Teste de fogo
Por José Nilton Dalcim
21 de janeiro de 2018 às 11:58

Mais uma vez, Grigor Dimitrov tropeçou na hora de concluir um jogo importante. Porém, como tem acontecido desde o final do ano passado, segurou a cabeça a tempo de concluir uma vitória de gala em cima do ídolo local Nick Kyrgios e avançar pelo segundo ano seguido às quartas do Australian Open. Quem sabe na quinta-feira tenha a revanche contra Rafa Nadal, que o tirou numa épica semi no ano passado.

O próprio Nadal teve seu primeiro teste de fogo da temporada. O forehand não funcionou tanto, o que o deixou um tanto mais defensivo, e assim precisou de sangue frio para aguentar quase 4 horas de intensas trocas de bola diante do baixinho Diego Schwartzman, e olha que três dos quatro sets tiveram placar confortável. Cada tenista cedeu 18 break-points, mas Rafa aproveitou quatro a mais e isso fez tremenda diferença. Curiosamente, Schwartzman teve chances de sair à frente com quebra em três dos sets.

Dimitrov e Kyrgios tentaram acelerar o jogo nos dois primeiros sets, ora sacando muito firme, ora buscando a definição rápida do ponto. A vantagem do búlgaro veio nos pequenos detalhes, principalmente quando Kyrgios tentou fazer demais com a bola. O australiano reagiu no terceiro set e, mesmo com toda a euforia da lotada arena Rod Laver, Dimitrov conseguiu boas devoluções para exigir que Kyrgios jogasse mais no quarto set. Os erros vieram. Fez 5/3 e aí voltou o conhecido fantasma que ainda o persegue na hora de concluir a tarefa. No entanto voltou a jogar um belo tiebreak e recebeu abraço e incentivo do amigo para ir ainda mais longe.

Do seu lado, Nadal mantém o número 1 com o avanço para as quartas de final, o que é uma pressão a menos para administrar, embora eu acredite que isso não estivesse entre suas prioridades. Como enfatizou na entrevista oficial, o esforço lhe deu a garantia que o físico e o joelho estão em ordem. Agora, encara o croata Marin Cilic, contra quem sofreu apenas uma derrota em sete partidas, e lá em 2009. Será seu primeiro adversário com ranking superior a 25º em suas últimas 16 partidas de Grand Slam. O croata fez um belo jogo de quatro sets diante de Pablo Carreño, em que os dois espancaram a bola mas também mostraram boas variações.

O adversário de Dimitrov por sua vez é uma surpresa: o britânico Kyle Edmund, que disputará as quartas de um Slam pela primeira vez e perdeu os dois duelos contra o búlgaro, mas ambos muito duros. Tal qual aconteceu na estreia quando tirou Kevin Anderson, o 49º do ranking esteve um set e uma quebra atrás de Andreas Seppi e soube reagir. Edmund se vira muito bem com o saque no centro e fechou o jogo com 63 winners, sendo 25 aces. Ele só não aguenta mesmo responder perguntas sobre Andy Murray.

Embora se recuse a pensar no assunto, a chance de enfim conquistar um Grand Slam fica cada vez maior para Caroline Wozniacki. Venceu sem sustos Magdalena Rybarikova e agora enfrentará Carla Suárez, uma das raras que joga com backhand de uma mão e se recupera de uma temporada de lesões.

A cabeça 2 também continua na briga para recuperar a liderança do ranking e diz que a virada incrível na segunda rodada, quando perdia o terceiro set por 1/5, tirou toda a carga dos ombros. “Sinto que não tenho mais nada a perder”. Ela não chegava nas quartas de Melbourne desde 2012, porém tem de tomar cuidado com Suárez, que ganhou a mais recente no saibro de Madri e sempre dá muito trabalho na quadra dura.

Claro que Carol também pode ter no caminho o tênis bem completo de Elina Svitolina. A ucraniana também postula seu primeiro Slam e a ponta do ranking. Talvez por isso tenha mostrado alguns altos e baixos, além de evidente ansiedade. Repete as quartas de Roland Garros de 2015, seu maior resultado até então.

A melhor frase do dia veio de Nadal, em entrevista ao Eurosport, questionado sobre o retorno de Novak Djokovic. Ao se dizer assombrado pelo ritmo que o sérvio mostrou diante de Albert Ramos, disparou com risada: “Espero que ele não continue jogando tão bem”.


Comentários
  1. Mario César Rodrigues

    Dalcim,realmente rafa jogou bem mas viajou no segundo set ele estava tentando ser agressivo,mas Cilic com o saque aberto foi duro para Rafa..e Rafa teve chances em liquidar em 3 sets aquele segundo set era muito dificil perder..ai quando veio o quarto set seu saque já não estava como no começo e foi para o quarto set e sentiu senti na hora e foi justamente num saque aberto do Cilic Mas enfim Cilic mereceu oras Parabéns,e Rafa vamos não esquente a cabeça e enxugue o calendário e vai para o saibro agora pule o que for necessário jogar com lesão não tem como!

  2. O Doutrinador de Balões ^.^

    Eu sabia que o Kyrgios ia perder pro Grigor ainda falei no grupo do Tênis Love e fui ridicularizado kkkk o mais engraçado é que teve gente e fake que falaram que o Kyrgios no mínimo ia fazer semifinal já uma minoria falou que o Cotonete ia ser campeão kkkkkkk eu sou um fake, mas um fake lúcido. A final do AO vai ser entre Baby Federer x Roger Federer. Sobre o Nadal, vulgo balão, cairá nas semifinais. Até que o Nadal, vulgo balão, me surpreendeu, mas também só pegou moleza como de costume. Goffin já foi eliminado agora o Federer tem 96% de chance de ser o grande campeão.

  3. Fernando Brack

    Péssima notícia pro sérvio e para sua torcida. Não resolver o problema no cotovelo após tanto tempo parado
    é pra deixar as barbas de molho quanto a uma eventual aposentadoria precoce. Lamentável essa situação.

    Na direção oposta, Nadal não dá o menor sinal de sua crônica lesão no joelho. Esse sim é um caso espantoso,
    já que ele esteve capengando em quadra e desistindo de torneios há relativamente pouco tempo.

  4. Rodrigo S. Cruz

    Eu acho que o Djokovic está liquidado…

    Como eu havia dito, terá de passar obrigatoriamente por uma cirurgia perigosa, e ficar ainda mais tempo fora das competições.

    É o preço que se paga pelo TÊNIS-FORÇA praticado pelo sérvio.

    A mecânica de golpes quase ROBÓTICA, que cedou ou tarde acaba comprometendo e cobrando caro das articulações do tenista.

    Sem a leveza dos movimentos que tem um Kyrgios, um Federer, um Fognini.

    Eu até digo que ele voltará a jogar sim. Mas, sem aqueles resultados grandiosos de outrora…

    Também digo que mostrou respeito ao público que pagou o ingresso. Pois não abandonou a partida, e lutou até o fim pelas chances…

    E que ainda tem muita qualidade, pois mesmo com dores, perdeu de Cheung num placar bem apertado.

    Mas pensar que havia gente tão otimista, que já o colocava até como algoz do Federer, numa eventual semi.

    PS> Agora eu aposto um saco de balas ” Juquinha”, que o Lomeu Lima voltará para o exílio.

    1. Luiz Fabriciano

      Mas Rodrigo, o Kyrgios já teve que fazer quantos tratamentos por contusões? E ainda em tenra idade.
      Essa classificação de tênis-força é totalmente descabida.

  5. Wagner Froes wanderley

    Boa tarde Dalcim
    Qual a chance do Marcelo Melo levar o título na Austrália acho que ele ainda vai ficar muito tempo no topo do ranking você não concorda?

    1. José Nilton Dalcim

      Acho que a chance é muito boa, Wagner. Claro que ainda há boas parcerias, mas as quartas de hoje é bem tranquila. Na torcida!

  6. Ulisses Gutierrez

    Dalcim,

    como joga esse coreano, parece o Djokovic uns 7 anos atrás. Mesmo achando o coreano defensivo, ele mantém a bola com profundidade por muito tempo, aguenta ralis de mais de 10 trocas constantemente, incrível.
    Mestre acredita que poderemos ver outra vez aquele Djokovic de 2011 ou de 2015 outra vez? Ou não infelizmente o velho Djoko se foi de vez. O que acha mestre?
    Antes que esqueça, Federer ficou super favorito para atingir mais uma final de Slam.

    1. José Nilton Dalcim

      Puxa, fiquei preocupado com a questão física do Djoko. Sua entrevista foi um tanto desanimadora, falando que terá de reavaliar tudo. Mesmo com o cotovelo avariado, ele se esforçou ao máximo contra Chung, caiu de pé.

  7. Marcos

    kkkkkkkkkkkk Final de carreira para o abraçador de árvoresss
    Aposenta logo kkkkk seja prudente oh! Rei do migué kkkkkk
    Conclusão: Mais 2 GS na conta do Gênio e 1 para o Nadal em 2018.

  8. Sérgio Ribeiro

    Faltam 7, 6 , 5, 4… Boom !!! Todos os Fakes para o Sítio do Robson kkkkkkk O Piso mais rápido prejudica mesmo o Maratenis. Dai Thiem e Cia terem que repensar seus caminhos. Totalmente diferente das variações que Berdych anda apresentando. A babaquice de 19 x 6 para o Craque de nada vai servir. Promessa de Adrenalina pura. E o Maior e Melhor dificilmente perderia em Sets diretos na lentidão anterior. Merece um desconto pois voltava de lesão. E também não é fácil enfrentar várias gerações, ainda mais Trintao. A meu ver, a possível Fedal corre sérios riscos de não acontecer. Como Postamos antes do início do SLAM, ” Zebras no AOPEN tendem a acontecer no Árduo caminho até a grande Final ” . Abs!

  9. Paulo

    Djoko muito ruim hj. Tentava fazer com a bolinha o que um dia já fez e não conseguia. Para quê tentar uma bola impossível se uma normal venceria o ponto? Ainda mais com a quadra aberta.
    Errou muito, e em bolas relativamente fáceis. Fez péssimas receber lhas hj. Ousou mais do que seu corpo permite.
    Faz o be a ba, não precisa vencer bonito, é só vencer.
    E a família nem estava no box. Do federer estava kkkkkk.

  10. Mario César Rodrigues

    Olham ai apostei que a Final seria Nole e Rafa bem ainda tem Rafa mas..eu sinceramente irei sempre torcer por Rafa..Mas na boa seria Legal ver estes novos numa final e estou falando sério!Federer contra o Theco jogo que na boa eu falo depende mais do quanto Federer sacar bem e pronto..mas não arrisco mais nadakkkkkkkkk

  11. Luiz Fernando

    Pra ser justo e demonstrar imparcialidade, gostaria de me desculpar com a nobre Sonia, nossa especialista em bastidores do tênis, pois ao notar que Federer enfrentará Betdych, Chung ou Sand alguma coisa em seu caminho p a final, tenho q concordar q de fato há um complô da Kia favorecer Rafa nesse torneio. Aceite minhas sinceras desculpas kkkkkkkkkkkkkkkkk…

    1. Sônia

      Eu lhe concedo o perdão e sempre concederei, afinal de contas, errar é humano. Mesmo com tudo contra, sou e sempre serei 100% Federer. Gooooo Federer! Beijos.

    2. Sergio Ribeiro

      A eterna recaída, não é Luiz ? Dos TOP 15 do Ranking, somente sobraram os 3 Primeiros : Nadal , Federer e Dimitrov e o Sexto Cilic . Ja’ e’ bem grandinho para saber que o Futuro Campeão não tem nada a ver com isso. Quando Cleto inventou a babaquice da Geração fraca ( para alavancar o seu ” Animal ” ) deveria imaginar que um dia todos seriam Trintões. E o melhor iria deitar e rolar depois dos 35. Jogou a toalha. Zverev levou o Coreano ao Quinto Set. Se a Final não for outra Fedal , e’ óbvio que não foi culpa de Chaves. Ambos terão que suar sangue para espantar as Zebras . Abs!

  12. Fernando Brack

    E não é que o Nadal cabeludo despachou o Djoko? Putz! 3 a zero!! Pelo jeito, o cotovelo ainda tá bichado.
    Não gosto muito de fazer prognósticos, mas tô achando que Berdych ganha do Federer e Dimitrov leva esse caneco.

  13. Luiz Fernando

    Atuação espetacular do coreano, que não se assustou com o Djoko, com a quadra lotada e com a quebra atrás no set 3. Esse rapaz já tinha apertado o Rafa ano passado, não me lembro em qual torneio, o q demonstra seu potencial. Inacreditável, em especial pq o sérvio não jogou mal, embora com erros crassos em momentos decisivos.

  14. Vial

    Acho que chung tem grandes chances de levar esse AO se continuar jogando dessa forma. Se conseguir ser mais agressivo.. Pode se tornar Tão bom quanto Djokovic foi nos seus melhores anos.Bora Chung!!! Faltam 3

    1. Jônatas L. de Paiva

      Falta mais potência, coisa que ele vai adquirir ainda. Federer, Berdych, Dimitrov, Cilic e Nadal tem mais potência (e experiência) que ele. Muito difícil acontecer mas acho que tem chances de fazer SF.

  15. Renato

    Kkkkkkkkkkkkkkk BORRAVICE vai levando uma SOVA do Chung. Será que ele não está se borrando todo com medo de enfrentar Federer? Kkkkkk

  16. Luiz Fernando

    O Nadal coreano está se defendendo como poucos, além de não se impressionar com o nome do adversário, algo fundamental p um jovem como ele. Está com 20. Está chegando a hora da verdade p ambos.

    1. Jônatas L. de Paiva

      O estilo de jogo do Chung não tem NADA a ver com o do Nadal. Ele joga muito parecido com o Djokovic.

  17. José Eduardo Pessanha

    Eu já imaginava isso, mas Djokovic acabou. Nenhuma chance de voltar a ser campeão de nada. Ele não abandonou o maratênis , mas o maratênis o abandonou. Zé fini.

    Abs

  18. Renato

    Pelo menos o smash do pangare passou de nota 0 para nota 1. Já dá para equiparar com o dos peladeiros que jogam duas ou três vezes por semana.

  19. Chileno

    Bom… evidentemente temos favoritos para chegar às semis. Meus palpites são Federer vs Nole e Nadal vs Dimitrov. Basicamente os palpites mais óbvios. No entanto, acho importante ressaltar que eu vejo chances reais de nem todos eles chegarem lá. Pra mim, as duas maiores pedreiras das quartas são Berdych e Cilic. Ambos são azarões em seus prováveis confrontos com Federer e Nadal, respectivamente. Mas ambos estão jogando muito bem, e num dia bom podem sim derrubar os favoritos. A chave do Nole me parece mais fácil com a queda do Stan e do Zverev. Acho difícil o Thiem batê-lo, especialmente na quadra dura. Enfim… eu não descartaria nem o tcheco, nem o croata tão facilmente quanto muita gente aí anda fazendo.

  20. paulo

    Nossos tenistas jogando com 39 graus e baixa umidade na australia e daí temos de aguentar jogador de futebol no brasil reclamando de jogar 90 minutos, com mais 10 em campo, às 11h da manhã ou no meio da tarde no verão

    1. Willian Lopes

      Chola mais que tá pouco. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Marcio

      Minha nossa!!

      E quais seriam os recordes??

      Há pessoas que perdem totalmente a noção do ridículo.

      Sugestão, curtamos o circuito, e o Tênis, enquanto é tempo.

  21. Eduardo Oliveira

    Se, o Dimitrov alcançar a semifinal e se encontrar outra vez com o Rafa, ele vai levar outra surra como a do ano passado!

    Rafa está pronto, com o físico em ordem e trucidando os adversários.

    Rafa dessa vez será o campeão!

    1. Chileno

      Você chama 3×2 com dois tiebreaks e 5h de duração de surra? Imagino então qual sua definição então pra 6/2 6/3…

      É cada uma…

    2. Miguel BsB

      Surra? Qual foi a surra que ele tomou ano passado? O jg que eu vi, foi equilibradissimo, decidido em 5 sets, provavelmente a melhor partida de 2017… O búlgaro tá na sua melhor forma, e acho que tem boas chances de passar pelo Nadal.

  22. Bruno Medrado

    Grande Dalcim…

    To torcendo muito por uma Revanche Nadal x Federer ..
    Com o passar dos anos , temos que agradecer de ter vivido na época desse dois grandes gênios.
    Mas o que eu gostaria de comentar é que, ficou muito evidente por parte dos organizadores do AO ,o desejo de ter uma Final Federer x Kirgyos. O fato de Roger e Kirgyos jogarem sempre a noite e Djoko e Rafa enfrentarem por 2 vezes o temível horário diurno , mostra bem isso.
    Não que jogar durante o dia seja sempre um inferno, mas ninguem pode prever a consequencia de jogar num calor de 40 graus durante 4 horas….
    Acho que agora a organização do AO vai ter que engolir a frustação por não haver a sua ” final dos sonhos “…
    Que venha mais um FEDAL !!! VIVA o Tênis !!!

    Abraço,
    Bruno Medrado Petrolina-PE

  23. Paulo Rossi

    Boris Becker e Novak Djokovic reencontraram-se este domingo em Melbourne, durante o Australian Open, numa entrevista em inglês para a versão alemã do Eurosport. O sérvio e o alemão trocaram palavras de circunstância, mas o ex-campeão germânico fez questão de deixar uma mensagem ao sérvio.

    [b]“Estou muito contente por estar de volta, porque o tênis não é a mesma coisa sem você”[/b]

  24. Lomeu Lima

    Tudo normal nos jogos de ontem. Hoje os idólatras do suíço devem estar muito preocupados, afinal o seu goat enfrenta uma “pedreira”. Tem que rir muito com as falácias dos adoradores de Federer. Choramingar da chave fácil do Nadal é o armagedom. Roger só tem mané até as SF. Esperem encontrar o Nole para ficarem praguejando aos quatro cantos. No quadrante do Nadal não tem nada definido, mas do outro lado haverá um mar de Lamentações quando o N2 der adeus nas SF. #Nole 13 para aumentar a freguesia.

  25. Eduardo Moura Lima

    Fala Dalcim,

    achei o Nadal bem medíocre nesse jogo. Jogou muito os 3 primeiros jogos, sendo agressivo com o forehand e backhand e sacando razoavelmente bem. Hoje, achei descalibrado nos dois golpes e sacando muito mal. Se jogar como nas três primeiras rodadas, acho que passa do Cilic, mas se jogar como hoje, acredito que o croata vença o jogo.

    Será que foi só um dia ruim, ou ele sentiu demais a umidade ?

    Abraço

  26. Carlos Henrique

    Técnica o búlgaro sempre teve. Físico, desde 2016, melhorando ano a ano. Mas o último tripé, a parte mental, ainda é vacilante. Sacar pro jogo e ratear daquela forma seria fatal contra Rafa/Roger/Nole.
    E não vejo como mudar, pois vem de uma conquista importante (Finals). Cravo que só ganha Slam (se ganhar) com a aposentadoria das lendas.

  27. Alice

    Carreno-Busta tentou, teve chances…mas sucumbiu nas oitavas para o Campeão do US Open de 2014, Marin Cilic. O segundo melhor espanhol no ranking, parece ter reencontrado o seu bom tênis mostrado no ultimo major da temporada passada, se continuar com esse bom mental, principalmente aquele mostrado na campanha que o levou a primeira semifinal de Major na vida, poderá somar mais títulos na carreira, ir mais longes em torneios importantes e quem sabe se consolidar no Top10, pois seu tênis vem se consolidando com um jogo agressivo e às vezes, até vistoso…desde esquerdas na paralelas até bolas vencedoras com deixadinhas, firme nas trocas, agredindo quando pode com sua direita. Cada vez mais forte, regular, agressivo, tentando ser consistente…com um veloz primeiro serviço à um bem encaixado segundo…parece ter descoberto “receitas” básicas pra estar entre os melhores do mundo. Enquanto, Cilic não tem mais o que provar, só a mostrar.. O croata não cansa de dar mostras de quanto conseguiu ser consistente no fundo de quadra, mesmo que a referência a ele, muitas vezes seja o seu grande serviço. Nessas oitavas contra Carreno, precisou de mais, marretou a bola, trocou diversas bolas e não cansou, aquilo que lhe faltou mostrar no serviço as vezes, sobrou em suas direitas e inúmeras subidas a rede, com muita eficiência. Ser campeão de Major, continua a fazer bem ao croata, que com esse jogo poderá ser um adversário perigoso para o numero #1 nessas quartas.

    Enfim, penso que é uma boa hora para Cilic conquistar sua segunda vitória frente ao Nadal, pois o espanhol continua com bolas curtas, está mais agressivo sim, o que o faz em grande parte, perder a precisão, dando assim, muitos erros não forçados a seus adversários…com um 1 serviço “débil” às vezes, as coisas podem não só se complicar para Rafa, como pode não constar entre os 4 melhores desse A.O 2018. Cabe ao croata, acima de tudo…vencer o numero #1 no mental e isso não é tarefa fácil pra ninguém no circuito, com exceção de Roger Federer que o fez com maestria isso na temporada passada, através de um bom plano tático que lhe deu algumas vitórias contundentes contra seu mais difícil oponente.

    1. Fernando Paixão

      Faz tempo que eu não via você por aqui hein, Alice, kkk.. seja bem-vinda novamente! Quanto ao Nadal, sinceramente acho que ele passará do Cilic em sets diretos, até porque ele entrará para o jogo de outra forma, da mesma forma que entrou contra o Raonic no ano passado, outro jogador que se tornou sólido de fundo de quadra e conta com um grande serviço. Porém, cada dia é um dia no tênis, e jogando nesse piso, o Cilic sabe bem que ele vai poder ter suas chances se entrar focado.

      1. Alice

        Verdade, Fernando. Do modo como Nadal vem jogando, Cilic pode ter sua chances..mas, como você bem ressaltou, nessas fases finais de um Major, o espanhol eleva seu nivel de jogo mesmo…não dá pra se esperar que ele cometa mais de 45 erros não forçados de novo. Porém, cada dia é um dia, né não?! Hahahaha

        Na torcida por jogos cada vez melhores, pois como alguns já comentaram…estamos vendo uma pequena coleção de jogos bons e primorosos nesse Australian Open, que novidade!…rsrs

  28. Antonio Gabriel

    Pra min a única duvida de uma Vitória do Dimitrov sob Nadal em uma possivel semifinal é a questão mental. Se o Dimitrov não “viajar” no jogo ganha do Nadal, ate pela melhor qualidade que vem demonstrando nesse AO. Nadal é um mestre em trucidar os adversários na parte mental, então o negocio é esperar pra ver o possivel confronto e.como irá se comportar o Búlgaro.

  29. Renato

    Nos últimos cinco jogos entre Federer e Ze cueca, o mestre venceu 10 sets, enquanto o cueca venceu apenas quatro.

    1. José Bosco

      Amigo vc só esqueceu que no retrospecto geral o Rafa está na frente do Federer. É só ver as estatísticas dos confrontos. E mais, quem é o único tenista dono de 10 títulos em Roland Garos na história desse esporte? Hein????

  30. Bosco Lima

    Olá para todos! Minha análise geral é diferente. Não querendo desmerecer o Argentino, ele não jogou mais do que sabe e na verdade só ganhou um set por conta dos muitos erros do Rafa. Na verdade Rafa deu até uma chance para não ficar tão feio na fita para ele…teve uma bolas em que Rafa nem corria atrás…kkk
    Já Dimitrov jogou demais contra aquele que não joga tênis, o Kyrgios para mim é apenas um sacador de bolas de tênis, não é um tenista verdadeiramente.

  31. Marcelo Calmon

    O Kyrgios falhou em 2 bolas bem fáceis em momentos cruciais. A 1ª quando foi quebrado no 4º set com um smash horroroso. Mas conseguiu devolver a quebra e ir pro TB, onde também errou um voleio bem fácil que deu o mini ao Dimitrov. Jogaço !!

    Não poderia deixar de citar a eliminação da Radícula tenista pra Hsieh, Que pelada !!! Não canso de perguntar como essa tenista conseguiu ser top na vida.
    Grande virada da Suarez. set abaixo e 1/4 no 2º set !!!! A Kontaveit começou a errar e tudo se inverteu.

    Outro jogão da rodada passada foi o do Soares. Que show o indiano Paes deu !!! Bruno/Murray tiveram todas as chances para ganhar o 1º set e deixaram escapar com direito a 2DF no mesmo game com o Bruno sacando.
    E Farah/Cabal atropelaram os indianos na rodada seguinte.

    Na rodada passada a Halep tava com algum problema físico ? Ela não ia na rede de jeito nenhum. Colocava a Davis fora da quadra e ficava esperando no fundo !!! Por isso foi quebrada 3 vezes quando sacava pro jogo. É confiar demais no regular jogo de fundo que ela tem !!

    abs

  32. Cesar Valeixo

    Dalcim, estava olhando os prize money de rafa em 2017 e a somatória final é maior do que os valores recebidos dos torneios. Você saberia dizer se ele recebeu algum prêmio extra da atp do terminar como número 1 ou meus cálculos que foram errados? Kkkk
    Ps: se ele recebeu, sabe a média que a atp paga como prêmio terminar em primeiro lugar? Abs

    1. José Nilton Dalcim

      Não tem a ver com o ranking, mas com um bônus que é dado ao final da temporada para os tenistas que cumprem o regulamento (jogar os Slam, os Masters etc e tal).

      1. Eduardo Moura Lima

        Mas Dalcim, o número 1 da temporada, recebe uma premiação por ter terminado como número 1 não é? Se não me engano você mesmo me falou aqui um dia que eram 800 mil dólares. Não é isso ?

        Abraço

  33. Rafael

    Mestre,

    Avisei que o argentino iria tirar um set do Nadal! Vou ousar diacordar de vc. Nadal nao está firme. Apenas não pegou adversários de gabarito. Pode anotar. Cilic 3×1. E anota tb Berdycj tirano Federer! Terça nos falamos. Tem algum brinde em caso de acerto?rs

    1. JANAINA DIAS

      Eu torço pro FEDERER, mas também estou com a impressão de que o BERDYCH vai ganhar dele dessa vez..Vou ficar triste, mas ao mesmo tempo também gostaria de ver o tcheco ganhando um Slan…ele é esforçado, humilde e gatinho também.. Kkk

      Quanto ao NADAL, ele vai ter que acertar bem mais o 1° saque senão o CILIC vai engolir ele..

  34. Márcio Souza

    Dimitrov finalmente vem dando provas de que ira sair daquele indigesto grupo dos Big Yellow (Berdych, Tsonga, Monfils, Nishikori, Raonic, Gasquet, Fognini) que tem talento e jogo pra deslanchar mas sempre na hora H amarelam.

    O búlgaro desde o ano passado quando ganhou Cincinnati vencendo inclusive o próprio Kyrgios, ali ja deu sinais de que seria outro no circuito.
    A forma como ele encarou os tiebreaks e a força de saque tanto de primeiro como segundo saques do Kyrgios e a torcida toda contra, hoje foi sensacional, parece finalmente ou tardiamente ter adquirido a confiança necessária para alçar vôos maiores.

    Caso a semifinal contra o Cueca se repita eu não tenho dúvidas de que ele chega em melhores condições do que a um ano atrás e caso consiga dar o troco não seria nenhuma zebra, haja visto o que ele vem mostrando no circuito.

    Quanto ao Federer, o mestre vem bem, jogando de forma pragmática e burocrática vem cozinhando os adversários no banho Maria e hoje na madruga não vai ser diferente.
    Aposto em mais um jogo vencido em sets diretos para nas quartas pegar possivelmente o Berdych que costumeiramente serve como ótimo sparring pro mestre calibrar os golpes e chegar afiado na semifinal.

    Torcia por uma final entre Kyrgios x Federer, mas agora vou torcer por uma final Dimitrov x Federer e que o mestre vença seu pupilo e conquiste o 20° caneco no geral e 6° do AO.

    Essa semana o bicho vai pegar com jogos eletrizantes e domingo que vem estaremos aqui comentando e comemorando mais uma vez assim como foi a um ano atrás.

    Vai Federer!!!

  35. Marcio

    É muito bom poder continuar a ver o FEDERER jogando….aproveitemos!!!
    Vamos aos números.
    237.
    302.
    19.
    6.
    Curtamos o Tênis, enquanto é tempo.

  36. Márcio Souza

    Só respondendo as groselhas que o fake Léo Gavio escreveu no ultimo post.

    Federer quando perdeu pro Cotonete no AO não foi sempre por sets diretos, na semi de 2016 foi 3 a 1 e tem a vitoria em 2007 também.
    Enfim o nobre fake que toda hora escreve com um pseudônimo diferente (Lola, Bruno Louzada, Chetnik) além de só falar borracha não sabe nem pesquisar no Google para falar algo pelo menos embasado e concreto.

    Enfim é uma das aves de rapina e urubus que só falam asneiras e querem um pouco de atenção.

    Segura a onda e os nervos ai sem noção, porque o que é do Cotonete esta guardado e depois só quero ouvir os mimimis de sempre seu e da sua turma.

    Boa semana a todos!

  37. Leonardo

    Agora que o Nadal vai pegar um adversário mais forte, após 15 jogos com adversários medianos pra baixo e fora do top 25, podemos enfim saber em.que nível ele está fora do saibro.

  38. Rodrigo Keke

    Mestre Dalcim, parabéns pela ótima cobertura do AO (como praxe). Tenho estado bastante ativo no grupo do whats, mas minha preguiça de comentar os posts aqui no blog é flagrante. Mas sempre há tempo para tomar vergonha na cara rsrsrs.

    Kyrgios ainda carece de maior seriedade na sua preparação, seu físico claramente não está acompanhando sua técnica. Mas a postura na quadra e nas entrevistas claramente vem amadurecendo nos últimos tempos. Se ele conseguir encontrar um técnico que o entenda e que consiga extrair o seu melhor (Brad Gilbert encararia este desafio?), pode dar o passo que falta para o olimpo. Pq tênis, pelos deuses, o aussie transborda pelos poros. Só não avançou mais na chave porque encontrou outra força da natureza, este cada vez mais perto do topo. Dimitrov, que também transpira tênis em sua essência, é o cara com maiores chances de desbancar Rafa na cada vez mais provavel semifinal que se avizinha.

    Dalcim, arriscaria apontar um nome que superaria o desafio de treinar o temperamental gênio aussie? Não vejo como ele dar o passo seguinte na carreira sem um mentor ajudando a canalizar sua evolução como tenista.

    Abraço!

      1. Rodrigo Keke

        E o fato de também ser aussie certamente ajudaria, não acha? Eu citei o Brad por causa do histórico dele com o Agassi (ele literalmente reconstruiu a cabeça do cara) e com o Roddick (levou o Andy ao #1). Mas acho praticamente impossível que uma parceria dessas se concretizasse, até porque o Brad não emplacou um trabalho relevante treinando jogadores tops faz bons anos e o seu próprio trabalho se direcionou para a formação de jovens tenistas.

  39. Sérgio Ribeiro

    Pois é, Dalcim. Nadal parece ter esquecido que voltou tão bem , que fez a Final.Depois daquele papo furado de chaves fracas ( lembrando a de gerações fracas), fora o húngaro e o Coreano, temos Cilic, Thiem , Dimitrov, Berdych ( nem citei Fognini) , espalhados pelas chaves ate’ as Semis. Ou seja, muito mimimi atoa rsrsrs Abs!

  40. Luiz

    Comentario completo John Mcenroe
    O ex-número um mundial comentou as reações de fãs e imprensa. “Temos visto os fãs e os jornalistas dizerem que ‘não é justo’. E começam as teorias da conspiração de que o Djokovic está a ser desrespeitado porque pediu para que os jogadores ganhassem mais na tal reunião secreta. E depois também se diz que o Federer tem tudo o que quer por causa do seu acordo com a Tennis Australia para a Laver Cup. Parem. Isso são tudo notícias falsas”.

    J-Mac esclarece e revela a ‘sua’ verdade. “Decisões de programação num torneio são também decisões de negócio. O Roger – não o Novak – é o ganso de ouro do ténis. Por isso ele joga nos maiores estádios, em frente aos maiores públicos, quando ele quiser. É simples. Se isso é justo? Não sei nem quero saber. A vida não é justa”.

    McEnroe acredita que tudo isto… é bom para Djokovic. “A organização está a fazer-lhe um favor ao tratá-lo como m*rda. Ele alimenta-se da adversidade. Acho que este ‘tratamento anti preferencial’ até pode ser bom para ele”, opinou.

    1. Sérgio Ribeiro

      O fato de no momento Novak ser TOP 14 , e resolver falar em aumento de premiação justamente depois de meses afastado, não justifica a atitude dos organizadores. Mas o BigMac não tem muita moral pra nada rs Aderiu por anos a Boicotes ao AOPEN ( acabou ficando com menor número de SLAM que seus Conterrâneos ) , e quando resolveu aderir ao Torneio , Lendl ( 2 ) , Edberg ( 3) , Wilander ( 3 ) de 83 a 90 o impediram de fazer até Finais. E conseguiu ser expulso em 90 por indisciplina. Federer ano passado como TOP 17 jogou de dia e a noite sem problemas. Só acertou quando diz que o Suíço e’ grana certa. Mas o maior vencedor do Torneio merecia mais consideração, caro Luiz . Abs!

  41. Rafael

    “a imagem”

    no meu post anterior, “Ah, em vez de há”. Nem eu entendi o que tinha escrito quando li depois. Que vergonha.

  42. André Luiz

    Dois grandes jogos: Kyrgios e Dimitrov, com destaque para a constância, técnica e aplicação tática do búlgaro; e Nadal e Schwartzman, com ênfase na raça e entrega do Diego. O argentino é um belo jogador de tennis. Não tem nenhum golpe excepcional, falta altura, mas sabe fazer de tudo um pouco, tem excelente leitura da partida e um coração do tamanho da América do Sul.

  43. Renato

    Dieguito goleou o baloeiro no quesito winners, fez 12 a mais que o bezerro careca. E o espanhol suspeito disse que perdeu várias chances na partida. Kkkk O argentino perdeu muito mais!

  44. Sandra

    Dalcim , o calor causa um desgaste físico imenso, estou errada?? Caso esteja certa, não será por isso que levou Murry ou um dos motivos que o levou a essa lesão?? E já vi Kyrgios com essa lesão, não é muito cedo para ele ter essa lesão?? O Murry sempre levou a pior, e o que eu vi mais vezes jogando no sol, e ele é branquinho!!!!

  45. Daniel

    Que ridículo esse comentário do Nadal sobre torcer pro Djokovic não continuar jogando tão bem. É o típico comentário de alguém que quer passar recibo de suas limitações tenisticas, de forma que só consegue ganhar títulos importantes fora do saibro quando não tem adversários ( US Open 2017 ) ou quando seus adversários têm aqueles dias em que nada dá certo. Ele deveria querer ganhar do Djokovic com o sérvio jogando o que sabe. Que medroso. Não é a toa que só troca bolas com alta margem de segurança (pra não citar os balões de sempre)

    Mas enfim, o que esperar do maior sortudo quando o assunto é chave de torneio. O cara não enfrentou sequer 1 top 25 nos últimos 16 jogos de GS, isso já diz tudo sobre a sorte do sujeito. Fica fácil assim.

    Bem, cada vez mais o enxergo como o Schumacher do tênis. Ganhou muito mais do que o talento dele deveria permite, com um estilo bastante eficiente e sorte em vários momentos (lembrando que a especialidade do alemão era passar os poucos concorrentes dele com as famosas estratégias de parada nos box).l

    1. Rodrigo Keke

      Pois eu não vi nada demais no comentário do Nadal, que aliás foi em tom de brincadeira. E assim, a comparação Nadal x Schumacher está bem enviesada, não acha? O alemão é o detentor dos principais recordes da F1… e aquelas estratégias de boxe só funcionavam porque o alemão andava o tempo todo no limite do carro (que era excelente em vários anos dele, claro). Transportando a analogia para o tênis, o tenista Schumi precisaria sempre jogar mirando as linhas para fazer a estratégia funcionar. Convenhamos, não tem muito a ver com o nosso espanhol de margem segura.

      Abs!

    2. Chileno

      Nadal fez uma brincadeira muito humilde, diga-se. Ele insinuou ter “receio” de enfrentar Nole quando ele joga em alto nível, o que demonstra humildade e respeito pelo sérvio. Eu achei bacana.

      Se não me engano, ano passado ele também fez outra brincadeira semelhante em relação ao Federer, dizendo que se o suíço o vencesse mais uma vez, ele não seria mais bem-vindo na sua academia na Espanha… algo assim… não me lembro bem. Obviamente, em tom jocoso e humildemente brincando com seu retrospecto recente desfavorável.

    3. Viana

      Quanta besteira num comentário só!!! Ele só fez uma brincadeira!! E na mesma elogia a forma como Djoko está jogando. Mas, pelo seu comentário percebe-se que vc tem uma raiva contra o espanhol que o impede de fazer um comentário imparcial… uma pena!

  46. Rodrigo S. Cruz

    Ótima vitória do Dimitrov, que é outro também joga muito.

    Mas precisa ainda provar que é capaz de ser uma real ameaça, num Grand Slam.

    Ele simplesmente não consegue vencer muito esses grandes jogadores tipo: Djokovic, Federer ou Nadal…

    Na hora ” H”, sempre pipoca.

    1. Sérgio Ribeiro

      Era o mesmo que se dizia de Stan ( 29 ) e Cilíc ( 26 ) , quando finalmente levaram. O precoce Del Potro já sabemos de cor. O BigFour no auge foi terrível, Rodrigo. Abs!

  47. Paulo Rossi

    Os fãs da bailarina suíça não têm nada contra mim. Na verdade, ninguém aqui tem nada contra mim(kkkkkkkkkkk)

    Abs!

  48. Rubens Leme

    Grande partida do búlgaro que mostrou sangue frio e muita inteligência. Conseguiu “segurar os intestinos” (ao contrário de Sheldon Cooper, ele é um mestre da sua própria bexiga) e vencer com justiça.

    Quem sabe seja o momento dele chegar à final, embora falte um saque melhor em seu repertório. Foi extremaente simpático ao cumprimental Kyrgios ao final da partida. O australiano fez um bom torneio, mostrando maturidade, e mandando um “shut up, man!” a um torcedor antes de quebrar o saque do rival em 3/5 no quinto set. Se mantiver esse nível deverá terminar o ano como Top 10.

    Quem sabe os dois não inauguram uma nova era de rivalidade? A diferença de idade é de 3 anos e 11 meses a favor do búlgaro, um pouco menor do que Fedal (4 anos e 10 meses). No momento, Dimitrov lidera por 3×1.

    E, para encerrar, foram disputados 313 pontos e o búlgaro venceu pela diferença mínima: 157 a 156.

    Um grande jogo.

  49. Jocelino Jr

    Dalcin boa tarde,
    Pelo que se viu até agora as semifinais se desenham Nadal Dimitrov e Djokovic Federer. Qual seria seu palpite p semi e pro título pelo q vc viu até Agora?
    Grande abraço!

  50. Cynthia - Araçoiaba

    Dalcim, VC nào acha q o Kirgios deveria ter levado advertência por conta dos muuuuuuito s F… q ele berrou?? Até gritou um shut up para um torcedor! Vários tenistas foram multados esta semana por causa disto, não?? Acho q o técnico do Dimi reclamou com o juiz por uma bola q o Kirgios isolou! Pesos differences por see local??

  51. Marcos Marinho

    Jogaço esse Kyrgios e Dimitrov. Aliás, este Australian Open está melhor que o esperado. Dois grandes jogos (Halep vs Davis e Dimitrov vs Kyrgios) e vários outros muito bons, como Kyrgios vs Tsonga ou Chung vs Zverev. E ainda há a possibilidade Dimitrov vs Nadal, Djokovic vs Federer, Federer vs Nadal (quem sabe?), dentre outros ótimos confrontos no feminino que podem acontecer.

      1. Barocos

        Até aqui, também achei o melhor jogo o do Tsonga vs Shapovalov. Foi cheio de lances espetaculares. Eu, normalmente, após saber o resultado de um jogo, dificilmente assisto a uma reprise, este é um daqueles que não se encaixa neste hábito. Quem não viu, vá ao youtube e assista, é imperdível.

      2. Marcos Marinho

        Esse eu não aguentei e tombei de sono antes do fim, rs
        De maneira geral é um Slam bem legal, com grande chance de ser o melhor do ano.

      3. Alice

        Estou com você, Dalcim. Esse jogo entre Tsonga vs Shapovalov, foi incrível…o que jogaram os dois?! Enfim, também achei o *melhor* até agora…

  52. EU

    Essi robozin joga mucho feio….visse….e só ganha muitu purque si defnendi muitu…..hehehe. Vai si laskar cum o Dimitrovisk…hehehhe

  53. Rodolfo Costa Sousa

    Dalcim sob seu ponto de vista caso Nadal passe pelo Cilic ,pelo q vc viu jogando vc acha que Kyrgios não seria um adversário pior do que o Dimitrov ?
    E vc acha que Nadal está evoluindo com as rodadas a ponto de ter realmente chance de ganhar o AO ?

    1. José Nilton Dalcim

      Acho que Nadal hoje não jogou tão bem. Permitiu muitos break-points e seu forehand falhou mais do que o normal. Ainda assim, acho que ele estará muito firme nesta segunda semana. Dimitrov quase ganhou dele na semi do ano passado, então acho que está mais bem preparado do que o Kyrgios para uma eventual semi com o Nadal.

  54. Paulo Rossi

    Eu vou mais longe.Procurem avaliar o nível de dificuldade, na trajetória dos títulos de Djokovic com os da bailarina suíça em Melbourne. A diferença é absurda.Abs!

      1. Sérgio Ribeiro

        Já voltou a velha forma inicial. Procure saber quem foi eliminado(s) precocemente nestes AOPEN, amigo. Só uma dica : Fernando “Mano de Piedra ” Gonzalez 3 x 0 em Rafa Nadal. Abs! Ps. O Espanhol se tornou precocemente N 2 em 2005.

  55. Gabi

    Dalcim, a pergunta é fora do tema e fora do ao tb rs…:
    vc sabe se Federer, Nadal, Djoko, Murray e algum top 10 têm formação acadêmica? E no feminino? Se sim, qual? Muito obrigada desde já pela resposta.

  56. Nando

    Melhor jogo do ano até o momento (Dimitrov x Kyrgios), grande jogo…Dimitrov parece (será?) q vai kkkk.
    Schwartzman é um guerreiro, merece tds as honras, pois complicou mto o jogo pro balão…teve algumas chances de quebra tbm.
    Vi a programação, Federer jogará de dia…aí ficou uma dúvida: Se não tiver aquele sol escaldante no jogo dele (ou sem sol nenhum), vão dizer q “Deus” tbm está favorecendo Federer??? Hahahahahahahaha

    1. alberto

      Eles só colocaram o Federer nesse horário porque sabem que vai estar uma temperatura agradável por volta de 20 graus.

    2. Chetnik

      Deus só favorece os justos…na verdade, o favorecimento ainda é da organização. Esperaram o dia de menos calor, e o adversário mais fraco, para colocá-lo de dia e fingir uma isenção.

      Como eu não sou trouxa, não caio nessa.

      1. fernando

        A organização do AO muito preocupada com a opnião do chetnik, emitiu um comunicado oficial se desculpando pela tentativa de ludribia-lo. Informa tbm que gostaria muito da ajuda do mesmo para montar a programação dos proximos dias de torneio, para que este tipo de erro não volte a acontecer

      2. Rodrigo S. Cruz

        Engraçado que o Chetnik solta esta.

        Mas depois fica querendo acusar alguns federistas, de teóricos da conspiração, ou de fanáticos sem lógica.

        Kkkkk

  57. Barocos

    Que o Kyrgios é extremamente habilidoso, acho que disto ninguém duvida. Tem um saque incrível, muda com facilidade a direção da bola e apresenta golpes potentes. Acho que o que lhe falta é uma melhor movimentação. Várias vezes na partida ele disparou golpes que a maior parte dos oponentes não devolveriam, Dimitrov devolveu e Kyrgios, se estivesse mais alerta e possuísse uma melhor movimentação, também poderia fazê-lo, não o fez. Resta saber se o Kyrgios está disposto a fazer os sacrifícios que os melhores dos melhores fazem para que ele enfim atinja o nível que sua habilidade natural afiança.
    Quanto ao Dimitrov, nada a dizer, está com um tênis afiado e um ótimo condicionamento físico, provavelmente o que lhe faltava no início da carreira e em anos recentes.

  58. Paulo Rossi

    É,não deu para o Dieguito, mas como havia dito foi um adversário de respeito, e Nadal já garantiu número 1 até a gira europeia no saibro. A bailarina suíça vai jogar á tarde? vai ser com o teto fechado então kkkkkkkkkkkkkkkkk. Engraçado que até se exaltaram.Agora falando sério, ia ficar feio pra organização do torneio se isso não acontecesse.Gostei e muito do que disse John McEnroe sobre a organização do AO, em relação a Djokovic. Sou fã desse cara.100% ídolo. Abs!

    1. Rafael

      Paulo

      Sobre seu comentário no post anterior a respeito da frieza dos europeus, confesso que não entendi. Vc afirma ter conhecimento de causa. Tenho 35 membros da minha família aqui no Brasil que nasceram na Espanha. Fora os que estão lá. Conheço pessoalmente vários cidadãos italianos. São pessoas passionais, inflamadas e “inflamáveis”, que nem que queiram conseguem dissimular suas emoções. Creio que vc se referia à imagem que a Suíça passa (não sou conhecedor) de ser um povo mais contido, etc. Mas a Europa vai muito além. Pra não falar da Grécia, etc.

Comentários fechados.