Notícias | Dia a dia
Tsonga e Herbert fazem final francesa em casa
09/02/2019 às 16h28

Com ótimo histórico nas duplas, Herbert busca o 1º ATP em simples

Foto: Divulgação

Montpellier (França) - Pela sétima vez em nove edições, o ATP 250 de Montpellier terá um campeão da casa. Os anfitriões Jo-Wilfried Tsonga e Pierre-Hugues Herbert venceram seus jogos neste sábado e garantiram uma final francesa para o torneio disputado em quadras duras e cobertas. Os dois compatriotas duelam a partir das 11h30 (de Brasília) deste domingo e Tsonga venceu os dois embates anteriores.

Primeiro a entrar em quadra, Herbert venceu o tcheco Tomas Berdych por 6/2 e 7/5 em 1h33 de partida. A segunda semifinal foi ainda mais rápida, já que Tsonga precisou de apenas 69 mintuos para marcar as parciais de 6/1 e 6/3 contra o moldavo Radu Albot.

Vencedor de 16 títulos de ATP, Tsonga disputará a 29ª final da carreira na elite do circuito. Sua conquista mais recente aconteceu nas quadras duras e cobertas da Antuérpia, em outubro de 2017, ano em que venceu quatro torneios. Durante a semana em Montpellier, Tsonga derrotou outros três franceses, Ugo Humbert, Gilles Simon e Jeremy Chardy.

Ex-número 5 do mundo, o veterano de 33 anos está no 210º lugar do ranking, depois de ficar oito meses sem jogar na temporada passada por conta de lesão e cirurgia no joelho esquerdo. Como foi semifinalista no ano passado, Tsonga defende 90 pontos na semana. Ele já garantiu 150 pontos e voltará ao top 200.

Por sua vez, Herbert ainda busca seu primeiro título de simples na ATP. O jogador de 27 anos está com o melhor ranking da carreira, ao ocupar o 44º lugar, e já disputou as finais de Winston Salem em 2015 e Shenzhen no ano passado. Nas duplas, entretanto, Herber é o atual número 4 do mundo e recentemente completou o Career Grand Slam ao lado de Nicolas Mahut depois de conquistar o Australian Open.

Na história do torneio, os únicos jogadores de fora da França que conquistaram o título foram o tcheco Tomas Berdych em 2012 e o alemão Alexander Zverev em 2017. Richard Gasquet é o maior campeão em Montpellier, com três conquistas, seguido por Gael Monfils com dois títulos. No ano passado, quem triunfou foi Lucas Pouille.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis