Melhores do ano
Por José Nilton Dalcim
20 de dezembro de 2020 às 20:45

É fato que a temporada 2020 foi a mais estranha de toda a Era Profissional. Calendário encurtado, grandes e tradicionais torneios cancelados, jogadores temerosos provocando ausências de peso nos Grand Slam, ranking modificado… A pandemia provocou confusão e incertezas no tênis profissional, mas a determinação e o desespero dos promotores conseguiram driblar o momento delicado e ao menos houve emoção nos cinco meses em que a bola efetivamente rolou.

Por isso, TenisBrasil seguiu a tradição e coloca em votação sua tradicional enquete de Melhores do Ano, realizada continuamente desde o ano 2000. Muito mais do que apenas coletar opiniões, a pesquisa serve como um grande resumo da temporada, já que lista o que de mais relevante aconteceu ou se destacou.

Como os votos ainda estão sendo computados (clique aqui para votar na mais recente e siga a lista dos demais itens no índice geral), vale aqui dar meu palpite sobre os temas que considero mais relevantes. Obviamente aguardo observações pertinentes.

Fato do ano – As seis alternativas listam os grandes momentos de 2020, como o ‘Fedal’ recordista da África do Sul, o título inédito de Dominic Thiem, a façanha de Iga Swiatek, mas me parece que a disputa fica entre Rafael Nadal, Novak Djokovic e Daniil Medevedev. Eu votei no 13º Roland Garros e 20º Slam do espanhol, deixando logo atrás a sexta temporada de liderança do sérvio e a história campanha do russo no Finals.

Jogo e torneio – O Australian Open marcou três jogos muito interessantes, com destaque para a final entre Djoko e Thiem. Foram notáveis também as duas semis do Finals, mas para mim foi de arrepiar o duelo de terceira rodada entre Coric e Tsitsipas pelo US Open. Já o melhor torneio me pareceu mesmo o Finals, com um nível técnico muito alto.

Treinador – Achei bem interessante a pergunta sobre os técnicos, até porque a lista valoriza dignamente o trabalho que eles realizaram. Meu voto fica com Gilles Cervara, o treinador de Medvedev, porque claramente sabe tirar o máximo de um pupilo que não é nada fácil de domar. Logo atrás, fica Riccardo Piatti e o trabalho com o garoto Jannik Sinner, que para mim foi o que mais evoluiu em 2020.

Decepções e surpresas – Em termos de expectativa, Felix Aliassime me decepcionou, mas no nível mais alto esperava que Stefanos Tsitsipas desse outro grande passo à frente. Houve resultados surpreendentes e dois me parecem acima: Hugo Gaston em cima de Stan Wawrinka na base dos drop-shots e o jogo de risco de Lorenzo Sonego sobre Djokovic em Viena.

Feminino – Cada Slam ficou com uma tenista diferente e Vika Azarenka fez uma notável temporada – e assim merece o destaque como melhor retorno -, mas no conjunto da obra acho que Naomi Osaka foi a melhor de 2020 e também apontaria a final do US Open em que ela venceu Azarenka como a mais importante partida da temporada. Admirável a evolução de Jennifer Brady, porém o título em Roland Garros de Iga Swiatek a coloca como a que mais progrediu. A revelação que mais me agradou é a canhotinha canadense Leylah Fernandez.

Brasil – Bem difícil votar na principal façanha brasileira da temporada, porque Thiago Wild ganhou um ATP aos 19 anos e mostrou todo seu talento. Mas um Slam é um Slam, e assim o bi de Soares no US Open leva meu voto. Wild merece vencer na lista das revelações do ano, muito acima de Carlos Alcaraz e Lorenzo Musetti.

Pandemia – Bem bolada a pergunta sobre o maior beneficiado pela pandemia e a lista de candidatos não é menos perfeita. Como não jogaram nada depois da parada do circuito, em fevereiro, Ashleigh Barty e Roger Federer acabaram especialmente ajudados. A australiana corria risco de perder o número 1 e o suíço, de sair do top 10 com as cirurgias.

Polêmicas – Duas questões abordaram o tema. A primeira, genérica, colocou ótimas alternativas e eu ficaria com a organização desastrada e inoportuna do Adria Tour. Já sobre a frase mais impactante de Nick Kyrgios, deu para se divertir e eu voto na que ironiza a bolada de Djokovic: ‘Se fosse eu, pegaria quanto? Cinco, dez ou vinte anos?’

Nesta semana, prossegue a enquete, mas será a vez das previsões para 2020. Não se esqueça de votar diariamente.

Ao final, haverá um balanço percentual dos votos e, como de hábito, serão comparados à opinião dos especialistas convidados por TenisBrasil a dar suas opiniões.

P.S.: Muitos fizeram contato comigo por email e pelas mídias sociais, justificadamente preocupados com a pane sofrida pelo sistema operacional do Blog entre quinta e sábado. Explico: houve a queda na ‘nuvem’ que hospeda o site e se tornou necessário muito esforço técnico para que nada se perdesse na migração de servidores.


Comentários
  1. Luis

    Excelente Dalcim, como sempre, só tenho uma divergência, acho que o destaque do feminino deveria ir para a Iga que aos 19 anos ganhou o Roland Garros mostrando uma versatilidade de golpes e potencia muito incomuns para as mulheres mas sobretudo um mental aliado a humildade que raramente se vê.
    Um grande abraço e obrigado por mais um ano

  2. Marcos RJ

    Bem vindo de volta ao site, Dalcim.
    Muito cuidado para nao cair novamente da nuvem em 2021.
    Ficamos mesmo preocupados!

  3. Ruy Machado

    Boa noite, Dalcim! Desejo um feliz ano novo com saúde, sucesso e prosperidade! Com relação a ausência de Federer do AO, só tenho a lamentar. Mesmo sendo torcedor do Nadal, não tem como não admirar o suíço. Ao que parece, vai se resguardar para Olimpíadas e Wimbledon. Talvez, faça um torneio ou outro preparatório… Enfim, aguardar sua plena recuperação. Abc!

  4. José Eustáquio Masculino Cruz

    Uma pena gostaria de ver o Federer mais um ano em atividade.O negócio é que sejamos sinceros não dá mais o negócio é ver Rafa por mais dois anos e olhe lá e o Djokovic por mais 3 anos muito embora penso que Djokovic pare antes de Rafa enfim a vida é isto e rezar para esta pandemia acabar.certo Dalcim?

  5. Luiz Fernando

    Neymar é um palhaço, um cara sem noção, um verdadeiro imbecil. Num momento como esse anunciar esta festa ridícula de 4-5 dias de duração, para muitas pessoas, incluindo muitas “amigas”, mas com todos os cuidados segundo um assessor (kkkk), faz dele um individuo abjeto, um ser humano medíocre e, acima de tudo, absolutamente ignorante e irresponsável…

  6. Tavares

    Primeiramente, boas festas para você Dalcim e sua família! Parabéns pelo excelente trabalho! Muito incerta a recuperação do Federer, realmente a reta final da carreira (espero que com mais alguns títulos) está bem próxima. Talvez ele finalize a carreira tendo feito mais intervenções cirúrgicas do que os outros membros do Big3 (o que seria curioso em relação a toda carreira de ambos). Dalcim, além da evidente falta de condicionamento físico, será que não houve o agravamento de antigas lesões, como a das costas? Abs.

    1. José Nilton Dalcim

      Para você também, Tavares! Não há notícias sobre isso. Não é mesmo nada fácil recomeçar uma rotina de treinamentos e tentar uma volta justamente num Grand Slam fisicamente não exigente como o Australian Open.

  7. Rodrigo S. Cruz

    Se nem com 1 ano inteiro parado o Federer sente o joelho fortalecido, é provável que não se recupere nunca mais.

    Já foi um erro ele jogar aquele Australian Open 2020 ( pois antes, já sinalizava dores)

    E uma burrice se arrastar em quadra para vencer o incompetente Sandgreen…

    O joelho dele que já gritava por intervenção, pode ter piorado muito mais com aquele esforço.

    E o Federer sempre foi um rival muito duro naquele piso, tendo sido campeão em 2017.

    De modo que JAMAIS perderia do Djokovic em sets diretos ali, sem sentir a lesão…

  8. Babidi

    Acho que o Federer vai encerrar em 2021 mesmo, Dalcim. Já fez o que tinha que fazer. Carreira de respeito, currículo de respeito, deixou seu nome entre os maiores da história e uma legião de fãs. Se for pra jogar e ser apenas mais um na chave, então é melhor nem entrar. Fica feio pra alguém do seu tamanho

    Aproveito para mandar um abraço para você e para todos os amigos do blog que fazem daqui um lugar muito especial! Feliz Ano Novo a todos e muita saúde ♥️

  9. Luiz Fernando

    Quando Federer disse q ainda não estava certo seu retorno no AO pensei: “milonga pura”. Lamentavelmente errei, um dos caras do Big3, todos ícones do esporte mundial, q quando perde não apenas um torneio, mas acima de tudo a perspectiva de um primeiro semestre competitivo, nunca é legal. E a razão p isso é ainda pior, pois depois de 2 cirurgias e um ano parado, o significado de tudo isso é simplesmente sombrio, Na matéria do site diz-se (entre os comentaristas), p variar, q vai se dedicar a vencer W, mas não é justo ali q se exige mais dos joelhos????

    1. Sérgio Ribeiro

      Não pra ele . Ali é sua segunda casa onde sabe encurtar os pontos como ninguém. O Saibro e seus pontos longos exigem muito mais . Já para o Espanhol é exatamente ao contrário . A necessidade de se agachar para executar os golpes e’ que sempre mexe com a cabeça de Rafa Nadal. Cada um a seu estilo. Daí ele abrir mão dos ATP 500 na Grama . Ao menos , a meu ver. Abs!

      1. Luiz Fernando

        Sem duvida Federer, por sua maior agressividade, encurta os pontos o q o favorece. No entanto, o quique mais baixo da bola na grama prejudica qualquer um q tenha problemas nos joelhos, algo q o Dalcim sempre comentou aqui, o q é escandalizado pela eficiência dos drops neste piso. E como a grama q Federer joga é a mesma q os demais jogam, tende a prejudica-lo também…

  10. Sérgio Ribeiro

    O aumento da pandemia e a tal quarentena tem a ver com a não ida de Roger Federer ao AOPEN ? Não acredito . O SLAM foi adiado para fevereiro. Está falando em montar um Calendário começando ao Final do mesmo mês. Vai pras duras e depois pro Saibro antes da Gira de Grama ? . A sensação é que percebeu que está muito longe de ser competitivo , contrariando o que Ljubicic e Luthi vinham afirmando. Pra lá de preocupante já que está treinando onde mais gosta nessa época do ano. Sempre passa o Natal em Dubai … Abs!

  11. Maurício Luís *

    Assim como o Oscar tem seu lado B (troféu Framboesa cor-de-rosa) e o Nobel tem tembém o seu outro lado (IgNobel), bem que o site poderia eleger os piores do ano também. Seria divertido.
    Desde já me candidato a pior comentarista do blog, com minhas piadas infames de sogra.

    1. Maurício Luís *

      Ah, e por falar nela…
      ” Que chuva! Das + fortes que eu já vi! ” – diz a sogra pro Nadal olhando pela janela.
      E o baloeiro:
      – Mas não tão forte quanto aquela de 40 dias e 40 noites que a senhora pegou junto com o Noé, né?
      Levou um tapa no pé da orelha que tá ardendo até agora.

    2. Luiz Fernando

      Maurício, fique tranquilo, vc está longe disso, diria inclusive que é um dos bons comentaristas, muito educado e q não arranja confusão. Abs.

      1. Maurício Luís *

        Confesso que não esperava ser elogiado por um torcedor do Nadal. Obrigado e feliz ano novo.
        Mas acho que entende que eu critico os infernais balões, porém o.reconheço como um grande campeão e uma pessoa do bem.

  12. Sandra

    Nos perturbamos tanto que o mínimo que podemos fazer e desejar um ano bem melhor para você e todos nós , e que essa COVID desapareça da face da terra !,,,

  13. periferia

    Para Sempre

    Por que Deus permite
    que as mães vão-se embora?
    Mãe não tem limite,
    é tempo sem hora,
    luz que não apaga
    quando sopra o vento
    e chuva desaba,
    veludo escondido
    na pele enrugada,
    água pura, ar puro,
    puro pensamento.
    Morrer acontece
    com o que é breve e passa
    sem deixar vestígio.
    Mãe, na sua graça,
    é eternidade.
    Por que Deus se lembra
    — mistério profundo —
    de tirá-la um dia?
    Fosse eu Rei do Mundo,
    baixava uma lei:
    Mãe não morre nunca,
    mãe ficará sempre
    junto de seu filho
    e ele, velho embora,
    será sempre pequenino
    feito grão de milho.

    Carlos Drummond de Andrade…no livro ‘Lição de Coisas’

      1. Rogério R Silva

        Bom dia Rodrigo.
        Perdi minha mãe há cinco meses,um amigo em outubro e outro há duas semanas,estes com mais de quarenta anos de amizade.
        Muito difícil superar isso tudo e ainda ser forte para os filhos e essa pandemia louca que nos mudou a todos.
        Meus sentimentos meu caro.
        Um ótimo ano para você.

  14. Barocos

    Grande Mestre Dalcim,

    Desejo a você e a todos os seus entes queridos um imenso Feliz Natal.

    Desejo o mesmo para todos os outros frequentadores deste informativo e democrático espaço.

    Muita saúde para todos e que a paz abrace nosso país.

  15. Paulo Almeida

    E eu achando que não veria mais Djocovid, Covidão e outras brincadeiras com a doença por aqui. Não canso de me surpreender.

      1. Rodrigo S. Cruz

        E a tua seita “suína” ameaçou de MORTE uma juíza de linha idosa.

        Cite alguma coisa pior do que isso, se for capaz!

  16. Rodrigo S. Cruz

    kkkkkk

    Djokovic pode estar longe de ser considerado o GOAT, porém ao menos um título ele acaba de receber:

    O “COVIDIOTA” dos esportistas!

    kkkkkk

    O jornal britânico Daily Mirror escreveu:

    “No entanto, este prêmio vai para uma estrela do tênis, não menos do que o número 1 do mundo Novak Djokovic. Apenas o divisivo Djokovic poderia acertar uma bola no rosto de uma juíza de linha, sendo desclassificado do US Open por causa disso e ainda assim não chegar perto de ser seu momento mais polêmico do ano. Em vez disso, o sérvio organizou a exibição Adria Tour durante o confinamento, o que lhe valeu o primeiro lugar no ranking mundial da Covidiotas. Sem distanciamento social nas multidões e nos vídeos das estrelas festejando juntas em boates emergentes, não foi nenhuma surpresa quando o segundo dos quatro eventos programados foi cancelado com a Covid varrendo seus concorrentes, incluindo Novak e sua esposa Jelena”.

    1. Rodrigo S. Cruz

      Conclusão:

      O Novak Djokovic pode aprontar das suas, ao ponto de até virar o ” Covidiota” do ano.

      Só que aí, a CLAQUE não fala nada!

      E depois ainda querem desviar a atenção, chamando o Federer de “incriticável”.

      Hipocrisia pouca é bobagem… (rs)

    2. Sandro

      Federer nunca será GOAT!!!
      Federer nunca ganhou uma FINAL DE WIMBLEDON de DJOKOVIC!!!
      Federer nunca ganhou uma final de ROLAND GARROS de NADAL!!!
      Como o Federer pode ser GOAT se é FREGUÊS DE CARTEIRINHA de DJOKOVIC e NADAL em GRAND SLAMS???
      Nadal e Djokovic, o verdadeiro BIG 2, são muito superiores ao pato 🦆 do Federer!!!
      Lá vem o pato 🦆
      Pata aqui, pata acolá
      Lá vem o pato 🦆
      Para ver o que é que há
      Lá vem o pato
      Pata aqui, pata acolá
      Lá vem o pato
      Para ver o que é que há
      O pato pateta
      Pintou o caneco
      Surrou a galinha
      Bateu no marreco
      Pulou do poleiro
      No pé do cavalo
      Levou um coice
      Criou um galo
      Comeu um pedaço
      De genipapo
      Ficou engasgado
      Com dor no papo
      Caiu no poço
      Quebrou a tigela
      Tantas fez, o moço
      Que foi pra panela
      O PATO 🦆 PATETA não ganha Final de Wimbledon de Djokovic
      O pato 🦆 pateta não ganha Final de Roland Garros de Nadal!!!
      Federer é PATO 🦆 de Djokovic e Nadal, e PATO 🦆 nunca será o CABRA 🐐 (GOAT) do tênis 🎾!!!

      1. Paulo Almeida

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        Excelente!

        Fregueser é só o GUAT da era mais fraca do tênis recheada de bagres.

      2. Miguel BsB

        Não seja por isso Troll…Djokovic perdeu TODAS AS FINAIS DE ROLAND GARROS CONTRA NADAL (caixa alta do jeito que você gosta)…
        Nadal perdeu TODAS AS FINAIS DE AUSOPEN PARA DJOKOVIC, e TODAS AS FINAIS DE FINALS QUE DISPUTOU…
        Isso faz de algum deles um pateta? É claro que não!
        Somente um pateta para classificar qualquer um desses monstros do esporte de pateta…

        1. Vitor Hugo

          Djokovic também perdeu TODAS as finais de slam contra WAWRINKA que disputou.. .
          Nadal, se não me engano, é o tenista que mais perdeu em finais no Austrália Open e o que mais perdeu finais na Austrália para tenistas diferentes, entre eles Novak, Federer e WAWRINKA.

      3. Gildokson

        Sandro você me convenceu. Federer é um pato.
        Obrigado cara!!!!

        Gente por favor assim como o Sandro conseguiu nesse post mudar minha opinião sobre o Federer, eu peço que vocês também reflitam um pouco e quem sabe possam acordar também e entender o que o Sandro expôs sobre o suíço.
        Esqueçam todos títulos (103, mas com uma forcinha da pra esquecer) esqueçam todos os recordes, esqueçam maravilhoso estilo de jogo. Federer é um pato e nunca deveria ser considerado o GOAT.
        Mais uma vez obrigado Sandro! Por tentar nos fazer enxergar algo tão errado que estávamos fazendo. Você é um GÊNIO! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      4. Vitor Hugo

        Perdeu, mas continua sendo o GOAT na opinião da maioria esmagadora dos especialistas e ex tenistas, que são opiniões muito mais válidas que a sua e de fakes paraquedistas que tem por aqui… O que acaba fazendo que pessoas como vc passem vergonha de forma patética por em blogs e páginas sobre tênis.
        Aliás vc merece o Oscar do comentário mais sem graça e ridículo escrito nesse espaço.

        1. Luiz Fernando

          Esses caras q apelam p múltiplos nicks são uns bobos mesmo, não acha kkkkk???? Passa ano entra ano aqui é diversão garantida kkk…

  17. periferia

    A Felicidade Não Se Compra….1946…Frank Capra.

    Conta a história de George (James Stewart)…um homem comum…em determinado momento seus sonhos acabam…e começa a acreditar que sua presença no mundo não faz a mínima diferença.

    Na época de lançamento o filme teve uma recepção morna…foi um fracasso de bilheteria. O diretor ítalo americano Frank Capra foi muito criticado…ele produziu…financiou e roteirizou o filme através de sua produtora Liberty Films (em sociedade com dois outros diretores Wyler e George Stevens)
    Anos depois a produtora teve que ser vendida…Capra praticamente não filmou mais.
    Com o passar dos anos o filme foi resgatado…se transformou em um clássico natalino…é um filme inspirador…de certa forma marca o fim da época de ouro de Hollywood…é considerado um dos maiores filmes americanos de todos os tempos.
    Uma boa pedida para assistir com a família em um ano difícil para todos.

    Desejo um bom Natal para os amigos…fiquem bem.

  18. Maurício Luís *

    Um feliz Natal ao Dalcim e a todos que comentam neste dinâmico blog.
    Gostaria de relatar o que considero mais que uma boa notícia, quase um milagre.
    Tenho uma tia-avó – o nome dela é Ivone – com 89 anos. Semanas atrás ela teve um sangramento no intestino, foi levada ao hospital, mas os médicos não conseguiram resolver. Foi “mandada pra casa pra morrer”, como diz minha prima. Mas aí ela foi melhorando aos pouquinhos. Nisso, ela e toda a família pegaram COVID 19. E quem se saiu melhor em termos de recuperação… foi a tia Ivone!
    Considero que ela nasceu de novo.
    Ou seja, é uma doença imprevisível. Ex: o influenciador digital ucraniano Dmitriy Stuzhuk , escpecializado na área fitness (braço dele era maior que minha perna…) de 33 anos, morreu de covid em 17 de outubro . Ele chegou a dizer que o novo coronavírus não existia antes de adoecer. Deixou esposa e filhos pequenos.
    Uma pena.

  19. Vitor Hugo

    Não tinha entendido direito o que aconteceu. Meus sentimentos, caro Rodrigo. Força pra vc e seus familiares com a irreparável perda.
    Mas se tem uma coisa que eu decidi acreditar em minha vida, é que todos nós vamos nos encontrar com nossos entes queridos um dia.

    Abs

  20. Evaldo Moreira

    Dalcim e companhia,

    Desejo a você mestre um feliz natal, repleto de paz e bençãos, desejo aos meus colegas também, feliz natal a todos, e que tenhamos um 2021 de renovação em todos os sentidos, que tenhamos enfim um ano que possamos estarmos livres deste vírus, não é fácil, mas estamos quase lá, abraços mestre, se cuida, ótimo trabalho nesta reta final de ano, se cuidem meus colegas, abraços fraternos a todos, Gabi, saudades de ti, aparece tá bom.

  21. JAN DIAS

    E, pela 18° vez consecutiva, FEDERER vence o ATP Fan Award 🏆como jogador favorito dos fans…
    Nem precisa de votação..kk

  22. Paulo Almeida

    E finalmente o GOAT Djokovic bateu as 300 semanas na era mais difícil do tênis! Que siga competitivo pelo maior tempo possível!

  23. Paulo F.

    Se alguém pensar que o número TOTAL de semanas como número 1 não vale mais do que o número CONSECUTIVO de semanas como número 1, basta a analogia abaixo:
    – Vale mais o BI CONSECUTIVO do Brasil (58; 62) ou o PENTA TOTAL de títulos (58;62; 70; 94; 02)?

    1. Luiz Fabriciano

      Vale um adendo: 300 semanas conquistadas em uma década ainda inacabada.
      Roger Federer, por exemplo, já era #1 em 2004, ou seja, sete anos antes. E por enquanto, tem apenas 11 semanas a mais.

    2. Sérgio Ribeiro

      Não há como comparar feitos individuais com coletivos , meu caro. Quantos jogadores diferentes participaram dos Cinco Títulos não consecutivos da Seleção Brasileira ?. E em toda a Era Profissional quem se aproximou das SEIS Temporadas CONSECUTIVAS como N 1 de Pete Sampras ? E das 237 Semanas Consecutivas de Federer no Topo do Ranking ?. Até as 13 incríveis conquistas de Rafa Nadal em Roland Garros ( considero inigualável) , nenhuma ultrapassou a “ cármica “ CINCO conquistas CONSECUTIVAS de Borg e Federer em Wimbledon. E do Suíço também no USOPEN . O Espanhol e’ o único que pode igualar sua própria sequência de CINCO em RG , caso vença novamente agora em 2021. É mole ou quer mais ?. Abs!

    3. Thiago Silva

      Vale o que for mais favorável ao Federer, até ATP 250 tá valendo mais que Masters 1000 por conta da subjetividade rs.

      1. Sandro

        Concordo plenamente contigo Thiago Silva. Alguns torcedores do Federer recorrem a argumentos absurdos para justificar o injustificável…
        Porém, a dura realidade para os torcedores do Federer é que:
        1. O Federer nunca ganhou uma FINAL DE WIMBLEDON do DJOKOVIC!!!
        2. O Federer nunca ganhou uma FINAL DE ROLAND GARROS de NADAL!!!
        Como o Federer pode ser GOAT se em ROLAND GARROS é pato 🦆 do NADAL e em WIMBLEDON é pato 🦆 do DJOKOVIC ???
        Nadal com 20 Grand Slams e a marca insana de 13 Roland Garros, por enquanto está na frente e o único que pode alcançá-lo, no momento, é o Djokovic, já que o Federer não vence um Grand Slam desde JANEIRO DE 2018!!!

        1. Sérgio Ribeiro

          E o Pato tem 6 x 0 encima do Espanhol no ATP FINALS . E a insana marca de OITO WIMBLEDON. Sem contar os SEIS AOPEN e os CINCO USOPEN. Portanto caríssimo “ especialista “ , o Craque com CEM Semanas como N 1 a mais que Nadal , não deve nada ao Espanhol. Na dúvida pergunte ao Cristiano Ronaldo australiano o que acha. Até o recalcado vai concordar que tu estás viajando legal kkkkkkkkkkkkkk . Abs!

          1. Sandro

            Nenhum argumento ridículo desses vai CONTRA O QUE REALMENTE É FATO:
            1. Federer NUMCA GANHOU uma FINAL DE ROLAND GARROS de RAFAEL NADAL!!!
            2. Federer NUNCA GANHOU uma FINAL DE WIMBLEDON de DJOKOVIC!!!
            3. Em CONFRONTO DIRETO, TETE-A-TETE, Federer é FREGUESAÇO de RAFAEL NADAL!!!
            4. Em CONFRONTO DIRETO, TETE-A-TETE, Federer é FREGUESAÇO de NOVAK DJOKOVIC!!!
            Você pode se esgoelar, se rasgar, vomitar argumentos ridículos, mas NADA derruba os fatos: Federer é FREGUÊS de NADAL e DJOKOVIC, quer vc queira ou não, Federer é PATO 🦆 de NADAL E DJOKOVIC!!!

          2. Sérgio Ribeiro

            Veja como a criancinha entende algo do Esporte rs . Qual foi o h2h de Novak contra Laver , Borg , Sampras ? . Foi favorável ou negativo , MANE’ ??? O que vale são as conquistas. Essa babaquice que o guri vive postando no fake , digo face , do TênisBrasil não cola. E ao FINAL o jogador que mais representou para o Esporte é que vai levar o tal “ goat “ reconhecidamente pelo Mundo inteiro … Não tenhas dúvidas que Roger Federer além de possuí-las todas é de longe quem representa dentro e fora da quadra , a excencia do Esporte Tênis. Vai vencer com grande vantagem mesmo que seja superado em alguns recordes . E’ questão de tempo guri … E não adianta se esgoelar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Abs!

      2. Sérgio Ribeiro

        Acho que subjetivo é tentar diminuir quaisquer ATP que seja. Você acha que Nadal vai deixar de frequentar Barcelona quando ? Dos 109 do Recordista Connors , 54 são ATP 250 . E daí cara pálida ? A ATP considera o Norte-Americano o recordista absoluto. Já o rapaz duvido … kkkkkkkkk . Sem choro ! Abs !

        1. Rodrigo S. Cruz

          Sim.

          E seguiremos favorecendo o Federer todo o tempo.

          Porque ele é o GOAT – o tenista que melhor alia eficiência com estética.

          1. Sandro

            Federer é ALTAMENTE EFICIENTE E ESTÉTICO em PERDER todas as finais de WIMBLEDON para DJOKOVIC!!!
            Federer é ALTAMENTE EFICIENTE E ESTÉTICO em perder todas as finais de ROLAND GARROS para NADAL!!!

          2. Rodrigo S. Cruz

            Sim. Ele ganhou uma vez do suíço em Wimbledon. Que ótimo!

            Mas nós sabemos que ele não dá nem pro cheiro contra o Federer lá, coitado.

            E o placar só está nesse 1 x 3, porque ele ficou de 2008 a 2019 (10 EDIÇÕES) sem enfrentar o Federer lá.

            Há até quem diga que possa ter sido uma tática de FUJÃO! (rs)

            Abs.

    4. Luiz Fernando

      E obvio q o q vale mais é a maior casuística quando se trata de algo específico, isso até uma criança recém nascida sabe kkk. Se foi obtido de forma consecutiva ou alternada isso não muda nada, pra postar uma insanidade contestando isso só por fanatismo ou cegueira, e ambas as situações são comuns em certo segmento desde os primórdios q entrei no blog. Se Djoko se tornar o cara com mais semanas na liderança ele terá a maior casuística, ponto final pra quem tem 0.1% de bom senso. Daqui a pouco vão postar q os títulos do ATPzinho 250 de Halle valem mais do q os GS de RG ou do AO só por serem disputados na grama…

      1. Sérgio Ribeiro

        Onde se joga esse ATP 500 cuja a quadra Central cabem 12300 espectadores e tem o teto Retrátil mais moderno do Circuito?. E’ em HALLE ?… E quantas vezes Nadal e Djokovic venceram por lá ?. Procure se informar eterno Guri . Parece que alguém venceu DEZ vezes este duzentos e cinquentinha kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Abs!

        1. Paulo F.

          Grandes m… caberem 12 000 espectadores e ter um maravilhoso teto retrátil.
          Indian Wells é o torneio com a melhor infraestrutura e nem por isso é um Grand Slam

          1. Sérgio Ribeiro

            O rapazinho leu o texto do cara totalmente equivocado ??? Halle não é nem SLAM é muito menos ATPzinho 250 . Essa troca de figurinhas entre vocês beira o ridículo. Um disfarçando que goza com o p** do outro kkkkkkkkkkk . Abs!

          1. Sérgio Ribeiro

            Só pra você ter uma ideia , Nadal e Novak participavam e perdiam quando Halle era ATP 250 . Depois que passou a ATP 500 ambos não voltaram mais . Saberia em que ano foi informadissimo L.F . ??? Abs!

        2. Sandro

          NADAL e DJOKOVIC estão KGANDO pra HALLE, porque o que interessa mesmo é que FEDERER é INCAPAZ de vencer uma final de ROLAND GARROS de NADAL, e Federer também é INCAPAZ de vencer uma final de WIMBLEDON de DJOKOVIC! Federer é perdedor contumaz de Grand Slams de Nadal e Djokovic! Freguês assíduo, freguês de carteirinha!

      2. Paulo F.

        Eles já fazem isso, Luiz Fernando, esqueceu?
        Hiperdimensionam e inflacionam os torneios de Queens e Halle para favorecer o incriticável.

        1. Rodrigo S. Cruz

          Você nunca criticou o Nadal e muito menos o Covidiota!

          Portanto, não tem moral nenhuma pra chamar o Federer de incriticável…

  24. Rodrigo S. Cruz

    [Paulo F.]

    15 de dezembro de 2020 às 21:00

    “Sendo que esse tenista, que muitos alegam ser o melhor de todos os tempos, é um verdadeiro pateta neste piso. Piso este, que faz parte do tênis sim, mas tentam de todas as formas possíveis desperezá-lo (sic) para suavizar os fiascos do representante do famoso pais de ilicitudes financeiras”.

