Torneios | Rankings
Como funcionam os rankings femininos
Atualizado em 22/12/2015
fiogf49gjkf0d

Alterando seu sistema de ranking diversas vezes na última década, a Associação feminina (WTA) decidiu adotar modelo quase idêntico ao ranking masculino a partir de 2006.

A maior diferença é que o calendário feminino possuem maior quantidade de categoria de eventos do que o masculino.

O ranking determina quais tenistas inscritas para um torneio deverão entrar diretamente na chave principal, além de indicar as cabeças de chave pela ordem do ranking da segunda-feira imediatamente anterior à do início da competição.


O sistema de classificação
Cada torneio disputado por uma jogadora dá pontos a cada partida realizada pelos tenistas. A tabela varia conforme a categoria e tamanho da chave do evento. O ranking de cada jogadora é formado pela soma de seus 16 principais resultados no período de 52 semanas (um ano). Para duplas, são 11 torneios válidos.

Clique aqui para ver a tabela atualmente utilizada.

Seguindo o modelo masculino, as jogadoras de nível top 10 obrigatoriamente têm de considerar os pontos obtidos nos torneios de Grand Slam, Premier Mandatory (Indian Wells, Miami, Madri e Pequim), WTA Finals e dois Premier 5. Se ficar de fora, por qualquer motivo, receberá zero ponto.

As jogadoras do top 20 precisam disputar pelo menos dois Premier 5 (Doha, Roma, Cincinnati, Canadá e Tóquio), contando esses torneios entre seus melhores 16 resultados.


Corrida das Campeãs
Para a Corrida, o ranking considera apenas os resultados obtidos por cada tenista a partir do 1º dia de cada temporada. Com isso, pretende refletir exclusivamente a evolução dos jogadores ao longo do ano.

A Corrida também determina as 8 jogadoras, além de duas alternates, com direito a disputar o WTA Finals, evento que encerra cada temporada.

 

Regras especiais
- Uma tenista só entra no ranking se pontuar em pelo menos três torneios no período de 52 semanas ou se somar no mínimo 10 pontos em um ou mais torneios em 52 semanas.
- Meninas com idade inferior a 14 anos não terão pontos computados para o ranking de simples ou de duplas.
- Torneios com premiação até US$ 25 mil só tem os pontos computados sete dias depois.
- Tenista que estreia diretamente na segunda rodada e é derrotada nesse jogo receberá ponto equivalente à primeira rodada.
- Em caso de empate no número de pontos no ranking semanal, o desempate se dará por: 1. Soma dos pontos obtidos em Grand Slam, Mandatory, WTA Finals e Premier 5; 2. Se persistir, todos os pontos de WTA, Finals e Slam; 3. Se persistir, menor número de torneios jogados; 4. Se persistir, aquela que somou a maior quantidade de pontos num único torneio.
- O desempate para duplas segue a mesma regra, mas se o empate ocorre entre duas parceiras habituais com pontuação idêntica, ambas terão o mesmo ranking.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis