Favas contadas
Por José Nilton Dalcim
7 de setembro de 2013 às 14:17

Houve boas surpresas no torneio e, para ser sincero, seria espetacular que Stan Wawrinka tivesse chegado à final pela qualidade do jogo que demonstrou nas seis partidas que fez. Mas não resta a menor dúvida que o mais correto neste US Open era mesmo ver a final entre Novak Djokovic e Rafael Nadal, que representam o melhor do tênis masculino de hoje até mesmo na quadra sintética.

Djokovic teve um início de jogo bem estranho, nervoso, errando muito. E foi engolido pelo tênis agressivo e estiloso de Wawrinka, que disparou winners dos dois lados como se fosse ele o número 1 do mundo. Tivesse vencido o tiebreak do segundo set e não sei se Nole conseguiria a virada. Conforme a partida avançou, os games foram ficando duros e longos, o físico do suíço caiu e isso fez toda a diferença no final, até porque a força mental do sérvio também é superior.

Curiosamente, Nadal também não jogou o seu melhor contra Richard Gasquet e enfim perdeu um game de serviço. Errou bem mais do que vinha fazendo no fundo de quadra, mostrou-se acuado quando o francês veio para cima, devolveu bem abaixo do que faz diante de sacadores muito melhores e seu próprio saque o deixou por vezes em apuros. Mas a superioridade é enorme, especialmente no plano mental, e todo o esforço de Gasquet se esvaiu no tiebreak, onde sem aviso virou um tenista defensivo, exatamente o que não se deve fazer num desempate.
.
Mas quando segunda-feira chegar, tudo isso estará esquecido, até mesmo as broncas de Djokovic com a programação equivocada deste sábado. Estará em jogo o tira-teima da temporada, entre os dois tenistas que já venceram um Slam. É também a reeditação da final de 2011 do US Open, quando Nole era então o homem a ser batido. Isso também mudou, o que deixa a expectativa de um jogo emocionamente intenso.

Número 1 x número 2 também no feminino
Faltando apenas 18 dias para completar 32 anos, idade em que a maioria dos tenistas já considera um calendário menor, as duplas ou a aposentadoria, a norte-americana Serena Williams busca neste domingo mais um passo na história.

Ela pode chegar a três pentacampeonatos em três diferentes Grand Slam. Ela já tem isso no Australian Open e em Wimbledon, pode repetir no US Open e completa sua lista com dois em Roland Garros. Fenômeno ainda maior, a alemã Steffi Graf tem pelo menos quatro troféus em cada Slam.

Com essa extraordinária coleção, Serena pode igualar os 17 troféus de Roger Federer e dividir com ele a sexta colocação nesse quesito ao longo da história, ficando muito perto de repetir os 18 de Martina Navratilova e Chris Evert, contra quem concorre para ser indicada a maior tenista norte-americana de todos os tempos. O recorde, aparentemente inalcançável, são os 24 da australiana Margaret Court.

É justamente contra isso que a bielorrussa Victoria Azarenka joga sua quarta final de Grand Slam, a segunda seguida no US Open e diante da mesma Serena. As duas se respeitam muito e certamente hoje Vika é a tenista que mais ameaça o domínio da número 1, porque tem pernas para correr atrás da bola pesada, potência para tirar o tempo da adversária e uma notável facilidade para trocar a direção da bola.

Não resta dúvida de que, no circuito feminino de hoje, é a melhor final que o US Open poderia ter, principalmente porque quem vencer terá sido a única a embolsar dois Slam na mesma temporada.


Comentários
  1. Masha

    Achei que ele levaria o 3º set e ficaria difícil p/ Nadal, mas n ter aproveitado o 0-40 fez Djokovic sentir a pressão. Não foi um dos melhores jogos que vi entre eles, mas teve belos pontos, que o diga o rally de 54 bolas trocadas…por sinal acho que o Djokovic ganhou a maioria das longas trocas de bolas, mas teve os erros n forçados. Já Nadal é aquela força mental mais técnica e superação.

  2. Bruno Louzada

    Dalcim, como todo bom Nolista acompanhi varias partidas do Nova ao longo do ano

    e algo me incomoda muito, ele simplesmente não evoluiu NADA de seu jogo desde 2011, enquanto Nadal melhorou praticamente todos seus golpes, o Djokovic parece q se conformou com seu jogo, tem um Smash de top 100, um saque q simplesmente NUNCA MELHORA, e tem um slice um tanto duvidoso, e um jogo de rede muito aquem de um numero 1, e isso me incomoda

    parece q se preocupa demais com o fisico, mental, mas não evolui nada tecnicamente

    oq vc pensa sobre???

    1. José Nilton Dalcim

      Concordo, mas acho que o voleio dele e até o slice melhoraram sim um pouco, ainda que estejam longe do ideal. Acho que Nole investiu muito no problema físico que tinha e agora terá de mexer na parte técnica e tática para dar outro salto de qualidade. Abs!

    2. Fernando Brack

      Eu acho que o Djoko tá muito devolvedor e quando solta o braço comete erros adoidado. Em 2011 ele estava mais agressivo e acertando mais. Simples assim. Agora, vai saber o que fez ele retroceder desse jeito de lá pra cá.

    3. Leo

      Sobre a falta de evolução dele concordo. Mas sobre o saque, discordo: ele é um dos melhores sacadores, juntamente com o Nadal. Sempre bato nessa tecla: saque bom não é fazer Ace, mas principalmente colocar em jogo o primeiro serviço, o que praticamente garante o ponto. E as médias de primeiro serviço do Djoko e Nadal são muito altas, ainda mais se levando em conta a média de 7 jogos do slam.

  3. Masha

    É físico, disciplina, técnica e garra…só que outra virtude que muitos não falam: paciência. Quase que perde o 3º set, mas foi paciente..Djokovic pode ter cansado, ter errado, mas entrou no jogo a partir do 2º set e o que matou foi o cara do outro lado que vai destruindo os poucos. Mais um jogaço

  4. Masha

    No twitter começou as pérolas: Nadal só ganha pontos nos erros do Djokovic. Mas quando Djokovic começou a soltar suas pancadas e a voar em quadra, além de castigar a esquerda do espanhol, vi uma pontinha de esperança que levaria por partes de mt…até eu achei que ele viu como “derrubar” o Nadal

  5. Fernando Brack

    O que tá matando o Djoko é a enxurrada de ENFs. Perde o 3º set depois de ter quebra a favor e mais para o fim ter triplo BP pra quebrar Nadal, não quebra, aí abre 30/0 no serviço e é quebrado. Brincou, né. Se quiser ganhar são mais 2 sets. Eu aqui já tô cansado, imagina ele. E o Nadal novinho em folha, batendo cada vez mais forte na bola. É impossível ganhar desse monstro em 2013.

  6. Masha

    Pelo que foi dito na ESPN antes da final, Nadal passou mais tempo em quadra, 3 minutos ou 4 minutos mais. Vendo essas teorias de “jogo/resultado” combinado, dopping, quadra lenta…se Nadal perder a ladainha deve ser a mesma, só vai ganhar GS em saibro.
    Enfim, jogo tenso, lá e cá como é Djokovic x Nadal

  7. Fernando Brack

    Esses 2 são malucos, completamente malucos. Isso é um jeito de jogar, um volume de jogo e uma gana de vencer totalmente impossíveis de serem encarados por tenistas mortais, isto é, todos os demais. Como tenista, eu confesso que isso me dá certa angústia e perco um pouco a vontade de assistir esses jogos ‘animais’ entre eles. Nadal e Djoko são de outra galáxia e fazem o esporte perder a sua graça histórica, pelo menos pra mim. Mesmo não simpatizando com o Ogro, já não ligo pra quem ganhar essa luta bárbara aí. Parecem 2 gladiadores no Coliseu romano lutando por suas vidas. Uma coisa bestial, selvagem mesmo.

  8. Marcos - SP

    Dalcim, Djokovic declarou que sabe como enfrentar Nadal. Eu também acho que sabe. Isso pode indicar um favoritismo maior para o sérvio? Afinal, não há nada demais em perder para o número 1, se bem que não seria exagero se alguém chamasse Nadal de “novo número 1”, pela grandiosidade que vem jogando.

    1. José Nilton Dalcim

      Bom, mas o Nadal também sabe como jogar com o Djokovic. Portanto, o equilíbrio é absoluto nesse caso.

    2. Fernando Brack

      Não é a primeira vez que eu ouço um cara dizer pouco antes de uma final de Slam que tem o jogo para vencer Nadal. Foi o que disse Federer na véspera da final de RG’08. Provocar o Ogro faz mal à saúde.

  9. Leo

    Temo pelo pior hoje: vitória do Nadal. O Djokovic atualmente parece não ter mais aqueles golpes incisivos e potentes. Será engolido pelo Nadal.
    Eu sempre questionei a idoneidade dos resultados e sorteios e parece que há realmente algo de podre. Como bem observaram, o site da ATP vazou o campeão já. Alguém da área do site falhou, talvez até pelo dia atípico da final, que é segunda. Normalmente o campeão vem domingo mesmo.

    1. Renato

      Bom, o LÓGICO, que não sabe o que é glicogênio e (assim como outros) quer se meter a falar de doping, se referia a PORÇÃO (sic) MÁGICA. Isto é, ou ele estava falando de uma porção de alguma coisa, ou ele não sabe que existe uma diferença entre “poção” e “porção”. Fico com a segunda opção.

      Caso você tenha lido a referida matéria e tenha algum conhecimento sobre nutrição (o que eu duvido) verá que a tal “poção mágica” é um mero suplemento proteico que qualquer atleta de alto rendimento tem que tomar. Especialmente quem precisa ganhar massa muscular. Ou mantê-la.

      Mas como eu não estou com vontade de te dar uma aula sobre o assunto, vou deixar você desfrutar de sua própria ignorância por mais um tempo.

      1. Spencer Santos

        Espetacular, Caro Renato! Aula introdutória para os “especialistas em tênis” da maior torcida do blog: os Anti-Nadal.

        1. Renato

          Sou químico, e tenho cursos de especialização em Bioquímica e Nutrição esportiva. Além de praticante de tênis e musculação.

          Não obstante, as informações (que são quase desinformações) presentes na referida reportagem estão disponíveis pra qualquer cidadão que tenha uso do google ou coisa parecida.

          Ou você acha que Vitamina C e glicídios são coisas de outro mundo?

          Não basta o site espalhar uma idiotice que já tinha sido espalhada por um outro jornal, ainda vem um cidadão aqui proliferar isso. E quando vê que fez m&%$#% ainda acha ruim.

  10. Paulo

    Dalcim, tô feliz por não precisar lhe enviar a “foto vexatória” pois o Murray perdeu kkkkkkkkkkkkkkk. Agora, você viu a notícia de hoje? Até o Neymar se rendeu a “poção mágica espanhola” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, assim fica muito fácil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Dá-lhe Djokoloco, sou mais câmara hiperbárica kkkkkkkkk. Abraço.

  11. Bebeto

    Caramba. Sao 7:30 da manha dessa segunda feira, e o site da atpworldtour, quando vc clica no H2H entre Nadal e Djokovic, ja dá o Nadal como vencedor, sem mencionar as parciais. Por mim tudo bem. Mas, se é pra nostradamusar alguma coisa, q de a noticia completa. Eu so vou chegar em casa as 20h, vou perder boa parte do jogo. Ou tudo.

    1. Foguetinha

      Acabei de averiguar isso 09:40 am e não tem nada disso não que voce falou,querido. Acho que viu errado.
      Ou tá querendo plantar uma sementinha do mal contra o Rafa aqui no blog? HAha espertinho 😉

      1. Bebeto

        Baby, vc clicou no VIEW DETAILS, logo abaixo do 15 – 21? Sao 13:30, eu voltei la, e continua a vitoria do nadal. Olha, vc nao leu o q escrevi, ou nao pensou direito. Eu sou torcedor do Nadal, tanto q eu disse ‘PRA MIM TUDO BEM”. Nao, eu nao espero q vc releia e responda: “realmente, eu me enganei, claro q vc é torcedor do nadal, eu q nao prestei atençao”. Fica tudo tranquilo assim mesmo.

  12. Luis

    Dalcim o Djokovic e’ o tenista que consegue jogar no ritmo do Nadal? e Dalcim qual a probabilidade de acerto do desafio que os tenistas podem fazer na duvida da bola?

    1. José Nilton Dalcim

      Sem dúvida, no tênis deste momento me parece o que está em melhor forma física e técnica para encarar a excepcional fase do Nadal. Os tenistas têm acertado 30% dos pedidos.

  13. Sergio Luiz

    Sou daqueles que resiste a qualquer tipo de “teoria da conspiração”. Na verdade, rio de muitas delas, mas é muito estranho que na pagina da ATP já conste o VENCEDOR DO USOPEN 2013!!!???

    Já consta 4 duelos realizados em 2013 entre Nadal e Djokovic, com os respectivos vencedores, só faltando o placar do USOpen/2013. Mas já consta o vencedor. Aí fica muito estranho!!!??

    Por favor, confira antes do jogo Dalcim: http://www.atpworldtour.com/Players/Head-To-Head.aspx?pId=D643&oId=N409

    1. Luis

      Dalcim, sugiro que o comentario a cima seja apagado por nao ter nenhum fundamento e acusar a ATP de algo nao feito, como qualquer um pode comprovar ao clicar no link.

      1. Leo

        Ô Mania das pessoas de varrer toda a sujeira para debaixo da cama. Não é assim! Tem que se investigar! Se o Nadal vence hoje, quela a credibilidade que vai ter os outros torneios?

    2. Bebeto

      Poxa, q bom ler o seu post. Eu tinha escrito o meu sem ter lido o seu, e achava q ninguem ia ver o q eu vi. Eu escrevi a mesma coisa, e me responderam como se eu estivesse mentindo, e ate torcendo contra o Nadal!!! Concordo com vc , Sergio.

  14. Masha

    Dia de sorte para a Azarenka: Serena nervosa, errando como fazia tempo que não via e tremeu na hora de fechar no 2º set. Deixar perder essa oportunidade e não levar o título, difícil tem outra rs

    1. Masha

      E não deu para Azarenha, tinha ido jantar e quando volto já estava 5×1 para a Serena…deu até dó da Azarenka ao ver suas lágrimas.

      1. Sergio Ribeiro

        Serena realmente sobra na Turma, e ainda tem lenha pra queimar. Pode chegar em Steffi sem ser grande surpresa. Com Novak mordido e Rafa no Auge, tudo leva crer em 5 Sets. Promessa de grande jogo.Abs!

  15. Fernando Brack

    A final feminina pega fogo com a vitória da Azarenka no TB do 2º set, após Serena perder 2 chances de liquidar a fatura com seu super saque. O jogo deve ficar muito mental a partir de agora, com alguma vantagem para a bielo-russa. A Serena tá uma pistola com esse 3º set. E o jogo fica digno de uma final de Slam.

      1. Isabel

        Não foi a cabeça… acho que foi energia, intensidade, físico também. Os dois primeiros sets foram intensos. Normal uma queda mas a Serena manteve o nível. Grande jogo. Grande vitoria da americana. Mas o que a Serena intimidou no grito principalmente no 4-5 do 1º set quando teve dificuldades de confirmar o saque foi brincadeira peloamor … Sei que faz parte… E lembro que foi querendo intimidar também que ela levou advertência contra a Stosur em 2011, gritando no meio do ponto.

        1. geraldo de carvalho

          estou com vc, serena venceu a partida, foi melhor e poderia ter liquidado a fatura no segundo set. p azarenka vencer, td tem q dar mtooo certo p ela e errado p a serena. em condições normais, o h2h vai terminar, qdo a carreira da serena acabar em 30×7 (está 13×3 p a serena, no momento). Pq? pq serena é mt mais jogadora.

  16. Luis

    Dalcim parece que foi contusao do Peya a explicacao pra derrota do Soares? todos esperavam ate’ a vitoria pela grande temporada da dupla do Soares

    1. José Nilton Dalcim

      Sim, conforme explicado no TenisBrasil: tenisbrasil.uol.com.br/noticias/22333/Parceiro-Peya-entrou-contundido-explica-Soares/

  17. Gildokson

    Lógico, seus posts são os mais engraçados rsrsrs, porém impossível o espanhol sair de quadra com esse placar em final de Slam, mas convenhamos, seria melhor uma derrota como foi aquela na Austrália em 2012… com certeza aquela foi a que doeu mais no espanhol por ter que ver alguém ganhar dele como ele ganha dos outros. A força e na marra, derrota física e mental!

  18. Gildokson

    Olha companheiro, admirador do esporte como eu também sou, o caso da Serena não ta muito pra doping não viu, ta mais pra puro sangue Afro-decendente rsrs

  19. Masha

    Fanatismo tem por parte de qualquer tenista, mas sai ano, entra ano alguns comentários não mudam…é lamentável que alguns se dizem admirador de tênis e fã do Federer, o suíço não merece tipo de torcedor assim, assim como quem gosta de outro tenista e hj desmerece o suíço por n está “voando”. Até hoje a ladinha de baloeiro, empurrador de bolinhas, que não vai aguentar outra temporada, que não vai bem em outro piso(detalhe que depois de RG deste ano muitos falaram que ele não ganharia fora do saibro) etc.
    E acabo de ler que Nadal perdeu um set para Gasquet…não sei se a pessoa confundiu ou não sabe a diferença de perder um saque/game para set.
    Enfim, Azarenka dando aperto a Serena no 1º set, mas acho que a americana leva, deve estar engasgada a ultima derrota no confronto entre as duas. Agora, um saco a final ser segunda mais uma vez..acho que não dará para ver o inicio e não acho que Nadal vai sobrar não.

  20. Mario Albuquerque

    O que Paulo comentou aqui diz tudo. O antidoping no tênis é falho demais. Essa Serena Williams é a maior farsa de história do tênis, anabolizada até a medula. E vai meter no bolso mais de 40 milhões de reais novamente, é claro. É impossível competir assim. Dá pena ver as outras tenistas esforçadas e honestas levando chocolate dessa fabricação de laboratório. Tenho saudades do tênis de antigamente.

    1. Fonseca

      Antid-oping no tênis é uma piada mesmo.

      Exemplos claros:

      a. Fernando Romboli: passa seis meses mentindo descaradamente, dizendo que estava macchucado. Aí, quanto TERMINA a suspensão por doping, a ITF anuncia que ele estava cumprindo suspensão.

      b. Andre Agassi: admite no próprio livro ter sido pego por metefetanimina, e mentir como se não houvesse amanhã para a ATP, dizendo que sua bebida tinha sido contaminada. O caso nem apareceu.

      c. Richard Gasquet: dissse que tinha cocaína porque beijou alguém que tinha usado.

  21. Fernando Brack

    Putz, lamentável a lesão do Peya, hein. Não deu nem conversa com Paes/Stepanek. O Bruno declarou que foi numa bola jogada por Marcelo Melo no finzinho do jogo da semi. Ô azar, sô!

  22. accaui

    Apenas discordando um pouco do Henrique Farinha ,até porque acompanho o tenis desde a decada de 70, nunca vi uma jogadora como a Serena. Tem todos os golpes, e pesadissimos, drive, reves, voleio, um saque absurdo, “mata” de qualquer lugar da quadra A Steffi e a Martina, para mim, falhavam um pouco no reves (muito slice) e mesmo os outros golpes não eram tão eficazes como da Serena.

  23. Fernando

    Vou me dopar escondido, começar a dar balões e me tornar primeiro do mundo e fazer 21×10 no Federer. Simples assim! E ainda tem gente que acha que entende de tenis!

    1. Fernando Brack

      Xará, faltou você mencionar que será preciso começar a jogar tênis aos 6 ou 7 anos e ter um tio treinador que é um verdadeiro carrasco, que o fará respirar, comer e beber tênis 16 horas por dia, além de lhe fazer uma lavagem cerebral que o tornará uma máquina com gana para disputar cada ponto de cada partida como se deles dependesse a sua vida.
      Sei que você fez uma ironia, mas acho que não vai ser tão facinho quanto você imagina. Abs

  24. Celso Rabello

    Dalcim, me parece no minimo curioso um comentário do Djoko quando diz que o Stan estava melhor mas a partida foi decidida no físico…Gostaria de ver as partidas decididas na técnica e não no físico. Sei que os GS são difíceis exatamente por serem jogados em melhor de 5 sets mas não seria justo disputar em melhor de 3 para que o físico não fosse tão determinante?
    Entendo que antigamente era uma questão de consistência e não de físico como é hoje. Inclusive hoje me parece que as partidas jogadas em melhor de 3 são mais desafiadoras, pois não há espaço para viajadas; tem que começar a todo vapor para não perder rápido¹ O que você acha disso? Abraço

    1. José Nilton Dalcim

      Acho que, mais do que nunca, o físico faz parte do esporte e do tênis moderno. Além do mais, o problema maior do Stan não foi a falta de pernas, mas a contusão na virilha. Como os Slam sempre dão um dia de descanso a cada rodada, não vejo algo tão ruim assim se jogar cinco sets. Abs!

    2. Fernando Brack

      Celso, a preparação física faz parte do esporte e a evolução nessa área, como quase tudo na vida, não tem volta. O que você sugere é parecido com voltar aos carros de competição antigos, sem tecnologia, só para devolver aos pilotos a capacidade de decidir as corridas apenas com sua habilidade. Não vai acontecer. Agora, o que é estranho é ver 2 jogadores dentre várias centenas se destacarem tanto no aspecto físico, quando os recursos, técnicas e métodos estão disponíveis para todos. Voltando aos carros, é como se alguns avanços ficassem exclusivos de algumas equipes. Algo não me cheira bem nessa estória. E, para apimentar, ainda vemos Nadal curar-se completamente de uma lesão crônica em seu joelho (o que é sempre muito sério), sem termos a menor ideia do que ele fez para isso. Eu acho que esses 2, em especial o espanhol, guardam algum segredo que só irão revelar quando forem velhos gagás e não puderem mais responder judicialmente por seus atos. Abs

      1. Roberto Rocha

        O segredo chama-se “capacidade de sofrer”…porque tem gente que consegue suportar a dor muito mais que a média normal das pessoas…
        Treinar que nem um cavalo dói prá caramba!!!!!!!! E pouquíssimos estão dispostos a isso, ainda mais ganhando milhares de dólares só prá jogar 1ª rodada de troneio…
        Então, para que sofrer tanto se é possível faturar sem tudo isso?

      2. Marcelo F

        Brack, esqueceu de só uma coisinha, também muito acessível a todos os outros, inclusive de outros esportes. A extraordinária força mental desses dois, algo que não se treina (embora se possa melhorar), ou o cara tem ou não.
        Você como bom entendedor bem sabe que enorme diferença isso faz. Sabe-se que qualquer top 50 pode ganhar de qualquer um num “dia bom”, tamanha a similaridade técnica deles. Acontece que um “dia bom” não acontece todo dia e ai é que entra esse detalhezinho, saber “ficar” no jogo, não se entregar, esperar pelos erros adversários, pelas viajadas, etc. Quantos e quantos jogos perdidos já vimos esse dois virarem. E o Murray, que tem preparo físico idêntico?Desculpe, mas nenhum doping traz essa força mental. Abs.

        1. Fernando Brack

          Força mental é força mental, preparo físico é preparo físico. Ainda assim, um bom preparo físico ajuda muito na capacidade de resistir mentalmente, enquanto o contrário não acontece na mesma medida. A propósito, alguém falou em doping aqui?

    3. Luis

      Esse esporte que voce quer ver ainda nao inventaram — tai uma grande oportunidade! Invente um esporte em que deve-se usar uma raquete para acertar com uma bola um alvo a 10m, 30m e 50m de distancia. Crie varias modalidades, com o alvo se movendo e parado. Faca pontuacoes diferentes para jogadas de forehand, backhand, voleio e saque e tera criado um novo esporte que depende mais da tecnica do que do fisico! Genial!

  25. Gildokson

    Dalcim, você acredita na teoria do amigo que postou ali acima, sobre colocarem outro lance na hora do desafio?? Será que os organizadores e a arbitragem seria tão desonesta? E sobre Nadal sempre mandar a bola dentro da quadra, muitas vezes estando desajeitado no lance, pra mim é uma das maiores qualidades dele, parece q ele v um campo d força do outro lado que não deixa a bola dele sair rsrs
    Amanhã outra maratona, e adivinha quem é o único que não se importa de fazer uma maratona com o espanhol??? Ele mesmo Nole!!!! E Nadal sabe disso e com certeza isso deve incomoda muito. Go Nole!!!
    E sobre Nadal sempre mandar a bola dentro da quadra, muitas vezes sem jeito e quase na linha, pra mim esse é um d

    1. José Nilton Dalcim

      Não, não concordo. O desafio é mostrado num gráfico em 3D, que pode eventualmente não ser uma reprodução totalmente fiel, mas se houve manipulação seria muito fácil qualquer um já ter mostrado isso. Abs!

  26. O LÓGICO

    Oh senhor, o apocalipse do tênis chegou, a luta do bem contra o mal é amanhã, protegei o guerreiro sérvio, enviado por ti para enfrentar e pisar na cabeça da BESTA do TÊNIS, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

    Vou passar o dia em jejum orando para que o 666 EM FORMA DE ROBÔ, kkkkkkkkk, seja esmagado na frente de milhões de nadalzetes como forma didática de mostrar que a opção pelo mal nunca é a melhor opção kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Nadalzetes é hora do arrependimento e da conversão ao bem, quero humilhação em quadra e um entubada exemplar: 6×0/6×3/6×1 kkkkkkkkkkkkkkkkk AMÉM, AMÉM e AMÉM kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Roberto Rocha

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Lógico, venho aqui na condição de confrontar vc na “prece”! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Que em todas as mesquitas seja entoado o canto que fará o Queixudo maligno errar todas as esquerdas do mal!!!!!
      E que todas as direitas do Sérvio ruim estejam mais curtas que de costume, para que o Espanhol Iluminado sente diversas cacetadas com o seu ganchão! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Que seja um ótimo jogo, e que vença o melhor!!!!!!!!!!!!!
      E que o melhor seja Nadal! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  27. BRENO

    Não entendo esses fãs do Federer. Para eles o Nadal é o pior jogador do mundo. Só dá Top spin (balão p quem não entende de tênis), não tem tecnica nenhuma, etc, etc, etc…
    Fico imaginando o q é pior, ser um tenista mediocre como o Nadal ou perder 21 vezes p esse mesmo tenista mediocre. Pq se eu sou um atleta, preferia perder p alguém q tivesse qualidades tao boas como a minha. Pq bater em bebado é facil, ruim é apanhar de bebado. E 21 vezes então!!!
    Só p lembrar, Nadal com 27 anos tem mais titulos q o Federer com 27anos.
    Abs a todos e segunda vai ser um jogão. Q vença o melhor!!!!

  28. Sergio Luiz

    É impressionante como na mesma medida que se aproxima o confronto Nadal x Djokovic, boa parte dos Nadalista começam a criticar o Sérvio sem qualquer motivo ou razão. Até o LF que havia ficado mais moderado, voltou a ladainha da “falsa contusão na Davis”. O que mais me impressiona, contudo, é que não percebem que isso é passar recibo por aqueles inesquecíveis (para Eles) 7 derrotas consecutivas em finais. Da mesma forma que o H2H incomodam os Federistas, no caso dos Nadalistas, apesar de terem vantagem no H2H contra o Sérvio, aquelas 7 derrotas consecutivas em finais será uma “espinha” cravada eternamente na garganta deles, que incomoda mais que a suposta (e cada vez menos provável) “lesão” do Nadal. Quanto sofrimento inútil! rsrs

    1. Roberto Rocha

      Espinha cravada tem os torcedores do sérvio por aquela trombada na rede em Rolanga esse ano!
      Isso sim é sofrimento! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Sergio Luiz

        Que isso meu caro Roberto, aquela trombada na rede significa que foi o Djoko quem perdeu, e não que Nadal o ganhou, por que espinha então ? O saibro é o piso predileto e dominante do Nadal! Ao contrário daquelas 7 derrotas seguidas onde o Sérvio levou Nadal a exaustão, de uma forma jamais imaginada por qualquer um, em TODOS OS PISOS. rsrs.

        O Sérvio um dia vencerá RG, e sua torcida não tem ódio do Nadal, como alguns Nadalistas demonstram ter pelo Sérvio, basta ler os comentários sempre que um confronto se aproxima. Chegam ao cúmulo de dizer que a chave do Djoko foi uma bába e a do Nadal foi só pedreira. Brincadeira, não ? Estas coisas é que revelam sofrimento. rsrs.

        Mas tudo bem, o sofrimento, mesmo quando não confessado, é facilmente perceptível, até esta sua tentativa de falar em RG é bastante sintomática. kkkkkkkkkkkk. Abração

  29. Luis Henrique

    Alguém escreveu aqui que a maior torcida do blog é a anti-Nadal, e tem torcedor de Rafael que gosta disso.
    Será que é bom ser rejeitado e odiado? Eu acho que não. E quem pensa diferente me parece ter algum problema.

  30. Sergio Luiz

    Se eu não fosse torcedor do Djoko, teria torcida fervorosamente pela vitória do Wawrinka ontem, que apresentou um tênis de altíssimo nível e vistoso, e pela campanha que fez merecia chegar a final do torneio, afinal vencer o Berdych e o Murray da forma que foi, e o jogo que fez ontem seria muito legal e justo um lugar melhor na história. Resta torcer para que sob o comando do Norman mantenha esse crescimento e possa ainda nos presentear com outros jogos como estes que fez no USOpen. Parabéns ao Suiço!

  31. TIBERIO

    Nadal x Djokovic

    21 x 15 no H2H
    7 x 3 em jogos de GS
    2 x 3 em finais de GS
    12 x 6 em títulos de GS

    Os números falam por si só…. Além do mais, Djokovic só pegou morto até a semi final e quando pegou um jogador um pouco melhor se peidou inteiro pra ganhar.
    VAMOS RAFAAAA, acaba com a soberba desse cabeça de Cotonete!!!!!

    1. Marquinhos

      Você esquecedu de colocar o h2h em quadras rápidas. Só escreveu o que lhe interessa.
      Djokovic dá um banho no robocop quando se refere a números e titulos em quadras duras.

  32. Sergio Luiz

    Spencer, meu grande camarada, sobre o meu “reconhecimento” no post passado não precisava explicar, pois na verdade foi apenas uma brincadeira minha e não um reconhecimento de verdade. O que eu quis mesmo dizer naquele momento é que Nadal estava provando e demonstrando em quadra que já poderia sim ser considerado o maior favorito, e o fiz sem qualquer intenção de provocação ou menosprezo. No mais, sei que você havia compreendido minha opinião antes do início do torneio, e tenha certeza que também compreendi e compreendo a sua desde lá. E, como o amigo disse, que amanhã vença o que jogar melhor, pois são, sem dúvidas, dois grandes competidores que não se conformam com nada menos que a vitória! Abração.

  33. Viktor

    Dalcim, o Djoko tem 14 semi finais de Grand Slams consecutivas, é uma regularidade fantástica e não é atoa que é o número 1. Acho que amanhã tem grandes chances, como o Nadal tem, jogo decidido nos detalhes. Mas Dalcim, voltando ao inicio do meu comentário, você sabe qual o jogador com o maior número de semi finais consecutivas em Slams e quantas são?
    Valeu Dalcim, gosto muito do seu blog e VAMOS NOVAAK!

  34. Fernando Brack

    Hendrix, meu caro, pega mais leve, vai. Trata-se de brincadeira provocativa e não vou pagar nenhum mico por isso. Claro que Nadal é um baita jogador e competidor, inclusive tecnicamente, mas você quer que outras torcidas passem a bajular o cara? Não vai rolar. Não simpatizo com Nadal, dentre outras razões, porque acho ele muito fabricado e meio que super natural, o que o faz sobrar demais fisicamente em relação a todos os outros. Não creio em algo ilegal, mas ele me parece um Homem de Ferro, física e mentalmente, em meio a mortais comuns. Eu vejo um lado desleal nisso, parecido com o que percebo em relação à Serena Williams. E olha que na Serena ainda podemos notar uma ou outra fragilidade, enquanto no Ogro é só fortaleza. Até o joelho, que era problema, virou fortaleza. Coisas muito estranhas rondam o sujeito. Abs

    1. Renato

      O que é ser fabricado? Você acha que Rafael Nadal veio de onde?

      O que você diz de Rafa equivale dizer que não simpatiza com Usain Bolt por que ele é mais rápido que todos os outros.

      1. Fernando Brack

        Eu acho que ele veio de uma fábrica, se é que você me entende. É uma má comparação essa com o Usain Bolt, que tem uma compleição física absolutamente normal para o esporte que pratica, bem ao contrário do Nadal. Como Bolt, a russa Yelena Isinbayeva também tem um físico compatível com suas adversárias e igualmente é uma super campeã, sem precisar ser uma monstrenga como são Nadal e Serena Williams no tênis. Ah sim, e eu simpatizo com o Bolt acima de tudo porque ele é muito simpático.

        1. Renato

          Ter porte físico compatível ou não com algum esporte específico é uma mera questão de observação. Nadal ou Serena não tem que ser obrigatoriamente magros para serem jogadores de tênis. Ninguém tem que ser. Martina Navratilova era muito mais forte do que as outras tenistas da época. Você pode ter músculos e ter talento ao mesmo tempo. Uma coisa não exclui a outra. O Murray também é um pouco mais forte que os outros. Não é o comum, óbvio, mas não é errado. E não precisa ter nascido num laboratório pra ser assim. Isso é de um desconhecimento total de causa. Chega a ser espantoso.

          Usain Bolt também não tinha uma característica normal para corredores de curta distância. É muito alto. Esse nunca foi o padrão. Tanto que isso ainda o atrapalha nas largadas. Mas ele veio e mudou isso. Mostrou que é possível. E não só isso, mostrou que pode ser o mais rápido assim. Isso não quer dizer que os baixinhos estão ferrados.

          Serena destoa das outras completamente pela força física também. Mas não tem nada de anormal no corpo dela. Acho até que isso atrapalha ela muitas vezes, por ser muito pesada e não conseguir correr tanto em algumas bolas. Mas ajuda ela na hora de bater na bola.

          É realmente incompreensível essas “supostas acusações” de gente que, aparentemente, nunca frequentou uma academia.

  35. Mário Fagundes

    Acredito que a final de segunda-feira será decidida no físico e nos detalhes, como tem sido a tônica dos últimos confrontos ente Nadal e Djokovic. O favoritismo é do espanhol, pela espetacular campanha nesta temporada de 2013. Ontem, nos dois jogos, houve intensas trocas de bolas. Ao final de cada rally, notava-se o cansaço natural dos tenistas pelo esforço realizado, com exceção do “Touro”. Não é possível que aquilo seja normal. O cara corre feito louco, chega em todas as bolas, sua demasiadamente e não demonstra fadiga alguma. Sempre fico com a sensação de que ele tem plenas condições físicas de jogar por dez horas seguidas, se for preciso. Ainda ontem, durante a transmissão, após mais um ponto vencido na rede pelo espanhol, o comentarista Dácio Campos falou: “Hoje Nadal é um professor de tênis”. Como as coisas mudam tão rápido na carreira desse espanhol. E pensar que há nove meses (depois de sete fora do circuito) ele voltava de uma grave “lesão”…

    1. Luis Henrique

      Caro Mário, realmente a correria alucinada não é normal. Vamos lembrar que o rapaz tem 27 anos e normalmente a parte aeróbica e anaeróbica começa a entrar em declínio a partir dos 25 anos.
      Um dia a casa vai cair.

      1. Roberto Rocha

        Para desespero dos “anti”, os maratonistas atingem seu auge por volta dos 30…
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        1. Mário Fagundes

          Um amigo, que não tem qualquer vivência com o tênis, chegou em minha casa justamente na hora em que eu assistia Nadal e Kohlsh. Vendo o jogo comigo, não demorou muito para que ele percebesse a disparidade física entre os dois tenistas e perguntou: “Esse cara não cansa?”. (rsrsrs). Não tem jeito, Roberto, especialistas, tenistas em atividade, jornalistas, gente ligada ao circuito, sofasistas como eu e gente como o meu amigo, todos enxergam alguma coisa estranha em Nadal.

    2. Celso Rabello

      Doping te soa estranho? Veja o video do jogo com o Gasquet, ambos com 13 anos e veja como o físico de cada um se desenvolveu.. Fico indignado quando ele fala que tem problema no joelho…Problema no joelho tenho eu¹¹¹¹

    3. Eduardo

      Concordo com você. Não é possível que a diferença entre o preparo físico entre Nadal e Nole, por exemplo, seja tão grande assim. Ao final de pontos longos, nota-se claramente o quão está ofegante o tenista sérvio. Já com Nadal isso não acontece. Nunca vi o espanhol ofegante depois de uma correria desenfreada. Estou começando a achar que Nadal trata-se de um android.

  36. Henrique Farinha

    Dalcim, assim como Rod Laver é frequentemente subestimado hoje em dia, pois esquecem de que ganhou 11 GS mesmo proibido de disputar torneios desse nível entre 1962 e 1968, ou seja, dos 24 aos 30 anos, período que incluiu portanto o auge dele como atleta, o recorde de Margareth Court tem de ser relativizado, pois inclui 6 títulos no Aberto da Austrália. Isso porque muito(a)s atletas simplesmente não iam até lá por conta da dificuldade – levava-se 3 ou 4 dias de avião na viagem, dependendo da origem – e do custo, especialmente na fase que abrangeu o amadorismo e os primeiros anos do profissionalismo. De todas que vi jogar, e Margareth Court está entre elas, considero a seguinte ordem, com todo o juízo de valor que isso significa: 1) Martina Navratilova; 2) Steffi Graf; 3) Serena Williams; 4) Chris Evert; 5) Billie Jean King; 6) Margareth Court; 7) Maria Esther Bueno. Maria Esther foi prejudica pela contusão que a tirou por 7 anos do circuito, senão certamente estaria em melhor posição nessa lista. Ela era a grande rival de Margareth Court e, quando veio a contusão, Court passou a reinar com absoluta folga no circuito até seus 33 anos, de forma bem parecida com Serena. Era uma jogadora atlética, fortíssima fisicamente, com mais de 1,80 metro. A rivalidade entre ela e Maria Esther, mal comparando, era bem parecida com a que existiu entre Nadal e Federer, ou seja, um jogo mais físico contra outro eminentemente mais clássico. E Billie Jean pode não ter sido a melhor, porém certamente foi a jogadora mais importante da história por tudo o que vez pelo esporte e pelos atletas. Não à toa, dá o nome ao complexo do US Open, numa homenagem mais do que justa. Abs!

  37. alexpicelli

    “Não foi muito justo colocarem minha semifinal primeiro, ás 12h30. Fui para a cama às 3 da manhã dois dias atrás, enquanto os outros dois semfinalistas tiveram um dia a mais de descanso”, reclamou o campeão de 2011, que acabou ficando mais de quatro horas em quadra em duros cinco sets. “Não vejo lógica alguma nisso. Há coisas que parecem ser mais fortes do que os próprios jogadores e acho que isso precisa mudar”, disparou. o nole…
    Bom sobre o jogo foi maravilhoso ver uma partida de alto nivel em todos sets, outro suiço que gosto jogou muito bem, lembrou muito a agressividade do Federer uma esquerda linda atacando muito e errando pouco.
    Agora sobre o numero 1, ele é o cara, esta muito focado seguro do seu jogo, e o ROBOZINHO que se cuide, perdeu set pro GASQUET, aff ridiculo, mas tem uma otima explicação acima citada pelo nole: se tivessem colocado nadal as 13,30 ele se lascaria, estou vendo nos admimms do USOPEN, uma certa ajuda pro Robozinho,isto é, deveriam por o ROBO eo Frances no horario do nole e do stam, mas como em todo esporte TENTAM fazer ganhar quem eles querem, ESPERO QUE O NOLE NAO PERMITA QUE ELES( ADMIMS E ROBO) VENCAM..

    1. Renato

      Tirando o fato de que sim, deveriam ter colocado o jogo do Djokovic X Stan pra mais tarde, e do Rafa e Gasquet mais cedo, todo o resto do seu post é uma bobagem sem tamanho.

      Se eles (Admins) tivessem de fato feito isso, o que você falaria quando Rafa ganhar do Djoko?

      Isso obviamente vai acontecer, e vc vai falar que foi arranjado.

    2. Marta

      Nossa Alexplcell você realmente viu os jogos? Nadal não perdeu set para Gasquet e Djokovic jogou muito mal, muito na defensiva, todo nervosinho, totalmente apático no 1º set, e quem entende de tênis sabe que ele só ganhou pq tinha um suiço cabeça e físico fraco do outro lado. Engraçado que ele não reclamou que sua chave foi só perna de pau, nunca vi uma chave tão fácillll. Me desculpa, mas se ele jogar o que vem jogando, o Nadal vai trucidá-lo. Aliás amanhã o espanhol vai vir babando em cima dele!

      1. Robson

        Vc acabou de perguntar pro outro se ele viu os jogos e solta uma dessas,onde que o lado da chave de Nadal era mais forte que o lado da chave de Djokovic?
        É cada uma…

      2. Rafael

        Realmente Djoko jogou dessa forma, muito mal. Mas prefiro ver ele “nervosinho” do que apático como o Murray. O suíço cabeça fraca ganhou com autoridade de Berdych e, em seguida, trucidou o atual defensor do título. Depois, quase eliminou o atual No. 1 do mundo. Gostaria, sem ironia, de ter a cabeça fraca como a dele.

        Quanto aos que dizem que Novak só pegou “baba”, favor ver quem ele derrotou na semi, enquanto Rafael perdeu seu 1o. set na competição para o Philip Kolschreiber (n sei se é assim que escreve).

        Acredito na vitória de Nadal amanhã, se tivesse que apostar R$10, apostaria nele. Mas vou torcer para o Djoko. Se (sabendo que se não existe) ele jogar seu melhor tênis, no resto o Nadal não é superior em nada.

        Finalmente, Nadal provavelmente voltará a ser No. 1 ainda esse ano, merecidamente pelo que fez, mas eu só vou aplaudir de verdade quando ( e se) ele mantiver a liderança ao final do ano que vem, pq no ano passado ele não jogou, praticamente, então não tinha praticamente nada significativo pra defender. Já o Djoko tem muitos pontos, muito pela sua excelente regularidade.

        Abs

  38. Ricardo Campinas

    Graaande Nadal, mais uma final, e jogando muito tenis, vai ser o maior da historia, pode anotar ai, é o Rei da quadra rápida , quem diria hein , tenis agressivo, sacando muito, voleando, disparando winner pra todo lado, na linha de base não precisa falar nada, é o tenista mais completo da atualidade, e será já já o maior de todos, pois 17 Slans ele vai buscar…

  39. Foguetinha

    Dalcim…pelos jogos desse ano do Nadal x Djokovic eu sinto que o mental do espqnhol da umas falhadas contra o sérvio,n vejo ele muito seguro em quadra. Vc acha isso verdade ou num percebe isso?

    PS: mais uma final de Grand Slam que nao assisto infelizmente. O Stan tava ca faca e o queijo na mao no 2 set quando quebrou o sérvio…era só confirmar o serviço,cacildis. Detesto o Djokovic e nem quero ver a cara de soberba dele vencendo o torneio e levantando o troféu (sim,ao contrario da maioria,pra mim ele é SUPER favorito)

    1. José Nilton Dalcim

      Sem dúvida, Djokovic é o mais qualificado hoje para segurar Nadal. O espanhol sabe disso, que terá uma grande batalha física, tática e mental. Assim como Nole. Portanto, me parece uma partida totalmente imprevisível. O pequeno favoritismo do Djokovic se dá por causa de o piso ser o mais favorável a ele. Abs!

  40. Marquinhos

    Diferentemente do que pensa o Dalcim e alguns eu, e grande parte dos admiradores do esporte, acreditam que Nadal é um grande fregues de laboratórios que fornecem substancias milagrosas.
    Como pode um tenista que não está nem entre os top-30 dos tenistas mais técnicos da História vencer tantos Slams?
    Dalcim, minha irmã é casada com um Francês , hoje foi aniversário do meu cunhado e tinha mais de 40 gringos na festa. Grande parte deles gosta de tênis e eles me disseram: “Eu não gosto de Nadal, acho que ele se dopa além de ter um tênis feio”
    Federer é gigante porque além dos titulos e recordes tem muito mais carisma, capacidade de atrair multidões aos torneios, mais torcida e admiradores, dá mais audiência, é mais técnico, é mais respeitado, educado e mais humilde que o baloeiro. Não é a toa que foi eleito por 10 anos seguidos o tenista preferido dos fãs segundo pesquisa da ATP.

    http://esporte.ig.com.br/tenis/2012-11-05/roger-federer-e-eleito-o-tenista-favorito-dos-fas-pela-10-vez-seguida.html

    Rafael jamais será. Mesmo que vença 30 Slams e 10 Masters Finals.

    Diferentemente do que alguns pensam, as Nadaletes vão sofrer mais ainda com os próximos titulos de Rafael, pois apesar de conquistar tantos titulos, jamais conseguirá ser comparado ao Senhor do tênis, Roger Federer.

    1. Igor Menezes

      Huuum… rs Federete mudando o discurso… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O que o Touro Miúra não é capaz de fazer não é mesmo??? O discurso de antes era de que Rafa jamais, nem em outra vida, chegaria aos números de Slams e títulos de Roger… Parece que vocês já vislumbram essa grande possibilidade!! hehe Mostrar mais FRAQUEZA do que isso é impossível… haha “Como os caras estão sofrendo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”

    2. Armando

      Gostamos do Nadal, mas não odiamos o Federer. São ambos grandes jogadores. Mas porque tanto ódio por Nadal? Porque tantas acusações falsas e sem provas? Muita dor de cotovelo. Será porque o Federer apanha muito do Nadal? Mas se Federer é o maior porque é que se preocupam tanto com o Nadal? Alguma coisa não bate certo aqui. Estão sentido uma certa ameaça, por isso esse desespero. Federer pode ser um senhor do tênis, mas alguns fãs dele não são senhores de nada.

    3. Marta

      O que é isto Marquinhos, quanta conversa! Nadal tênis feio? Bonito é o ultrapassado do Federer? Você sabe ler inglês, alemão, italiano para ver realmente os grandes comentaristas de tênis o que é pra eles Rafael Nadal? Acho que não né!

      1. Renato

        Putz, “Tênis ultrapassado do Federer” foi sacanagem né… você tá de brincadeira!

        De qualquer forma, o cidadão aí esquece de ouvir a rainha Maria Esther Bueno falando sobre Rafa Nadal.

    4. Fernando C.S.

      Marquinhos, cuidado.
      Por muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito menos, tive meu caráter posto em questão aqui, por frequentadores do blog.

    5. Renato

      Nooooosssa! Vários franceses falaram que o tênis dele é feioso e “acham que ele se dopa”.

      Meu camarada, se um advogado, um engenheiro, um psicólogo, um programador, etc. me falarem que eles “acham” que alguém se dopa, eu respondo “eu acho que você que está se dopando”.

      Qual sua fraqueza mental tão avassaladora que faz você vir escrever esse tipo de bobagem aqui?

      É impressionante como tem gente que acha que um braço fortinho do Rafa é sinônimo de doping. Isso ultrapassa a surrealidade. É coisa de moleque mesmo.

  41. Marquinhos

    Ficarei muito surpreso se Novak não enfiar 3 x 1 no baloeiro. Djokovic é favorito sim! O Sérvio tem mais titulos de Slam nas quadras duras, vantagem no confronto direto sobre o piso e é mais jogador que o bezerro.
    Nadal ainda é um bebezinho engatinhando no U. S Open. Um titulo em New York e apenas três finais são muito pouco para quem quer ser considerado um dos 10 maiores da História.

    1. Ygor pimenta

      Caro Marquinhos , 1 titulo em New York é pouco para ser um dos maiores da historia ? Sampras nunca ganho Roland Garros mas é um dos maiores da historia , certamente está no top 3 dos melhores . isso prova que você não entende muito de Tênis .

      1. Inconformado

        Acontece que nos Slams mais importantes e tradicionais (Wimbledon e US Open) Sampras ostenta 12 títulos. O dopado espanhol ostenta 3…………………………………………………

        1. TIBERIO

          Esse negócio de Slams mais tradicionais e importantes é MAIOR BESTEIRA que existe… RG é GS tanto quanto os outros, portanto, possuem o mesmo patamar. Sinto muito, mas Rafael Nadal tem 12 GS e contando, quer você queira que não… Aliás já vou colocar aqui: RAFAEL NADAL TEM 13 GS, porque amanhã vai ser o 2o US OPEN dele e o 3 título de GS em quadras rápidas…. VAMOSSSSSS!

    2. Roberto Rocha

      A galera esquece que essa vantagem toda em quadras rápidas aconteceu graças ao “Ano Extraterreno” de 2.011″ Agora que a entidade allien deixou o corpo do sérvio, ele não tem tanta superioridade assim.
      Claro que pode vencer, joga muito…mas teremos mais uma daquelas batalhas incríveis entre eles…
      Que vença o melhor…e que o melhor seja Nadal! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  42. Leonardo Ferreira

    Stanislas Wawrinka jogou como um campeão, mas perdeu como sempre. Acho que o Wawrinka possui uma das esquerdas mais belas da história do tênis. O Rafa conseguiu um feito, na minha opinião, absurdo: chegar a uma final de Grand Slam tendo o saque quebrado apenas uma vez. Parece que o Djokovic fez uma reclamação com relação à programação das semifinais do US Open. O Grand Slam mais injusto, na minha opinião, é o Australian Open, pois, realiza as semifinais em dias diferentes dando vantagem ao tenista da primeira semi, fazendo com que este chegue mais descansado para a final.

      1. Fernando Brack

        A chave é sorteada. Ele vai reclamar pra quem? Já a programação dos jogos é definida pelos organizadores, e claramente não fez sentido o que eles decidiram para as semis.

        1. Renato

          Pois é, gente falando pra ele reclamar da chave “fácil” é piada de mal gosto.

          Quanto à reclamação do Novak com relação à ordem dos jogos, acho totalmente procedente. Obviamente um jogo do Rafa ainda atrai mais gente, pois Novak não ostenta tanta fama quanto o espanhol, mas foi uma medida ridícula dos organizadores. Completamente descabida.

  43. Rafael

    Mas, se for ver, a Serena tem calendário razoavelmente reduzido: não joga Indian Wells e, depois de Miami, já parte para Madri, ignorando o importante Premier de Stuttgart. Depois do US Open, ela só deve aparecer no Championships. Nem dá bola para a gira asiática, incluindo um Premier Mandatory. São seis semanas até lá. Considerável.

    1. José Nilton Dalcim

      Verdade, Rafael, mas acho que ela está certa em priorizar determinados torneios e evitar o desgaste. Só assim terá uma carreira bem longa.

  44. Alexandre

    Dalcim, vc acha que, atualmente, o Nadal é praticamente imbatível? Com aquele jogo horroroso, de correria e balões, ele vem atropelando todos os jogadores. Nesse ritmo, é uma questão de tempo pra ele passar o Federer em números de slams.

    O que me deixa intrigado é essa “lesão” que ele teve no joelho. Na minha opinião, ele nunca teve nada. Ele jamais voltaria a jogar em nível tão alto, em tão curto espaço de tempo. Aqueles que citam o Ronaldo como exemplo, se esquecem que ele ficou dois anos parado e, apesar de uma ótima copa, ele nunca mais foi o mesmo. Ouvindo os comentários do Fininho, na ESPN, de que todos os tenistas fazem o exame antidoping, mas ele não sabe se são punidos, em caso de serem pegos, deixa uma sombra de dúvida sobre o Nadal. Sei que não concorda com essa tese, mas não acha tudo isso muito estranho? Abraço

    1. José Nilton Dalcim

      Não o considero imbatível. Ele na verdade esteve bem perto da derrota várias vezes nesta temporada, até mesmo no saibro. Ele tem tido é uma tremenda capacidade de reação nesses momentos importantes das partidas. Quanto à sua volta surpreendente, existem muitas teorias e não acho que elas tenham nada a ver com doping. Abs!

      1. Roberto Rocha

        Dalcim, não perca seu tempo respondendo a essas questões de doping…parece que aparecem “pessoas novas” postando essa assunto antigo…ou seriam os mesmos de sempre com perfil fake?
        Em todo caso, chega desse assunto. Hora de bloquear esse tipo de comentário…imagina se eu começo a postar as dúvidas sobre certo sérvio que tirou o glútem da alimentação e virou o Super-Homem…ou de certo suíço que do nada retomou o nº 1 depois de estar mortinho…voltando a jogar e correr prá caramba…
        Vamos parar com isso e falar do Tênis…e se alguém for apanhado, então batemos no cara sem piedade!
        Abraço!

    2. paulo

      Os tenistas fazem o Antidopping, como qualquer atleta, mas existem “tecnicas” que permitem burlar tal exame. Dependendo da maneira como voce administra os ciclos dos niveis de esteroides voce consegue tranquilamente “bombar” e ficar limpo a tempo de passar no exame. No tenis e em outros esportes mais aerobicos nao da pra perceber tao nitidamente, mas se voce observar alguns lutadores, vai ficar de queixo caido como conseguem evoluir sua musculatura absurdamente sem cair no antidopping. Veja o lutador Alistair Overeem. Sempre passou limpo no exame, mas resolveram fazer um teste surpresa e ele foi pego com 51 vezes o nivel normal de esteroides (isso mesmo!!!! 51 x!!!).

      De qualquer forma, se o Nadal se dopa, pode ter certeza que varios outros tambem o fazem.

    3. Anti anti-jogo

      Correção (em minha opinião): o jogo pode até ser de balões e horroroso, mas a correria é o Robolito que imprime ao adversário, fazendo-os correr de um lado para o outro distribuindo os ganchões.

  45. Sergio Fraiha

    Dalcim, acompanho sempre o blog e o site Tenisbrasil, parabéns pelo trabalho de vocês!
    Na verdade, se Williams vencer o US Open, não será um fato inédito, e sim igualará outro feito de Graf, que foi pelo menos pentacampeã dos mesmos 3 Slams, certo?

    1. José Nilton Dalcim

      Não, caro Sérgio. Graf foi penta em Roland Garros, Wimbledon e US Open (a Serena foi na Austrália). Mas o feito mais incrível da Graf, a meu ver, é ter vencido quatro vezes pelo menos em cada um deles.

  46. Efra.

    Acho engraçado, alguns comentam que os espanhóis entram abatido contra Nadal e com isso saem derrotados… Pois eu digo que culpa num tá nos espanhóis… Nadal da lavada em muita gente do Oiapoque ao Xui; Num tem essa de espanhol, argentino, brasileiro (coitado de nós brasucas, tamos no zero com o cara) francês, suíço, alemão, etc. Acho exagerada essa desculpa de que são espanhóis e com isso respeitam demais o Nadal. Ao meu ver está ligada a falta de competência ou talento pra ganhar dele. Possa ser que esteja errado, mas os número mostram que o problema num estar em ser um espanhol… Vi uma frase na infância e nunca me esqueci dela: “desculpa de macaco é banana verde”. É incrível como nós temos desculpa pra tudo

  47. Carla

    Nadal vai trucidat o Djokovic! E pra variar ja ta contando vantagem! Es
    ste Djokovic vai perder o rumo de casa, podem escrever. Holeeeee

  48. Fernando Brack

    Vixe, acabo de saber que o dia da semana associado a Exu é 2ª feira. O Djoko tá lascado. Melhor nem sair do hotel.

    1. Roberto Rocha

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Brack, meu caro, seu senso de humor é sempre bem-vindo por aqui!

  49. JS

    Djokovic com chave facil e o unico jogador melhorzinho deu maior trabalho pra ele, imagina o Rafa o que nao vai fazer com ele. Coitado do Nole.

    1. Isabel

      Acho que cada jogo é um jogo. Nadal foi um que não jogou grande coisa até a semi de RG e na Australia foi o mesmo jogo duro com o mesmo suiço e os dois levaram os respectivos títulos. De alguma maneira que não sei explicar o jogo do Wawrinka ta incomodando o Nole, talvez só o dele. Com o Dalcim disse, nada disso entra na conta na segunda. Acho que os dois tem suas motivações extras um contra o outro.

    2. José Eduardo Pessanha

      Youzhny é muito mais jogador do que Kohlschreiber e Wawrinka é muito mais jogador do que Gasquet. A chave do Ogro foi uma aberração.

    3. Eduardo

      Se for assim, partindo desse seu raciocínio, Nole tem jogado com Gasquet e ganhado com os pés nas costas. Nadal ganhou do Gasquet levando um sufocozinho em determinados momentos, e até quebra de saque contra ele teve. Assim sendo, Nole vai atropelar Nadal.

  50. Hendrix

    Nadal hoje mostrou o quanto sobra no circuito atualmente. Jogou mal os 2 primeiros sets, e mesmo assim venceu ambos, acordando apenas no terceiro set. Quem consegue vencer 2 sets em final de Slam jogando mal….so genios!!! E como evoluiu seu voleio, ele sobe mais a rede….vida eterna a Nadal, que seu joelho nao o atrapalhe mais, porque bem fisicamente e evoluindo como tem evoluido as 4 metas irao se concretizar…..a primeira e segunda….RUMO AO BI!!!! VAMOSSSSSSSSSSSSS NADAL!!!!!

  51. Luis

    Dalcim fui bem no palpite das semifinais disse 3x1Djokovic,3×0 Nadal tenho chance de ganhar livro Dalcim? Valeu Fernando brack que comentou a pergunta sobre o Federer e o Nadal ta impressionante nessa temporada

  52. Marta

    Meu Deus como o Djokovic ta mal! Pegou so perna de pau, a chave mais facil de todas e assim e foi facil chegar na semi. So ganhou hj pq o suico tem cabeca fraca. Djokovic com este joguinho defensivo e um horror. Mad agors quero ver jogar simpledmente com Rafa Nadal que o mental e forte e o fisico fenomenal. Agora vamos ver se ele vai ficar nervosinho e desequilibrado como sempre quando esta perdendo. Este servio ta longe de ser jogador completo!

    1. Anti anti-jogo

      Isso é uma coisa estranha mesmo…. DEsde que virou número 1 do ranking, Nole passou a subir cada vez menos à rede, o jogo ficou mais defensivo, muito estranho.

  53. Fernando Brack

    Bom, o jogo D x W foi aquele negócio: a peleja se prolongou, e muito, o W pifou e o D levou. Já entre N e G, não tinha jeito, e nem haveria de ter, pois é impossível vencer o bruxo blindado por seu padrinho Exu. A coisa mais rara neste universo é o cara errar um ponto decisivo. Ele não erra nem quando faz força para errar. G operou um milagre hoje ao roubar-lhe um game de serviço e merece uma menção honrosa por isso.
    Para 2ª feira, eu sugiro ao D que pegue sua noiva e saia para umas comprinhas (é 2ª f., o comércio estará todo aberto) em vez de ir ao Arthur Ashe Stadium ralar feito um condenado e ver o jogo lhe escapar por 5 ou 6 bolas que o Ogro fará entrar 0,5%.
    Melhor ir passear, namorar e relaxar.

  54. Cleriston

    Dalcim, Nadal venceu Gasquet sem precisar jogar muito, apenas um “feijão-com-arroz”. Djoko foi muito mais exigido na semi por um suiço em ascensão.
    Para a final, Nadal elevará seu nível e Djoko também tem físico p jogar 8 sets, se necessário for !!
    Para mim, será mais um jogaço vençido nos detalhes por um ou por outro. Torço p que o monstro sagrado espanhol vença!

    Vc acha que Wawrinka será top 5 ?
    E que Nadal , matematicamente, poderá assumir o n1 em qual torneio ? (antes do ATP finals)

    1. José Nilton Dalcim

      Wawrinka ainda tem muito chão pela frente, mas se mantiver esse nível, há muita chance. Quanto ao número 1, vamos aguardar a final para fazer contas mais precisas.

    1. José Nilton Dalcim

      Não necessariamente. Se Djokovic ganhar o título, ele teria ainda de fazer cerca de 1.500 a mais que o Nadal fizer até o final do ano. Difícil, mas não impossível, já que só nos torneios maiores temos 3.500 pontos em jogo.

  55. Julio Cesar

    Vão todos discordar, não me importo; hoje o Wawrinka só perdeu por 3 motivos: 1º foi “roubado” aconteceu vários, inúmeros erros de marcações de linha e o infeliz nem para pedir o desafio (se bem que esse desafio é direcionado colocam outro lance que não tem nada a ver, só para ajudar o interessado geral) no segundo set foi uma enormidade de bolas do Djoko para fora não chamadas e deles várias dentro cantada OUT (gravei e vou nos detalhes slow-motion). 2º Viajadas, o Wawrinka viaja demais erra bolas muito fáceis (as vezes parece proposital). na hora de matar o jogo ele… E 3º Como já comentei aqui antes o DJOKO E O NADAL só começam a jogar mesmo, de verdade, pra valer, a partir doe meados do 2º set com uma hora e 20 minutos de jogos (claro que em jogos contra adversários mais fracos conseguem ganhar o 1º set, não estando no máximo). De 1h e 30 min até 3 horas estão na sua zona de conforto, antes disso é aquecimento. Então o Wawrinka teve tudo para fazer 2 x0 e

  56. MARIO CESAR RODRIGUES

    Dalcim,vc entende bem de tênis mas verdade seja dita o Stan no segundo set com uma quebra acima e vacilar?mas na minha humilde opinião o q deixou Stan na maõ foi o baixo pífio aproveitamento do primeiro serviço…Nole tem seus méritos..ganhou…Mas Stan jogou melhor nem sempre o melhor ganha no tênis existe variantes….os tais chamados pontos chaves concorda?abraços!

    1. José Nilton Dalcim

      A média de acerto do primeiro saque do Stan até o jogo do Novak era de 53%. Ou seja, ele venceu todo mundo assim. Claro que ajudaria, mas o fator decisivo foi mesmo a falta de físico. Enquanto teve físico, ele estava bem melhor. Nole merece elogios porque não se entregou.

      1. MARIO CESAR RODRIGUES

        Ok…entendi mas não desmerecendo o Nole de forma alguma..mas Stan foi melhor não ganhou mas foi melhor enquanto teve fisico.e Rafa e Nole qual a porcentagem para cada um na final para você?abraços!

        1. Marquinhos

          Nadal venceu vários jogos sem ser melhor este ano: Federer(Cincinatti), Gulbis(Roma), Dimitrov(Monte Carlo) e Delpotro(Indian Wells)

  57. Efra.

    Vai ter o post de palpite pras duas finais? Ah, e tbm tem a final de duplas masculinas onde está o brazuca. Seria legal poder dar palpites nessas tres finais, logicamente de olho no prêmio hehe

    1. José Nilton Dalcim

      Rapaz, não vai dar tempo de colocar desafio para todos esses jogos. Faremos da final masculina, com certeza.

  58. Lucas

    Algum imprevisto afetou a chinesa Na Li.
    Não é possível, ela jamais perderia por um placar tão elástico p/ qqr jogadora do circuito.
    Eu inclusive achava q ela tinha alguma chance diante do favoritismo da Serena Willians.
    E a Azarenka é pra lá de freguesa da americana.
    O título deste US Open já tem dona.

  59. Fernando Brack

    Me digam o que foi esse penúltimo ponto no game final? Foi ou não foi coisa do demo? O cara rebateu pelo menos 2 bolas todo desajeitado, totalmente vendido no lance. O voleio então foi brincadeira. Mas onde caiu a bola? Claro, na linha. Podem entregar a taça pra esse bruxo, pois assim não tem jeito de batê-lo.

    1. Paula

      Fernando,vc é o federete,ou anti Nadal,que mais estou simpatizando. Esses seus post falando de “bruxaria” são hilários kkkkkkkkkkk Sou nadalete mas dou risada das suas loucuraxxxxxxx rs Abraços!

      1. Fernando Brack

        Esse é o espírito, Paula. Alegria e descontração acima de tudo. Com uma pitadinha de provocação às outras torcidas pra temperar o blog do Dalcim. Isso é só o esporte que gostamos, mas não dependemos dele para viver. Abs

      2. Roberto Rocha

        Concordo com vc, Paula! Fernando Brack mostra como pode ser uma rivalidade…com toda a zoação, mas com o devido respeito!
        Também morro de rir com os comentários dele!

    2. MARIO CESAR RODRIGUES

      Competência,técnica,garra e foco sangue nos olhos…porque ao invés de falar de coisas ruins..não bati continência para Rafa..humildade não faz mal a ninguém!

    3. Anti anti-jogo

      Prezado BRack, pior que aquele toque de Nole na fita em Roland Garros este ano… Rapaz, o Robolito estava na arquibancad, morto, impossível, e NOle toca na rede…

    4. Marta

      Fernando sabe que muitos tem grande inveja do Nadal? Mas é compreensível, pq ele é inteligentíssimo, talentoso, lindo e gostosão!!!!! Ah, e já ganhou de todo mundo no circuito, ou seja, todos são fregueses, Federer é um dos mais freguês! Cuidado que a inveja retorna ao feiticeiro.

      1. O LÓGICO

        Tinham que aparecer as verdadeiras razões para a Martazet gostar do antipático robozinho programado para assassinar o tênis arte kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      2. Inconformado

        Parei de ler no “inteligentíssimo”. Se o espanhol dopado é inteligentíssimo (e não sabe nem falar), eu tenho pena de quem é burro…………………………. kkkkkkkkkkkkkkk

  60. Fernando Brack

    Ô joguinho horroroso esse Nadal x Gasquet. Tirando alguns ótimos BH do francês, a coisa se resume a um festival de balões. Os caras não se tocam que a bola definidora do Nadal é o FH inside-out e tomam pau daquele lado um atrás do outro, mesmo que a bola não saia tão rápida. Esse Ogro é um verdadeiro bruxo pra colocar tanta bola em cima das linhas. Ele acerta a linha até quando bate na bola com o aro. Sai fora, Exu! O Gasquet também colabora que é uma beleza com uma profusão de ENFs. Caras assim não têm como ganhar um Slam nunca na vida.

    1. Efra.

      Daí que eu falo: num adianta ter o jogo ‘bonito’ e num ganhar nada… Os vencedores sim são talentosos. Ou alguém aí prefere fazer tudo ‘bonitinho’ e nunca ganhar nada? No fim das contas acaba sendo um jogo feio, tá sempre perdendo. Caras como os tops de hj ou de qualquer época nunca ganhavam tudo, mas ganhavam a maoria.. Isso é jogar bonito.

    2. Hendrix

      Brack, o que vc anda bebendo amigo….so um cego nao ve a notoria evolucao tecnica do jogo do Nadal. A cada dia o espanhol se torna mais completo, e esta loooooooooooonge de ser um baloeiro. Baloeiro nao faz a quantidade de winners que ele fez, nem sobe a rede com a precisao que ele sobe. Acho que vc ja passou do limite nessa sua perseguicao. Admita que Nadal e o melhor do mundo ou vc ira pagar mico ate ele se aposentar.

      1. Marquinhos

        Nada vai tirar o rótulo de baloeiro e passador de bolas do Espanhol. Ele jogou 10 anos assim. Mesmo que ele jogue mais alguns anos de forma agressiva a maior parte de sua carreira foi jogando na defensiva.

      2. Marta

        Hendrix você entende de tênis, não liga não, tem alguns que não conseguem engolir a superioridade do Nadal, além de toda sua humildade em mudar o seu tipo de jogo para se esforçar menos e papar tudo. Isto é sabedoria! Algo que é para poucos!!!

  61. Marcelo

    Dalcim, o treinador que aparece nas transições (tôni nadal, marian Vajda) no dia a dia eles treinam fundamento (forehand, backhand), tática de jogo, ambos ou nenhum deles? Abs

    1. José Nilton Dalcim

      Fora dos torneios, eles treinam sim os golpes, mas durante o torneio se fixam muito mais na parte tática, ensaiando os golpes ideais para o jogo seguinte.

  62. Santos

    Para 2ª o Sérvio precisa elevar muito o nível para não voltar para a Europa de bicicleta. Contra Stan foi um caminhão de ENF, muitos breaks desperdiçados, passou boa parte do jogo muito defensivo um verdadeiro empurrador de bolinhas e pra piorar baixou o espírito da Sharapova no saque do rapaz. O Wawrinka mais uma vez foi fraco mentalmente, o que foi aquela quebra de raquete no 4º set em 15×15 quando o Nole abriu 3 games a 0, era tudo que o Sérvio queria. Se for para o Nole jogar contra Nadal do jeito que jogou hoje, melhor ficar no Hotel e alegar contusão se não vai ser atropelamento. Quanto a Serena Williams é uma grande campeã, mas sinceramente prefiro o circuito feminino sem ela, deu pena da Na Li, estou torcendo para que a Americana se aposente logo.

    1. Gildo Silva

      Também torço para ver o tênis feminino livre dessa aberração chamada Serena Williams. Deviam criar uma categoria para ela, o Orangotênis. (Não estou sendo racista, apenas me referindo ao porte desse animal.)

    2. Carla

      O Djokovic não passa de um rebatedor, empurrador de bolinhas mesmo, jogou ontem só na defensiva. Já falei isto aqui várias vezes.

  63. Luiz Fernando

    Fim de jg, vitoria de Nole em 4 horas e nas entrevistas observou-se o W quase morto e o servio falando como se acabasse de levantar da cama. O cara milongueiro, tava inteiro e pronto pra outro set se preciso. Ao contrario do meu xara Brack, eu não vejo essa queda vertiginosa do jg do cara, embora reconheça q ele está quem da temporada magica de 2011, mas jogar daquele jeito era pedir quase o impossivel. Na segunda, se for contra Rafa, 50% a 50% de chance, se for contra o frances, 90% a 10%.

  64. Cassiano

    Serena sempre soberana!!!! Torci desde o começo pra que a Final fosse essa, assim como torci pra que em RG e Wimbledon fosse assim tbm… Desde a decisão do US Open do ano passado eu venho esperando por um novo embate entre as duas em finais de GS, Queria ver como a Vika reagiu, depois de sacar para o jogo e tomar a virada, não que tenha sido culpa dela a derrota (longe disso), mas ficou a sensação de que SIM!!! É POSSÍVEL!!!

    Desde a derrota no ano passado as duas jogaram 4 vezes com duas vitórias para cada uma, e um fato interessante. As Duas vitórias de Serena foram em sets diretos, e as duas vitórias da Azarenka foram até o terceiro set e contaram com tie-breaks, ambos vencidos pela Vika. Só sei que contra a Serena ela sobe e muito o nível do seu tênis, e que vença quem estiver melhor preparada amanhã.

  65. Gildokson

    Nole ta na final, e essa palhaçada d fazer ele jogar antes, agora pode virar lucro ja que vai descansar a partir de agora. Bom seria mesmo se Nadal tivesse algum trabalho pra passar, o que é muito difícil de acontecer eu acho.

    1. Fernando Brack

      Pro Ogro autômato não faz a menor diferença jogar mais cedo ou mais tarde. Se a final fosse ainda esta noite, ele entraria na quadra com o velocímetro zerado. Máquina não cansa.

  66. Masha

    Vacilou mt o suíço, cabecinha fraca…tremeu no 2º set e no 4º a cabeça dura mais o cansaço fez Djokovic entrar no jogo. E Djokovic(animador de torcida) retou quando o suíço foi para vestuário e demorou pelo atendimento, logo ele. rs

  67. Luiz Fernando

    O suiço acaba de vencer o terceiro set e Nole ta pra lá de estranho. Ele sempre foi milongueiro, vide aquela palhaçada do tornozelo na Davis, mas ele fato ta me parecendo não estar bem fisicamente no jg, o q foi confirmado no dropshot mediocre q deu o set point pro W. Grandes emoções no quarto set. Rafa assistindo de camarote.

Comentários fechados.