Nos 20 anos, os maiores momentos de TenisBrasil
Por José Nilton Dalcim
20 de outubro de 2018 às 17:22

capasO site TenisBrasil completa neste sábado, 20 de outubro, o seu 20º aniversário de existência. Quando soltamos a primeira versão, numa segunda-feira, Roger Federer ainda estava disputando o circuito juvenil, Gustavo Kuerten vivia uma temporada de críticas por não repetir as atuações de 1997, as irmãs Williams começam a chamar a atenção. Não existia Google, o site da ATP era simplório.

Durante os sete meses seguintes, TenisBrasil seria atualizado semanalmente, dando resumos dos fatos importantes, calendário, rankings. Até conseguirmos dar nosso primeiro ‘furo’ – Guga poderia ser número 1 do mundo em Roland Garros de 1999 – e ficarmos nacionalmente conhecidos. O UOL nos chamou para sermos parceiros estratégicos em julho e assim continuamos até hoje.

Me arrisco a dizer que TenisBrasil fez muita coisa pioneira. Criou um guia de quadras e uma seção para se achar parceiros para jogar; teve sua rádio para narrar os jogos importantes; fez transmissões ao vivo de imagens ainda em 2007; lançou ‘Bate Bola’, que começou ao vivo em 2011 e foi precursor dos ‘live’ que vemos hoje no Youtube. Este próprio Blog surgiu em 2006. Tudo obviamente graças a uma equipe de colaboradores e jornalistas sérios, atuantes, motivados e que acima de tudo sempre amaram o tênis.

Como exercício de memória, achei curioso listar aqui os 20 maiores momentos de TenisBrasil nessa longa trajetória, baseado principalmente na popularidade do assunto no momento e na audiência gerada pela notícia. A lista segue em ordem cronológica:

Maio de 1999
Guga pode ser o primeiro brasileiro a liderar o ranking

Junho de 2000
Guga derrota Ferrero em jogo emocionante e busca o bi em Roland Garros

Dezembro de 2000
Guga derrota Agassi na Masters Cup de Lisboa e atinge a liderança do ranking

Maio de 2001
Guga escapa de ‘zebra’ americana com virada incrível em Roland Garros

Setembro de 2002
Sampras dá volta por cima e conquista 14º Slam no US Open

Maio de 2004
Guga dá aula de tênis em cima do número 1 em Paris

Junho de 2005
Nadal cumpre profecia e conquista Roland Garros aos 18 anos

Julho de 2008
Nadal ganha Wimbledon e tira feito histórico de Federer

Agosto de 2008
Nadal conquista ouro olímpico em Pequim

Maio de 2009
Soderling é primeiro homem a derrotar Nadal em Roland Garros

Junho de 2009
Federer enfim conquista Roland Garros

Julho de 2009
Federer vence Roddick em duelo épico e supera Sampras em Slam

Setembro de 2011
Djokovic derrota outra vez Nadal e fatura o US Open

Janeiro de 2012
Djokovic derrota Nadal em jogo de quase 6h no Australian Open

Julho de 2013
Murray conquista Wimbledon e encerra jejum britânico

Junho de 2015
Wawrinka vira e impede sonho de Djokovic em Paris

Junho de 2016
Djokovic enfim ganha Roland Garros e detém todos os Slam

Janeiro de 2017
Federer ganha seu maior título de Slam em cima de Nadal

Junho de 2017
Nadal chega a La Décima em Roland Garros

Janeiro de 2018
Federer atinge 20º título de Grand Slam na Austrália


Comentários
  1. Mauricio

    Dalcim, sem querer atrapalhar você, mas já que você está tratando de listas resolve essa lista aqui pra mim kkkkk
    dos que eu vou citar aqui, em qual ordem você colocaria eles do melhor ao pior, e se não for pedir muito, os motivos já que pelo que andei vendo são currículos bem parecidos (todos foram numero 1 do mundo, ganharam masters e grand slans…) :
    Andy Roddick, Marat Safin, Carlos Moya, Lleyton Hewitt, Gustavo Kuerten, Juan Carlos Ferrero, Yevgeny Kafelnikov, Patrick Rafter

    1. José Nilton Dalcim

      Puxa, tentarei ser breve. O mais versátil e talvez mais técnico tenha sido o Kafelnikov. Os outros me parecem muito próximos, mas Hewitt mostrou maior versatilidade do que o Rafter. Colocaria Guga acima do Ferrero e do Safin, certamente do Moyá do Roddick.

  2. Renato

    Federer estava com problema na mão. Explica o desempenho abaixo da expectativa nos dois últimos slam. Vamos ver ser melhora, senão….

  3. Marcelo-Jacacity

    20 anos! Não é nada fácil chegar a esse feito.
    Faz tempo que acompanho o site, mas infelizmente, não de 1998 e depois o blog veio para para ficar, pois, é raríssimo existir tanta interação como o Dalcim propôs no blog.
    No início do blog, eu só lia, e quando comecei a comentar, não utilizava esse apelido que utilizo faz tempo.
    O bate-bola eu gostava muito, tinha muitos vídeos interessantes. Acabou mesmo?
    E atualmente gosto bastante da parte de instrução/equipamento ( bato uma bolinha murcha e sempre estou testando corda, raquete…) que comercialmente é bem pensado, pois está ligado à loja tenisbrasil.

  4. Pedro

    Parabéns Dalcim pelo aniversário e existência deste espaço para os entusiastas do esporte. Informações, comentários, aprendizado. Por falar em informação, li que o Federer fará uma exibição em Tóquio. Será televisionada?

  5. Luiz Fernando

    Federer agora perdeu nao pelos adversários serem superiores, mas sim por contusão em W e no USO. Vamos aguardar os comentários dos blogueiros q diziam q Rafa quando perdia atribuía as derrotas a contusão kkkk…

  6. Sergio Ribeiro

    E fazendo parte da semana de comeracao dos 20 do TenisBrasil , sempre com grande enfoque para a nova e novíssima geração, nada mais justo que 3 ATPs conquistados no mesmo dia. Os garotos Kashanov , Edmund e Tsitsipas conquistaram os ATPs da Rússia, da Bélgica e de Estocolmo pra cima dos Trintões Manndarino, Monfils e Gulbis, mostrando para as “comediantes” que não estão pra brincadeira. Um destaque especial para o primeiro Grego a vencer um ATP com direito a bater na Semi o falastrão Fognini em Sets diretos ( o mesmo que afirma que eles são uma “ farsa “). Ele e Gulbis estarão presentes no “ fraquíssimo “ ATP 500 da Basiléia. O Suíço afirma que estava lesionado desde a temporada de Grama. Espero que queime a língua quando afirmei que aquela penca de ENFs de forehand se devia ao fato do Velhinho estar chegando atrasado… A conferir na rapidíssima de Basel. Abs!

  7. Renato

    A nova geração venceu os três torneios da semana. Muito bom! Melhor ainda que o Monfis perdeu.
    Legal ver o Gulbis em uma final de torneio. Tênis ele tem de sobra pra estar entre os 20 melhores.

  8. Rodrigo S. Cruz

    Ninguém, nem mesmo eu, sequer cogitou que isso poderia ter acontecido.

    Mas o fato é que o Federer vem jogando um bom tempo lesionado.

    Ele machucou a mão, antes daquela partida em que perdeu do Coric, em Halle.

    Tá explicado fraco rendimento do suíço, até em torneios que favorecem o seu estilo…

    E pensar que já tinha algumas pessoas aposentando de novo o cara.

    Esses ABUTRES nunca aprendem mesmo…

  9. Ricardo Schwery

    PARABENS TENISBRASIL! ESPERAMOS, ASSIM COMO HOJE EM DIA, INICIARMOS NOSSOS DIAS COM AS MELHORES NOTICIAS QUE A MIDIA PODE NOS OFERECER!! PLAY!!!

  10. Barocos

    Dalcim,

    Parabéns pelo excelente nível do site como um todo e, particularmente, efusivas felicitações pelas suas matérias, comentários e dedicação ao espaço do blog. Não conheço nenhum outro espaço onde as informações mais relevantes deste excepcional esporte sejam tão bem apresentadas como você faz aqui.

  11. Daniel Fontoura

    Viva o Tênis Brasil! Viva Dalcim e todos os outros colaboradores!
    Não tenho comentado (ou lido os comentários) como antigamente mas não perco nenhum post aqui no blog.
    Não sei ao certo quando exatamente comecei a ler (se em 2006 mesmo ou começo de 2007) mas assim que comecei não parei mais (e li todo o histórico existente antes desse primeiro contato).
    Muitas memórias boas nesse blog, especialmente quando cheguei próximo ao resultado da final Wimbledon 2008 (incluindo palpite sobre duas paradas pela chuva) e recebi uma camiseta.
    Parabéns por essa grande história e desejo muito sucesso futuro também!
    Abraços
    Daniel

  12. alessandro sartori

    José Pessanha…a resposta que vc deu no meu coment no post “20 maiores jogos´´……
    Dizer que Federer perdeu aquela final por uma contusão que ele obteve num torneio anterior, então como ele venceu os tres jogos da primeira fase do Finals e na semis aplicou duplo 6/0 em Gaudio? Faça me o favor né, agora tenho mais que certeza, fosse o suiço vencedor daquele jogo, não tenho nenhuma dúvida que estaria no top 5, mais como não agrada o blogueiro e seus bluecaps tem que passar despercebido…

      1. José Nilton Dalcim

        O pior é que na lista Federer perdeu quase todos que citei… Nadal, Del Potro, Djokovic… Fanatismo é uma praga!

    1. José Nilton Dalcim

      Apreciaria se você se referisse a mim com maior respeito. Veja a lista dos jogos… na maciça maioria dos que escolhi, Federer perdeu (Nadal, Del Potro, Djokovic).

      1. alessandro sartori

        Dalcim leva numa boa, é que de alguma forma acho que o Nalbandian deveia ser lembrado em algum desses posts, mas se não deu blz…

    2. João ando

      Sartori. Acompanho o blog acho que tem uns 7/8 anos. Antes lia mas não postava. Acho o melhor blog de tênis. Ja que o dalcim conversa com os que postam..nos como torcedores do roger vemos so o que ele ganha e natural. ..acho o dalcim bem pontual nos seus comentários …acho até que ele tem maior simpatia pelo Roger do que os outros …mas isso ele não vai falar…mas ja li que ele acha que o Roger e laver São os melhores de todos os tempos …se não for dalcim não coloca meu comentário. ..acho a moderação dele muito Boa..ja tive respostas minhas bloqueadas e acredito que outros que postam tb …e isso parabéns dalcim pelos 20 anos da tenisbrasil

      1. alessandro sartori

        Ando, só acho que um Federer x Nalbandian por si só era um baita jogo e da maneira que foi com viradas e reviradas….sensacional, mas não dá não, o Dalcim tem o critérios dele e segue o jogo…

  13. Nilson Reis

    Parabéns mestre Dalcim, posso te dizer com toda certeza, que o que sei de Tenis apreendi em grande parte lendo seus comentários e muitas vezes vc, com toda paciência e técnica, respondendo com presteza e educação. Que Deus lhe dê muita saúde e mais 100 de site no mínimo. Abraço.

  14. Fernando Brack

    Parabéns, Dalcim e equipe, por mais um aniversário e pelo continuado trabalho de primeira, tanto no site como no blog. Divido com vocês o orgulho deste sucesso por estar presente neste espaço desde seus primórdios.

    Que o Tenisbrasil comemore mais decênios de excelentes serviços prestados ao tênis e a nós fãs deste esporte.

    Seguirei sem dúvida acompanhando e participando aqui.

    Felicidades e sucesso a vocês. Grande abraço a todos.

  15. Sônia

    Dalcim, não poderia deixar de lhe dar os parabéns. Voce faz parte da minha vida, do amor que tenho por esse esporte e principalmente do AMOR que sinto por ELE, sim ELE. Obrigada (1000x) clap clap clap clap clap… beijos.

  16. WILLIAM LAERTE FENELON

    Parabéns pelo blog Dalcim, com certeza o melhor do Brasil! Vc não teria por acaso o link da notícia do Nadal ganhando RG aos 18 anos? Abraço

  17. Rodrigues

    Dalcim

    Parabéns!

    Com certeza estou com você aqui desde o começo.
    Tenisbrasil foi e é um marco no desenvolvimemto do tenis em nosso País. Com certeza ajudou a criar novos fãns e aprofundar o desenvolvimento do tenis.
    Mas, além de tudo, admiro o seu modo equilibrado, equidistante e imparcial de conduzir esse blog cheio de fãns ardorosos, e ás vezes desiquilibrados.
    Tudo isso baseado no seu profundo conhecimento desse esporte maravilhoso e viciante.
    Parabéns!

  18. Chico

    Acompanho o blog e a página Tênis Brasil desde 2007 e é, sem dúvida, o melhor lugar para se discutir tênis e se informar, sobretudo o blog, com posts interessantíssimos.
    Parabéns pelo trabalho Dalcim. Grande abraço!

    P.S: Sugestão: você poderia postar os links dos 20 momentos históricos da página Tênis Brasil para recordarmos? Obrigado!

    1. José Nilton Dalcim

      Boa parte do arquivo não está mais no ar, Chico, por diversos motivos. Então não consigo recuperar os mais antigos aqui.

  19. Lejoso

    Mestre, sei que o post não é sobre isso, mas se possível gostaria de esclarecer uma curiosidade. É impressão minha ou o Karen Khahanov (tem uma foto dele hoje no site tenisbrasil) usa aquela mesma empunhadura de forehand que o Alberto Berassategui utilizava? Alguns chamam de empunhadura havaiwana, não sei se tem outro nome técnico para ela?
    A bacsinszky também usa essa empunhadura. Tem algum outro jogador ou jogadora que também utiliza essa empunhadura?
    Ah, parabens pelos 20 anos do Blog. Há anos acompanho e sou super fã, apesar de palmeirense, kkk

    Abraços

  20. Marcelo Seri

    Dalcim, parabéns pelos 20 anos de excelente trabalho! Jornalismo sério, imparcial, sempre muito atualizado e inovador!
    Deus o abençoe, e desejo muito sucesso por mais muitos anos!

  21. Luiz Fernando

    Ze Verev será o principal adversário de Federer em Basel, se não vencer esse torneio de fato a coisa desandou…

    1. Sérgio Ribeiro

      Como sempre bem informado, caríssimo Zé Fernando. Desde quando numa rapidíssima Indoor , Sasha e’ mais favorito que Cilic , MEDVEDEV , Shapovalov , Tsitsipas ou até mesmo Wawrinka ? rsrsrs Abs!

      1. Luiz Fernando

        Nossa o Renato postou abaixo algo bem parecido, so q nem citou o Ze Verev, e vc so vem responder o meu post? Deus me livre, sai capeta kkkk.

  22. Renato

    Se Federer não vencer nem Basel, a coisa vai ficar feia mesmo! E olha que ela deu sorte do Delpo machucar e o Coric estar em Viena.

    Alguém acredita no 99 na Basiléia e o 100 no finals? Praticamente impossível!

  23. Christian Miola

    Dalcim!!!

    Parabéns pelo excelente trabalho
    Acompanho o blog e o site diariamente.
    Sucesso e que venham no mínimo mais 20 anos!

    PS: Acompanhava os jogos do Guga pelo placar on LINE qdo não podia assistir ao vivo por N motivos … ????

  24. Nando

    Puxa, eu não peguei essa “fase inicial” do site, infelizmente…nessa época (98, 99…) eu tinha 13/14 anos, e era mais ligado ao futebol (ainda sou kkk) e só via algumas coisas sobre o Guga.
    Mestre, poste aki a foto de capa do site qnd Guga ganhou o bi, o tri (em RG) e o Finals, qnd virou N1.
    E poste tbm a capa do 1° Slam do Rei em 2003.

Comentários fechados.