    Com tanto tenista de respeito no saibro que não conseguiu ganhar Roland Garros: Coria, Fognini, Nalbandian, etc.

    Vem a CLAQUE “bolso-nolista” dizer que um campeão e 5 vezes finalista (fora os troféus de Masters 1000), é um “pateta” no piso.

    kkkkk

    Patético é ter tanta disposição falar merda, isso sim.

    1. Paulo F.

      Os outros não são o alegado GOAT.
      O alegado GOAT, do alto de seu aventado status de melhor de todos os tempos e já em seu auge físico e técnico, deveria ao menos tirar um RG quando o seu bully ainda era um adolescente.

      1. Rodrigo S. Cruz

        E muito menos o Djokovic!

        Nem a versão adolescente, e nem a versão caduca!

        Ainda mais depois da surra humilhante que tomou em 2020! 😂

        1. Paulo F.

          Surra humilhante inegavelmente, mas ainda assim no segundo set fez mais games do que o incriticável fez EM TODA A PARTIDA na final do mesmo torneio em 2008.

          1. Rodrigo S. Cruz

            Tá, não importa…

            Os dois são sempre massacrados pelo Nadal em RG, e fim de papo.

            Massacre é massacre. Eu nunca ouvi falar de alguém ser “menos massacrado” (rs)

            Por favor, não seja ridículo…

      1. Sérgio Ribeiro

        Lá aonde cara pálida ? Além de não se informar bem , não lês mesmo os comentários . Quem acabou com uma invencibilidade de 81 partidas no Saibro de Nadal foi Federer na Final do MASTER 1000 de Hamburgo 2007 , e com direito a Pneu. Ao bater o próprio na Final do MASTER 1000 de Madrid 2009 rumou para vencer RG 2009. O que tem Fognini a ver , muito menos essa estória de ” goat” com as calças ??? kkkkkkkkk . Abs!

          1. Sérgio Ribeiro

            Desenhar o que mane’ ? Pensei que sabias que Monte Carlo é o único MASTERS 1000 que pode ser descartado por qualquer Tenista . E você desinformado como sempre o cita como se fosse grande coisa … Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk . Abs!

          2. Paulo F.

            Quem não sabe que Monte Carlo é o único M1000 que é facultativo?
            Mas ainda assim um M1000, diferentemente dos torneios 500 de Halle e Queens!
            rsrsrsrsrs Abs!

          3. Rodrigo S. Cruz

            E o Federer é DECACAMPEÃO de Halle!

            Talvez, até por isso, o Djokovic e o Nadal nunca disputem aquele torneio – é a grama mais rápida, ideal pro suíço!

            Então, para quê o Federer vai perder tempo no saibro ultra-lento de Monte Carlo?

  25. Oswaldo E. Aranha

    Gostaria de dar um abraço especial no Rodrigo, pela perda que teve. Também quero comentar que quando coloquei que o dia 2 de dezembro era Dia Nacional do Samba e ninguém comentou lembre-me do Dorival Caymmi, que em uma de suas músicas colocou: Quem não gosta de samba bom sujeito não é – Ou é ruim da cabeça ou doente do pé!

    1. José Nilton Dalcim

      Acho que ninguém se considera eterno, Sandra, mas certamente algumas marcas parecem mais difíceis do que outras. Ou você imagina que alguém irá ganhar mais Roland Garros do que o Nadal, por exemplo?

      1. Sandro

        Dalcim vc tocou num ponto nevrálgico do tênis mundial… Não vejo nenhum tenista novato com capacidade para quebrar esse recorde “EXTRA-TERRESTRE ” de 13 títulos de Roland Garros que Nadal de forma sobre-humana estabeleceu…
        Iga Swiatek? Sabalenka? Alcaraz? Sinner? Tsitsipas? Será que algum deles? Não vejo por enquanto ninguém capaz de quebrar esse recorde insano de 13 Roland Garros…

        1. Luiz Fabriciano

          É meio fácil achar que os listados têm uma chance ínfima ou quase impossível de realizar tal feito.
          Tsitisipas, por exemplo, tem 22,5 anos de idade. Para ganhar 13 RG terá que fazer, a partir de agora, até os 35 e não pode perder nenhum no caminho.
          Fácil????
          Nadal aos 22 já tinha “apenas” quatro.

        2. Sérgio Ribeiro

          Não vejo por enquanto ??? Deves ser muito guri pra imaginar que verás de novo rs . Se conhecestes um pouco da história do Esporte , verias que até as SETE conquistas de WIMBLEDON de Sampras parecia imbatível. Mas o mesmo Next Gen que bateu Pete em 2001 acabando com a sua invencibilidade de 31 jogos , cravou depois OITO conquistas na Grama Sagrada do All England Club . Provavelmente não verás esta ser derrubada nos próximos 40 anos . As 13 do Espanhol em RG , é de outra galáxia rs . Abs!

  26. Sandro

    Bom Dia Dalcim e amigos!
    Pat Cash, o Cristiano Ronaldo do tênis australiano, acabou de declarar ao periódico “BOLA AMARELA” que «Ganhar ao Nadal em Roland Garros é o maior desafio da história do desporto»!!!
    Pat Cash ainda garantiu que: “Se há 20 anos alguém dissesse que ia aparecer um jogador a ganhar 13 vezes Roland Garros, iam mandá-lo para um manicómio. Do meu ponto de vista, não pode haver um desafio maior na história do desporto que ganhar ao Rafa Nadal em Roland Garros. Não posso imaginar algo mais difícil de se fazer no passado, presente ou futuro!!!”
    Levando-se em consideração o que Pat Cash disse, se Federer ou Djokovic desejam realmente ser o GOAT, uma condição necessária é ganhar de Nadal uma final de Roland Garros.
    Com certeza seria o maior feito da carreira de Federer ou de Djokovic, se algum dos dois conseguisse essa façanha em 2021…

      1. Sandro

        Obrigado pela correção Dalcim. Na verdade, o Bola Amarela só replicou a entrevista dada ao Tennisnet pelo Pat Cash.

  27. DANILO AFONSO

    Faltam 11 semanas para DJOKOVIC tornar-se recordista de semanas na liderança do ranking masculino e 78 semanaa para superar o recorde absoluto de Graf.

  28. Miguel BsB

    Mestre Dalcim, que bom que o blog está de volta!
    Meu caro Rodrigo, por não ter acessado o Blog nos últimos dias, somente agora vi a postagem sobre o falecimento da sua mãe…que perda, meu amigo, talvez a maior de todas para uma pessoa…mais uma que sucumbiu a este maldito vírus, e, no caso, sua mãe…
    Muita força pra vc e pra sua família! Que vcs consigam se recompor desta perda irreparável e tão sofrida!
    Meus sinceros pêsames!
    Abraço fraterno!

    1. Rodrigo S. Cruz

      é, Miguel.

      Para mim, a maior perda da vida.

      E ela não tinha comorbidades, foi só o comprometimento pulmonar mesmo…

      1. JAN DIAS

        RODRIGO,
        Meus sentimentos. Que Deus te abençoe e te dê força para enfrentar esse momento delicado..⚘ E que a lembrança do amor ❤ da sua mãe por você acalente os seus dias..🙏
        Abraço,

      2. Maurício Luís *

        Rodrigo, sinto pela sua mãe. Eu também perdi a minha – não por covid – e sei como se sente. Apesar de tudo, feliz Natal. Ela deve estar em bom lugar agora.

      3. Barocos

        Rodrigo,

        Lamento muito pela sua perda incomensurável, que os muitos momentos felizes que vocês compartilharam possam amenizar, ao menos um pouco, a sua dor. Existe uma frase, já meio difusa em minha memória embotada, a qual não mais consigo reproduzir com a devida precisão ou indicar o autor, mas que em linhas gerais, carrega a seguinte forma e conteúdo: “Não chores porque ela não está mais aqui, regozije-se porque ela esteve entre nós.”. Que você possa comemorar a existência de cada boa pessoa com quem tiver o privilégio de dividir a vida; que você exerça o seu direito de se emocionar sempre que a saudade apertar.

        Sobre a afirmação de que 90% são totalmente assintomáticos, feita pelo Carlos, é mais uma que não encontra eco na realidade, menos de 17% não apresentam sinais visíveis de contaminação e, ainda que muitos experimentam apenas sintomas leves, entre idosos é muito comum casos severos. Também não é verdade que para os mais jovens este vírus não apresente perigo, várias crianças e jovens desenvolveram sintomas graves, alguns, lamentavelmente, falecendo como consequência desta doença, como no caso da jovem nadadora de 14 anos de Presidente Prudente.

        Como você, fico indignado com o menosprezo que algumas pessoas manifestam por um problema tão grave. Tive o desprazer de ser exposto ao Sars-Cov-2, muito pela irresponsabilidade de um irmão e de seu filho, e me recuperei em 4 dias (sem olfato por 3), nos quais me recusei a ingerir as drogas inócuas prescritas pelos médicos, muito provavelmente com a intenção de elevar o moral dos infectados, e patrocinadas pelo insano e inepto que hoje ocupa o cargo mais visível de nossa nação e que trama contra ela, possuído que é por pesadelos doentios e distópicos. Perdoe-me pela digressão, é difícil conter minha angústia diante do que estamos vivenciando.

        Novamente, meus mais sinceros sentimentos.

        1. Rodrigo S. Cruz

          Pois é, Barocos.

          E como se não bastasse toda inércia e negacionismo do Bolsonaro, ele ainda ataca a vacina…

          Só foi começar a se mover agora, aos 47 do segundo tempo, por causa da invejinha do Dória, e pela determinação do STF.

          Ou seja, com 187 mil mortos, não temos sequer um CRONOGRAMA viável de vacinação.

          Esse cara vai pagar muito caro…

  29. Rafael

    Rodrigo,

    Como ando postando relativamente pouco em relação a antes, alguns posts me passam desapercebidos, e só há pouco vi o Filipe comentar sobre a sra sua mãe. Logo, fui atrás de suas postagens e identifiquei as duas na qual vc toca no assunto, em uma conversa com o Carlos Reis.

    Bom, não sei o que dizer. Lamento sinceramente sua perda, nem consigo imaginar o que vc passou (ou ela), não sei se você tem alguma crença, nem vem ao caso. Nada que possa dizer vai ajudar em algo, então fica aqui, apenas para que vc saiba, que estou te mandando as melhores energias, os melhores pensamentos. Não sei o que há para tirar de bom disso, não sei de nada. Espero que vc assimile tudo da melhor forma que puder.

    Ao resto do pessoal, agradeço àqueles que se lembram de mim, mas sinceramente não vejo motivos para comemorar qualquer coisa este ano. Como não me sinto à vontade para desejar boas festas, desejo que ninguém MAIS sofra com essa ou qualquer outra doença.

    Só posso desejar saúde e aguardar por dias melhores. Para todos nós.

    1. Rodrigo S. Cruz

      Verdade, Rafael.

      Não tem o que celebrar.

      O infinito ano de 2020 foi o pior da minha vida.

      Só quero que isso acabe logo…

      1. Evaldo Moreira

        Boa noite,
        Rodrigo, meus sentimentos a vc e toda familia, 2020 será marcado para sempre por perdas significativas, perdi nesse ano duas primas queridas, vitimas da covid 19, mãe tem todos os significdos, aquela que cria, educa, aconselha e briga de vez em quando, e nunca esquecemos disso, é uma dor irreparável para ti, desejo a vc e toda familia, paz, harmonia……abraços á toda familia.

    2. Luiz Fernando

      Como muitas vezes não leio todos os comentários, só observei agora a perda do Rodrigo. Aceite meus sinceros sentimentos, infelizmente vivemos vivemos numa época problemática e alguns dos nossos entes queridos são vitimados, torçamos para q nessa mesma época em 2021 estejamos todos aqui com saúde e numa situação melhor…

        1. Luiz Henrique

          Rodrigo, meus sentimentos.
          Em 2017 passei os piores momentos da minha vida, perdi minha mãe (56 anos) por linfoma de hodking.
          Agora é guardar com carinhos as lembranças do bons momentos que passaram juntos.
          Abraço.

    3. Rafael Azevedo

      Rodrigo, minhas sinceras condolências.
      Deve estar sendo uma dor horrível.
      Espero que você encontre um lugar de refrigério o mais rápido possível.
      Vai dar tudo certo.

