam bom ritmo e fizeram um jogo equilibrado com muitas trocas de bola e também alguns erros bisonhos. O austríaco jogou muito atrás da linha, arrancou contragolpes, tentou por vezes subir à rede atrás do saque adversário e o backhand esteve instável. Rafa buscou uma postura ofensiva, usou boas paralelas e foi se aproximando da linha para a devolução conforme o jogo andou. Ganhou em dois sets porque soube aproveitar as chances de quebra. Foi o melhor jogo da rodada, sem dúvida.

Serena Williams venceu apertado Naomi Osaka, mas as duas tiveram terríveis altos e baixos. Dependeram demais do primeiro saque para definir pontos logo na segunda bola e a movimentação de ambas esteve ruim. Osaka fez um set inicial sofrível, depois Serena desabou e por fim venceu no match-tiebreak. Terão de melhorar muito para achar o ritmo ideal.

A falta de competição também pesou para Simona Halep e Ashleigh Barty. Há um ano sem jogar no circuito, a ainda líder Barty usou muito de sua habilidade no primeiro set. Pouco a pouco, no entanto, perdeu energia. A romena, ao contrário, acertou cada vez mais e forçou todos os golpes, alguns com notáveis ângulos, o que me agradou muito. Considerando que Halep tem preparo físico invejável, me pareceu sair à frente como favorita ao Australian Open.

Arquibancadas lotadas sem uso de máscaras, juízes de linha e boleiros a postos, cumprimento e abraço entre os jogadores, o clima destas exibições foi de quase normalidade, o que destoa um pouco da rígida quarentena imposta pela Tennis Australia. Alguns tenistas entraram em quadra de máscaras e mantiveram distância nas entrevistas. Registre-se que desde o início da pandemia, a Austrália teve ‘apenas’ 909 casos fatais e nem chegou ainda a 29 mil casos.

Fim do pesadelo
O isolamento obrigatório e absoluto de 14 dias para os 72 tenistas que embarcaram em voos com passageiros infectados está enfim por acabar. Sábado deve acontecer a liberação para 41 jogadores e domingo, os demais, exceto Paula Badosa, que foi a única oficialmente a contrair a covid. Todos terão dois ou três dias de treino em quadra para disputar os ATPs, WTAs e a ATP Cup, que começam na terça-feira.

A WTA foi muito mais ativa e criou um terceiro torneio de nível 500 só para as que não treinaram até agora –  casos de Victoria Azarenka, Angelique Kerber e Bianca Andreescu -, que acontecerá de quinta a domingo da próxima semana. Stan Wawrinka e Felix Aliassime, ausentes da ATP Cup, jogarão um dos 250.

ATP Cup Challenge
O site da ATP lançou um desafio interessante para os internautas e promete com prêmio a visita aos bastidores do torneio em 2022 e o encontro com um dos tenistas participantes. Clique aqui para entrar e votar (é preciso se registrar caso você não tenha ainda login). Minha aposta? Rússia campeã.

Últimos exemplares
Na comemoração dos 20 anos de Guga como número 1 do mundo, Paulo Cleto decidiu recolocar à venda seu famoso super livro sobre as conquistas de Kuerten em Roland Garros: “Uma História de Amor”. A luxuosa edição está esgotada há tempos nas livrarias e agora restam apenas cinco exemplares nesta promoção. O custo é de R$ 180 reais, além do frete de envio. Quem estiver interessado, contate o email marcia.tenis@uol.com.br.


Comentários
  1. Jotat10

    Pelo jeitão nesse aberto da Austrália em Melbourne, com certeza a pedra no sapato dos favoritos masculino o Rafael Nadal (a qual eu torço) e o Jokovic vai ser o Medvedve o cara joga muito, agora o Berrettini o italiano o cara é incansável me lembra o Nadal em começo de carreira , no feminino pela ordem sou elas a Serena e a Osaka.

  2. Pieter

    Dalcim, você saberia nos dizer se o site do AusOpen vai transmitir todos os jogos, gratuitamente, como em anos anteriores?

    1. José Nilton Dalcim

      Irá, o problema é saber se o sinal não será bloqueado para o Brasil, já que a ESPN também usa sistema de streaming no seu site.

  3. Rubens Leme

    Para quem gosta de cinema e de referências a outras obras, sugiro Um Tiro na Noite, de Brian de Palma, com John Travolta e a musa do diretor, Nancy Allen. O filme faz referências a dois filmes que adoro, A Conversação (de Francis Ford Coppola, lançado logo após O Poderoso Chefão) e Blow Up, de Michelangelo Antonioni.

    De Palma não tem o brilho de Coppola ou Antonioni, mas dá a Travolta um dos seus melhores papeis, em uma era em que o cinema ainda era visto como arte e realizava obra para pessoas pensarem e não apenas blockbusters da Marvel ou DC.

    1. Barocos

      Rubens,

      Não sei se é culpa da minha formação técnica ou do meu apreço por ciência, mas filmes de super-heróis nunca me interessaram muito e os mega-exageros das versões atuais aumentaram em muito a minha antipatia. Junte todos à série “Duro de Matar (/Assistir)” e “Os Mercenários …” e minha lista dos piores fica completa.

      Saúde e paz.

      1. Sandro

        Barrocos, quanto a filmes de “super-heróis ” , também não gosto, nem quando eu era criança gostava deste tipo de filme e agora, muito menos.

  4. Luis Alves

    Oi Dalcim, uma pergunta fora do assunto do post.

    Você já foi convidado ou sondado para ser treinador de algum tenista dentro do top 300?

    Obrigado

  5. Luiz Fernando

    Vejo a chave do Rafa como muito boa, se ele estiver em boa condição física. Se tivesse jogado as duas partidas da ATC Cup de forma convincente diria q iria sem sustos até a semi, mas está com esse incomodo na coluna, nesse AO em mais de uma vez ele já teve problemas físicos q o atrapalharam muito. Gostaria muito de vê-lo em quadra hj a noite ou numa eventual final para ter uma noção melhor, pois gostei muito do q vi na partida exibição contra Thiem.

    Dalcim, na exibição da semana passada Rafa subiu regularmente a rede e com muito sucesso nos voleios. Como já está com quase 35 anos e não tem mais o preparo de 10 anos atrás, qual a chance q vc vê dele adotar esta postura neste torneio? Pex, não consigo vê-lo vencendo o Djoko ficando no fundo da quadra numa hipotética final, mas se lembrarmos daquela semi de W 2018 quando perdeu em 5 sets com chance de vencer, sua postura foi essa, ir muito a rede, e me parece q foi muito sucedida.

    1. José Nilton Dalcim

      Nadal voleia muito bem e sem dúvida seria uma alternativa importante. Mas parece que o piso não está tão rápido e isso pode inibir um pouco a iniciativa.

  6. Luiz Fernando

    Grande resultado do Monteiro, esse Alcaraz não é badalado a troco de nada, tem grande potencial, uma vitória em sets diretos é algo bem expressivo. Na torcida pelo brazuca…

  7. Sandro

    Matteo Berrettini é a maior revelação entre os tenistas número ! de suas equipes, venceu com extrema facilidade seus compromissos de simples com 6/2, 6/4 sobre Thiem e 6/4. 6/2 sobre Mofils, Ainda venceu ao lado de Fabio Fognini por 6/1. 6/4 o jogo de duplas contra Dominic Thiem e Dennis Novak.

  8. Sandro

    Bom Dia Dalcim!
    Achei total falta de fairplay, falta de ética, falta de bom senso, um total anti-clímax, a Espanha ter se retirado de quadra após perder o primeiro game do jogo de duplas. E o público que estava a fim de assistir a partida pela televisão? Esse público foi totalmente desrespeitado! E os patrocinadores também foram desrespeitados! Sempre é bom ver todo o talento, a variação de golpes e acriatividade de Tsitsipas dentro de quadra, e a retirada da Espanha nos privou disso! Esse jogo de duplas valia pontuação no ranking e premiação em dinheiro! A dupla espanjola esnobou os pontos no ranking, esnobou a premiação em dinheiro, esnobou os patrocinadores e, acima de tudo, esnobou o público televisivo que queria ver a partida!

    1. José Nilton Dalcim

      Concordo totalmente, Sandro. A menos que tenha havido uma séria contusão, o que não me pareceu o caso.

  9. Luiz Fernando

    Djoko vem jogando de forma muito efetiva contra Zverev, com poucos erros, demonstrando ser o favorito p vencer o AO, mas o q chama atenção é o desempenho do serviço e do BH do alemão, simplesmente matadores. O alemão vence o tiebreak no momento por 52, num set equilibrado e q qualquer um poderia ter vencido!!!

  10. Joaquim Saraiva

    Shapovalov tem golpes potentes e plasticamente bonitos, mas falta ainda a regularidade necessária para vencer grandes jogos. Particularmente, apesar de admirar o revés do canadense, não consigo sentir firmeza no movimento.

  11. Sandra

    Dalcim , uma curiosidade, esses pontos da ATP cup somam ? Mesmo no caso de Djokovic ? Ele não foi campeão ano passado ?

  12. Sandra

    Dalcim , como descobriram que esse funcionário estava com Covid ? Será que ele teve sintomas ? Mas o perigo continua , e os assintomáticos ? Como prevenir ? E uma verdadeira roleta russa !

    1. José Nilton Dalcim

      Ele deu positivo, então por algum motivo as autoridades de lá fizeram o exame. Em países desenvolvidos, se fazem testes de prevenção, Sandra, mas não sei se este foi o caso.

  13. Oswaldo E. Aranha

    Pescaria. Procurei um peixe gostoso e fiquei preocupado em capta-lo. Depois de uma previa seleção entre pacu, dourado, pescada, robalo e outros acabei optando por um que mais me agradou, bagre; bem, no tênis….

  14. DANILO AFONSO

    Dalcim, como ficou a pontuação da ATP CUP com a diminuição de países participantes ??

    Continuam os mesmos 750 pontos da edição anterior ?? E a pontuação das demais fases ?? Permanece a pontuação por peso conforme o ranking do adversário nas simples ??

    1. José Nilton Dalcim

      Não, diminuiu. A tabela é muito extensa, porque depende do ranking do oponente e da rodada. O campeão invicto somará 500 pontos.

  15. Ruy Machado

    Dalcim, boa tarde! Com o cancelamento da rodada de 5°F do ATP Cup (em virtude de um funcionário do hotel, onde os tenistas cumpriram quarentena, testar positivo para Covid-19), você acredita que possa comprometer não só o resto do torneio como também o AO? Parabéns pela Libertadores e espero que o meu Mengão faça o dever de casa e leve o BR-20… Desde que o Ceni não atrapalhe… Rsrsrs… Abc

    1. José Nilton Dalcim

      Bom, o primeiro problema é que a ATP Cup agora terminará no domingo. Mas ainda não acredito em adiamento do Australian Open.

  16. Sandra

    Dalcim ,estava vendo um jogo de duplas hoje , acho que eram os russos contra japoneses , mas não entendi por que na dupla dos japoneses um deles não era japonês , pode isso?

  17. periferia

    O tempo não para

    Após a vitória do deputado Arthur Lira para presidência da câmera…um grande empresário ofereceu na mesma noite da vitória…em sua mansão à beira do Lago Paranoá…uma grande festa para mais de 300 convidados…entre eles ministros do governo e apoiadores do deputado alagoano…com vinhos caríssimos e champanhe…muita champanhe.
    Cazuza estava certo…
    Aquilo era uma piscina cheia de ratos.
    Estão transformando o país inteiro num puteiro.
    Pois assim se ganha mais dinheiro.
    Enquanto isso vamos vivendo da caridade de quem nos detesta (600 reais).
    Mas não estamos derrotados.
    Saiba que ainda estão rolando os dados.
    Porque o tempo…o tempo não para.

  18. Luiz Fernando

    Kyrgios disse algo parecido como “infelizmente tive q voltar a jogar tênis”, algo pessoal e um sentimento q é apenas dele, sem ter q dar satisfações. Mas achei genial a pergunta do Saretta: será q o tênis sentiu falta dele? Creio q a maioria não sentiu…

      1. Rodrigo S. Cruz

        Quanto despeito hein, sr. Fabriciano…

        Achar o Nick Kyrgios antipático ou torcer contra ele, é totalmente normal.

        Agora, negar que o cara é uma das maiores atrações do circuito é insano.

        1. Luiz Fabriciano

          Despeito? Insano?
          Me poupe Rodrigo.
          Para mim não faz a menor falta mesmo. Não torço contra ele nem contra ninguém. Só não torço a favor dele. Ao menos enquanto ele for como eu acho que ele é e/ou como se mostra que é.
          Jogadas de efeito, com malabarismos, proporcionando espetáculo e principalmente com respeito à todos, o Monfils faz aos montes e esse sim, faz falta.
          Agora você falar de despeito, quando comparou esse semana uma vitória de Djokovic, sobre um jogador que nem é seu favorito, a um dia de merda pois estava incluído nesse dia, além da vitória citada, os acontecimentos na política brasileira… é querer demais.
          Saudações.

    1. Rodrigo S. Cruz

      Pois você pode ter CERTEZA que o tênis sentiria muita falta dele sim!

      Irreverente, polêmico e cheio de jogadas inesperadas.

      Com todo respeito, mas INFINITAMENTE mais interessante de acompanhar do que o Rafael Nadal…

      1. Luiz Fernando

        Hummm, não pensei nisso, talvez um Honda Fit seja mesmo um carro mais interessante do q a Ferrari…

        PS: quando falei do Fit o fiz sem qualquer menosprezo, já tive dois…

        1. Rodrigo S. Cruz

          Nos resultados o Nadal é uma Ferrari mesmo. Não vou discutir.

          Mas essa não é a única coisa capaz de atrair o público…

  19. Luiz Fernando

    Federer voltará em Doha, um atp 250, e creio q foi uma escolha sábia e de bom senso, pois voltará a jogar após um ano parado e evitará um torneio desgastante. O detalhe é q quando Nadal voltou em Vina Del Mar em 2013, igualmente um atp 250, os bobos de sempre postaram aqui q ele “fugiu” do AO, vamos aguardar as postagens ponderadas acerca da “fuga” de Federer, há alguns dias já postaram aqui q fez muito bem em pular o AO pelo problema do covid kkk…

    1. Jairo Silva

      Federer adora esses torneios minúsculos Luiz. Bom pra ganhar ritmo. É um torneio que Novak não joga, então o suíço pode até vencer.

      1. Sérgio Ribeiro

        Esquece Federer e vá se informar melhor cumpadre . Novak e’ Bi-Campeao do Torneio edições 2016 e 2017 . Ou a criança não sabia ? . Depois de mais de um ano parado o Craque vai começar por Doha , depois ATP 500 de Dubai , MASTERS 1000 de Miami e possivelmente toda a Gira de Grama… Abs!

    2. Miguel BsB

      Desse sim o mundo do tênis tem sentido muita falta!
      Do Prick Kyrgios? Não vou falar nada em respeito aos colegas que torcem por ele…

    3. Gildokson

      Kkkkkkk Vdd!!!
      Pessoal bobo q torce para o Federer (grupo no qual eu me enquadro) vamos todos criticar o gênio por fugir do AO! Vamos ser justos e ter a mesma postura de 2013 gente!!!!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Luiz Fernando

        Vc torce p o Federer mas não é um dos de sempre, este seleto grupo é composto por alguns q parasitam o blog ha anos, caracterizados por um peso e milhares de medidas, vc é mais contemporâneo no blog…

  20. Luiz Fabriciano

    Mestre Dalcim, faz frio na Austrália durante o dia nessa época do ano?
    Quase todas das equipes de agasalhos nos bancos.
    E parece que somente do #1 fez jus ao seu posto mesmo nessa primeira rodada.

    1. José Nilton Dalcim

      Está bem mais frio do que o normal, Luiz. Nesta semana, teremos só um dia com 30 graus. Semana que vem, a segunda-feira de abertura deve ter máxima de 18 graus!

  21. Luiz Fernando

    Rafa começa o ano assustando seus torcedores, mas parece q não foi nada demais esse problema lombar. Vamos ver se joga quinta…

  22. Sandro

    Essa ATP CUP superou todas as minhas expectativas já nos primeiros jogos ! Partidas emocionantes e rivalidades a flor da pele logo no primeiro dia de disputa !!! Simplesmente “SENSACIONAL” a ATP CUP!!!

  23. Sandro

    Djokovic “ON FIRE” na ATP CUP!!! Duas partidas quentes de altíssimo nível contra duas verdadeiras máquinas de sacar canadenses! Shapovalov e Raonic estão entre os maiores sacadores do mundo 🌍, foi uma “PROVA DE FOGO 🔥 ” para a capacidade de recepção e devolução de saque de Djokovic . E Djokovic passou com louvor nas duas partidas que venceu hoje contra os canadenses!

  24. Sandro

    Bom Dia Dalcim !
    Achei Dominic Thiem irreconhecível dentro de quadra, muito tenso, não jogou relaxado nenhuma das duas partidas, sem confiança e precisão nos golpes. Será que sentiu a pressão da estreia ? Será que o baixo desempenho em simples influenciou no emocional para o jogo decisivo em duplas?
    O fato é que Dominic Thiem depende de uma vitória da França 🇫🇷 sobre a Itália 🇮🇹 para se classificar para a próxima fase…
    Além disso, Thiem tem que entrar mais relaxado e confiante contra Gael Monfils se quiser jogar as semifinais…
    Dennis Novak cumpriu muito bem o seu papel, quem ficou devendo foi justamente Dominic Thiem….
    Aguardo melhoras no seu desempenho !

  25. Luiz Fernando

    Final do primeiro set entre Sérvia e Canadá e pudemos observar a diferença abismal entre Djoko, uma lenda viva do esporte, e o Shapovalov, uma eterna promessa q nunca chega nas grandes vitórias e conquistas, sempre frustra as expectativas, finalizando o set com 2 duplas faltas grotescas…

    1. JAN DIAS

      Se o SHAPO não diminuir os erros não-forçados, vai patinar a carreira toda…
      E precisava tb arrumar um slicizinho pra ajudar de vez em quando, mas ele não tem essa mão… 🖐🏻

      1. Miguel BsB

        Perfeita avaliação Jan! É bem por aí mesmo. Ele tem que deixar de ir sempre pro tudo ou nada principalmente nos pontos importantes…
        Tem tb de parar de ser extremamente pilhado, ficar berrando e comemorando todo e qualquer ponto, e começar a ser mais frio e tranquilo.
        E o slice é essencial, ainda mais pra quem tem esquerda de uma mão…

        1. JAN DIAS

          Obrigada Miguel! 👍🏻 E Você tá certo, ele tem que deixar a gritaria de lado e ser mais calmo e focado, ele se perde no meio do entusiasmo e esquece de analisar o jogo..
          Ele precisa de + concentração mental e + consistência técnica…

  26. Rodrigo S. Cruz

    Putz…

    Mas que “diazinho” de MERDA esse, viu!

