Mérida (México) – A jovem australiana Maya Joint foi o destaque da rodada desta quarta-feira pelo WTA 500 de Mérida. Vinda do quali, a tenista de apenas 18 anos e 103ª do ranking eliminou a croata Donna Vekic, cabeça 5 do evento e número 20 do mundo, com parciais de 6/1 e 6/2 em apenas 1h27 de partida.
Esta foi a quarta vitória seguida para Joint no torneio, depois de ter passado pela norte-americana Emina Bektas e a argentina Solana Sierra no quali e pela austríaca Julia Grabher na estreia da chave principal. A jovem australiana ainda não perdeu sets no torneio.
“É uma sensação incrível!”, comemorou Joint na entrevista em quadra. “Acho que o estilo de jogo dela se encaixa com o meu. E gosto muito dessas quadras de atmosfera do estádio. Obrigada a todos que vieram torcer por mim. Vocês me ajudaram muito no jogo de hoje”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A australiana fez quase o dobro de winners, 25 a 13. Ela cometeu 13 erros não-forçados contra 37 de Vekic. Além disso, colocou pressão constante sobre os games de saque da croata, criando 15 chances de quebra para aproveitar quatro chances, duas em cada set, e só enfrentou dois break-points.
TEENAGE DREAMING ✨
18 year old and qualifier Maya Joint defeats Vekic 6-1, 6-2 and is into the next round in Merida! #MeridaOpen pic.twitter.com/fhu398RvZF
— wta (@WTA) February 27, 2025
Por outro lado, Vekic amarga a quarta derrota seguida e a terceira numa estreia. Ela não também passou das primeiras rodadas dos WTA 1000 de Doha e Dubai, somada também à derrota para Anastasia Pavlyuchenkova, com direito a ‘pneu’, no Australian Open.
A adversária de Joint nas quartas será a armênia Elina Avanesyan, 45ª do ranking, que derrotou a espanhola Jessica Bouzas por 6/1 e 6/4. Avanesyan já havia superado a polonesa Magdalena Frech, cabeça 7 do evento, na rodada de estreia.
Badosa espanta a zebra e faz quartas
Já na partida que encerrou a programação, Paula Badosa confirmou a condição de número 11 do mundo contra a romena Jaqueline Cristian. A espanhola precisou de apenas 1h07 para vencer por 6/2 e 6/1. Badosa disparou oito aces na partida e não enfrentou break-points. Ela liderou a estatística de winners por 20 a 13 e cometeu 13 erros contra 23, conquistando quatro quebras na partida.
Badosa enfrenta nas quartas a australiana Daria Saville, 121ª do ranking, que derrotou a ucraniana Anhelina Kalinina por 4/6, 6/2 e 6/2. Saville, de 30 anos e ex-top 20, ainda não enfrentou a espanhola no circuito profissional. Elas estão do mesmo lado da chave que Beatriz Haddad Maia, que estreia nesta quinta-feira às 18h30 (de Brasília) contra a eslovaca Rebecca Sramkova, 40ª do mundo. Se vencer, Bia pode enfrentar a colombiana Emiliana Arango ou a britânica Francesca Jones.
Finding her rhythm! 💃@paulabadosa is into the quarterfinals after defeating Cristian in straight sets.#MeridaOpen pic.twitter.com/CPuHfGZGem
— wta (@WTA) February 27, 2025