  30. periferia

    Um Conto de Natal

    Jair era um homem muito ruim. Um verdadeiro crápula. Frio e ganancioso…faltava-lhe empatia…tinha um ar populista…conquistava admiração daqueles com pouco discernimento…e aproveitava-se disso. Era…no entanto…um homem infeliz.
    Na solidão do gabinete percebeu que era noite de Natal.
    Foi quando barulhos começam a ecoar pelo lugar…era algo parecido com arrastar
    de correntes.
    Surpreendentemente um fantasma apareceu para ele…tinha um rosto familiar…era Ustra…seu velho amigo.
    Ustra foi alguém tão ruim quanto ele…havia morrido anos atrás…foi o único amigo que Jair teve na vida.
    Ustra disse que as pessoas como ele eram condenadas…depois de mortas…a vagar pelo mundo em forma de espirito…estava agora fadado a perambular eternamente…sem rumo ou destino…sem repouso ou paz…a imagem era de total sofrimento…uma alma perdida e rejeitada.
    Logo em seguida Ustra sumiu.
    Aquele encontro impactou Jair…ele pela primeira vez sentiu medo…algo que nunca teve.
    Ele decidiu mudar…nunca mais iria mentir ou contribuir para morte de pessoas.
    Seria uma pessoa diferente…alguém preocupado com seus semelhantes…independente de raça…credo ou ideologia…até na ciência passou a acreditar.
    A tragédia não é quando um homem morre…a tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo.
    Era noite de Natal…milagres acontecem.

    Até mesmo no Alvorada.

    1. Jorge Luiz

      Seu comentário me faz entender por que o Brasil é o país que idolatra bandidos e odeia a polícia, o país da inversão de valores, triste, lamentável e o pior de tudo, sem perspectivas.

    2. Miguel BsB

      Periferia, meu caro!
      Um homem idolatrar um criminoso asqueroso, psicopata e sádico,um torturador, estuprador e assassino como esse Coronel Ustra, já mostra o nível de desumanidade e psicopatia desse elemento colocado na Presidência da República do nosso triste país…é inacreditável!
      Em países mais sérios que já passaram por isso, seria motivo imediato de perda de mandato e cadeia, inclusive.

      1. periferia

        Olá Miguel.

        É bem isso…tento explicar para um garoto de 13 anos (filho) ….
        Por que o cargo mais importante do país é ocupado por um genocida…de intelecto rasteiro e nenhum valor humano ???Como aceitamos isso???
        Será que ele é um reflexo ???Um mero reflexo produzido pelo coletivo???
        Ele apenas reflete quem somos como sociedade.
        Será que somos melhores que ele???
        Afinal aceitamos mansamente ele lá.
        Ele continuará lá….mesmo sobre montanhas de cadáveres (tanto faz se é de direita ou esquerda…ideologia tem sentido quando respiramos).
        Alguém pode dizer…erramos…mas estaríamos sendo condescendente…somos participe da situação…olhamos assustados…estarrecidos…indignados.
        Efetivamente…
        Aceitamos…e nao fazemos nada.
        2020 foi um ano de vergonha para mim….quando olho meu guri (o rapazinho de 13 anos) sinto vergonha.
        Não consigo explicar para ele…falta coragem (teria que dizer que o pai dele…participa dessa palhaçada chamado Brasil).

        Abs

        1. Barocos

          Periferia,

          São mesmo tempos tenebrosos os que vivemos.

          Olhando para um futuro menos catastrófico no qual eu teimo em acreditar, desejo-lhe todo o sucesso do mundo na difícil, mas muito gratificante, tarefa de educar um outro ser humano. É certo que seu garoto se tornará um grande cidadão, tendo-o como modelo e tutor. Com um pouco de sorte, que nossa sofrida nação possa mantê-lo entre nós e lhe fornecer bons alicerces para uma vida plena de felicidades e oportunidades.

          É sempre um prazer encontrar você por aqui.

          Saúde e paz.

          1. periferia

            Olá Barocos

            Agradeço as palavras.
            Fico feliz que esteja bem .
            Desejo o melhor para vc e a família.
            Que possamos ter dias melhores.

            Fique bem.

            Abs

  31. Vitor Hugo

    O que é escrito aqui, fica aqui! Independentemente de algumas desavenças e diferenças com alguns colegas de blog, desejo a todos um feliz Natal e próspero ano Novo!

    Meus desejos para Rodrigo Cruz, Sérgio Ribeiro, Daniel, Jan Dias, Luiz Fernando, Danilo Afonso, Rafael, Rafael Azevedo, Thiago Silva, Paulo Almeida, Paulo F, Barcellos, Pessanha, Jonas, Sandra, Luis Fabriciano, Alessandro, Lógico, Carlos Reis, Periferia, Barrocos, Gabi e para o grande mestre Dalcim, além de todos os outros que comentam aqui. Me desculpe os que esqueci.
    Paz, saúde e prosperidade para vcs e seus familiares!

    Viajando com os familiares. Logo logo estarei por aqui regularmente, ok!?

    😄✌👍🤝👊

    1. JAN DIAS

      Muito Obrigada Vitor!!⚘
      Que você faça uma excelente viagem, relaxe, descanse e curta muito sua família.🙏🌲
      Que 2021 seja mais leve e próspero para todos nós! E volte renovado pra assistir ao
      retorno do Rei 👑
      Abs!

    2. Paulo F.

      Obrigado!
      Boas festas para ti e a família e boa viagem!
      Que 2021 seja melhor para todos nós e possamos voltar à normalidade da melhor maneira possível.

    3. Paulo Almeida

      Grato pela lembrança.

      Boas festas pra você também, afinal não te vejo como desafeto ou inimigo, apesar de uma ou outra desavença no passado.

      Abs.

    4. Luiz Fernando

      De fato neste espaço somos torcedores e assim muitas vezes a isenção passa longe das nossas postagens. Desejo o mesmo a vc e sua família e q todos tenhamos um 2021 de muita saúde e paz.

    5. Sérgio Ribeiro

      E valeu mesmo pela lembrança, caro Vitor . E vá e volte mesmo. Afinal dificilmente teremos um ano tão terrível como este . E assim como todos os citados , conseguimos chegar até aqui mesmo com tantos percalços. Muitos perderam entes queridos pelo caminho. E provavelmente teremos em 2021 além das Vacinas o retorno do Craque. Portanto boa viajem e se cuida. ABS !!!

    6. Barocos

      Que sua viagem seja farta em momentos felizes e sua vida repleta destas viagens.

      Muita saúde e paz para ti e para todos os seus entes queridos.

Comentários fechados.