Os 300
Por José Nilton Dalcim
16 de abril de 2014 às 18:24

O espanhol Rafael Nadal deve atingir nesta quinta-feira mais um feito extraordinário sobre o saibro. Se vencer o italiano Andreas Seppi – que ousou ganhar do espanhol em uma de suas melhores temporadas, em Roterdã de 2008 – , o canhoto de Mallorca anotará sua 300ª vitória sobre o piso de terra batida.

Para se entender como a marca é notável, observe-se que apenas 22 tenistas em atividade no circuito tiveram 300 vitórias somando-se todos os pisos possíveis. E notem ainda que jogadores de grande currículo e considerável anos de estrada nem chegaram lá, como Jo-Wilfried Tsonga (295), Gael Monfils (291), Juan Monaco (286) ou Marin Cilic (275).

Outro parâmetro curioso é que quatro espanhóis lideram o ranking de vitórias sobre o saibro entre os que estão em atividade. Atrás de Nadal, estão David Ferrer (268), Nicolás Almagro (237) e Tommy Robredo (236). Só então aparecem o argentino Juan Monaco (200) e o suíço Roger Federer (191).

Nadal, é claro, tem superfavoritismo contra o versátil Seppi. O espanhol levou um susto na estreia em Mônaco, dominado por um começo de partida fulminante de Teymuraz Gabashvili. Mas bastou um ponto para mudar a história do jogo: o russo tinha 3/1 e break-point, Nadal foi à rede e ele escolheu mal a passada (optou pela paralela ao invés de um lob) e daí em diante o jogo mudou radicalmente.

Bem interessante deverá ser o duelo entre Ferrer e Grigor Dimitrov. O búlgaro se enrolou todo para ganhar apertado do canhoto Albert Ramos e tenta repetir as quartas do ano passado no Principado, podendo reencontrar Nadal na mesma rodada. O jogo de um ano atrás foi duro, o búlgaro chegou a fazer 6/2 antes de perder por 6/4 no terceiro.

Outro grande jogo prometem os backhands simples, agressivos e plásticos de Stan Wawrinka e Nicolás Almagro. O suíço atropelou Marin Cilic: será o efeito Copa Davis? Quem vencer, terá Tommy Robredo ou Milos Raonic. O experiente espanhol teve grande reação contra Julien Benneteau e o canadense me surpreendeu com backhand muito mais firme do que habituamos a ver.

Fico bem curioso para ver como será Tsonga x Fabio Fognini. O francês sabe se virar no saibro e está precisando muito de resultados sólidos na temporada. O italiano é um dos poucos que correrá por fora nos grandes torneios europeus. O vencedor deverá ter Roger Federer, porque é muito pouco provável que Lukas Rosol consiga fazer mais que Radek Stepanek, batido em pouco mais de 50 minutos em partida quase sonolenta.

Por fim, Novak Djokovic e Tomas Berdych estão perto do previsível duelo de quartas de final. O sérvio deixou muita gente preocupada com o revelado problema no punho direito. Se não for nada expressivo, passará pelo inexperiente Pablo Carreño. Já o tcheco precisa de mais cuidado com outro espanhol, Guillermo Garcia-López, que venceu seu sétimo jogo seguido. Vem do título em Casablanca e vitória indiscutível sobre o irregular (e decepcionante) Alexander Dolgopolov.

Roland Garros – Saíram as listas de inscritos diretos para o Aberto da França e podemos considerar dois brasileiros garantidos, um em cada chave: Teliana Pereira disputará seu segundo Grand Slam e Thomaz Bellucci está virtualmente dentro porque, embora tenha ficado um posto fora, existe no mínimo a ausência prevista do argentino Juan Martin del Potro, que operou o punho esquerdo.

Teliana quebrará assim mais um tabu para o tênis feminino brasileiro, já que não disputávamos a chave principal de Paris desde 1990, quando Andrea Vieira e Luciana Corsato entraram e pararam na estreia. A última vez que ganhamos um jogo no saibro francês foi em 1989, ano em que Dadá e Niege Dias atingiram ao mesmo tempo a terceira rodada. Bons tempos…


Comentários
  1. Rodrigo S. Cruz

    Hoje foi o fim do entusiasmo desmedido…Eu havia dito aqui logo que começou o torneio que o Nadal é um jogador fantástico, porém é humano. E a galera é otimista demais, achando que ele já iria faturar 4 ou 5 torneios seguidos no saibro incluindo Roland Garros Pffffffff…As coisas não são assim, meus caros, e não se pode ganhar todas, ainda mais num calendário tão exigente como esse… Nadal continuará tendo sucesso sem dúvida, mas os fãs dele precisam ser mais realistas e comedidos.

    Em tempo: Dalcim, retiro hoje tudo que eu já falei de ruim sobre o David Ferrer, embora ele não seja um tenistas de muitas armas, ele esteve simplesmente perfeito contra o número 1 do mundo hoje: tomando a inciativa e sendo agressivo, foi sólido do fundo aguentando as trocas com o Nadal, sacando bem e encaixando o mesmo número de bolas vencedoras mas com o mérito de ter errado bem menos… O Rafa pode ter ajudado com os erros, mas o Ferrer está de parabéns…

  2. Alan Guimarães

    Legal…….grandes jogos amanhã……

    Djokovic vs Federer – Um pequeno favoritismo para o Djoko

    Ferrer vs Wawrinka – sem favoritos.

    Sobre os Jogos de hoje, Ferrer jogou muito e está começando a acreditar que pode ganhar do Nadal, e por falar do Rei do Saibro, que jogo ruim, perdeu até no fisico para o Ferrer.

    Wawrinka foi merecedor da vitória, vai fazer um jogo muito bom com o Ferrer que é sempre um lutador.

    Federer, que jogo horrivel no 1º set, uma vegonha ter 15 breaks e não quebrar no 2º set, se o francês não vacilasse, tinha levado o jogo em dois sets. mas o teceiro set foi um passeio do GRANDE Federer

    Djokovic jogou mal o 1º stet e Garcia lopez fez um primeiro set sensacional, e até 15/40 que teve no 3 a 3 do2º set jogou demais, mas dai em diante o Monstro Djoko mostrou porque é o cara a ser temido neste ano, muitas grandes trocas de bolas e lances bons de se ver.

  3. Rogério

    Jogo do “Rei do Saibro”, vários lugares vazios, jogo do Roger Federer lotado, agora acompanhando o jogo do Djokoloco, completamente vazio. Explica isso Dalcim.

        1. José Nilton Dalcim

          Hahahahaha…. Poxa, Bruno, já havam sido disputados quase 7 horas de tênis quando o Nole entrou em quadra, fora o frio e a garoa. Não há torcida que aguente tudo isso!

          1. Leo

            Talvez não aguentem tudo isso para ver um Volandri jogar, mas para um Djokovic, Nadal e Federer não tem desculpa. É a prioridade do torcedor.

  4. Fernando Brack

    Que coisa esse Fed x Tsonga!!
    Ou eu muito me engano ou o suíço bateu o recorde de BPs perdidos.
    Por um triz o jogo não vai em 2 sets pro negão, que derreteu no 3º.

    1. Anti anti-jogo

      Caro Brack, em Roland Garros 2008 contra Robolito foi bem pior… O suíço aproveitou um break em 17 chances… Cruzes….

  5. Luiz Fernando

    Sem Rafa em quadra, será uma disputa pelo vice, pois nenhum dos remanescentes pode encara Nole. Favas contadas.

    1. André Luiz

      Concordo, só se o Federer acordar num daqueles dias especiais, mordido pela mosca azul. Mas acho muito improvável.

  6. Luiz Fernando

    Rafa teve hj uma das atuações mais pifias e mediocres q eu ja o vi fazer. Nem BH, nem FH, nem serviço, nada funcionava. Jogando assim nao ganha de ninguem mais gabaritado, talvez ganhe do do aposentado q sempre amarela contra ele, mas c os demais nao há chance. Péssima perspectiva a curto prazo. Bola pra frente.

  7. Fernando Brack

    Acho que nunca vi o Nadal errar tanto numa partida, em qualquer piso.
    O fato de ter sido em Monte Carlo e contra um vassalo é preocupante.
    Me parece que o ogro tá bixado e vai ter que dar uma parada de novo.

  8. Bruno Louzada

    curiosidade ai Dalcim

    Se o Wawrinka for finalista de Monte carlo, terá chegado na final dos 3 masters de saibro

  9. Paulo Lopes

    Dalcim, como vc avalia essa derrota de hj do Nadal…, apenas mais uma derrota? (algum dia ele tem que perder, mesmo no saibro). Início de um declínico técnico/físico/mental? Prblemas físicos recorrentes? Seu jogo já está em desuso? (os jogadores atuais já sabem qual é a dele). Percebi hj que até Ferrer, um antigo freguês, o superou mentalmente já no 1º set. Acho que Djoko volta ao nº1 antes de Paris….Abraços!

    1. José Nilton Dalcim

      Farei a devida análise ao final do dia, Paulo, mas acho que o problema nas costas do Nadal tirou sua confiança de vez: 44 erros em dois sets é algo impensável para o Rafa.

    2. alexpicelli

      nao me entrometendo mas fazendo, eu avalio como normal, rapaz nadal carrega nas costas algo dificil, defender numero 1 de uma temporada que nao repetira e duro e os adversarios mais CONfiANTES QUE NUNCA E INDO PRA CIMA FICA DIFICIL. NADAL SUPERAR ESSE MOMENTO.
      DAQUI PRA FRENTE RAPAZ E DAI PRA PIOR E JA ADVIRTO A TODOS, ROLANG GARROS NAO TERA O MESMO COMPEAO DE ANTES!!
      DALCIM DEPOIS ESCREVO NO POST CERTO!!!TO ANCIOSO D+++KKKK

  10. Robert

    Uahuahhaha… este é o tal backhand que melhorou muito nos últimos anos? Esse é o tal tenista mais super agressivo? O backhand foi pífio e, quando pressionado, lá foram os balões na direção de David Ferrer.

    E, uma vez mais, Nadal sofreu uma advertência por tempo e continuou tranquilamente estourando o tempo depois, sem ser mais advertido.

  11. Renan Tozzi

    E aí, pessoal? Nadal perdendo em sets diretos pro Ferrer… acho que finalmente está chegando o tempo de o Nadal ser derrotado em todos os torneios que monopolizou na última década.

  12. Robert

    Adios, Nadal. Que coisa bizarra: Nadal fez o primeiro ponto do tie-break e aí errou OITO bolas seguidas (os sete pontos do tie-break, mais o primeiro ponto do segundo set).

    Ferrer tem chances concretas de chegar à final, pois nunca se sabe qual Wawrinka entrará em quadra. Agora, bater o Nole na final, é outra história…. (não estou dizendo que é garantido que Nole passará por Federer ou Tsonga, veja bem…).

    P.S. Neste piso, numa eventual final Ferrer x Federer, o baixinho espanhol pode até vencer a primeira partida contra o craque suíço, com a confiança que obteve com esta vitória

  13. Bruno Guedes

    Dalcim, o Guga (pra mim o maior no saibro) ja avisou e hoje ja tivemos uma amostra….lesao nao se trata com infiltracao,,,,
    Ja joguei basquete profissionalmente e minha lombar e joelhos me deixaram pelo caminho….por conta de infiltracoes pra jogar a qualquer custo….foi claro hoje que o Baloeiro nao esta conseguindo se mexer direito…e so olhar o saque…um fiasco…
    o aviso ta dado ou trata a lesao nas costas ou vai pro buraco.

    1. Isabel

      O saque… Rafa tinha que sair correndo atras dos pontos quando sacava o tempo todo, acho que por isso os muitos erros. varios forçadas também neh.. Não lembro de pontos de graça, o saque fraco sem efeito eu não sei bem… Mas o Ferrer fez um bom jogo, inteligente como outros, como em Madrid passado. Num 1º set muito igual Ferrer conseguiu se sair bem ali naquele BP do 5-5, fez a diferença. Acho que é uma ducha na confiança pro Rafa mas sendo otimista poucos conseguem ser tão regular no fundo quando o Ferrer que precisou de muito perna também. David ensaiou essa vitoria algumas vezes neh…

      OBS: Chorando com o Federer que não consegue quebrar…. Parece piada o que ta acontecendo.

    2. alexpicelli

      CARA EU ODEIO GENTE PREPOTENTE, NO CASO AQUI, DIGO NADAL E SUA EQUIPE, MAIS AINDA TIO TONI, PORQUE NA MINHA OPINIAO A GANANCIA DE QUEREREM VENCER OS RECORDS DE SLAM DO REI FEDERER, FAZEM COM QUE FACAM INFILTRACOES PARA VOLTAR RAPIDO, MAS COMO VOCE DISSE INFILTRACOES SABEMOS QUE NAO CURAM, ESCONDEM O VERDADEIRO PROBLEMA, MAS BEM FEITO NAO TENHO DO DE GENTE QUE AGE COMO AQUELE TIO TONI, CARA ARROGANTE, CHATO, HOJE RA NITIDA A RAIVA DELE, PARECIA QUE PENSAVA ASSIM” A NADAL VOU TE DAR UMA FERRADA VOCE VAI VER” ISSO EU DETESTO, COMO JA DISSE O ROBO VAI PIFAR DESSE JEITO.
      BOM TIRANDO A FISICO O MENTAL JA TA DESTRUIDO PORQUE NINGUEM TEM MAIS MEDO DELE E VAO PRA CIMA, AGORA RESTA O QUE?
      TECNICA, DE LONGE ELE TEM, ERROU UM VOLEIO QUE NEM EU QUANDO JOGO NO CENTRO CIVICO EM AMERICANA ERRO, KKKKKK, DEIXADAS ME DAO ARREPIOS DE TAO RUINS QUE SAO, POR ISSO DIGO TIRANDO FISICO QUE CORRE QUE NEM LOUCO PRA CHEGAR E BATER PRO OUTRO LADO ACABOU POIS MEDO NINGUEM TEM MASI DELE!!
      SINTO MUITO SE FERI ALGUEM, MAS è MINHA OPINIAO!!!

  14. André Luiz

    Não quero que os torcedores do Nadal me entendam mal. Mas o que me chamou mais atenção na vitória de Ferrer, para além de todos os méritos do número dois da Espanha, é que, diante do ritmo totalmente alucinante do jogo até o oitavo game do primeiro set, foi Nadal quem abriu o bico primeiro, quebrando o ritmo da peleja no seu saque e passando a errar muito mais no backhand.

    De resto, uma vitória maiúscula de Davi Ferrer, que conhece bem o jogo do miúra e hoje soube explorar perfeitamente as trocas no fundo da quadra, nas quais se saiu melhor do que o adversário. Nadal resistiu mais porque é um tenista de mais recursos, saca melhor, se dá melhor na rede etc. Mas hoja, a consistência, a disciplina e a resistência física determinaram o vencedor. E pra surpresa de muitos, inclusive a minha, não é Rafa quem jogará as semifinais.

    Estaria Djokovic sorrindo? Apesar do ranking, acho que não resta dúvidas hoje de quem é o jogador mais eficiente do circuito. Vejamos o que podem fazer Federer e Wawrinka diante do sérvio. [sim, não penso que Garcia-Lopez vá fazer qualquer coisa além de incomodar o atual campeão de Monte-Carlo.]

  15. Marquinhos

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Como as Nadaletes estão sofrendo!!!!!

    Ferrer deu uma verdadeira SURRA no baloeiro. Vai para a U.T.I.
    Nos últimos 4 jogos entre Ferrer x Nadal, David ganhou 3(contando uma exibição). O frango-miura está virando fregues do Ferrer. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  16. ISAQUE

    Poxa,eu juro que não entendo uma coisa nesses constantes debates entre torcedores do Federer,Nadal e Djokovic.
    Para defender uma causa você tem de ter uma razão.
    Eu gosto mais do Federer porque:Falando sobre as duas estatísticas mais importantes,semanas como número 1 do mundo e grands slams,o Federer é dono dos dois,então não tem o que falar,simples assim.Agora os Torcedores do Nadal ficar falando que ele é melhor que o Federer,que gosta mais de ver o Nadal jogar do que o Federer,que o Federer é bailarina, é ridículo.Eu creio que todo mundo que escreve aqui tem uma conhecimento razoável sobre tenis,o cidadão (a),falar que gosta mais do Nadal,sei lá,pela raça,pela vibração,não sei mais o que,ai tudo bem,agora falar que aprecia o jogo do espanhol mais do que o jogo do suiço,ai não dá,não tem lógica você preferir assistir um cara que joga a bola para o alto e fica se matando no fundo da quadra,do que um jogador que se precisar faz essas duas coisas e ainda tudo que se espera de um jogador de habilidade.
    Eu só posso pensar que essas pessoas que tanto defendem o Nadal são muito parecidas com aquelas que ficam gritando o nome do Nadal nos jogos,sinceramente eu não consigo entender.
    Agora quanto ao Djokovic,dá licença,tem gente ai falando que o estilo dele é tipo o do Nadal,de jeito nenhum,o cara acelera o jogo sempre que pode,sabe para voleiar,tem um saque legal,se movimenta bem,pera ai,ja estão forçando a barra,o Djoko é craque,o cara sabe jogar um tenis bonito e eficiente.
    Como disse no começo,se alguém acha o Nadal o melhor de todos os tempos,tem de falar o porque acha,agora,falar que prefere ver o Nadal jogar do que ver o Federer,ai não dá,pra quem realmente aprecia o tenis,não tem nem explicação.

    1. Marquinhos

      Caro Isaque,

      Tem torcedor do Juventus da Mooca, que acha que a Juve é o maior time do mundo. kkkkkkkkkk
      Então, é normal que os torcedores de Nadal façam o mesmo.

    2. alexpicelli

      NOLE E MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MAIS TECNICO E CLASSICO QUE O ROBO DO TIO TONI, ALIAS NOLE SO PERDE PRO FEDERER EM BELEZA E TECNICA E HABILIDADE!!!
      CARA JOGA MUITOO!!

  17. Lucas

    ………………………
    Mãe Dinah garantiu :
    1) Wavrinka passa por Nadal ; e
    2) Federer passa por Djokovic.
    Final suiça em MC.

  18. edmundo j

    se entendi bem, o Dalcim fez um post elogiando o nadal e já voltaram as velhas agressões de quem não entende nada de tênis. é só ver o número de “participações” do Dalcim. eu achava que as coisas tinham melhorado…deplorável…acho que a úlcera causada pelo rogerinho voltou rsrsrs
    belo post Dalcim, de quem ama o tênis.
    sobre os patrocinadores, no caso do tour de france, do Lance, li vários textos dizendo que alguns patrocinadores tentaram abafar o caso. só isso. e perguntei se os patrocinadores do tênis têm algum poder para abafar casos de doping. sei que vc tem informações melhores do que as nossas. talvez vc conheça algum caso.
    no mais, feliz montecarlo!
    abs
    edmundo

    1. José Nilton Dalcim

      Não, não acho que os patrocinadores tenham esse poder todo. Seria talvez possível duvidar da ATP ou da ITF, para quem os casos de doping não são úteis para a imagem do esporte e para seus negócios. Existem suspeitas quanto a isso, até dos jogadores top, mas nunca passou de retórica.

      1. Robert

        Mestre Dalcim, qualquer credibilidade quanto à seriedade da ITF/ATP quanto a doping foi para o vinagre, quando teve o caso do Romboli: o sujeito passou seis meses mentindo dizendo que estava machucado. Aí, passou esse período e a ITF revelou que era suspensão. Isto, mais o caso ridículo no “beijo na boca” do Gasguet.

  19. Adolfo

    Eu sinceramente não entendo este ódio e amor de alguns pelo Federer, Nadal e (menos) Djokovic. Se algum deles fosse brasileiro, ou parente até entenderia. Mas não… É pior que torcida de futebol !

    Acho sinceramente que o Nadal perde do Djokovic em Roland Garros. O cara tá jogando muito e neste nível o Nadal sofre demais.

    1. Leo

      É pelo estilo de jogo chato do N° 1 e parcialmente do n°2 do ranking . Já que tu mencionou futebol, você gostou do time do Brasil na copa de 94 com aquela retranca? Claro que não. E é isso que ocorre no tenis, as pessoas falam mal de quem joga feio e busca o tenis resultado abdicando daquele jogo prazeroso de se ver.

  20. Oswaldo E Aranha

    Quando vi o título”os 300″ logo pensei na épica resistência dos 300 liderados por Leonidas no desfiladeiro das Pelópidas para reter as tropas persas e salvar Esparta. Esse título tem dono e não deve ser banalizado.

  21. Diego

    O pessoal não se conforma com o estilo de tênis atual, mas se o tênis arte, ou o fino do tênis, que muitos consideram o clássico saque e voleio, não vence mais campeonato, nem jogo, é porque não é o estilo mais eficiente. O esporte evolui e com o tênis não é diferente. Podem até não gostar, mas ficar nesse mimimi interminável por conta de tenistas que mudaram a cara do esporte como Nadal e Djokovic, é viver do passado. Gostem ou não, o atual estilo de jogo de base provou-se mais eficiente. Pode até ser menos plástico, mas quem entra em quadra entra pra ganhar o título e não pra fazer jogadas plásticas. E podem ir se acostumando ou mudem de esporte, porque com o natural declínio do Federer em função da idade e com a falta de novos talentos, sejam eles de que estilo forem, continuaremos a ver Nadal e Djokovic com amplo domínio do circuito. Não vejo ninguém atualmente com consistência para destroná-los. Os principais títulos, salvo raras exceções, como o Wawrinka no AO, ficaram quase todos nas mãos destes dois.

    1. André Luiz

      Mudem a velocidade das quadras e o ”jogo mais eficiente” também tem uma grande probabilidade de mudar.

    2. Marquinhos

      Meu caro, o assunto foi discutido aqui diversas vezes, mas vou quebrar seu galho e explicar: Nadal(principalmente) e Nole se beneficiaram com a atual lentidão das quadras(estão lentas há 8 anos), com seu estilo de tênis força e correria. Não foram eles que aperfeiçoaram nada, foram as quadras que se transformaram para eles. E ninguém aqui defende quadras que todas as quadras sejam rápidas, mas sim, que tenha uma divisão entre quadras rápidas e lentas, para não matar um estilo de jogo e beneficiar todo tipo de estilo, não só um.
      E quem disse que Nadal e Nole vão dominar o circuito pelos próximos ano? Você é Mãe Dinah por acaso? Nole vai ficar por mais tempo, mas Nadal já começou a dar sinais de esgotamento físico.

  22. Fonseca

    Ninguém é Rei de coisa nenhuma. O Nadal planeja sua estratégia para esgotar os oponentes. Um jogador naturalmente mais talentoso, mesmo que quisesse ganhar a qualquer custo e treine feito o capeta, jamais usaria esta estratégia como padrão de jogo. Se o Tio Toni tivesse visto um super talento, ele jamais iria para essa abordagem pragmática (se viu e mesmo assim o fez, é um criminoso).

    O que ele viu foi um “alienado” disposto a ganhar de qualquer forma e treinar mais do que ninguém, e com um preparo físico ultra além do normal no tênis até então.

  23. Luiz Fernando

    Ter os pés no chão é fundamental, o momento é do Nole, o cara tá arrasando sem dó nem piedade, mas a final é domingo, em outro momento…

    1. FERRER - O CARRASCO

      E o baloeiro lá não estará…
      Peço perdão pela dor e sofrimento que euzinho, o operário, causei a vocês nadalzetes, mas saibam que Rafa agradeceu a mim após o jogo, pois o livrei do presente que lhe aguardava no domingo de Páscoa, uma bicicleta, com ‘laço’ AMARELO, acompanhada de MUITO chacolate.
      Isso mesmo, meu conterrâneo afinou só de pensar que poderia ter de encarar de frente “o comedor de fígados”, mas fiquem calmos, isso acontece com qq um. Ele é apenas um ser humano, não um robô como muitos afirmam…e agora pára nas QUARTINHAS até no saibro…kkkkkkk
      PS: enquanto isso os suíços, aposentado e amarelão, continuam jogando no saibro mais lento já fabricado especialmente para baloeiros corredores profissionais. Isso é no mínimo curioso, não?!

  24. Alex Portugal

    Salta aos olhos o que Raonic melhorou após a parceria com Ljubicic. Não apenas o backhand se tornou mais consistente, como a devolução também está mais melhor. Apesar de não ser estiloso e peque na movimentação, o fato é que o canadense está se consolidando no Top10.

    Dimitrov tem um jogo mais plástico, no entanto não consegue engrenar. Não acreditava que ele fosse ganhar de Ferrer, mas também não esperava que ele fosse se entregar tão facilmente.

    Os dois principais favoritos continuam sobrando, mas enquanto Nadal terá um bom teste contra Ferrer, Djokovic deverá anotar mais atropelamento no seu prontuário.

  25. Luigi

    Vamos cair na real pessoal, o Nadal não lê as resenhas desse blog, os leigos também não. A quem vocês querem enganar diminuindo o Nadal? Só vocês mesmos.
    O cara é de longe o Rei do saibro, os números não mentem. Parabéns para ele. Pode dar o crédito.

  26. André

    Nadal e Djoko novamente com vitórias contundentes. Federer fez o mesmo que Nadal na estréia… inicio errático, mas virou com propriedade o primeiro Set… uma pena esse WO do Wawinkra… não deu pra saber se ele conseguiria repetir a boa atuação da primeira partida e agora vai enfrentar um cara com mais ritmo e que não dá ritmo de jodo… fico torcendo para que Stan jogue novamente com Nadal! do lado de baixo, não creio que o atual oscilante Tsonga possa evitar uma Djoko vs. Federer!

  27. Leo

    nota 1: Nadal x Ferrer deve ser o jogo mais chato e limitado tecnicamente que deve ter no saibro. Não assistam, evitem o show de horrores.
    nota 2: Djokovic caminha para ser o novo rei de Montecarlo. Pena que ele não jogou em 2011 e em 2012 estava abatido pois dias antes seu avô faleceu. E em 2013 vimos sua superioridade frente ao antigo rei. E em 2014 ele segue arrasando os adversários. Queria saber o que o Nadal está pensando ao ver os resultados dele, e imagino que ele vai querer perder antes para não o enfrentar.

    1. Roberto Rocha

      Eu respondo para vc…Nadal deve estar pensando no quão preocupado Nole deve estar para jogar 200% na final contra ele…caso contrário, não terá a menor chance!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Leo

        Ano passado, o Nole teve uma vitória tranquilíssima nessa mesma quadra. Com ceretza é o Nadal que tem a temer, fora o dominio nas sinteticas pós Us open.

    2. Clayton

      É isso mesmo! Para Nole ser o novo rei de Montecarlo precisa ganhar os próximos 8 torneios.. Em 2021 ele se consagra … Kkk. Cada comentário…….
      E o mais engraçado está em diminuírem os 8 slans dele, alegando ser terceiro slan em importância, mas não vejo ninguém depreciar os 4 AO do Djoko, onde se não fosse o AO ele teria somente 2 dos grandes Slans… Ou estou errado.??? Fanatismo parcial!!!!

  28. Renato Toniol

    Dalcim, aparentemente o Nadal está com uma raquete nova. Você tem detalhes de qual seria o modelo?

    1. José Nilton Dalcim

      SIm, eu reparei que a pintura é nova, mas olhei o site internacional da Babolat e não vi detalhes por lá.

      1. Flávio Branco

        Não seria o novo modelo da Babolat, chamado Strike? Mudou inclusive as cores da nova raqueteira que acompanham as cores da raquete.

  29. Ygor Viegas

    300 vitórias e 21 derrotas no saibro. (93,4%) Se contarmos desde 2005, ou seja, quando ainda tinha 18 anos, os números passam para 274 vitórias e ONZE derrotas (96,1%!). Estes números são ridículos. Não há nada nesse mundo que tire o posto de maior de todos na terra batida do Nadal.

    Isto sem contar que, em toda a Era Aberta, nenhum homem jamais venceu 9 vezes um mesmo torneio. O Nadal poderá bater este recorde três vezes ainda em 2014. “Basta” vencer em Monte Carlo, Barcelona e Roland Garros. É impressionante.

    1. silva jr

      E tem uns malucos que falam que ele é retranqueiro, baloeiro, sem talento, sem estilo de jogo…….que coisa, imagine se ele fosse ‘talentoso’ como o Federer, ninguém ganharia do Nadal em nenhum piso. Não sou fâ do Nadal, mas, vê-lo jogar com uma tática definida para cada adversário é simplesmente assustador a força mental que ele tem, não desiste de nenhum ponto durante o jogo, mesmo estando ganhando de 5×0 no set ele corre para chegar na bola, e isso é determinação.

  30. Felipe Gonçalves

    Na verdade, não foi nenhuma surpresa o Seppi ter batido o Nadal em Roterdã, levando-se em consideração que o retrospecto do espanhol em quadras duras cobertas é fraco, com apenas um título há oito anos e meio!

  31. Marquinhos

    Tsonga venceu Fognini mais por desleixo do Italiano do que por méritos próprios, concorda Dalcim?
    E o seu palpite para Tsonga x Federer? Abs!

    1. José Nilton Dalcim

      Fognini me irrita cada dia mais por seu comportamento incompatível com o esporte profissional. Quando a ATP vai tomar uma atitude? Péssimo exemplo. Prevejo um jogo equilibrado e perigoso para o Federer, Tsonga jogou muito bem nos dois sets finais de hoje.

      1. Carlos Henrieque

        Fognini tem que se tratar. O bom é que ele deu um grande passo para isso, que é reconhecer sua condição. Se continuar assim logo logo será dificil continuar na carreira, pois não será bem quisto por nenhuma torcida. Imagina o quão “bom” seria jogar todo um circuito e não ter apoio das arquibancadas em nenhum lugar.

  32. Marquinhos

    Estou com a semana de folga e tirei o dia para assistir Monte Carlo. É claro que quando começou o jogo do baloeiro(poderiam ter passado Ferrer x Dimitrov) eu preferi mudar para o Space e assistir Comando Delta. kkkkkkkkkk Qualquer filme antigo ou meia-boca é melhor que um jogo do Nadal.
    Mas a notícia do dia é a possível desistência de Roger em jogar Roland Garros. Se tiver que ser que seja, o nascimento do bebê á prioridade, e Roger, já deixou seu nome em RG(colocou o torneio em outro patamar). Ainda bem que o slam que Roger perderá(se é que vai perder) será o torneio no barro, pois, é o slam mais fraco e com menos prestígio. Claro que quem não venceu deve fazer de tudo para vencer, mas, os Slam mais importantes são: Wimbledon, U.S Open, AO e por último o barro.
    Por fim, mais uma surra aplicada por Roger em menos de 1h. E o AERosol só serve para matar siris e baratas. kkkk

    1. José Nilton Dalcim

      Eu só fico impressionado com o ‘achismo’ do jornalismo de hoje. Já tiraram Federer de Wimbledon, de Madri, de Roma… agora de Roland Garros. O pessoal tentando adivinhar quando vai nascer o novo filho. Notável isso.

    2. Rodrigo S. Cruz

      Affe nada a ver, não existe essa besteira de SLAM mais e menos importante, todos os 4 são igualmente importantes, e será bem chato se o Federer realmente não jogar…

      1. nando

        Negativo cara….Wimbledon sempre foi e sempre será o Slam mais importante, seguido do US Open……como o blogueiro disse uma vez, alguns só dão uma importância maior pra RG devido as conquistas de Borg e Guga, Djoko mesmo só quer ganhar RG para fechar os Slans….se vc pesquisar, verá td isso q eu tô falando.
        Rg é sim um Slam importante, mas está abaixo de Wimbledon e do US Open, Ivan Lendl disse certa vez que trocaria seus títulos de RG por um de Wimbledon.

    3. Ricardo Monteiro

      Torneio mais fraco, com menos prestigio?
      vc tem certeza mesmo que vc gosta de tênis?
      aff, melhor mesmo vc assistir a filmes, que de tênis vc não entende nada.
      A maioria das quadras no Brasil meu amigo são de saibro, acho q vc nunca jogou tênis,
      é é a melhor quadra para se jogar, nós que somos pangas, saia de frente da tv, e procure um clube
      e vá jogar tênis, sei que seus conceitos vai mudar um pouco.
      PARABENS AO GUGA PELO TRICAMPEONATO EM ROLAND GARROS.

    4. Marcelo Teixeira

      Sou torcedor do Nole, mas falar que assistir a um jogo do Nadal é ruim desculpa mas você só pode estar sendo passional, o cara é um verdadeiro Leão dentro de quadra e só a um jogador no circuito hoje consegue doma-lo e ainda tem que jogar próximo do 100% de seu potencial ou perde. (Nole)

    5. Robson

      Melhor mesmo se agarrar em filmes,desenhos e novelas,pq a depender de teu ídolo Federer o Tênis não poderá mais ser assistido por vcs Federistas.
      Federer foi Gênio dentro de quadra,foi,eu tb era muito fã dele,muito,mas o jeito dele de desfilar em quadra sem vibração,sem garra,sem gana de vencer me cansou,ainda mais vendo ele tomar uma coça atrás da outra e em todos os tipos de piso para Rafael Nadal.
      Optei por torcer ferrenhamente para quem começou a sapecar,coçar constantemente Nadal nas quadras mundo afora,pq virar fã de Nadal realmente não dava,tuas manias ANTES DO SAQUE feias demais,a caretada aprontada dentro de quadra e mais aquele jogo feio cheio de balões me espantou e abandonar o esporte Tênis que amo desde os tempos de Sampras em prol de filmes tb não dava,por isso sou Novak Djokovic .
      E Novak Djokovic este ano ganhará títulos no Saibro,inclusive RG.
      E se não fosse Novak Djokovic,o Nadal já teria ganho teu 1º Finals,já teria passado Federer em números de GS,Já teria uns 40 M1000 e já teria mais de 200 semanas como número 1 do mundo,para o desespero dos fãs de Federer.

      1. Sônia

        Mi mi mi mi mi mi… ele deve estar tão preocupado com sua “canseira” Robson, tão preocupado, fico aqui imaginando… rsrsrsrs, tadinho. Eu já fico assistindo a Dona Palmirinha e recomendo. Federer não precisa provar mais nada. Público sempre lotando a quadra só para vê-lo jogar, ganhando ou perdendo, acho que mesmo usando bengala dará audiência. Muitos tenistas que literalmente se matam em quadra, que atropelam seus adversários, que vencem trocentos torneios, … jamais conseguirão tamanha admiração, jamais. Basta prestar um pouquinho de atenção. Abraço.

        1. Robson

          Sônia,em 1º lugar Tenista nenhum se mata em quadra(olha a dor de cotovelo),apenas alguns são COMPETIDORES ao extremo,não abaixam a cabeça por qualquer coisa,LUTAM PELA VITÓRIA e só pra citar 3 exemplos,,Nadal,Ferrer e Djokovic.
          Quanto a mais ou menos fãs,sinceramente não acho que Federer tenha mais fãs que Nadal hora nenhuma e em lugar nenhum do mundo não,exceto Suíça é lógico.Os dois tem muitos,muitos fãs,pq dominaram o circuito por muitos anos SOZINHOS,sem serem incomodados,só a partir de 2011 que Novak Djokovic entrou na briga de vez,ganhando muitos títulos e a continuar ganhando muitos títulos e irá continuar sem duvida alguma,ele igualará o número de fãs de Nadal e Federer mundo afora tb sem duvida alguma.Abraços pra ti…
          E dona palmirinha é,HUMMMMMMMMMMM,,,FORÇOU MUITO GRANDE,GRANDE MESMO QUALQUER AMIZADE.

          1. alexpicelli

            robson sonia tem razao, basta ver quantos trofeus federer venceu na atp em tenista mais carismatico e as super lotacoes que tem seus jogos!!!

      2. alexpicelli

        de onde voce tira tanta besteira?
        plantei um pe de si em casa e nao nasceu ate hoje.
        robson esquece essa de se fosse fulano, se fosse ciclano, ele nao quebrou tudo isso porque nao foi competente so isso.
        cada coisa que leio.
        a opcao de torcer pro nole deve ter sido a mesma que fez voce deixar de torcer pro sao paulo e torcer pro corinthians ne?
        ou seja, bandeirinha!!!

  33. Luciane

    Nadal chegou a 300° vitória no saibro! Muitos relutam,xiam,reclamam,mas é incontestável a soberania de Nadal no saibro! Ele domina!!E para os anti Nadal só falo uma coisa: contra fatos,não há argumentos! Parabéns,Nadal!!

  34. Byk

    Bellucci está garantido e pronto para adicionar mais uma eliminação na primeira rodada ao seu notável curriculum…

  35. Roger Fedeiros - O Azarão!

    “…é muito pouco provável que Lukas Rosol consiga fazer mais que Radek Stepanek…”

    Sei não hein?… kkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Particularmente euzinho acha que tem gente com a barba de molho só com medo do “after day”… kkkkkkkkkkkk

  36. Roger Fedeiros - O Historiador!

    300… é… tá bão!

    Gongratulation “clay’s boy”… ocê vai acabar entrando pra história… kkkkkkkkkkkk

  37. Luisinho

    Nadal com certeza está entre os 5 maiores saibristas de todos os tempos, sem dúvidas. Mas eu queria falar sobre outro jogador.
    A maior prova de que um tenista não precisa ser completo para vencer slam, dominar o ranking e entrar para a História do esporte se chama Novak Djokovic. Ele é o melhor jogador de base da atualidade, ataca e defende como ninguém , mas é um tenista extremamente limitado na rede e male má sabe fazer um slice, terrível.
    Infelizmente, ‘é o tênis de hoje, que favorece os jogadores de base e está matando os grandes voleadores. Se continuar assim, em breve não teremos mais Rogers, Sampras, Edbergs, Beckers, Lavers……….. jogadores que praticavam/praticam o fino do esporte e , estão vendo tudo que plantaram, sendo apagado por tenistas sem habilidade e variação.
    Não sabemos como Nadal e Novak se sairiam nas quadras das antigas.

    1. Roger Fedeiros - O Baseliner!

      É só lembrar do Borg… kkkkkkkkkkkkkkkkk… Ele tinha a “péssima” mania de sair do barro e ganhar na grama, e nem precisava jogar o fino (leia-se chegar à rede) como os citados…. kkkkkkkkkkkkkkk

      1. Neto

        Devia estudar antes de f alar besteira.
        Ao contrário de Nadal, Borg jogava no saque e voleio.
        Assista às finais dele em wimbledon e veja se ele jogava atrás na grama, como se joga hoje. É claro que não, naquela época, com aquelas raquetes, não tinha como um jogador ganhar na grama jogando no fundo.
        Borg era um jogador completo, atacava, defendia e sacava bem. Nem dá para comparar com Nadal e Djokovic.

    2. Byk

      Não é que Nadal e Novak não tenham habilidade… eles apenas jogam “o futebol de resultados” preconizado por Parreira e Zagallo.
      É, a retranca chegou ao Tênis…

      1. silva jr

        Sei, retranca!!! Uhm, voce deveria perguntar para o Federer se é retranca, quando ele jogou com o Nadal, em Winbledon, vitória do Nadal jogando na retranca na grama e ganhando um grand slam no quintal do Federer. Agora, o Federer perdeu 4 vezes em Roland Garros, inclusive com pneu….tudo isso com o jogo retranca do Nadal. Acho que não é retranca, é o estilo de jogo, o Federer tem problemas na esquerda, então, veja por outro lado, e se voce jogasse (qualquer esporte individual) e, descobrisse o ponto fraco do seu adversário, o que voce faria? Tenho quase que certeza que voce usaria o ponto fraco do seu adversário como seu aliado, ou não? Pois bem, ALEM do ponto fraco na esquerda, o Federer tem o problema mental que, ao ver o Nadal dá uma borrada nas calças sem igual, e pior BYK, é em qualquer piso que eles jogarem. O tio do Nadal deu uma declaração esses dias falando que, o jogo do Federer não incomoda o Nadal, mas já o jogo do Djoko ‘ainda’ incomoda e muito, ou seja, imagine o Federer lendo uma declaração dessas…..já entra em quadra com o saque quebrado. rsrsrsrsrsrs.

    3. Fonseca

      Se este é o caso, a culpa é da ATP em padronizar as quadras e aumentar o peso das bolas, e não do Nole e outros que ficam no fundo…

      1. Marquinhos

        A grama mudou. Hoje, ela está lenta e o saibro sempre foi lento. Nadal nunca venceria Federer na “verdadeira grama”. Infelizmente, pessoas alienadas, vão continuar a dizer esse tipo de coisa: Nadal venceu Federer na grama…….. E Federer não venceu Nadal no saibro. A grama mudou, o saibro não.

  38. Leonardo Vargas

    Dalcim, alem do Djoko, apesar da instabilidade do wawrinka desde a conquista do australian open, acho que ele é o único capaz de vencer o Nadal no saibro, mesmo que ele esteja em um dia normal. Vejo que ele tem jogando com muito mais agressividade do que antes, e acho que ele vem fazendo isso exatamente porque é assim que se consegue ganhar do Nadal e do Djoko, porque ficar trocando bola na regularidade é derrota certa. A bola dele está andando muito. Claro que outros como Federer e Dimitrov podem ganhar, mas o Nadal teria que estar num dia ruim. Enfim, torço pra ter essa semi e pelo que tenho visto o wawrinka num dia bom tem tudo pra ganhar do Nadal e do Djoko, como já fez no AUSOPEN, mesmo no saibro. Abraço!

    1. Carlos Reis

      Concordo, os robôs estragaram o tênis para sempre, tanto que perdí o tesão de acompanhar, antes Eu assistia tudo que podia, hoje ao invés de ligar num canal esportivo, coloco no Discovery ou no History, essas “pragas” ferraram esse esporte incrível…

  39. ISAQUE

    Nesse torneio o Nadal vai conseguir a vitória número 300,é legal e tal,mas creio que nas quartas ele não chegue ao número de vitória 301,e mesmo se chegar,o título ele não leva porque tem o Djokovic,ele tem de ganhar seus jogos e torcer para o sérvio perder,pois é inegável que assim como o Federer tem dificuldades mentais contra o Nada,o Nadal tem dificuldades técnicas contra o Djokovic.O Nadal ainda tem vantagem no confronto direto em relação ao Djokovic,mas quando o pessoal diz que o Nadal já é freguês,é pelo fato do Djokovic ter vencido as finais dos principais torneios contra o Nadal.Essa vantagem do Nadal se construiu quando o Nadal já era um cara vencedor e o Djokovic ainda estava galgando seu espaço.
    Um exemplo dessa freguesia se revelou no ano de 2011,em que o sérvio venceu seis finais seguidas contra o espanhol,e não foi pouca coisa,4 masters mil, mais wimbledon e u.s open,foi demais.
    Dalcim,você que tem todas as estatísticas nas mãos,já existiu algum tenista que perdeu seis finais ou mais seguidamente para o mesmo tenista na mesma temporada?Ou foi exclusividade só do Nadal?

    1. José Nilton Dalcim

      Não tenho todos esses números na mão, mas acho que é algo muito raro. E, em se tratando de jogos de alto nível, deve com certeza ser um feito único.

      1. RENZO

        Realmente essas sequencias de vitórias do Djoko contra o Nadal foi algo espetacular,acho que esse ano pode acontecer de novo,é claro,se o Nadal conseguir chegar até as finais,porque o Djoko vai estar lá.

