Notícias | Dia a dia
Belarus e França abrem 2 a 0 fora de casa na Fed
09/02/2019 às 17h10

Sabalenka superou a experiente Andrea Petkovic na Alemanha

Foto: Paul Zimmer/ITF

Braunschweig (Alemanha) - Apesar de jogar fora de casa, a equipe de Belarus da Fed Cup deu um importante passo em busca da classificação para a fase semifinal. Mesmo sem contar com a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka, as bielorrussas abriram 2 a 0 contra a Alemanha no duelo que acontece em quadra dura e coberta na cidade de Braunschweig.

Aliaksandra Sasnovich, jogadora de 24 anos e 33ª do ranking, abriu o confronto vencendo Tatjana Maria, 67ª, por 7/6 (7-3) e 6/3. Na sequência, a jovem de 20 anos e número 9 do mundo Aryna Sabalenka confirmou o favoritismo diante da experiente Andrea Petkovic, ex-top 10 e atual 68ª colocada aos 31 anos, e marcou as parciais de 6/2 e 6/1.

A rodada de domingo começa às 8h, com a partida entre Sabalenka e Maria podendo definir o confronto. Azarenka foi convocada para o time bielorrusso e está de volta à Fed Cup depois de três anos, mas por enquanto está escalada apenas para jogar duplas. Este é o primeiro confronto que a jogadora de 29 anos e atual 48ª colocada faz parte desde a gravidez e o nascimento do filho Leo, em dezembro de 2016.

Dona de 16 vitórias e apenas quatro derrotas em jogos de simples pela Fed Cup, Azarenka não disputa a competição desde abril de 2016, quando na vitória contra a Rússia pelos playoffs do Grupo Mundial. Na ocasião, o resultado colocava a equipe bielorrussa pela primeira vez na divisão de elite. Nas últimas duas temporadas, mesmo sem a ex-número 1 do mundo, as bielorrussas não apenas conseguiram se manter na elite como até disputaram uma final em 2017, quando perderam para os Estados Unidos em Minsk.

Quem vencer o confronto entre Alemanha e Belarus enfrentará Austrália ou Estados Unidos nas semifinais marcadas para os dias 20 e 21 de abril. A equipe bielorrussa seria visitante em ambos os casos, enquanto as alemãs jogariam fora de casa contra as australianas e em seus domínios diante das norte-americanas.

França também faz 2 a 0 - Outra equipe que abriu 2 a 0 jogando fora de casa foi a França, que enfrenta a Bélgica em Liege, também em quadra dura e coberta. Ex-top 5 e atual 19ª do ranking, Caroline Garcia venceu a 50ª colocada Alison Van Uytvanck por 7/6 (7-2), 4/6 e 6/2. Na sequência, experiente francesa de 29 anos e 51ª do mundo Alizé Cornet surprendeu a número 1 belga e 21ª do ranking Elise Mertens por 7/6 (8-6) e 6/2. A rodada de domingo começa às 10h30 (de Brasília) com Garcia e Mertens. Quem vencer essa série enfrentará Romênia ou República Tcheca na semifinal.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis