Velhos guerreiros
Por José Nilton Dalcim
29 de maio de 2017 às 19:22

Nem Rafael Nadal, nem Novak Djokovic. O segundo dia de Roland Garros pertenceu a velhos guerreiros. O heróico Rogerinho Silva, o incansável David Ferrer, o resiliente Victor Estrella e até mesmo o elétrico Fabio Fognini deram um show no saibro francês e mostraram por que jogos de cinco sets são tão empolgantes.

Rogerinho merece destaque mais que especial. Entrou em quadra sem saber como conseguiria encarar o tênis vigoroso e agressivo de Mikhail Youzhny, vindo de torção feia no pé dias atrás. Foi dominado, reagiu e aí voltou a pisar em falso, em lance aliás parecido com Genebra. Até o russo achou que ele iria desistir após jogar muito mal três games, mas Youzhny não conhece esse garoto de 33 anos.

Nem mesmo quando encarou uma quebra logo no começo do quarto set Rogerinho amoleceu. Continuou brigando. Vieram dois match-points no serviço do adversário, dois games muito tensos e a partir do tiebreak foi o brasileiro quem mandou na partida. Fechou após esforço de 4h11 diante de um ex-top 10 com 10 ATPs no currículo. Que espetáculo. Pelo segundo Grand Slam consecutivo, ele marcou uma vitória. Para muitos, pode parecer pouco. Quem conhece sua trajetória, aplaude.

Ferrer vive um de seus piores momentos, beirando a aposentadoria. Mas como luta. Esteve duas vezes atrás do placar contra Donald Young e foi ganhar num set de 24 games, debaixo de garoa. Estrella, 36 anos, nem sequer é jogador de saibro. Anotou virada após dois sets atrás de Teimuraz Gabashvili. E Fognini arrastou multidão para a arquibancada no duelo de gerações diante de Frances Tiafoe. O quinto set diz tudo: 6/0, mil reclamações, palavrões e caretas depois. O público foi à loucura.

E sobre os favoritos? Rafa Nadal fez um segundo set instável contra Benoit Paire e deu sorte quando o francês teve break-point para 5/3. Claro que isso nada mudaria a história final do jogo, que foi um tanto sem graça depois que o francês passou a ter dores abdominais. Como provavelmente não será diferente o duelo contra Robin Haase.

Já a maior atenção na estreia de Nole estava na plateia, um tanto tímido. Andre Agassi foi cumprimentado até por Boris Becker e conversou o tempo todo com o irmão Marko. Na quadra, o cabeça 2 segurou Marcel Granollers no fundo e isso deveria render uma vitória fulminante, mas vimos o sérvio perder cinco dos seus 14 games de serviço. Demonstrou estar irritado com os erros, pareceu reclamar até da camiseta do novo patrocinador. Talvez seja apenas a pressão da estreia. Talvez. Agora, vem João Sousa. Outro jogo que não pode ter sustos.

Longe dos holofotes, o belga David Goffin atropelou Paul-Henri Mathieu e os números chamam a atenção: 37 winners e apenas 10 erros nos três sets. Como eu previra, Fernando Verdasco está sendo um perigoso adversário para Alexander Zverev, que terá de ganhar mais dois sets na retomada desta terça-feira.

A chave feminina teve dois momentos importantes. A estreia exigente da campeã Garbiñe Muguruza, que se saiu muito bem diante de uma adversária que conhece muito bem a Philippe Chatrier. Ainda que cometesse falhas aqui ou ali, a espanhola achou os atalhos para superar Francesca Schiavone. A italiana aliás deu a entender que pode adiar a despedida das quadras para 2018.

Depois das lágrimas de Petra Kvitova, vieram as de Kiki Mladenovic. A mais tarimbada das francesas lutou até o fim apesar de sentir contusão na lombar e de ter ficado uma quebra atrás no terceiro set. Karolina Pliskova avançou contra a chinesa Saisai Zheng, em partida em que sacar valeu pouco.

E Bia Haddad? Pena que demorou a pegar o ritmo, o que deu larga vantagem para a experiente Elena Vesnina. Aos poucos, a canhota parou de ‘rifar’ as bolas, ficou mais consistente e aí deu trabalho à número 15 do ranking. Importante notar a diferença de bola dessas meninas tops: profundas, agressivas, sufocantes. Não é nada fácil jogar num nível tão alto e de tamanha intensidade. Assim, apesar da natural derrota, foi muito bom ver que Bia está bem encaminhada. Dá para acreditar que sua próxima vez em Roland Garros será bem diferente.

P.S.: Com as vitórias de Rogerinho e Thomaz Bellucci e o favoritismo de Thiago Monteiro sobre o convidado francês Alexandre Muller, o tênis brasileiro poderá ter três jogadores numa segunda rodada de Grand Slam pela primeira vez desde Wimbledon de 2003. E em Paris, desde 2002.


Comentários
  1. Pedro

    Dalcim, temos realmente que elogiar nossos tenistas, porque só quem pratica este esporte sabe o quanto é difícil. Mas, falando de top 10, existe algum brasileiro a partir de 15 anos que tenha demonstrado talento para chegar a ocupar no futuro as primeiras posições? É que não acompanho tênis juvenil, então não sei se existem brasileiros que despontaram.

    1. José Nilton Dalcim

      Puxa, Pedro, é praticamente impossível isso. Poderíamos falar de alguns que possam sonhar com o top 100. Daí em diante, depende de dezenas de fatores.

  2. Marco Dias

    Se eu fosse entrar na onda do pessoal que inventou o superesTHIEMado criaria um termo parecido pro Zverev agora (não sou tão criativo assim para ter um “ideia” tão boa quanto esta)… mas como postei meses atrás, é preciso dar tempo aos garotos. Se até tenista tarimbado oscila, imagina eles. É inegável que a trinca Thiem, Kyrgios, Zverev tem talento. Quão longe podem ir? Isso só o tempo dirá. Mas comentar que o cara não presta na derrota é fácil. Tênis é um esporte único, uma noite mal dormida, um dia indisposto ou qquer coisa que esteja fora do eixo (tipo ventando demais, né, Djoko??) podem causar a derrota a não há o que se fazer.

    Dito isso: ainda poderá haver a final dos sonhos (pra mim, pelo menos): Wawrinka x Thiem. Difícil, mas em se tratando de tênis…

    1. José Eduardo Pessanha

      Marco, eu inventei o superesTHIEMado. Rs. Não dá pra colocar o Thiem no mesmo pote do Zverev. Zverev é um garoto, já Thiem não pode mais ser denominado assim, pois é quase 4 anos mais velho do que o alemão. Não tenho dúvidas de que Zverev já terá uns 2 GS daqui a 4 anos. Com a saída de Zverev, minha torcida vai para ele. Sim, ele mesmo: Wawrinka “Ursinho Gummy”. Rs. Grande abraço.

      1. Marco Dias

        E ficou demais este termo (embora discorde dele)… rsrsrs

        Acho bem difícil prevermos quem terá uma melhor carreira entre os 3 (Thiem, Kyrgios e Zverev). O que sobra em um, falta nos outros… sei lá. Tênis é um esporte muito imprevisível. No Pelas Quadras de ontem, o Roese e o André Ghem comentaram que há muitos casos de tenistas que vc sabe (eles que entendem do riscado) que é melhor que muita gente, mas seus resultados são inferiores por “N” fatores… enfim…

        E isso aí, agora todo mundo torcendo p/ Stan despertar o sétimo sentido neste RG e nos livrar do Trio Parada Dura”.

        kkkkkkk

        Abs!

  3. Nando

    Neste momento, Tsonga se salva da eliminação ao devolver a quebra de saque frente ao glorioso Renzo Olivo. O jogo parou em 4\5 e saque para o francês q está perdendo de 2 a 1.
    Será q amanhã ele se salva e evita essa eliminação na 1° rodada????

  4. Sônia

    Tsonga, Tsonga, presta atenção meus grandes glúteos do bem, se perder para esse Zé Mané… affffffffff.

  5. Luis

    Dalcim sobre os garotos que ainda nao voam nos Slams rs,torci pro Raonic naquele aberto Australia fez um grande torneio ate as semi contra Murray ate melhor que a final de Wimbledon,Vendo essas derrotas dos mais jovens como foi Zverev que criou muita expectativa com titulo Roma a gente nota o que Federer,Nadal e Djokovic conseguiram um assombro de chegar em tantas finais e titulos de Slam parece facil rs,o que acha? Beijos Alice muito legal e nunca serao kkkkkkkkkk

  6. Gabi

    Nando e Mário Fagundes rsrsrs, mas nem a Petkovic?
    Ahhh nao me digam que vcs vão na onda da beleza óbvia da Sharapova, Carolina e outras tantas loiras, altas, de olhos claros bla bla bla?!?
    Agora quem ficou surpresa fui eu, ainda mais vcs, rapazes com comentários que revelam um gosto …diferenciado eheheh.

    Esse assunto é muito divertido, a gente vê que as pessoas realmente são muito diferentes, com critérios de beleza muito peculiares tb.

    1. Nando

      Gabi, aí vai 2 q não são loiras rsrs:

      Sorana Cirstea e Mandy Minella.

      Mas pra mim Belinda Bencic está no topo kkkkk.

    2. Mário Fagundes

      Sim, Petkovic e Muguruza teriam chances comigo, estariam na lista. rsrsrs. Mas Sara Errani foi brincadeira sua, com certeza. rsrsrs. Sharapova é bonita, mas falta tempero. Só pra contrariar, não a colocaria. Sorana Cirstea, Alize Cornet, Sabine Lisicki e Monica Puig são alguns nomes certos nessa seleção. Nando pediu Belinda Bencic. Pode ser. Olhando o passado, minha preferida em todos os tempos chama-se Gabriela Sabatini.

  7. Leonardo lima

    Boa tarde Dalcim
    O murray como numero 1 do mundo ta sendo uma grande vergonha, vexame , desonrando seu título de integrante do big four
    Alias nunca achei o murray do mesmo nível de Federer,Nadal,Djokovic, sempre pareceu que ele era o cara que sempre chegava para ser vice dos 3 outros, como se ” dali nao passa ” .
    O que acha de tudo isso Dalcim ? E vc acha uma vergonha os resultados do Murray como numero 1 ?

    1. José Nilton Dalcim

      Ele tem jogado mesmo muito mal, mas hoje deu alguma esperança de recuperação. Fez dois sets bons, mais alegre e ofensivo. Tenho esperança.

  8. Leonardo lima

    É sofrível acompanhar rolang garros com esses caras da band.
    Meu Deus , os caras nao tem um mínimo de preparo, tudo no improviso, o Sareta nao da uma informaçao tecnica ou tatica, so falando a pontuaçao e ” ah , esse ponto é muito importante “.
    Ainda bem que proximo anos , eles nao vao transmitir .
    A detentora dos direitos do aberto da frança tinha que ter no minimo um controle de qualidade antes de vender os direitos de transmissão .
    A band esta depreciando o produto roland garros.

  9. Luiz Fernando

    Dalcim vc conhecia esse Olivo, q esta jogando muito contra o Tsonga? Vi q tem 25 anos, ou seja, não e nenhuma criança, mas o achei com bons golpes e boa cabeça, afinal esta enfrentando um francês na quadra principal.

    1. José Nilton Dalcim

      Sim, já esteve muito aqui no Brasil e tem bom jogo de base. Foi ele quem ganhou do Monteiro na final de Santos do ano passado. Mas é surpreendente o que vem fazendo com Tsonga.

  10. Luiz Fernando

    Incrível, tres brazucas na segunda rodada, infelizmente todos com chances baixas de avançar, mas afinal creio q poucos esperavam isso. Por pouco não tivemos a quarta, ja q a Bia bateu na trave.

    1. Pieter

      Na atual safra e considerando nossa terrível conjuntura político-econômica não deixa de ser um resultado excepcional. Superou minhas expectativas também.

  11. wagner

    Boa tarde Dalcim uma dúvida com o prize Monet do Bellucci será que ele já conseguiu guardar alguma coisa ? E o prize Money do André Sá?

  12. wagner

    Boa tarde Dalcim qual dos 3 brasileiros tem mais chances de irem a terceira rodada? Você que o Bruno pode engrenar também?

    1. José Nilton Dalcim

      Olha, se estiver inteiro fisicamente, quem tem maior chance é Bellucci, mas não daria mais do que 25%.

  13. Kleiton

    Estréia de Andy pode ser enxergada como o copo meio cheio ou meio vazio. Os dois primeiros sets pavorosos, poderia ter perdido os dois se o adversário não fosse tão inconstante. Mais a partir do terceiro set, aprofundou as bolas e foi muito mais agressivo, dando uma mostra de que o velho Murray está lá, em algum lugar pronto para voltar a ativa. É e bom mesmo, pois sua chave é bem complicada.

    1. Sergio Ribeiro

      Andy fez algumas jogadas ao Final que levantaram s Galera. Com direito a Pneu. Ate’ Lendl ameaçou sorrir rsrsrs Abs!

  14. Pat Cash

    Se esse Zverev é o expoente máximo da “nova geração”, então prevejo Federer e Nadal decidindo Grand Slams pelos próximos 20 anos ainda…

    1. Rodrigo S. Cruz

      Mas todo mundo pode perder feio um jogo, mesmo ganhando vários antes.

      E o Verdasco é um cara que dá trabalho pra muita gente: Nadal, Djoko…

      Vc não viu o Thiem tomar 6/1 e 6/0 do Djokovic recentemente?

      Zverev não é o representante máximo da nova geração. ( na minha opinião este o Kyrgios).

      Mas é um ótimo tenista.

    2. Sergio Ribeiro

      O parceiro e’ o mesmo que impediu Lendl de finalmente vencer Wimbledon ? rsrsrs Zverev tem apenas 20 anos. Tem muito a aprimorar.Simples assim.abs!

  15. Daniel

    Dalcim, a Mladenovic, a Bouchard e a Lucic Baroni são jogadoras que recentemente criticaram a Sharapova pelo retorno após o doping e a derrotaram. As três sofrem com lesões nesse início de RG. Isso seria karma ou a Sharapova andou mexendo com boneco de vodu? Kkkkkkk

  16. Rafael

    O que prejudicou Zverev hoje foi: 1) sua estratégia equivocada; 2) seu adversário do outro lado da quadra, que jogou melhor que ele.

    Só uma opinião.

    Fica pra próxima pro garotão.

  17. Rafael

    Zverev perde de Verdasco no complemento da 1a. rodada.

    Nem o Pessanha estava certo, quando postou que “20 anos depois, RG terá um campeão cabeludo de novo” ou algo assim, nem eu estava certo, quando postei, meio ano atrás, o quanto Verdasco é bom,

    Certo está o colega com a foto do Federer no avatar (dsclp, n lembro o nome agora), quando, após o oba-oba com a vitória se Zverev sobre Djokovic, colocou a teoria baseada na música: “O melhor tenista de todos os tempos na última semana”.

    Depois de um dia sempre vem outro, como um conhecido meu costuma dizer.

    Conseguir o que o big4 conseguiu, com a precocidade e longevidade apresentadas, só daqui a 100 anos. Pelo menos.

    1. Sergio Ribeiro

      O Português perfeito. Ao contrario do meu, péssimo. Mas o comentario… Zverev simplesmente ja’ e’ TOP 10. Não e’ apenas o melhor jogador da ultima semana. Daqui a duas, o veremos pentelhando Federer ,possivelmente em Final na grama. ABS!

      1. Rafael

        Sergio, o que eu quis criticar não é o jogo de Zverev – sou bobo, mas nem tanto – mas o endeusamento instantâneo nas vitórias e a crucificação sem dó nem piedade nas derrotas.

        Daqui a pouco vão dizer que Andy Murray é ainda pior como No. 1 do que foi Andy Roddick.

        E quando dizem que a Kerber só chegou onde está pq isso e aquilo, etc e tal? Deus me livre, ela chegou a No. UM do mundo! Pode ser sem graça (mas tem umas pernas maravilhosas), pode não ser a melhor No. 1 que já se viu, mas será que ela não tem mérito NENHUM? Pelo amor de Deus.

        O fato – e é incontestável – que os dois atuais No. 1 não estão bem não significa, a meu ver, que já se deva bater o prego no caixão dos dois. MUITO provavelmente eles vão se levantar. Talvez o Murray não continue como No. 1, nem a Kerber, mas isso não lhes tira o mérito de serem excelentes jogadores.

        Só isso

    2. Lola

      Quando o Djokovic perde, as federetes ficam tão histericas, uma coisa impressionante, isso que nem foi o Federer que derrotou o Nole em Roma. Eu nem leio pq já sei tudo oq comentam, os maledicentes. Mas quando o Federer perdia pro sérvio, ah, pq tá velho, ah, pq tá no fim da carreira…. só mimimi.

      1. Sergio Ribeiro

        Não sei a idade da Djokovete. Mas o Suíço faz 36 em 08/08/2017. Provavelmente estaria em Rolanga ja’ que e’ o segundo maior vencedor de partidas. Novak acaba de fazer 30 e Zverev 20. O longevo Andre Agassi se aposentou aos 36 sem mi mi mi .ABS !

  18. Marcelo Calmon

    Dalcim,

    Como já mencionei em outro comentário antes do torneio começar, acho mesmo que a Bia deu mesmo é muito azar no sorteio. Pegou a única jogadora realmente boa. Era de se esperar um pouco de nervosismo no início do jogo. 1º Slam e jogando contra a nr 15.
    Se não estou errado até agora foram 6 vitórias de qualis !!!
    Também havia comentado que achava que a Kerber não iria longe (acho que todos achavam isso), mas ela realmente não tá jogando nada.
    A dupla nr 1masculina também acaba de ser eliminada.
    Zverev foi outro que deve ter lamentado muito o sorteio !!! Deu adeus rapidinho !!
    Parabéns ao Rogerinho, realmente um grande lutador !!
    abs

      1. Marcelo Calmon

        Não entendi Dalcim, Konta ??? Estava falando do sorteio para definição das adversárias das “qualis” !!! A Konta perdeu, mas não para uma quali !!!

        Urgente !!! Não deixem o T.Monteiro treinar mais com o Bellucci !!! Até a apatia ele tá pegando do cara !!!
        Tá fazendo um jogo sofrível, mas ainda dá para ganhar, enquanto escrevo ele tá com 2 bp para igualar o jogo em 2 x 2 !!

        Quanto erros idiotas !!!! Perdeu os 2 bp !!!!

        abs

    1. Pieter

      Também concordo. Poderia ter pego uma francesa convidada, wild card. Elas só estão na chave para fazer figuração, por serem tenistas da casa…

  19. Beto Souza

    Bom dia Dalcim!
    Vendo o jogo do Zverev agora a pouco ele tem o backhand melhor que o forhand ,apesar que ele errou muito hj. Dalcim essa expectativa que se criou sobre por ele por ter ganho Roma o prejudicou hj diante do Verdasco?

    1. José Nilton Dalcim

      Difícil dizer o que passa na cabeça de um tenista, mas Zverev não pode jogar três passos atrás da linha. Não tem a velocidade necessária para se defender tanto e é preciso muita força para dar winner lá de trás.

  20. Nando

    Zverev já se foi…

    Dalcim, diria q Verdasco é um dos piores adversários pra se pegar em um 1ª rodada? kkkkkkkkk

    1. José Nilton Dalcim

      Canhoto, raçudo, sabe acelerar, pode jogar em cima da linha ou dar voleios… É um cara bem chato.

  21. Mário Fagundes

    Ah, Zverev! Um dos que poderiam realizar a “grande façanha” no torneio para na estréia. Que decepção! Esse Verdasco gosta mesmo de estragar uma festa. Caramba!

  22. Luiz Fernando

    E o Zverev hein, como regularidade é difícil de ser alcançada no tênis. Há uma semana o cara não permitiu sequer um break ao Djoko, dono da melhor devolução do circuito, e hj perde do Verdasco, que há tempos vem sendo obscuro. Sinceramente imaginava o alemão vencendo hj sem maiores sustos e perdeu feio. Este ano de 2017 tem sido surpresa atrás de surpresa.

    1. Sérgio Ribeiro

      Além de ver o Ídolo Rafa Nadal vencendo na primeira jogando lá trás , deve ter visto alguns vts de GUGA fazendo o mesmo a Vinte anos. Embora este era apenas nas devoluções… Taticamente ridículo. Deve levar um puxão de orelhas rsrsrs Abs !

  23. João ando

    Parece que o kei esta com z mesma lesão do Guga…se for verdade o kei só deve jogar mais um ano..sanha perdeu.

  24. Paulo F.

    Ué, o quê houve com o Sasha? – Alçado como o novo herói dos haters do Cotonete.
    Aquele que seria, 20 anos depois, o “novo Guga”?

  25. Robson

    Bom,Novak ainda com problemas em seu serviço, precisará melhorar isso se quiser chegar a final sem sustos.
    Bora Novak,faltam 6….

  26. Renato

    Acredito que os organizadores colocaram Rafa em uma quadra secundária como retaliação a um suposto dopping do jogador. Eles devem estar desconfiados (a maioria das pessoas está ) com a maratona de torneios seguidos desde o começo do ano, inclusive jogando duplas. A gota da água foi a participação do espanhol em quatro torneios no saibro em pouco mais de um mês. Muita coisa para um jovem jogador, imaginem para um velho careca?

    1. Gabi

      Esse assunto fica escondido dentro de uma espécie de “departamento de operações estruturadas”, num andar fechado da ATP.
      Rsrs.

      1. Rafael

        Gabi, obrigado pelas palavras no outro post. A razão pela qual afirmei que gosto muito dos seus posts é mesmo essa: gosto de pessoas inteligentes. Se for mulher, então, é praticamente uma combinação irresistível. Mulheres inteligentes são automaticamente charmosas.

        Bom, melhor parar por aqui antes de entregar o ouro, rs

        Abs

  27. Alice

    Margaret Court deu declarações polêmicas sobre o casamento/união entre pessoas do mesmo sexo, pra quem não sabe, ela é totalmente contra e luta por isso há anos…
    Sendo que ela leva o nome da quadra Margaret Court no Aberto da Austrália, por tudo que conquistou no tênis. E justamente por causa desses dois fatos, que algumas tenistas como a australiana Sam Stosur falam em ‘boicotar’ a quadra que recebe o nome de Court, outra fala/pedi que ‘retirem’ o nome da campeonissima, pra mim, a maior da história, da quadra do A.O. Eu, sinceramente, acho isso um absurdo, ela recebeu essa “honra” pelas suas conquistas e não pela “filantropia” ou sua “grande personalidade”, ou mesmo pelo modo como vive, ou no que acredita ou não na sua vida . Cada um pensa de uma forma, tem seus valores e morais, sou super a favor da união entre pessoas do mesmo sexo e isso não me da o direito de querer desmerecer outra pessoa que pensa diferente de mim…

    O que acham? O que você pensa sobre isso, Dalcim? Agora devem retirar o nome da australiana do court por causa do fato de ela ser contra a união ‘homossexual’? O.o

    1. José Nilton Dalcim

      Sempre devemos separar o pessoal do profissional. Se a Court tivesse se referido às tenistas especificamente, seria o caso de uma reação. Mas ela tem uma opinião global sobre o assunto, que é direito dela.

      1. Rafael

        1) Discordo da opinião dela 100%. Mas respeito.

        2) Ela se referiu nominalmente à tenista, dizendo que “não tinha nada contra ela” ou sua “parceira”, mas que era a favor da preservação da família tradicional, que a (eventual) criança precisa da figura de um pai, etc, enfim, defendeu valores tradicionais. Não dá pra dizer que ela criticou a tenista, mas ela se posicionou contra, sem dúvida.

        1. José Nilton Dalcim

          Mas me parece que ela se posicionou contra a opção sexual da Stosur e não ao jogo ou conduta esportiva da Stosur. Daí não vejo algo tão desastroso que leve à retirada do nome dela do estádio ou a um boicote. Seria se, digamos, ela afirmasse que o fato da Stosur ser homossexual seja algo prejudicial ao esporte.

    2. Sônia

      Incrível, dessa vez não há como discordar de voce fofucha. Margaret Court é a GOAT no feminino, não há dúvidas, os números estão aí. Stosur (who????), outra tenista “programada para vencer”, é ridícula demais, não chega aos pés da Margaret. Beijos.

      1. Sérgio Ribeiro

        A namoradinha da América ( Ex Connors ) , Chris Evert, e sua maior Rival , Navratilova ( 14 FINAIS de SLAM ) , sempre reverenciaram Court . Algumas Simpatizantes ou Praticantes como Stosur ( jamais passou das Oitavas no AOPEN ) , não abrem mão dos seus radicalismos. E não vão arrumar nada como sempre. Quanto a grande Margaret Court ser a Goat pelos números , a controvérsias. Onze SLAM na Época Amadora, vencidos na Austrália quando não iam as principais tenistas. Mas seu nome , ao que tudo indica, jamais sairá do Complexo. Abs!

        1. José Nilton Dalcim

          E olha que Navratilova foi a primeira a assumir sua opção sexual no começo dos anos 80 e hoje é ativista do movimento gay.

      1. Ricardo B. de Carvalho

        Imagino se ela tivesse acesso ao exame de raio X da croata Lucic Baroni. Ficaria estarrecida

    3. Carlos Reis

      Margaret Court está certa! O politicamente correto e o gayzismo militante adoram encher o saco… Aqui no Brasil e nos EUA a “suprema corte” aprovou a união homoafetiva – nunca será casamento – A FORÇA, pois é uma Lei que não passou pelo congresso, esse mundo virou um hospício depois da esquerda dominar a política mundial…

      1. Gabi

        Carlos Reis, essa tua conclusão é o que li no livro “The Reckless Mind”, de Mark Lilla: o namoro grotesco dos intelectuais com o totalitarismo.

        1. Carlos Reis

          Claro que estou triste, esse mundo é um hospício e ninguém reclama… As pessoas são ofendidas e humilhadas por não concordarem com certas coisas que vão contra os seus princípios, e são taxadas de intolerantes, e por isso são perseguidas, e os perseguidores tem razão… O mundo se esquerdizou, mas não consegue perceber que é esquerda…

  28. Lázaro Zardini

    Dalcim,

    Essa quantidade de brasileiros na chave principal de um Slam, ganhando jogos e, no caso das duplas, até concorrendo ao título. Isso é mais talento e acaso ou é fruto de um trabalho bem feito da confederação?

    E… Não canso de dizer, excelente cobertura!!!

    1. José Nilton Dalcim

      A CBT tem ajudado alguns jogadores com passagem e estrutura, mas nestes casos é fruto exclusivamente do esforço de cada um, Lázaro.

  29. Ricardo B. de Carvalho

    Dalcin. A curta que o Granollers pegou e devolveu na lateral da rede provocou risos e abraço. Fiquei sem entender. No programa das 23 h, o Elias Junior informou que o ponto valeu. Desde quando está valendo? Não acredito.

    1. José Nilton Dalcim

      Como assim? Sempre valeu. A bola dada por fora da quadra, mesmo abaixo da altura do poste, é perfeitamente válida. Verdade que é mais comum na dupla do que na simples, mas em quadras muito grandes isso se torna possível também para as simples. Federer e Nadal fizeram isso algumas vezes.

      1. Vinicius Xavier

        Dalcim, aproveitando o gancho, pq em alguns torneios a rede ultrapassa a linha de duplas e em outros ela é mais curta facilitando esse tipo de jogada?
        Não existe uma regra quanto isso? Não deveria ser padrão?

        1. José Nilton Dalcim

          Depende do torneio. Quando se joga muito pouco duplas na quadra em questão, opta-se por usar o poste de simples.

  30. Patrick Simão

    Não tem a ver com o assunto, mas sabe se tem previsão de Challengers e futures (femininos e masculinos) no Brasil esse ano?

  31. Mario Cesar Rodrigues

    Gente onde estão com a cabeça em nas nuvens?A Bia é só focar na devolução movimentar mais para a direita,e só dar pancada na terceira ou quarta bola,saque ótimo!precisa de tempo para as devoluções serem mas dentro da quadra.No mais deu um prazer ver ele jogar.Rogérino bravo.Ferrer o de sempre.rafa foi bem e Nole dando piti a todo momento mas que cara nojento!Sobre o que falaram ai do saque do Rafa parem vai sacou bem claro que saca melhor mas o segundo saque é ótimo!claro que ninguém é perfeito já pensou se Rafa o fosse não teria para ninguém…como podem fazer uma análise dessas!fico impressionado como tem gente que não entende nada!

  32. Márcio Souza

    Ótima vitoria do Rogerinho hoje e gostei muito do que vi no jogo da Bia a tarde.
    E claro que por ter perdido sobram reclamações de muitos lados, porém levando em conta tudo o que envolvia o jogo, por ser estréia em um GS, jogava contra a número 15 do mundo, o nervosismo no primeiro set foi compreensível, no segundo e no terceiro quando ja estava mais “dentro” do jogo podemos ver que se bem trabalhada nos proximos torneios e meses, ela tem potencial sim para avançar nos grandes torneios.

    Sobre os cachorrões Nadal e Djokovic passaram sem grandes sustos, Murray amanhã também não vejo dificuldade e vamos aguardar como que o Monteiro vai se apresentar para vermos se finalmente depois de muito encaixamos 4 brasileiros numa segunda rodada de GS como bem frisou o Mestre no post acima.

    Rodadas iniciais quando não há surpresas (como foi a derrota da Becker) não ha muito o que falar, precisamos aguardar para vermos como os tenistas vão se saindo e a partir da terceira rodada é que ja começamos a ter uma base boa e ja algumas observações a serem consideradas.

    A parte ruim é acompanhar tudo pelo Band Sports, as vezes da até saudade dos comentários do Dacio Campos, é muito ruim ouvir as narrações do Oliveira Andrade ou Álvaro José (nada contra os narradores porque ja demonstraram serem profissionais competentes narrando outros esportes, mas tênis não dá), sem falar dos comentarios do Saretta, vamos torcer pra Espn ou Sportv comprar os direitos de transmissão ou quem sabe e ja foi ventilado aqui que a EI também possa comprare vermos se o nível de transmissão melhore.

    Estive lendo os comentários aqui e gostei do ranking que o Luís fez da ATD.
    Valeu Luís pela lembrança, dei muita risada vendo e lendo toda a repercussão que foi gerada através desse ranking kkkkkk
    Até que estou bem na foto, 3° lugar sempre tem chances de buscar a liderança…então estou no páreo kkkkk

    Valeu e bom RG pra todos nós!!!

  33. Victor Hugo

    Acredito que esse ano teremos um Brasileiro voltando a conquistar Roland Garros. O Belucci mostrou estar mais sólido e preciso em sua estratégia de jogo. Tendo a força mental a seu favor, é capaz de derrotar qualquer adversário, até mesmo Nadal, em piso de barro. Muitos o criticam, mas esquecem que tecnicamente o paulistano é excelente. Possui qualidade em todos os golpes: fohand pesadíssimo, backhand que também anda bastante, saque violento e variado, etc.

    Muitos vão rir do meu comentário, afinal, alguns brasileiros só valorizam o que é de fora. Tripudiam em cima de um cara que já derrotou Murray, Goffin, Nishikori, Monfils e que deu pneu em na criança mimada marketeira (Novak Djokovic). Ou seja, talento não lhe falta. Sinto que esse título é nosso… Na hora da onça beber água, você vai calar muita gente. Não irão rir esperando o velho erro não forçado e as duplas faltas.

    1. Mário Fagundes

      Não estou podendo acompanhar o torneio por várias razões, mas se sua previsão se confirmar e Bellucci avançar até a semi… “Pra sonhar alto, basta dormir numa rede”. rsrsrs. Valeu!

    2. João ando

      Se o Thomaz ganhar podemos esperar a vinda do anticristo aqui na terra.o cara com 29 amos não co segue nem andar depois de dois sets

    3. Luiz Fabriciano

      Por acaso, a criança mimada e marqueteira é a que tem 12 GS, 30 M1000 e já ficou 237 semanas no topo do ranking?

  34. João ando

    Svitolina e shvedova jogo das beldades….dalcim por que mas duplas mistas o Bruno vai jogar aí lado de uma novata …ostapenko…não tinha uma vesnina ou makarova ou mesmo shvedova?

    1. José Nilton Dalcim

      Difícil dizer. Depende do que combinam os jogadores entre si. Pode ser que algumas pretendentes não estivessem a fim de jogar mistas.

  35. Luis

    Dalcim beijo Alice rs,Paris e’ o Slam que menos acompanho fugir bandsports kkkkkkk,da Australia e’ meio dificil pelo horario sempre cedo rs,So’ um Federer x Nadal pra acordar rs,ainda acha a melhor partida do ano Dalcim? Nunca serao Soninha kkkkkkkkk

  36. Ziggy Stardust

    “Lógico”, monstro de inventividade e de bom humor, um pedido: COMENTA MAIS, COMENTA SEMPRE.

  37. Darkside

    Uns dias atrás,um cidadão do blog insinuou que Nadal fosse gay.Em contra partida,outro participante do blog revidou postando uma foto do federer num evento com cara de baitola kkkkk.E não é que fuçando na internet eu encontrei esse video do Nadal paquerando uma assistente em plena quadra de tênis.Rapaz o Nadal é carudo.Agora ele subiu no meu conceito.
    Isso me trouxe uma dúvida,qual dos big four é mais pegador ?
    Se tivesse que chutar eu diria que é o Djokovic.
    Bom,aqui vai o link do video,é muito engraçado.
    https://m.youtube.com/watch?v=-3Fy7mGu2dc

    1. Mário Fagundes

      Rapaz, pra mim esses caras do Big4 só fazem o “serviço” de casa. Talvez Djokovic tenha pulado a cerca alguma vez e, nem soube fazer, pois segundo comentários alguém dedurou o sérvio. rsrsrs

    2. AKC

      Pra mim o Federer tem é cara de irmão do Tarantino, deve ter sido separado na maternidade e adotado pela dona Lynette… Um dia o irmão cineasta vai fazer um filme sobre isso…

  38. L. Evandro

    Vamos com calma com a Bia Haddad, muita gente dizendo que ela tinha uma chave “acessível”, estreiando contra uma top 15 e tendo Petkovic em seguida. A Vesnina acabou de ganhar um Masters 1000 !!!!
    O grande problema do brasileiro no esporte é esse: idolatra cedo demais, quando as derrotas começam a aparecer, a avalanche de críticas pelas redes sociais “vem com tudo” e afeta o mental dos tenistas.
    O Thiago Monteiro já está sendo muito cobrado e “rotulado”.
    Quando o Bellucci fez semi em Madrid contra o Djokovic, saiu capa de jornal “com jeitão de Guga”.
    O erro é de quem põe no pedestal cedo demais.

    1. Rodrigo S. Cruz

      Bom, se a Vesnina acabou de ganhar um Master 1000, como você diz. Então, isto significa que a Bia está de parabéns, e que pode ganhar de muitas jogadoras melhor ranqueadas…

      Pois no jogo de hoje, foi pau-a-pau entre as duas, e a Vesnina ainda teve de apelar para CATIMBAS bem sem-vergonhas….

      Toda hora que ela via a Bia melhor, ela tratava de tentar esfriar o jogo, com paradas inoportunas na hora de sacar, e saídas prolongadas ao vestiário.

      Portanto, se a russa precisou disso tudo, e ainda ganhou apenas com 6/4 num terceiro set, isto é um indicativo de que a Bia ainda nos dará muitas alegrias.

      1. Sônia

        Assisti o jogo Rodrigo e posso afirmar, Bia (sem contusões) nos dará muitas alegrias. Na realidade, ela que terá muitas alegrias pois ganhará muuuuuito dindin. Beijos.

  39. Augusto

    Só uma correção: Estrella Burgos é sim jogador de saibro. Ele possui três títulos de ATP na carreira, todos no saibro de Quito.

    1. José Nilton Dalcim

      O saibro de Quito, a 2.850m de altitude, é mais veloz do que 50% das quadras duras, Augusto.

  40. Luiz Fernando

    Se tem um cara q merece louvor hj e o Rogerinho. Esse rapaz e humilde, desprovido de grandes golpes, mas tem um coração do tamanho de RG. Contundido, jogando contra um cara melhor do q ele, não se entregou e venceu. Obvio q tera vida curta no torneio, mas ele ja se mostrou vencedor, algo q outros bem mais badalados e com mais background raramente conseguem.

    1. João ando

      Verdade Luís. Uma grande Vitória eu não vi o jogo.mas ganhar do youzhn e incrível…gosto muito da garra do Rogério

  41. Lola

    Foi muito bom assitir o jogo do Nole pela internet. Sem aqueles sofríveis comentaristas e narradores mestres. O jogo em si, fraco. Focavam mais o Agassi, que o jogo.

    O Paire é lindo, tenista hipster, pena que saiu!!

    1. Alice

      Paire é maravilhoso, pra mim uns dos mais belos do circuito, o torneio só perde beleza…hehe

      Tô até pensando em fazer uma listinha dos mais gatos! 🙂

        1. Gabi

          1. Garbiñe Muguruza
          2. Barbora Strycova
          3. Andrea Petkovic
          4. Simona Halep
          6. Julia Geroges
          7. Sara Errani

          1. Mário Fagundes

            Caramba, Gabi! Vc deve estar brincando com essa lista, hein?! rsrsrs. Dalcim, depois desta (e da outra lista abaixo), nós merecemos um post sobre o tema. rsrs

          2. Luiz Fernando

            Gabi, me perdoe mas vc não deve ser especialista nesse assusto. Ranking sem a Maria Sharapova e a Carol? E quem tem pernas mais bonitas do q a Kerber?

      1. Gabi

        1. Feliciano Lopes
        2. Benoit Paire
        3. Simone Bolelli
        4. Tommy Haas
        5. Roger Federer
        6. Tomas Berdych
        7. Filippo Volandri

    2. Sônia

      Gostando de suas tiradas Lola. O Paire realmente é bonito, muito magro para o meu gosto, mas é bonito. Aquela barba com aquele olhar zangado, lembra mais um xiita rsrsrsrs. Agora o que eu gostei mesmo foi da “emissora da picanha” rsrsrsrs, sensacional. Beijos.

    3. Pieter

      Lola, o que você faz para conseguir ver os jogos? Porque no meu celular(Samsung), Ipad e desktop simplesmente não consegue abrir…Já quase desisti, bem frustrante…

  42. Rafael Brasiliense

    Eu até gosto do Djokovic, mas essas alterações de humor dele são um tanto quanto chatas e irritantes. Parece uma criancinha mimada. É bem compreensível o fato de tanta gente não gostar dele.

    1. Anti anti-jogo

      Só vem piorando isso, viu… que chato mesmo… Contudo, é apenas Djokovic entre Robolito Kid e mais uma tragédia na história do tênis…

      1. Sônia

        Verdade, bastante grosseiro durante o jogo e no final coraçõeszinhos. Vai entender isso. Creio que nem Freud explica. Beijos.

        1. Lola

          Verdade, Sônia, sou fã do sérvio, mas aqueles coraçõeszinhos no final, depois de xingar, espernear, dar raquetadas em torcedor, não combina muito. Kkk

          P.s. também gosto dos teus comentários.

          Bjo, L

  43. MARCIO WELLINGTON DE VILHENA BRITO

    assistir RG no Band Sport requer paciência de jó. esse Oliveira Andrade já está gagá. Querem passar muitos jogos ao mesmo tempo, sem ter um outro canal. resumindo,tá o samba do crioulo doido, com todo respeito ao crioulo.

  44. Marcelo Bragatto

    Mestre…

    O que você apontaria na Bia que ela precisa melhorar? Pena que ela “deu” o primeiro set para Vesnina, que não fez absolutamente nada demais.

    1. José Nilton Dalcim

      Ela já melhorou bastante a movimentação, mas ainda precisa mais para pensar num top 50. Os golpes de base são bons. Eu tentaria colocar um pouco de slice para dar alguma variação. E treinaria ainda muito mais o saque, um ponto que Bia faz bem mas que pode ainda ser mais variado.

  45. Antonio.carlos

    Uma pena a Bia não ter passado da 1 rodada. Acredito que o nervosismo atrapalhou o debutantes dela em RG.Dalcim você acha que algum Brasuca tem chance de passar a rodada?se sim qual?

    1. José Nilton Dalcim

      Acho a missão do Rogerinho bem difícil. A do Bellucci, difícil mas bem mais possível se apostar na irregularidade do Pouille. Preciso ver amanhã como está o Monfils, porém o Monteiro pode apostar na instabilidade do francês. Mas somando tudo eu não daria 20%.

  46. Alice

    Umas coisinhas a mais, pra manter a “tradição”…rsrs
    Acho que Zverev Júnior precisará de um “pequeno milagre” amanhã contra Verdasco…
    Eu acho que a palavra que mais ouvi na transmissão do Band Sports foi “minuto”, acho que foram mais de 30 vezes…rsrs
    Minha audição está em dois lugares ao mesmo tempo, porque quando o vento fazia as folhas das árvores balançarem, eu pensava que estava ‘chuviscando’ aqui em casa, e aqueles ‘apitos’ quando a bolinha batia na rede? Todo momento, eu fiquei suspeitando do ar condicionado que fica bem em cima da TV, pensava que ele estava ligando e desligando…rsrs

    Agora é sentar a bunda no sofá pra ver o que, o ainda atual número #1 vai fazer…

    Beijos, Luís… rsrs

    1. Sérgio Ribeiro

      Na boa, Alice. Parece uma epidemia os ” Comentaristas de Resultados” . Sacanear o N 1 , já virou unanimidade. Agora ,pequeno Milagre para Zverev ? Mesmo que o Barro não seja o seu forte merece o favoritismo em cima de Verdasco. O Canhoto do nada , vai começar a chuva habitual de ENFS rsrsrs…ABS !

    2. Sérgio Ribeiro

      Pois é , Alice. O Canhoto Nadal aplicou-lhe uma tremenda Surra ( duplo 6 X 1 ) em Monte Carlo. Jogou mais próximo à base em Roma , e venceu Novak sem ceder-lhe um Único Break Point ( gostou Rafael da Setinha ? ) . Dalcim foi também com o Canhoto Verdasco e parabéns a ambos. Somente Rafa Nadal consegue vencer jogando perto das Placas de publicidade. Verdasco o levou a quebrar raquetes como a conhecida turma do chilique. Espero que Thiem não o copie. ABS!

      1. Rafael

        Gostei muito, foi um belo jogo aquele, no qual tudo deu certo para Zverev, além dele ter anulado o jogo de Djokovic . Contra Verdasco, no entanto, parece que foi meio diferente.

        Nada como um dia após o outro (com uma noite no meio) 😉

  47. Alice

    Sobre os brasileiros, Rogerinho me surpreendeu, muito aguerrido em quadra. Agora a Bia, precisa melhorar muita coisa no seu jogo pra quem sabe um dia chegar ao Top30, pois eu torço pra que ela chegue ao grupo das 50 melhores esse ano, mantendo em 2018, ou até melhorando e chegando ao Top30. Pra mim, ela poderia ter vencido o jogo, apesar de eu notar que ela parece bem inexperiente, suas ‘atitudes’ em quadra revelam isso. Primeiro, seu jogo de pernas, é bem sofrido, o que não ajuda na sua movimentação para os lados, não tem muita agilidade por causa disso também, fora que Isso a prejudica na sua própria posição, fazendo assim, como o Dalcim disse, ‘rifar’ muitas bolas. Segundo, precisa se esforçar em melhorar seu jogo de rede, não é uma coisa essencial na atualidade, mas ajuda muito. Terceiro, precisa ter mais confiança no seu jogo e na forma de jogar, porque ela tem que pensar que “não deve nada” a nenhuma outra tenista, que é a melhor tenista em atividade de seu país. Resumindo tudo, se ela quiser ser uma campeã, terás de treinar e pensar como uma.

  48. Fábio

    Belo texto…

    Aproveitando para uma pergunta. Dalcim, vc sabe qual o calendário da Bia?

    Se joga Bol ou já vai para grama…? Obrigado.

    1. José Nilton Dalcim

      Não, não informaram o que faria após RG. Como ela já tem vaga em Wimbledon, talvez tente ao menos um torneio na grama.

  49. Sônia

    Dalcim, fica preocupado não, é só o jogo começar a ficar difícil que essa “Kiki” faz carinha de choro e apresenta probleminhas na lombar. Inacreditável, é sempre assim. Beijos.

  50. Alice

    O dia foi um pouco monótono, nenhuma grande surpresa. Djokovic precisa treinar seus saques né? 5 serviços quebrados, da até pra entender sua irritação, mas pensando bem, não dá! Tenho vontade de dar uns tapas nele, pois ele precisa ter mais paciência, jogando nessa irritação, duvido chegar na final. Nadal jogou super bem, apesar dos deslizes no segundo set. Porém, tenho umas “ressalvas” a fazer, primeiro, ele precisa cuidar um pouco do seu saque, principalmente acertar seu primeiro serviço em quadra e jogando o segundo mais na base do efeito, segunda ressalva, ele precisa dar um passo pra frente na devolução, ou, suas bolas continuaram pingando curtas no meio do rali do outro lado da quadra, digo mais, todas as vezes que o espanhol deu um passo a frente, ele definiu o ponto!. Se ajustar isso, aí sim, se tornará imbatível, AH esperarei uma melhora nas suas paralelas…
    Sobre o belga, eu amo ver ele (Goffin) jogar, e sigo acreditando que ele pode ir longe nesse Roland Garros! Pra mim ele tem capacidade pra vencer qualquer um, menos o rei…rsrs

    1. Nando

      “”Sobre o belga, eu amo ver ele (Goffin) jogar, e sigo acreditando que ele pode ir longe nesse Roland Garros! Pra mim ele tem capacidade pra vencer qualquer um, menos o rei…””

      Vdd Alice, ele pode mesmo vencer qlqr um, menos o REI FEDERER.

        1. Sônia

          Alice, não fica brava, mas o termo Rei não encaixa com o seu ídolo. Eu tenho uma palavra aqui que se encaixa adequadamente, mas melhor não dizer, pois haverá controvérsias. Beijos.

      1. Rafael

        Concordo, para vencer o Rei Federer eventualmente, só sumidades como Albert-Ramos Vitrolas ou outros ainda menos cotados. Afinal o rei não perde para qualquer um, como Istomins da vida. Porque perder para Sam Querrey não é nenhuma vergonha.

        Imagino quando o Vitrolas fizer um update pra mp3, será melhor o Rei sumir da frente dele!

          1. Rafael

            Não tem nada a ver com tênis, mas sua comparação me fez lembrar do Aldo, que disse, ainda campeão, que na corte do UFC ele era o rei, o outro lá (Chad, sei lá eu) era o príncipe o McGregor era o bobo.

            O bobo botou Aldo pra dormir em 13 segundos, manda e desmanda no UFC, virou personagem do Call of Duty (se não me engano), entre muitas outras coisas, e está arquitetando uma mega-fraude para ele e F. Mayweather ganharem algo nas casa do bilhão (de US$) em uma luta de box.

            Beware of the fools!

        1. Luiz Fernando

          Vc esqueceu daquele cara de Dubai, Donskoy (nem sei se está certo), é tão desconhecido q ninguem sabe o nome kkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentários fechados.