    Absolutamente nada se salva…

    Arthur lira, chefe do quadrilhão do PP, eleito presidente da Câmara.

    Rodrigo Pacheco, com a benção do Bolsonaro e do PT, presidente do Senado.

    Fabio Fognini, numa apresentação pífia derrotado.

    Dominic Thiem, numa apresentação pífia derrotado.

    E Novak Djokovic vence mais uma do seu freguês Dennis Entregão-nov…

    1. Luiz Fernando

      Vamos torcer pro Lira e pro Pacheco se afinarem com uma agenda de reformas p o país, o problema do Maia, q é farinha do mesmíssimo saco do Lira, é q por ser inimigo político declarado do Bozo travava as pautas de interesse do país. Tinha q torcer pro Botafogo mesmo…

      1. Rodrigo S. Cruz

        Que ingenuidade, Luiz.

        Você acha mesmo que o Lira ou o Bolsonaro estejam minimamente preocupados com reformas?

        O primeiro, só se preocupa com poder político e emendas. E o segundo, só se preocupa em escapar do impeachment.

        E não era propriamente o Maia quem travava reformas, não.

        Na maior parte das vezes era o PRÓPRIO Jair Bolsonaro que criava empecilhos com a base dele, ou então deixava de cumprir a sua atribuição em enviá-las ao legislativo.

        1. Barocos

          Rodrigo,

          Exatamente. Nunca vi uma equipe tão ruim, nem mesmo da péssima Dilma. Só se salvam os ministros da Agricultura e da Infraestrutura, e olhe lá.

          Saúde e paz.

          1. Miguel BsB

            Não sei porque elogiam tanto essa ministra da Agricultura, a Miss Veneno.
            Já liberou goela abaixo da população centenas de novos agrotóxicos…
            Praticamente todos os itens de alimentação (Arroz, Feijão, Carnes etc etc) subiram demasiadamente de preço. Quem faz compra sabe o quanto tem subido o supermercado.

        2. Luiz Fernando

          Talvez eu seja muito inocente mesmo mas quero um país melhor, independentemente do governo ter está ou aquela tendência. O Maia foi um inimigo do país nestes dois anos, não vejo como possa piorar c a saída dele…

          1. Miguel BsB

            Hahahahaha
            Acreditar em Arthur Lira e Centrão é demais!!! kkkkkkkkk
            Luiz, numa boa, atenha-se ao “e o Lula”, “e a Dilma”? rsrs

  27. DANILO AFONSO

    Faltam 5 semanas para NOVAK tornar-se recordista de semanas na liderança do ranking masculino e 72 semanas para superar o recorde absoluto de Graf.
    ___________________
    O goatcar pouco a pouco vem tirando a diferença do carro suíço…com mais uma semana na liderança o sérvio já poderá abrir a “asa móvel”…
    Haja coração !

    1. Ronildo

      Herança da pandemia. Se o circuito tivesse seguido o curso normal desde janeiro de 2020, em setembro Thiem já estaria como líder do ranking. Nunca vi um recorde ser alcançado impulssionado por tantas desgraças como foi neste caso.

  28. Miguel BsB

    Mestre Dalcim!
    Passando aqui pra dar os parabéns a você e a toda torcida Palmeirense do Blog pela Épica conquista do Bi campeonato da Libertadores!
    Avanti Palestra!!!!

  29. Rubens Leme

    Dalcim, a gente critica tanto o amadorismo e os péssimos dirigentes brasileiros, mas viu as notícias do Barcelona?

    Primero, publicaram que o time tem um passivo superior a 1 bi de euros (https://aquicatalunha.com.br/a-crise-financeira-do-fc-barcelona-em-numeros-divida-de-mais-de-1-bilhao-de-euros/) e nestes dias, um jornal publicou o contrato que Messi assinou em 2017 e vai até agora, julho de 2021.

    Os números são pornográficos: 555 milhões de euros por 4 anos, apenas de salários (ou seja, 138 mi por ano ou 11,5 por mês, algo em torno de 75 milhões mensais), que líquido, chega perto de 500 milhões.

    Mas não foi apenas isso: o contrato previu o pagamento de € 115,2 milhões apenas por Messi ter aceitado a renovação e mais € 77,9 milhões pelo que o jornal afirmou ser conceito de “fidelidade”.

    Ou seja, Messi embolsou quase 750 milhões de euros, o que daria mais de 100 milhões mensais brutos! Posto isso, talvez perder o maior craque da história do clube pode ser a única maneira de começar a sanar as dívidas, porque não há menor condição de uma renovação, especialmente após ter vazado o contrato.

    Só para ter uma ideia do tamanho disso, Palmeiras e Flamengo, os clubes mais ricos do Brasil, tinham um orçamento, juntos, de 1,3 bilhão, para 2020. Sozinho, Messi chegou perto disso, com mais de 1,2 bi, ainda que seja um valor bruto.

    Quem não adoraria um amor desses, não?

    https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/jornal-revela-contrato-de-mesi-com-barcelona-euro-5552-milhoes-em-quatro-anos.ghtml

    Ou seja, Messi embolsou quase 750 milhões de euros, o que daria mais de 100 milhões mensais! Posto isso, talvez perder o maior craque da história do clube pode ser a única maneira de começar a sanar as dívidas, porque não há menor condição de uma renovação, especialmente após ter vazado o contrato.

    Só para ter uma ideia do tamanho disso, Palmeiras e Flamengo, os clubes mais ricos do Brasil, tinham um orçamento, juntos, de 1,3 bilhão, para 2020. Sozinho, Messi chegou perto disso, com mais de 1,2 bi, ainda que seja um valor bruto.

    Quem não adoraria um amor desses, não?

    https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/jornal-revela-contrato-de-mesi-com-barcelona-euro-5552-milhoes-em-quatro-anos.ghtml

    1. Thiago Silva

      Agora falta fazerem a conta de quanto o Messi gerou de renda para o Barcelona nos últimos 13 anos. Se ele ganhou tanto assim é porque o retorno foi muito maior.

  30. periferia

    Napoleão de Abel Gance ….1927.

    Filme mudo…um épico de 5h30…uma expressão de loucura e paixão de seu diretor…Abel Gance.
    Com um visual de um quadro barroco…é um dos mais importantes do cinema.
    Com uma duração pouco comercial…o filme foi mutilado pela MGM (comprou os direitos de distribuição).
    Algumas partes do filme ficaram perdidas por anos…o historiador de cinema Kevin Brownlow..em 1979 conseguiu restaura-lo…depois de mais de 20 anos dedicados ao resgate do filme.
    Napoleão ganhou duas novas partituras ( a original era de Arthur Honneger)…uma de Carl Davis e outra de Carmine Coppola (pai de Francis Ford Coppola que adquiriu os direitos do filme e patrocinou a restauração).
    Abel Gance acompanhou de perto a reconstrução de seu épico…mesmo com mais de 90 anos (morreu em 1982).
    O filme tem a participação (atuando) de Antonin Artaud…outro gênio…especialista na loucura viver.

  31. DANILO AFONSO

    POPULARIDADE DJOKOVIC

    No primeiro dia deste ano, tirei uma “fotografia” do quantitativo de seguidores dos membros do BIG 3 para verificar se neste mês janeiro, Djokovic continuaria se destacando na captação de novos seguidores na rede social Facebook, igualmente vem ocorrendo nos últimos anos.

    Vejamos a quantidade de novos seguidores que os membros do BIG 3 obtiveram entre o dia 1º de janeiro até às 21h20 de hoje (dia 31):
    Djokovic – 146.479
    Nadal – 27.231
    Federer – 13.082

    O tenista Thiem que é membro do TOP 3 do ranking, alcançou no mesmo intervalo, 8 mil novos seguidores.

    Tal número acima obtido pelo Djokovic resulta uma média de 4.725 novos seguidores por dia.

    Do dia 24/09/2020 até a presente data (intervalo de 129 dias), Djokovic conquistou 668.665 novos seguidores, saltando de 9.014.434 para 9.683.099 seguidores no facebook.

    Mantendo a média diária entre 4.200 a 5000 novos seguidores nos próximos 80 a 90 dias, Djokovic alcançará no intervalo de cerca de 7 meses (setembro/2020 a abril 2021), 1 milhão de NOVOS seguidores no facebook, e atingirá a marca total de 10 milhões de seguidores na citada rede social.
    Desde que comecei a observar os números de torcedores seguidores dos principais tenistas nas redes sociais, nenhum outro tenista conquistou tantos seguidores em um intervalo tão pequeno.

    Saudações Nolistas !!!

    1. Sérgio Ribeiro

      Bom , pela importância dessas suas pesquisas poderemos observar com clareza no AOPEN, caro Danilo. E’ a casa do Octacampeão. E o público presente não serão os “ Velhinhos “ de Wimbledon rs . Logo o Sérvio deverá ter grande parte da torcida a seu favor . Jura ?..Abs!

    2. Daniel C

      Esse crescimento é esperado. Sendo o atual no1 do mundo e estando no centro das atenções por causa da questão os recordes, ele acaba absorvendo todos aqueles jovens (que é o público que mais utiliza redes sociais) que começam a se interessar por tênis. Mas eu ainda acredito que o parâmetro de popularidade mais preciso é aquele dentro de quadra mesmo, e nesse aí, curiosamente, o sérvio parece bem menos popular…

      E no fim das contas, é aquilo que eu sempre digo: no caso do sérvio, essa popularidade é reflexo do sucesso / resultados. A maioria das pessoas gosta dos vencedores, colocando outras virtudes em segundo plano. E muitos jovens que começaram a acompanhar o esporte agora, infelizmente perderam o tênis da década de 90 e início de 2000, que era muito mais interessante (no quesito estilos diferentes de jogo)

      1. DANILO AFONSO

        Concordo com você Daniel. O crescimento ocorre principalmente pela visibilidade que tem o tenista n. 1 e porque o sérvio está próximo de atingir um recorde muito importante no esporte e pode alcançar outros futuramente. Mas não podemos esquecer que Federer e Nadal também usufruem e usufruíram muito na década retrasada que dominavam o circuito. Isso é normal em todos esportes.

        Não toquei no assunto carisma porque é um indicador muito subjetivo e difícil de mensurar. Sei que muitos aqui acham que o sérvio não tem carisma, mas parte da sua popularidade crescente vem pelo seu comportamento descontraído, espontaneidade nas entrevistas e manifestações (algumas que não concordo) e obstinação como atleta.

        Conforme já disse outras vezes aqui no blog, se pudéssemos substituir o público mais “velho” que comparece nas reta final dos principais torneios pelo público jovem de torcedores que acompanham o esporte desde o auge do sérvio, Djokovic teria um apoio maior nas quadras.

        Saudações Tenísticas !!!

        1. periferia

          Olá Danilo.

          Se substituir o público mais velho…não vai ter circuito….quem sustenta o esporte são os “tiozinhos”.
          Se balançar a molecada…não cai uma moeda.

          Abs

  32. Sandra

    Dalcim ,, me perdoe a minha ignorância , mas ESPN play e um canal de Tv ou alguma coisa de internet ? A minha assinatura e da Net, o band sport eu pago avulso e esse ESPN play se for na tv seria que número? Obrigada , aliás pelos seus comentários acima vc deveria ser político rsss

    1. José Nilton Dalcim

      Ah, não dá para ser político, sou um cara sério… rsrs… ESPN Play é o aplicativo da ESPN para laptop ou celular. Você tem de baixar e depois você informa qual a operadora que paga e sua senha/login da operadora. Aí fica liberado. Deu para entender?

        1. José Nilton Dalcim

          Não. Como você assina alguma operadora, você tem direito. Só precisa colocar qual é, o login e a senha (se não lembrar ou não tiver, você tem que ir no site da operadora e criar).

  33. Sandro

    A primeira rodada da ATP CUP já começa quentíssima, são só jogaços a partir das 20h e varando a madrugada:
    20h00 – Dusan Lajovic vs. Milos Raonic
    20h00 – Dennis Novak vs. Fabio Fognini
    21h30 – Novak Djokovic vs. Denis Shapovalov
    21h30 – Dominic Thiem vs. Matteo Berrettini
    3h30 – Roberto Bautista Agut vs. John Millman
    3h30 – Andrey Rublev vs. Guido Pella
    5h00 – Rafael Nadal vs. Alex de Minaur
    5h00 – Daniil Medvedev vs. Diego Schwartzman

    1. JAN DIAS

      Graças à Deus o tênis vai começar pra tirar um pouco nossa mente dessa pandemia! 🙏

      Destaque p/:
      🎯 DJOKO x SHAPO (vamos ver se o canadense ganha dessa vez, já que ano passado ele deu um calor danado no sérvio)

      🎯 THIEM x BERRETTINI (embora o jogo do italiano seja limitado, a troca de pancadaria pode ser interessante)

      🎯 MEDVEDEV x PEQUE (a antipatia do argentino pelo russo dá um temperinho pro jogo, embora a vantagem clara nesse piso seja do MEDVEDEV).

  34. Rubens Leme

    DAVID BOWIE – THE MAN WHO SOLD THE WORLD (1970)

    Esse é o disco mais estranho da carreira de David Bowie, afinal trata-se um álbum de hard rock, quase heavy metal, e de acid rock. Influenciado pelo seu meio-irmão, Terry Burns (que se suicidaria em 1984), Bowie montava o embrião do que viria a ser o Spiders from Mars, com destaque para o espetacular guitarrista Mick Ronson.

    Assim, inspirados por Led Zeppelin, Black Sabbath e, principalmente, o Cream (a banda favorita de Terry), Bowie lançou em 1970 (nos EUA, no Reino Unido só sairia no ano segunte), The Man Who Sold the World.

    Sim, é o disco que tem aquela canção que virou carne de vaca com o Nirvana, mas o disco tem muito mais como a abertura pesada com a guitarra cheio de distorção e acidez de Ronson em “The Width of a Circle”. O disco aborda a loucura – “All the Madmen”, Vietnã – “Running Gun Blues” -, Nietzche – “Supermen” -, além de esquizofrenia, na faixa título.

    É também o primeiro disco a mostrar Bowie andrógino, usando um vestido longo na capa da versão inglesa, já que a edição norte-americana trazia um homem de chapéu, com uma arma embaixo do braço enrolada em um lençol.

    Junto com o disco posterior – Hunky Dory (1971) – são meus dois discos favoritos do camaleão. Em 1972, conheceria o estrelato com The Fall and Rise of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, entrando definitivamente no imaginário pop.

    As raízes, no entanto, estavam aqui e não é surpresa alguma que o disco venha ganhando mais e mais apreciadores.

    https://www.youtube.com/watch?v=5ALq43cTV-s

  35. Sandro

    Parabéns DALCIM pelo TÍTULO DA LIBERTADORES!!! Foi ÉPICO!!! Foi FANTÁSTICO!!!
    Agora rumo ao BI- CAMPEONATO MUNDIAL!!!
    Algo me diz que o PALMEIRAS 🌴 vai papar esse título mundial agora!!! Sou VASCAÍNO, mas admiro muito o time do PALMEIRAS e seu excelente técnico ABEL que merecem muito o título de CAMPEÃO DO MUNDO 🌍!!!

  36. Luiz Fernando

    Dalcim, vc concorda c a afirmação do Thiem q julga o AO de uma certa forma aberto? Eu vejo Djoko no AO sempre a frente dos demais…

    1. José Nilton Dalcim

      Acho que no nível dos quatro primeiros do ranking, há sim um considerável equilíbrio. Mas obviamente Djokovic sai com favoritismo natural. Mas ainda prefiro ver a ATP Cup antes.

      1. Sandro

        Concordo contigo Dalcim, levantar favoritos antes da ATP CUP onde estão as feras que correm ,também,atrás do título do Australian Open seria um pouco precipitado . Amistoso é amistoso não dá pra ter como base o amistoso entre Nadal e Thiem, por exemplo, mas a ATP CUP é pra valer, conta pontos para o ranking e vale título!!! Então, a ATP CUP será o melhor termômetro para o AUSTRALIAN OPEN até porque os TOP do ranking se enfrentarão lá!
        Por enquanto, concordo com Thiem também, o torneio está aberto, pois considero Thiem, Nadal e Djokovic com reais condições de conquistar não só a ATP CUP, mas como o AUSTRALIAN OPEN também!

        1. José Nilton Dalcim

          Além disso, serão quatro jogos em cinco dias para os finalistas, o que dará também para ter uma noção da parte física, essencial num Slam.

    2. DANILO AFONSO

      LF, queria ter esse otimismo no Djokovic no AO. Apesar do sérvio ser o rei lá, sempre acredito que há vários adversários para vencê-lo no piso predileto da maioria dos tenistas.

      Toda temporada tenho a impressão que o sérvio tem uma probabilidade maior de levar o título em Wimbledon, por ser o piso de maior dificuldade para muitos tenistas e consequentemente poucos adversários capazes de fazer frente ao sérvio e ao Federer na grama, principalmente depois que o Murray deixou de ser competitivo.

  37. Rubens Leme

    Dalcim, a entrevista pós-jogo mostrou o fosso que há entre um treinador como Abel Ferreira e os brasileiros. O Galiotte deveria ser esperto, chamá-lo para renovar o contrato que vai até 2022, com um novoo até 2025, dobrar o salário dele (ganha 100 mil dólares mensais), porque com ele, o Palmeiras pode enfileirar troféus.

    Nesta década a Libertadores é apenas o sétimo nosso, ainda atrás do São Paulo (8), Santos (12) e Corinthians (17): são dois Paulistas (2008 e 2020), Brasileiro (2016 e 2018), duas Copas do Brasil (2012 e 2015) e agora, a Libertadores.

    Por isso, o Palmeiras precisa começar a vencer, mesmo sem ser a equipe exuberante dos tempos da Academia. Cansei de ver nossos rivais levantando taças jogando menos do que nós, mas comemorando. Aceito o pragmatismo, desde que venha acompanhado de títulos.

      1. Sérgio Ribeiro

        Que o jovem treinador é sério e competente não há dúvidas , Dalcim. Mas depois dos jogos contra River Plate ( o segundo ) e Flamengo, o gajo caiu num pragmatismo danado. O Rei e o Divino devem ter ficado envergonhados com essa pelada de ontem . A Academia partia pra cima daquele timaço mesmo na Vila Belmiro. Até as declarações pareceram combinadas “ não viemos pra jogar bonito e sim levar a taça “ . Flamengo e River Plate 2019 também queriam a Taça…Como não aguento mais gringo com a lorota que não liga pro Mundial ( adoram desde 1960 ) , a UEFA é que não se bica com a FIFA , não sei porque a segunda se meteu no Mundial. Daí que vou torcer para o Palestra contra o timaço do Bayer mais tá feia a coisa rs . Abs!

        1. Sérgio Ribeiro

          * Correção: Mas tá feia a coisa … Desafio alguém entrar no Site de qualquer Clube Europeu e não aparecer o famoso Título Mundial de Clubes até mesmo no dos Ingleses que não gostavam porque não venciam rsrsrs . Abs!

        2. José Nilton Dalcim

          Eu desculpo o jogo contra o River (pavoroso) e o de ontem (fraco) pelo grupo muito inexperiente. Garotada é ótima, mas precisa de rodagem, Sérgio.

          1. Rubens Leme

            Reparou que o Palmeiras não fala mais em trazer reforços como sempre era notícia após um título? Esse é o elenco mais equilibrado que já vi do Palmeiras: temos 4 excelentes laterais, 6 bons zagueiros, 6 atacantes (se contar com o lesionado Wesley) e bons goleiros.

            Apenas reforçaria o meio-campo com mais um volante marcador (tipo o Thiago Santos que mandamos pros EUA a preço de banana, porque o asno do Felipe Melo é o ponto baixo do elenco, em todos os aspectos) e um meia de criação, porque Lucas Lima é piada e nem Veiga ou Scarpa são meias centrais criativos.

            Ao contrário da era Parmalat onde tínhamos um time titular cheio de craques, mas um banco com Maurílio, Jean Carlo, Macula, Osio, Alex Alves etc, hoje o Palmeiras não tem um grande craque, mas um elenco equilibrado onde todos podem entrar e dar conta do recado.

            Claro que os garotos – Gabriel Menino, Danilo (para mim, o melhor de todos), Patrick de Paula, Gabriel Verón, Lucas Esteves e Wesley – são o ponto alto, na minha opinão e a prova que a mudança de mentalidade deu mais do que certo. O Abel Ferreira adora trabalhar com a base, então temos um momento único em nossa história.

            Por isso, esse time me anima do que aqueles de aluguel da Parmalat, que contratava craques, mas vendia na primeira oportunidade.

        3. Sérgio Ribeiro

          * Bayern de Munique. O Torneio começou em 60 com a chancela da UEFA e da Conmebol . Com o Real Madrid sendo o primeiro a levar . O timaço do Santos chegou pra acabar com a festa pra cima de Benfica e Milan. Era disputado até em três jogos na Final se necessário. Com a violência exacerbada dos Hermanos caiu pra dois jogos . E depois que o Ajax escapou de uma carnificina , alguns Europeus começaram a não querer jogar até a mudança pra Tóquio em 1981. A entrada da FIFA somente veio atrapalhar devido a sua eterna treta com a UEFA . E os gringos passaram a fingir que não ligam pois compram a dar com o pau os jogadores Sul-americanos. Mas ontem um dos rivais do Bayern já mandou mensagens de apoio ao Palmeiras … rs . Abs!

      1. Bruno

        Cruzes ,Dalcim
        Vc como fã do Federer deveria torcer para o Flamengo no Rio.
        Zico ,Federer só os clássicos.
        Kkkkk
        Parabéns pelo título do Palmeiras.

        1. Sérgio Ribeiro

          Tá de Sacanagem Bruno rs . Apesar do Flamengo ser a quarta torcida em São Paulo , até por causa desse Timaço que você mencionou , nenhum deles pode ouvir falar no Rubro-negro. Do Dalcim você somente tira pequenos elogios ao Galinho kkkkkkk . Abs!

          1. José Nilton Dalcim

            Nem tanto… Flamengo teve grandes jogadores e alguns timaços. Aliás, o do ano passado era muito bom.

          2. Miguel BsB

            Sérgião, aí vc exagerou…a quarta torcida de SP é a do Santos, bem a frente dos Flamenguistas, que por lá rivalizam em quantidade de torcida com a Lusa…rs

      2. Miguel BsB

        Também sou Vascão da Gama no Rio.
        São clubes e torcidas irmãs, não conheço união maior do que essa entre Palmeiras e Vasco.
        O Vasco precisa sair desse poço em que se meteu…espelhem-se no Palmeiras que passou longos anos de dificuldades, quedas e resultados pífios, até se reerguer…
        Tamo junto!

  38. periferia

    Técnico português é garantia de sucesso na América do Sul.
    Se ganhar a próxima Libertadores …pode pedir música no Fantástico.

    (O jogo não teve um chute em direção ao gol…nem do Palmeiras nem do Santos….Adhemir e Pelé mereciam uma final melhor)

    Parabéns ao Palestra Itália…que venha Lewandowski.

    1. Sérgio Ribeiro

      Exato caro periferia . Juro que escrevi acima sem ler seu comentário. Como o Peixe tinha muito a perder ( possivelmente vai ficar de fora da próxima Liberta ) , tinha que ir pro tudo ou nada como Jesus fazia no Fla. Incrivelmente o Santos em 4 FINAIS na história contra o Palmeiras somente levou uma e com Pelé e tudo . ABS !

  39. Sandra

    Dalcim, alguém vai transmitir o atp cup ?>e a propósito já foi vacinado ?! Aqui no Rio diz o Eduardo Paes até final de março ? Não precisa fazer as contas rssss

  40. JAN DIAS

    Austrália e Dubai estão c/ a epidemia de Covid controlada e, provavelmente, terão relativa normalidade em seus torneios…mesmo ambos assumindo o risco de ter público neles. 👩🏻👨🏼🧓🏾
    (Dubai inclusive está c/seu setor de Turismo funcionando normalmente).
    Agora, já pro meio do ano, em RG e Wimbledon, não acho que será seguro ainda liberar a entrada do público, mesmo c/a vacinação. Ainda tem um tempo pela frente, mas não estou tão otimista quanto à melhora geral do quadro na Europa…

  41. periferia

    Olá

    Vendo os jogos “amistosos” na Austrália…compreendo melhor a decisão do governo sobre a quarentena dos tenistas.
    Desde o início da pandemia morreram menos de mil pessoas (no Brasil esse número é diário).
    Faz semanas que não morre ninguém de covid na Austrália.
    Foi algo duro a quarentena para a maioria dos tenistas (nem tanto para os medalhões..que foram privilegiadas).
    Hoje os tenistas…após a quarentena…podem “aglomerar” sem muita preocupação…temos o “calor” do público…algo indispensável para o esporte.
    Ao invés do país se adaptar aos mimados jogadores de tênis…aconteceu o contrário.
    Lógico que o risco sanitário sempre vai existir…mas foi minimizado.
    Nao caio na armadilha de discutir a formação de um país (historicamente)…não existe um único país no mundo formado com boas intenções.
    A Austrália está mostrando que é possível fazer um grande evento esportivo…com responsabilidade e compromisso com sua população.
    Uma galáxia muito distante para habitantes do planeta Brasil.

  42. Sandro

    Dalcim, quanto à ATP CUP, palpitei que no GRUPO A vai dar SÉRVIA, no B: ESPANHA, no C: ÁUSTRIA e no D: ARGENTINA.
    As semifinais ficariam SÉRVIA x ARGENTINA e ÁUSTRIA x ESPANHA.
    Agora fiquei na dúvida entre SÉRVIA, ESPANHA e ÁUSTRIA como campã da ATP CUP, pois, para mim, ou DJOKOVIC ou NADAL ou DOMINIC THIEM, um desses três será o Campeão da ATP CUP, não consigo Imaginar outro campeão da ATP CUP no momento que não esteja entre DJOKOVIC, NADAL ou THIEM.

  43. Rubens Leme

    Imagino a cara dos 72 jogadores que ficaram isolados ao verem as arquibancadas cheias, todos sem máscara, zero de protocolo e jogadores se cumprimentando. Devem estar se achando uns idiotas, presos em seus quartos.

    Impressiona o egoísmo e a falta de solidariedade das pessoas. Durante a Segunda Guerra, as cidades faziam treinamento e blackouts, campeonatos eram suspensos, fosse o futebol na Europa ou o beisebol, nos EUA (até montaram uma liga feminina como foi mostrado naquele belo filme Uma Equipe Muito Especial, já que os homens estavam na guerra) e havia um genuíno espírito de camaradagem e cooperação.

    Já hoje, no mundo egoísta e digital e de redes sociais, o que importa é aparecer. Lamentável.

    Fosse um dos tenistas quarentenados estaria revoltado.

    1. Barocos

      Rubens,

      O principal motivo das guerras sempre foi o egoismo (e estupidez) humano. Acho que a diferença para os tempos atuais tem sido a falta de vergonha em mostrar a cara. Parece que as pessoas resolveram ignorar aquele velho ditame que diz: “É melhor ficar calado e deixar as pessoas em dúvida sobre nossa ignorância, do que abrir a boca e removê-la por completo.”

      Eu prefiro assim, pelo menos sei com quem eu não devo perder meu tempo argumentando.

      Saúde e paz.

      1. Rubens Leme

        Sim. Abraham Lincoln disse mais ou menos isso que você escreveu: “Às vezes é melhor ficar calado deixando que os outros pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida”.

        Pessoalmente, acho lamentável, mas paciência. Sigo em casa trancado saindo quase nunca. Ja basta meu pai ter morrido disso.

        Deve ser a idade ou saudade dos tempos em que tinha uma vitalidade de cavalo e jogava 4 hs seguidas de futsal todo sábado à tarde (embora odiasse estudar e os tempos de grana curtíssima), mas que saudades sinto do mundo analógico e digital pré-histórico. Vejo alguns filmes dos anos 80, onde teste de DNA sequer era citado ou tecnologia era coisa apenas de filme de ficção científica e suspiro, saudoso. Acho que a felicidade era maior, o mundo menos tenso e chato, havia mais diversidade.

        Mas, como eu disse, deve ser porque estou velho e as costas incomodam.

    2. Rodrigo S. Cruz

      E o egoísmo desse satã que preside o país?

      Com uma média de mortes de 1068 doentes por dia, ele prega que torcedores voltem aos estádios.

      Não é ele que vai morrer mesmo, né…

  44. Rafael Azevedo

    Estou sem entender nada! Um protocolo rígido de segurança fora dos estádios, mas dentro deles uma aglomeração danada (e sem máscaras)???
    Não sei se fico contente ou preocupado.
    Bom…preocupado com certeza eu estou!
    Espero que não tenham sequelas e que de fato as coisas estejam melhorando por lá, ao ponto de já ser seguro dessa forma.

    1. José Nilton Dalcim

      A quarentena é obrigatória para quem chega à Austrália vindo de qualquer outro país, Rafael. Depois de cumprir os 14 dias de isolamento e se não apresentar qualquer vestígio do vírus, a vida segue normalmente.

      1. Rafael Azevedo

        Então, o pressuposto é que não tem vírus lá,, e que o contágio só pode ocorrer a partir dos estrangeiros que entram no país?

        1. José Nilton Dalcim

          Não, quer dizer que a pandemia está sob considerável controle, que se realizam milhares de testes diariamente, o sistema de saúde não está saturado e que pessoas vindo do Exterior – incluindo australianos residentes – podem trazer este vírus ou uma variante. Mas, para ser sincero, eu ainda recomendaria distância e máscaras para o público, pegadores e juízes. Em saúde pública, o lema tem de ser sempre: prevenir muito antes de remediar. Não custaria nada. Abs!

  45. Evaldo Medeiros

    Boa tarde, Dalcim. Duas perguntas: qual do trio Medvedev, Zverev e Tsitsipas treinou até agora?. E quem é o seu favorito para levar o AO?

    1. José Nilton Dalcim

      Não tenho notícias sobre o treinamento deles, Evaldo. E é muito cedo para falar em favoritismo. Vamos esperar ao menos a ATP Cup, onde os duelos prometem! Abs

    1. José Nilton Dalcim

      E ele teve muitas chances hoje… Mas se estivesse ‘russo’ como Medvedev e Rublev, não estaria nada ruim… rsrs

  46. Rodrigo S. Cruz

    Mesmo tendo sido uma exibição, achei ótimo para a confiança do Nadal ele ganhar do Thiem numa quadra como essa…

    Na ausência do Federer no Australian Open, vou torcer muito pro Kyrgios.

    E estou realmente ansioso para ver em que lado da chave ele vai cair.

    Se conseguir avançar o bastante para pegar o Nadal, já seria épico.

    Mas torço mesmo é para que ele colida com o Djokovic que é favoritíssimo para o título e nunca ganhou dele…

Comentários fechados.