      1. ISAQUE

        É verdade grande,foram 7 finais seguidas,mas eu quis falar só sobre a temporada 2011,mas realmente,perder 7 vezes em finais seguidamente para o mesmo tenista é surreal,só Tourinho mesmo.

  40. Alan Guimarães

    Deixando bem claro que não gosto do estilo de jogo do Nadal, mas seus feitos no saibro são fantásticos. e vou torcer muito para o Djokovic chegar a final de todos os torneios do saibro, se não, já saberemos quando iniciar os torneios quem será campeão.

    Torço para que o Federer não encontre o Nadal no saibro até o final de sua gloriosa carreira, se federer tiver alguma chance de ganhar do Nadal, não será nesse piso,que se encontrem em Wimbledon, que sem dúvida poderá ser um jogo mais equilibrado.
    Engraçado a história do tenis, Federer teria todos os recordes se não fosse Nadal, assim como Nadal bateria quase todos os recordes se não fosse Djokovic.

    Dalcim, você acredita que haverá nesta próxima geração, algum que domine os títulos como Nadal/Federer/Djokovic dominaram nestes últimos anos?

    Abraço

    1. Leo

      Alan, você cometeu um engano: o Federer tem todos os recordes mais importantes do tenis e obteve com o Rafa Nadal em atividade.. O Nadal se profissionalizou em 2001. Em 2004 já era top40, em 2005 ele já ganha seu primeiro slam e se consolidou como número 2.

      1. Alan Guimarães

        Meu caro Leo, o Federer não tem todos os recordes, como finais de temporadas com Nº 1, maior números de masters 1000, quantidade de títulos,etc….e isto por causa de Rafael Nadal, quantos RG, WB, e AO e masters o Federer deixou de ganhar….Culpa de Nadal, que nesta época não havia outro tenista que poderia superar O Federer.

        Assim como Nadal ia dominar o circuito em 2011, se não aparecesse o ano espetacular de Djokovic, se não fosse isso Nadal teria quebrado o Recorde de Slans de Federer e provalvemente teria ganhado pelo menos um Finals.

        Abraço.

        1. Leo

          Finais de temporada como n°1 é de longe menos importante do que semanas como n° 1 e semanas consecutivas na liderança. Até o Nadal já conseguiu terminar como n°1, mas perder depois o ranking. kkkkk
          Recorde de Masters é de longe menos importante do recorde de slams e ATP Finals.
          O que eu concordo é que o Nadal e o Djokovic impediram o Federer de fazer recordes incríveis como 30 masters, 25 slams e mais semanas de liderança como n° 1.
          Mas é importante o que eu ressaltei: todas as glórias do Federer foram alcançadas com o Nadal já em alto nível no circuito.

    1. silva jr

      O maior de todos está perdendo ate para japonês……fazer o que né? Porem, o Nishikori joga bem, e tem o Federer como freguês, rsrsrrsr. 2×1 no placar geral.
      O Djoko aplaude jogada bonita, é normal dele, mas e Federer não faz isso….engraçado. O Djoko faz isso com todos que fazem uma bela jogada, como foi hoje, contra um menino de 22 anos, Carrero Busta, o menino fez uma jogada bem plástica, e o Djoko aplaudiu, ou seja, normal, cara simples, não é arrogante, e mesmo assim, vai la e ganha do Federer numa boa.

  41. Rafael Wuthrich

    Sobre os feitos (mais um) de Teliana, Dalcim, havia quanto tempo que uma tenista brasileira não jogava 2 Slams seguidos? Há boas chances dela jogar Wimbledon?

    1. José Nilton Dalcim

      Em 1989, Niege Dias jogou seguidos. Quanto ao Wimbledon, ela precisa se manter na faixa das 108 primeiras. Como não tem nada a defender, a chance é muito grande.

  42. Mario Cesar Rodrigues

    Dalcim..olha você é um dos caras mais respeitados..confesso que suas palavras me fez melhorar.Hoje eu me divirto com caras que comentam aqui..este mesmo Verdades que doem? Dalcim quando falo e digo ou os dois juntos..que Dolgopolov,JJ,Stan,Fognini,entre vários são coadjuvantes e serão sempre.podem ganhar uma ali outra acolá..mas olha o Dimitrov este eu gosto de ver jogar é técnico sabe jogar..mas o que você e a maioria não entendem..é que para ser um Campeão..com aquilo maisúsculo tem que ser muito mais do que jogadas bonitas..até oSeppi fez isto mas e ai?então são coadjuvantes sim…Para mim o único cara que pode pode entendam bem ficar mais próximo de se tornar um cachorraõ é o Dimitrov..o resto não vai ser!se concorda ok se não tudo bem!abraço!

  43. Verdades que doem

    Djokovic x Motanes, 45 minutos. Federer x Stepanek, 52 minutos. Nadal x Gabashivil, 1h e 12 minutos!? O “rei do saibro” gosta de ficar trocando bolas contra jogadores medianos no fundo de quadra. Que lenga-lenga! kkkkkkkkkkk Se fosse rei, deveria se impor e resolver o jogo rapidamente. Jogo rápido poupa o físico e o preserva para o futuro.
    Dá para contar nos dedos os jogos que Nadal venceu em menos de 1h.

  44. Verdades que doem

    1- Léo deu uma ótima explicação no post anterior, mas para alguns Nadalistas, seria melhor desenhar.
    2- O Geraldo de Carvalho escreveu que a “briga” entre torcedores de Federer e Nadal jamais acabará. Vamos entender os motivos das “brigas”: 1- os torcedores de Nadal querem que ele fique apenas um degrau abaixo de Roger, enquanto o correto é dois ou três abaixo. 2- Os torcedores de Nadal querem Rafa no top-10 da História do Esporte, enquanto na verdade, ele não está nem no top- 15(no grupo dos maiores vencedores sim, no dos grandes e melhores jamais). 3- O torcedor de Rafael tem um baita recalque com a técnica, habilidade, reconhecimento, número de fãs, grandeza e beleza do jogo do N1 da História. 4- 23×10? Nadal foi muito beneficiado por ter um treinador com visão(poucos canhotos no circuito), quadras padronizada e lentas(nivela por baixo), encaixe de jogo, diferença de idade e a sua diferença física assustadora diante de Roger. Federer é humano e cansa, já Rafa……………………… Na verdade quando a força vence o talento o esporte entra em apuros e incomoda. Pobres admiradores do jogo bonito e pobres DEUSES DO TÊNIS.
    3- Vira e mexe Nadal vencia Federer nas quadras duras, mas nos slam, perdia para jogadores medianos, enquanto Roger, chegava as finais e vencia.
    4- Será que com 31 anos Nadal vai vencer slam e liderar o ranking como Roger fez? Não, é claro! kkkkkkkkkk
    5- Um macaco cantando é mais bonito que Rafael fazendo um voleio.
    6- Um cidadão, com suas paródias, fakes e falta de ed, foi um dos responsáveis pela saída de bons comentaristas do blog
    7- Dá para perceber que a minoria dos torcedores de Roger entendem mais de tênis que a maioria dos torcedores de Rafael. Torcedores de Federer gostam de tênis, torcedores de Rafael do jogador.
    8- Nadal tem ótimos números no saibros, mas não fazem cócegas nos números e recordes de Federer no geral.
    9 Rafael nem conseguiu lotar uma quadra central em final de slam(U.S OPEN 2013). Por quê será? Nós sabemos.

    Abraços!

    1. Chetnik

      Olha, considerando que você, e alguns outros, devotam todo o tempo do mundo, em todos os posts do blog – até os que não são relacionados – para ficar rebaixando o Nadal, eu acho que são os fãs da bailarina que tem um grande despeito e fixação pelo Nadal.

      A verdade é que vocês são absolutamente fanáticos e fora da realidade. Por um lado dizem que o Nadal não é nem Top 10 e, por outro, querem enfiar garganta abaixo que um cara que tem a maior história de freguesia de todos os esportes para este mesmo “tenista fora do top 10” é o maior de todos os tempos. Santa incoerência. Já sei, é a diferença de idade e a padronização das quadras, claro…

      Eu sempre odiei o Nadal e simpatizei com o aposentado. Nadal é um dos poucos atletas/times/seleções pelo qual eu NUNCA torci a favor… aliás, continuo torcendo contra.

      No entanto, a cegueira e incongruência dos fãs do Suíço número 2 são tamanhas que eu me peguei recentemente “defendendo” – não é a palavra correta – o baloeiro por aqui. Nunca pensei que o defenderia, logo o siri, o qual eu sempre xinguei dos piores nomes possíveis rs.

      Mas não dá, sem condições ler certas coisas. Parcialidade tem limites.

      1. Verdades que doem

        Você não é obrigado a ler o que eu escrevo. Pode ter certeza que as verdades continuarão doídas. Se você for masoquista eu compreenderei. kkkkkkkkkkkk

        1. robox

          que bobo…vc gosta do Federer…ok… e daí:? isso não faz dele mais nem menos…o cara é fera. vc não gosta do Nadal..e daí?…. isso não não faz dele mais nem menos… o que me espanta é dedicar seu tempo para desqualificar um campeão…que faz seu trabalho divinamente… o melhor mesmo é assistir comandos em ação e parar de escrever bobagens e ainda por cima dizer que são verdades… quanta pretensão.

        2. Gordo Metido

          Realmente, as verdades doem… Só em GS o resultado é esse.

          2005 Roland Garros – saibro – semi – RN, 6/3 4/6 6/4 6/3
          2006 Roland Garros – saibro – final – RN, 1/6 6/1 6/4 7/6(4)
          2006 Wimbledon – grama – final – RF, 6/0 7/6(5) 6/7(2) 6/3
          2007 Roland Garros – saibro – final – RN, 6/3 4/6 6/3 6/4
          2007 Wimbledon – grama – final – RF, 7/6(7) 4/6 7/6(3) 2/6 6/2
          2008 Roland Garros – saibro – final – RN, 6/1 6/3 6/0
          2008 Wimbledon – grama – final – RN, 6/4 6/4 6/7(5) 6/7(8) 9/7
          2009 Australian Open – sint. – final – RN, 7/5 3/6 7/6(3) 3/6 6/2
          2011 Roland Garros – saibro – final – RN, 7/5 7/6(3) 5/7 6/1
          2012 Australian Open – sint. – semi – RN, 6/7(5) 6/2 7/6(5) 6/4

          Quer que desenho, ou vai tentar entender..

    2. geraldo de carvalho

      n concordo com quase nada do q vc disse e acho q federer é o jogador mais técnico q eu vi jogar. tenho 54 anos e acompanho tênis desde a época de connors, vilas. n tenho qqer problema em admitir q federer é um grande jogador, possivelmente o mais completo q já pisou em uma quadra de tênis. já vi federer volear do fundo da quadra, incrível. o vi fazendo coisas extraordinárias, penso n ter qqer recalque em relação ao suiço e sou torcedor do nadal. essa é uma verdade q p mim dói nada.

      1. Verdades que doem

        Rafael, é mais bonito ver o sósia do Nadal tocando pandeiro e dançando, que ver o Espanhol voleando. kkkkkkkkk
        Sem exagero.

    3. Leo

      Obrigado pela menção. =)
      Eu já disparei algumas verdades que doem, mas me aposentei.
      Continue o bom trabalho com as verdades. Tem que meter mesmo o dedo na ferida de nadalzetes recalcados. kkkk

    4. silva jr

      Verdades que doem….O esporte é individual, coloque-se no lugar dos dois, e veja que monte de besteiras voce está falando. O Federer pode até ser o maior de todos, mas carregará para sempre o fato, e verdadeiro e que dói, de ter perdido 33 vezes para um único cara, e em qualquer piso…..isso porque é um esporte totalmente individual, e isso deve encher a cabeça do suíço de minhocas, isso porque o Nadal achou o ponto fraco dele, simplesmente assim. Imagine voce, jogando (qualquer esporte individual) não precisa ser o tênis necessariamente, contra alguém que tem um ponto fraco e voce sabe explorar esse ponto fraco e ganhar uns pontinhos, voce não usaria isso como recurso seu, (se não usar é porque é muito bobo)? Já o Federer não ‘acha’ o ponto fraco do Nadal.

  45. Luiz Fernando

    Se o grande Borg, o cara q era “o cara” no saibro até ser destronado pelo Rafa diz q o espanhol é o “o cara” no saibro, quem sou eu p discordar?????????????

      1. Luiz Fernando

        Nossa q opinião ponderada, imagino o viria se ao inves de uma pessoa com o seu perfil quem comentasse o q postei fosse aquele rapaz infantil q empenha a palavra e não cumpre kkkk!!!!!!!!!!!!!!

    1. Sergio Ribeiro

      Ate que enfim LF algo que tenha algum sentido. Borg afirma com propriedade , pois Rafa Nadal e’ o Rei de fato e de direito do Saibro. Federer, Moya, Ferrero, Gáudio, Coria , Novak, Soderling, Ferrer , Almagro, Wawrinka ao contrario do que dizem, todos excelentes Saibristas , se renderam a sua enorme capacidade nesta superficie. Somente o mais novo Novak, consegue ameaça-lo numa possível Final em Rolanga.Abs!

    2. Rafael Wuthrich

      Acho que só os incautos não reconhecem isso. Sou fã de Roger Federer, acho que ele é o GOAT, mas impossível não reconhecer que Nadal é o GOAT sobre o saibro. A distância é enorme – muito embora seu jogo variadas vezes tenha sido feio, burocrático e apenas eficiente, além é claro dos trejeitos e provocações (até uns dois anos atrás, principalmente), e ele não tenha tido grandes especialistas de verdade como adversários (Djokovic e Federer nem de longe são especialistas).

  46. Rodrigo S. Cruz

    Dalcim, com todo o respeito, não acho que o Dolgopolov tenha decepcionado tanto apenas por ter sido eliminado hoje, afinal ele já venceu tenistas de grande expressão do começo da temporada até agora, entre eles ninguém menos do que Rafael Nadal e Ernests Gulbis. A derrota para Garcia-Lopez ao menos ao meu ver, foi mais por méritos do rival que vive um ótimo momento do que por uma atuação bizarra do “Dog”.

      1. Bruno Pires

        Tomara mesmo que não seja nada sério.
        Já imaginaram as consequências de um afastamento do nosso querido Djoko?
        Seria lamentável!

  47. matheus

    Hahahahahaha, Wawrinka só joga quando quer mesmo, não é possível! Dalcim, você está prevendo alguma surpresa nesse torneio? Obrigado!

Comentários fechados.