Notícias | Dia a dia
Bia e Stefani vencem e Brasil é finalista no Zonal
08/02/2019 às 20h13

Bia Haddad Maia e Luisa Stefani venceram três jogos de duplas nesta semana

Foto: Divulgação

Medellín (Colômbia) - Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil disputará a final do Zonal Americano I da Fed Cup. Depois de passar por Chile e Porto Rico, a equipe nacional fechou o confronto diante da Argentina por 2 a 1. O ponto decisivo foi marcado na partida de duplas, em que Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani venceram Catalina Pella e Jazmin Ortenzi por 7/5 e 6/3 em 1h13 de partida.

Com vitórias nos três confrontos desta semana, o Brasil liderou o Grupo B do Zonal, que é disputado no saibro colombiano de Medellín. As brasileiras enfrentarão no sábado o Paraguai, que venceu o Grupo A, que ainda contava com o México e com a anfitriã Colômbia. Em caso de mais uma vitória, a equipe brasileira disputará os playoffs do Grupo Mundial II da Fed Cup entre os dias 20 e 21 de abril.

Nos últimos anos, Brasil e Paraguai disputaram três finais na seletiva continental da Fed Cup. As paraguaias levaram a melhor no ano passado e também em 2015, enquanto o Brasil venceu no ano de 2014 e alcançou os playoffs do Grupo Mundial II, mas perdeu para a Suíça na cidade paulista de Catanduva. Outra aparição brasileira na final da seletiva continental aconteceu em 2013, ano da derrota para o Canadá de Eugenie Bouchard.

O confronto desta sexta-feira contra a Argentina começou com uma vitória Carolina Meligeni Alves por duplo 6/4 sobre Catalina Pella. Na sequência, Beatriz Haddad Maia tinha a chance de fechar a série mas perdeu para Victoria Bosio com parciais de 6/7 (3-7), 7/5 e 7/6 (7-4) em 2h53 de partida. A dupla formada por Bia e Stefani venceu os três jogos que fez durante a semana, sendo responsável por definir dois dos confrontos a favor do Brasil.

Aos 22 anos, Beatriz Haddad Maia agora acumula oito vitórias e duas derrotas em partida de duplas pela Fed Cup. Em simples, a canhota paulista venceu nove jogos e perdeu seis. Já Luisa Stefani, melhor duplista brasileira na atualidade ao ocupar o 163º lugar do ranking, venceu todos os sete jogos de duplas que fez pela Fed Cup desde 2017.

O time brasileiro em Medellín conta com Beatriz Haddad Maia, Carolina Meligeni Alves, Luisa Stefani e Gabriela Cé. Também viaja junto com o time a jovem paulista Thaísa Pedretti. A capitã é a experiente treinadora Roberta Burzagli, que assume o cargo a partir desta temporada.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis