Dá-lhe, Ceará
Por José Nilton Dalcim
18 de fevereiro de 2016 às 00:20

Que tremendo feito obteve Thiago Monteiro. Mesmo dentro de casa, sob clima sufocante, nada diminui a postura que teve durante os três duros e muito bem disputados sets que fez diante do poderoso Jo-Wilfried Tsonga. Acreditou sempre, empenhou-se em todas as bolas, foi incrivelmente aplicado na questão tática e só desabou no chão para comemorar algo que nenhum outro brasileiro obtivera em quase quatro anos.

Acompanho Thiago desde o início de sua carreira juvenil e já devo ter escrito aqui algumas vezes que ele sempre mostrou enorme talento. Tem demorado mais do que o desejado para atingir um ranking de respeito no circuito. Eu achava que faltava potência numa determinada fase, variação de jogo e confiança em outras.

Juntar tudo isso não é uma coisa simples. Passou um bom tempo com Larri Passos, em que provavelmente aprendeu questões de disciplina, e agora no Rio de Janeiro parece ter reencontrado seu caminho. Dias antes da estreia no Rio Open, me contavam que ele vinha ganhando de todo mundo na pré-temporada e nos treinos, e estou falando de tenistas top 30, top 60. A evolução do saque é evidente e fundamental. No seu time da Tennis Route, está João Zwetsch e sua vasta experiência com canhotos.

Claro que não devemos pautar todo o futuro de Monteiro em cima de sua exibição de gala contra Tsonga. Há muito chão pela frente, muito trabalho. Uma derrota para Pablo Cuevas nesta quinta-feira terá de ser vista como extremamente normal, porque o uruguaio é outro tipo de adversário, que não dá tanto ponto sem exigir esforço. Lembremos que este é o primeiro ATP da vida do cearense.

O que me parece mais valioso é que Ceará encarou o desafio incrível de encarar um top 10 da forma correta. Mostrou equilíbrio emocional não apenas na vitória, mas fora da quadra. Seu discurso é sereno, positivo porém sem demasiada empolgação. Aos 21 anos, sabe se articular muito bem para expressar sentimentos. Não há sinal de deslumbramento e sim de realização, de querer mais. Isso para mim conta muito.


Comentários
  1. Lola

    Pra não pensarem que sou só uma bruxa insensível, quero dividir com os que tem sensibilidade uma poesia que eu adoro:

    Já bem perto do ocaso, eu te bendigo, ó Vida,
    Porque nunca me deste esperança mentida,
    Nem trabalhos injustos, nem pena imerecida.
    Porque vejo, ao final de tão rude jornada,
    Que a minha sorte foi por mim mesmo traçada;
    Que, se extraí os doces méis ou o fel das cousas,
    Foi porque as adocei ou as fiz amargosas;
    Quando eu plantei roseiras, eu colhi sempre rosas.

    Decerto, aos meus ardores, vai suceder o inverno:
    Mas tu não me disseste que maio fosse eterno!

    Longas achei, confesso, minhas noites de penas;
    Mas não me prometeste noites boas, apenas
    E em troca tive algumas santamente serenas…

    Fui amado, afagou-me o Sol. Para que mais?
    Vida, nada me deves. Vida, estamos em paz!
    Amado Nervo

  2. Lola

    Deveria medir as palavras antes de caluniar os outros sem provas, por menos se processam pessoas. Se tu fosse alguém, já deveria tar sendo processado. Se não te garante, fica quieto, comigo aqui tu não se cria!

    Se 1 vitoria serve pra decretar freguesia, Federer e Nadal já são fegueses do servio!!

    1. José Nilton Dalcim

      Lola, do jeito que você posta parece algo genérico. Seria legal você responder em cima do comentário da pessoa a que você se refere. Grato!

  3. Realista

    Do jeito que a coisa esta,Roger ja deve estar pensando em aposentadoria,mesmo essa conversa de idade sendo uma piada porque o cara continua jogando em altissimo nivel,mas do jeito que a coisa anda…o retrospecto contra novak caminha para mais massacres vergonhosos como foi na australia,e olha que o sujeito ainda se deu ao luxo de jogar bem abaixo ao menos um set em respeito a historia…acho que ele se lembrou daquele 61 63 60 na final de RG 08,e foi um pouco piedoso….

    1. Sergio Ribeiro

      Cara ,essa ladainha vai ate’ quando ? Você repete a mais de 4 anos. Ao menos volte ao nome natural. Essa de Realista ja’ deu.kkkkkkkAbs!

  4. Augusto Montenegro

    Dalcim, o cansaço abateu o brasileiro Thiago. Se ele tivesse vencido o 1 set… Né ? Poxa vida. Vamos comemorar esta surpresa. O cara meteu a mão mesmo no Rio Open.

  5. Luiz Fernando

    O jg entre Rafa e Almagro foi duro, muito duro… de assistir. Pior só o teor dos comentários do Dácio, q parece estar desaprendendo a comentar tenis kkkk. Como alguém pode dizer q o jg medíocre de um puxa o do outro p baixo. Se um é péssimo, o bom tenista em geral atropela, e o que se ve hj em Rafa é uma sombra do Nadal do passado. Pior, ele me parece cego p a realidade, na entrevista disse q errou pouco, algo típico de um garoto mimado alheio a realidade. Será q ele torce p o Federer kkkk???????????? Outros detalhes: BH sofrível, serviço pífio e com velocidade similar ao meu; além disso, ele parece entrar em quadra esgotado, cansado, cabisbaixo, algo impensável até um tempo atrás. Sou e sempre serei seu torcedor, mas nós q torcemos pelo Rafa nunca fomos alienados, devo confessar, sendo sincero, q tem sido um desprazer ve-lo jogar. Se houver qualquer tipo de lógica nesse esporte, nesse nível ele não pode nem pensar em vitória amanhã, a bola do Dolgoplov está andando bem mais do q a dele.

    1. Rodrigo S. Cruz

      Perfeito teu comentário, LF.

      O Dácio viajou na maiô, realmente.

      A verdade é que OS DOIS jogaram muito mal. Mas o Almagro conseguiu ser pior.

      Rafael Nada, se jogar neste nível, levará um baile do talentoso Dolgopolov.

    2. Rafael Medeiros

      “mas nós q torcemos pelo Rafa nunca fomos alienados”

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

      Tá bom, tá. Vou passar o dia rindo depois de ler isso. 😀

      1. Fernando Brack

        Você aí e eu aqui, Medeiros.
        Dei uma bronca num subordinado hoje, mas eu não conseguia parar
        de rir. Ele não entendeu nada.

    3. Rafael Wuthrich

      Me parece que Nadal e aquele tenista que, após perder o rumo, consegue retroceder ao invés de caminhar em círculos, como fizeram por exemplo Gulbis e Dimitrov. Fico assustado com o que parece uma resignação, mas na verdade é uma.utopia. Do Big4, e aquele que se perdeu mais em termos de entendimento da carreira, do próprio jogo, e do caminho que precisa seguir. Nadal, a cada dia que passa, me parece a cada dia com Hewitt no final da carreira.

  6. Enoque

    A Maria Ester Bueno está enganada quando diz que o Nadal é totalmente correto nas marcações, mesmo que seja contra ele mesmo.
    Hoje mesmo, no momento importante ele induziu o Juiz a marcar bola fora quando pegou de cheio na linha, ponto roubado.
    Acho até que ele mostrou outra marca.

    1. Rodrigo S. Cruz

      Dogopolov é um tenista espetacular… Dá gosto de assistir o cara.

      Não é a toa que quase venceu o Djoko, ano passado.

      Precisa de um pouco mais de consistência contra os top 10, mas é só.

      Jogo ele tem demais. E empolgante.

    2. Alessandro Siqueira

      Incrível como alguém limitado pode ser apontado pelo técnico mais conhecido do esporte como o atleta mais completo que ele já viu em uma carreira de mais de 60 anos. Paradoxal, não?

    3. Rafael

      Sem ofensas, Federetes, mas vcs não tiram o Djokovic da boca, quero dizer, da cabeça. É impressionante.

      Poucos tem maturidade – pq idade a maioria tem – p entender que é o ciclo da vida. Um morre e outro nasce, rei morto, rei posto, um desce e outro sobe. Posam de elegantes e refinados na tentativa de emular seu ídolo e tem a dialética refinada de pitboys: “Quero ver falar na minha cara”. A dificuldade de aceitar a “mortalidade” de Federer é doentia = “nunca será”, “para sempre”, “o melhor de todos até o final dos tempos”.

      Parece aquele comercial do iogurte: “Quando acaba, a gente quer de novo”. Está no ocaso, gente, e não vai ter de novo. Não o mesmo. Eu diria que é infantil esse comportamento, mas não quero desrespeitar crianças muito mais esclarecidas que conheço.

      É melhor começarem a torcer pelo Paulo Baier, esse não para nunca.

      Careful what you wish for…

      1. Sergio Ribeiro

        O amigo profundo conhecedor da Era Profissional deste maravilhoso Esporte, consegue lembrar qual jogador atingiu esse Nível de Tennis do Suíço aos 34 anos ? Abs!

  7. Pieter

    Olhem só as coisas melhorando!!! Agora, além do Thiago Monteiro, temos também a Paula Gonçalves por quem torcer no Rio Open!!!
    Parabéns à campineira, que está fazendo a campanha da sua vida em um torneio WTA, acabando de eliminar ninguém menos que a cabeça de chave nº 02!
    Sua próxima adversária é uma americana nº 131 do mundo, penso que dá perfeitamente em pensar em vitória. Boa sorte a ela também!

  8. jorge luiz

    Esse é o cara q eu sempre acreditei,pq no Clezar nao dá pra apostar ficha alguma,que nos próximos torneios no pais ,parem de dar convites para Feijao e até mesmo o Clezar,vamos acreditar nessa mulecada,Orlandinho Zorman e o Joao Menezes eu tb acredito que nos dará muitas alegrias tb,mais nao podem ficar tanto tempo sem disputar torneios,vejam que passamos da metade de fevereiro e o Orlandinho só fez um jogo oficial esse ano,pior ainda o Menezes e o Zorman,e olha q já tivemos um challenger no Rio de Janeiro,Valeu Thiago Monteiro,eu acredito em vc cara.

  9. Luis

    Dalcim sem desmerecer brasileiro talvez Tsonga esteve abaixo,o frances que tem tido altos e baixos ultimos anos venceu Masters ganhando de Djokovic,Federer,Murray e fez semi em Roland Garros mas foi mau em outros torneios,Dalcim mesmo assim e’ legal garoto como Zverev,Thiem e o proprio brasileiro que acreditam podem vencer,o que acha?

    1. José Nilton Dalcim

      Claro que Tsonga não jogou seu melhor, mas isso não tira o mérito da postura do Monteiro em toda a partida e sua aplicação tática para explorar justamente o que não estava sendo confortável ao adversário.

  10. Ronildo

    Parabéns pelos ótimos textos Dalcim. Sei que não podes monitorar tudo que sai no site. Mas vale à pena registrar, talves o responsável pela matéria leia. Foi medonho aquele título: ” Orlando Luz perde na primeira rodada do quali e coloca a culpa na consistência”. Orlando Luz é pra lá de 400 no ranking, e tem apenas 17 anos, T. Daniel era 94 na ocasião e com mais de vinte anos, sendo que a derrota foi por digníssimos 6/4, 6/4. Para um leitor que acompanha de perto o circuito é muito dolorido ler uma matéria escrita com tanta insensibilidade. O título deveria ser: ” Orlando Luz joga bem, mas não supera top 100 na primeira rodada de quali”. Se eu fosse tutor de um jovem talento deste, a primeira coisa que faria era impedí-lo de algum modo que tivesse acesso a estes tipos de matérias para salvarguardar sua motivação. Mas o enrredo deveria ser ao contrário.

    1. José Nilton Dalcim

      Meu caro, o título destaca o fato (derrota na primeira rodada) e a frase de avaliação do próprio jogador (não tive consistência). É totalmente factual. Abs!

  11. Valmir

    Dustin Brown e Gael Monfils são os magos do tênis atual… jogadas lindas e incríveis.

    Eles jogam de uma forma um tanto… displicente… contorcionistas… gozadoras.
    Parecem apenas querer se divertir dentro da quadra.

    Não é jogo para ganhar títulos importantes… mas enchem os olhos.

    A partida entre Brown e Nadal em Wimbledon 2015 fui umas da mais gostosas de se assistir.

    Dustin Brown
    https://youtu.be/28SXACB8UJQ
    https://youtu.be/TJ4hdrspA1A
    https://www.youtube.com/watch?v=lOOIvQ1RjVo

    Gael Monfils
    https://www.youtube.com/watch?v=KjE8gQx3SgM
    https://www.youtube.com/watch?v=Q1AE5dwMo3c
    https://www.youtube.com/watch?v=CHUIXx-w4qc

  12. Bruno Garcia

    Sempre vi bastante potencial no Monteiro, mesmo não tendo se firmado nos challengers devido as lesões, conseguiu algumas vitórias expressivas em torneios desse nível, batendo caras como Jan Lennard Struff, Thiemo De Bakker e Andrey Kuznetsov, é um cara bastante disciplinado e a postura dele é melhor ainda, tanto dentro de quadra como fora também, sempre bastante sereno, lembro que o saque dele a um tempo atrás era muito sofrível, não tinha potência e nem sacava chapado, ontem vi um saque mais potente e que fez ele ganhar alguns pontos de graça com o serviço, não sei se ele vai ser Top 100, mas sempre mostrou potencial pra isso, queria eu como torcedor do Bellucci que o canhoto de Tietê tivesse a mesma postura que o cearense, mas cada um é cada um……

  13. Rafael

    Nossa, a que ponto as coisas chegaram por aqui.

    É realmente notável como uma única pessoa consegue nivelar uma dúzia por baixo, e como outros que antes tinham um certo nível descem ao nível recalcado dessa única pessoa e assumem um comportamento que antes criticavam.

    Pfff…

  14. Lola

    Os que torcem pro DJO não tem nem que comentar as estatisticas de H2H com 1, 2 ou 3 jogos pq é a coisa mais patética e desesperada que já vi. Beira o ridículo!!!

  15. Samuel Gomes

    Dalcim, essa grande vitória credencia o Thiago a participar de torneios de nível mais alto, com chances consideráveis de passar peças primeiras fases ou é melhor participar de challenges?

    1. José Nilton Dalcim

      A realidade do seu ranking ainda são os challengers, Samuel. Talvez uma aventura num quali de ATP, estudando-se bem o histórico desse ATP em termos de qualidade técnica.

    1. Rafael Wuthrich

      Não só com o Thiago, mas com a Paula, a Teliana…o que mais critico no Thomaz e a passividade em suas derrotas contra tenistas com menos recursos, e a falta de sua qualidade contra tenistas bem ranqueados. Ele está aquem do que acho que pode fazer, e quase.nunca supera esse estigma. Não é que cobrassemos dele algo acima do que pode (como ser top 10), mas a falta de resultados como esse do Thiago frustram demais.

  16. Matheus Almeida Prado

    Quem diria que os dois títulos em seu Blog sobre o Rio Open exaltariam Paula e Thiago!

    Que jogo absurdo o de ontem! Inacreditável!

    Agora a pressão e expectativa em cima do Thiago vão aumentar bastante, espero que ele absorva o lado positivo de tudo isso.

    Abraço!

  17. Jorge Alexandre

    O que me assusta é sempre a informação de ter passado pelo Larri e depois dele, enfim, haver evolução.
    O Thiago não é o primeiro que recorre ao Larri e depois sai da academia dele e se encontra, dá um salto evolutivo em seu tênis…
    O Larri seria o Felipão do tênis brasileiro, Dalcim? :/

  18. Lázaro Zardini

    Parabéns ao Thiago! É claro que uma vitória não coloca a promessa no Top 10, mas pra carreira de um tenista, acreditar que pode fazer feitos incríveis é o primeiro passo. Com confiança e disposição, é prazeroso trabalhar dia após dia com paciência. Os resultados e subidas no ranking acabam sendo consequência.

    Atenção para a promessa Thiem, que, nos 250 e 500, tem mostra um tênis consistente (desde o ano passado). Resistência não parece ser problema pro garoto, já que na temporada passada venceu 11 partidas consecutivas no saibro europeu, incluindo dois títulos (Umag e Gstaad). Sabe-se que as condições sul-americanas são outras (nível do mar e umidade), mas o austríaco está mostrando excelente adaptação.

    Seria precipitado colocá-lo como candidato ao Top 10 em três ou quatro anos?

    1. Enoque

      O Thiem só não será Top 10 daqui 4 anos se tiver algum problema de contusão ou algo parecido.
      Daqui 4 anos muitos terão saído do Top 10, ou seja: Federer, Wawrinka, Nadal, Ferrer, Tsonga, Gasquet, Isner.
      Consequentemente outros estarão lá, dentre eles provavelmente o Thiem.
      Acho mesmo que ele é candidato a brigar pela liderança, algum dia.

  19. Marcelo Calmon

    Dalcim,

    Também acompanho a trajetória do Monteiro há muito tempo, só que bem à distância, sem saber os detalhes que você sempre oferece para nós. Sinto-me feliz por ter defendido, aqui no blog, o convite feito ao Thiago, houve gente defendendo a posição no ranking. Ele é ainda jovem, quantos tenistas com essa idade estão no TOP 100 ?
    Pena é você querer comprar o ingresso da parte diurna e não ter disponibilidade e ver a quadra com MUITOS lugares vazios. Estava lá no Jockey vendo pela TV, num ar-condicionado, mas preferia estar naquele maçarico e torcer AO VIVO. Realmente é frustrante. Não entendo essa política, deve ser reservado muitos lugares aos patrocinadores. Todo ano é a mesma coisa.
    Outra coisa que nunca entendi, qual a razão dos jogos interrompidos num dia, nunca serem os primeiros do outro dia ? Isso em qualquer torneio, você sabe se tem algum motivo razoável ? Seria muito mais justo, inclusive quanto aos ingressos. Terça paguei R$ 30,00 e vi 5 jogos interessantes ontem paguei R$ 220,00 e vi o Sá nas duplas (numa arquibancada ridícula, onde na metade dela vc não vê o cara sacando num dos lados), um pouco da Schiavone (num jogo interminável) e o Thiem (foi o que fez valer o ingresso), depois veio novamente o aguaceiro. Porquê não começar com os jogos transferidos ? Quem tinha o ingresso de ontem teria direito de ver esse jogos e depois teria que se retirar. Conversei com um senhor (como eu kkk), que foi a Roland Garros e afirmou que choveu no dia do ingresso dele, mas pode assistir normalmente aos jogos transferidos no dia seguinte. È isso mesmo ?
    E o Gimeno ?? 3 jogos ganhos com a desistência do adversário !!!! (Mathieu no quali, Monaco e ontem Fognini). O próximo a se retirar por contusão será o vencedor entre o Giraldo e o Pella kkkk. O santo do cara é forte !!!
    Aliás, você sabe se o Ferrer pediu para não ser o último jogo de ontem ?? Soube que o Soares e o Melo pediram para jogar na Quadra 1, é isso mesmo ?? Pois o lógico seria o Ferrer (cabeça 2 e atual campeão) fechar a programação. Estavam todos “frustrados” e sem entender o jogo do Giraldo ser na quadra GUGA !! Todos queriam ver o Fognini e principalmente o Soares/Melo (que jogavam contra 2 brasileiros).
    abs

    1. José Nilton Dalcim

      Fazer programação é um grande quebra-cabeças, precisa estar atento à chave de duplas ao adversário seguinte etc e tal. Quanto a Roland Garros, estranho essa informação, mas é preciso ver cada caso.

  20. Thiago Flores Schmitt

    Bom dia amigos.

    O Thiago só não apareceu antes no circuito pela sequencia de lesões desses últimos dois anos. Acompanhei de perto esse período, e mesmo nesses momentos onde não tinha sequencia de jogos, demonstrava uma garra bem acima do normal. Essa característica é inerente à ele, e sem dúvida vai ser um dos pilares da sua carreira.

    Parabén Thiagão, que venha uma fase em que possa jogar na sua plenitude.

  21. Marquinhos

    Daqui dois anos no máximo o h2h de Novak contra o circuito vai despencar assim como está acontecendo com Nadal e Federer. Melhor compararmos no final de carreira de cada um. Roger perdeu para Delbonis, Kyrgios e tomou a virada de Novak bem no final da carreira. Natural.

    Tem um rapaz que fica me perseguindo. Deve ser um amante enrustido. Sou hétero. Mas o Rodrigo Cruz já colocou o rapaz em seu devido lugar. Hipócrita. Condena as coisas que eu escrevo mas assina embaixo as baboseiras que os fakes de sua torcida escrevem. É tipo assim: Faça o que eu falo mas não faça o que eu faço.

    Que me desculpem os Djokovistas Jeremias, Alexandre Sirqueira, Oswaldo Aranha – Os únicos torcedores de Novak equiibrados – mas do jeito que a coisa vem ela volta comigo.

    Muitos aqui me condenam pelas coisas que eu escrevo mas não fazem o mesmo com seus companheiros de torcida, ,mesmo o teor dos comentários sendo iguais ou piores que o meus.

    E não estou inventando nada. Novak teve o nome envolvido no escândalo de resultados. Se é verdade ou não, saberemos mais a frente. Mas tem gente que jura que o Lula é inocente.

    Depois de dar o troco na Djokovete, com sucesso, vou parar com essa briguinha de torcida, por enquanto.

    Quero muito ver o que o Monteiro poderá fazer contra o Cuevas.

    1. Augusto Montenegro

      Little Marcos, você posa de ” alguém que não tem medo de polêmica “, quando na verdade busca a polêmica como forma de audiência no blog. Quer apenas aparecer, só isso.

    2. Rodrigo S. Cruz

      Pois é Marquinhos, é aquela história.

      Os fãs do sérvio no blog, eu acho que já são maioria.

      Portanto, os maus foristas como Fernando C. e companhia limitada vão continuar pintando o sete, ao passo que os nolistas equilibrados, continuarão fazendo vista grossa pras ações dele, mas criticando as tuas.

  22. Alexandre

    eu quase duvidei naquele ponto que ele parou ouvindo “net”, que coisa estranha, hen Dalcim, mas enfim veio a vitória que surpresa!

  23. Rafa Darvin

    Mestre,

    Voce destacou muito bem os meritos do garoto, assim como sua postura apos o jogo durante a entrevista. Ele merece os PARABENS !!!! Desejo-lhe toda a sorte do mundo, talento e personalidade ja estao presentes…

    Agora, nao vale tambem destacar a pessima partida de frances ? Digo, sua movimentacao e saque estiveram aquem do que ele pode e costuma apresentar. Muiro ruim mesmo…
    Claro que o Monteiro dificultou sua vida com boa movimentacao e aplicacao tatica, mas ainda assim…

    Um grande abraco,
    Darvin

    1. José Nilton Dalcim

      Claro, sem dúvida o Tsonga não esteve no seu melhor dia, o que é um fator decisivo para surgir uma surpresa desse tamanho, Rafa.

  24. Paulo

    Bom dia Dalcim, o fato foi que Tsonga não jogou nada. Deve ter visto a verdadeira realidade dessa tal “cidade maravilhosa” e tratou de cair fora logo. O esforçado, guerreiro, bravo, lutador, com poder mental kkkk, que não recebe incentivo, bla bla bla e “humilde” kkkk brasileiro (só se diz isso kkkk), não tem nada a ver com isso. Cuevas nos mostrará a realidade. Abraço.

  25. Marquinhos

    Apenas quero dizer que não estou difamando e nem mentindo aqui.

    1- Roddick, Murray e outros já acusaram Novak de simular contusões.

    2- A história do interprete é verdadeira e saiu no tenisbrasil. É só procurar na net.

    3- Novak tem sim seu nome envolvido no escândalo dos resultados

    4- Sua dancinhas e imitações são forçadas e ridículas. Ai é minha opinião. Não é a toa que sua popularidade é similar ao Juventus da Mooca ou Bangu.

  26. thiago

    Dalcim eu quase não acreditei no que vi ontem foi uma grande vitória eu olhei o placar no final varias vezes para ver se era verdade mesmo, mais o que mais gostei foi a postura que ele teve durante o jogo em nenhum momento se intimidou pelo adversário de alto nível que ele estava enfrentando, mostrou coragem e determinação. foi um dia histórico para o tênis Brasileiro, eu vinha falando do Thiago com os meus colegas desde do começo do ano que achava que esse ano no ele iria subir bem no ranking, sempre achei que ele tinha potencial pra ir mais longe, e claro todos esperavam que talvez com essa idade já estaria com um ranking bem melhor diante da expectativa que foi criada em cima dele desde cedo, mais as lesões atrapalharam mais acho que agora ele vai chegar aonde seu tênis deveria está. tenho certeza que ainda esse ano ele será o nosso nº 2 da Copa Davis. como vc disse Dalcim hoje contra o Cuevas uma derrota vai ser normal pois estamos falando de outro grande jogador prefiro não criar muitas expectativas hoje. mais caso a zebra do Ceará aconteça seria magnifico. vamos torcer quem ganhou de Tsonga pode vencer Cuevas também. como disse um amigo de outro site o céu é o limite para Thiago.

  27. Marquinhos

    De qualquer forma a opinião do Dalcim que acha Federer o MELHOR da história faz muito marmanjo chorar. kkkkkkkkkkkkk

  28. Marquinhos

    Rsrs Não entendi a opinião do Dalcim? O Laver é o maior e Federer o melhor? Creio que Roger os dois. Não acho que o australiano tenha mais feitos que o suíço.

  29. Rubens

    muito fraco, fico desconfiado se o Tsonga não aderiu ao esquema de compra de resultados e ganhou uma grana a mais nesse atpzinho ai, fiquei ate admirado dele ter se dado o trabalho de vir ate aqui…pra mim perdeu de propósito, ganhou uma grana na participação e nas bolsas de apostas…e ainda foi embora rapidinho com medo de pegar zica vírus.

    Para quem acha que ele vai longe, esqueçam..é daqueles tenistas podrões, histórico de várias contusões desde o juvenil…tem talento mas não tem físico, que infelicidade, Deus dá o talento e tira as condições…no caso do Feijão foi ao contrário, tem fisico de um touro e é ruim pra diabo kkkk.

  30. Anti anti-jogo

    Há de se considerar por que, com tantos torneios simultâneos em países mais próximos a eles, em quadras que lhes são mais compatíveis, Isner e Tsonga vieram jogar no saibro sul-americano…

    Fora cachê por participação, me parece claro que estão seguindo alguma recomendação para jogar em superfícies que machuquem menos os joelhos/costas/corpo, sei lá. .. Vide o Isner, jogando sempre com faixa de contusão.

    1. beto

      Pra quem vive lamentando-se da sorte, Thiago deu uma grande lição. Digo: como ficam aqueles que sempre têm dó do Belucci, aqueles que afirmam “Ah, Belucci deu azar, vai pegar Fulano na primeira rodada”. Quando é que Belucci vai entrar num torneio e vencer 3 jogadores de ranking razoável na sequência? Insisto: Belucci está com 28 anos, já passou da hora de ficar reclamando da chave! Atitude, atitude, foi com isso que Thiago começou a ganhar de Tsonga.

  31. RAFAEL PEREIRA

    Para mim, essa vitória foi a maior prova da força mental no tênis. Claro que o Tsonga esteve abaixo do seu jogo, porem o Tiago assumiu o jogo e se não tivesse vacilado no inicio do segundo set teria ganho por dois sets a zero.
    Que jogo!!!! Parabéns para ele!!!
    Agora pega o Cuervas, normalmente essas zebras costumam derrubar o cabeça de chave e cair no próximo jogo, vou torcer muito para que o Tiago quebre essa máxima!!!

  32. Sérgio Ribeiro

    Suas declarações extra quadra, foram animadoras. Longe do politicamente correto e sim com os pés no chão . Tsonga saiu com cara de poucos amigos. Bem mais magro, nao contava mesmo com o Cearense porreta de 21. E Thiem aos 22, lembrando a repórter que serão as suas primeiras Quartas de um ATP 500. Nada mal pra quem ja’ possui 4 ATPs. Realmente ainda se pode ter esperanças . Abs!

  33. Renato Veneziano Toniol

    Excelente resultado, melhor ainda sabendo que o rapaz mantem os pés no chão. Dalcim, diz ai, quem são os tenistas que o Monteiro vinha derrotando nos treinos? Juro que fiquwi curioso hehehe

  34. José Fuinha

    Taralhado, ôh cearense que feito genial, isso sim é digno de registro e não esse bando do pega nada que ta circuito a anos e nem Tchum….Carca fumo Ceará cabexachata

    Fuinha

Comentários fechados.