Notícias | Dia a dia
Carol vence e Brasil está perto da classificação
08/02/2019 às 14h57

Carol Meligeni Alves venceu seus três jogos pela Fed Cup nesta semana

Foto: Sergio Llamera/ITF

Medellín (Colômbia) - Pela terceira vez nesta semana, Carolina Meligeni Alves marcou uma boa vitória e deixou o Brasil em vantagem na abertura de um confronto na Fed Cup. A paulista de 22 anos e 347ª do ranking marcou o primeiro ponto do duelo contra a Argentina pelo Zonal Americano I da competição com a vitória por duplo 6/4 sobre Catalina Pella, 385ª colocada.

Com o resultado, o Brasil fica a uma vitória de confirmar a classificação para a final do Zonal, que acontece neste sábado. O segundo jogo de simples na série terá Beatriz Haddad Maia, número 172 do mundo, contra a 317ª colocada argentina Victoria Bosio. Já a partida de duplas pode contar com Bia ao lado de Luisa Stefani contra Bosio e Pella.

O Brasil lidera o Grupo B do Zonal, disputado no saibro de Medellín, na Colômbia. A equipe nacional estreou na quarta-feira vecendo o Chile por 3 a 0 no Chile, e depois superou Porto Rico por 2 a 1 na última quinta-feira.

Mesmo que o Brasil perca a série por 2 a 1, a Argentina só tomaria o primeiro lugar da chave pelo confronto direto se o Chile perder para Porto Rico. Lembrando que a já eliminada equipe porto-riquenha não colcou a campeã olímpica e 58ª do mundo Monica Puig nos jogos desta sexta-feira e preferiu preservá-la para o playoff contra o rebaixamento que também acontece no sábado. Há chance, entretanto, de o Chile ficar com o primeiro lugar se vencer as porto-riquenhas por 3 a 0 e contar com a derrota brasileira.

Caso o Brasil confirme a classificação para a final do Zonal, enfretará no sábado o líder do Grupo A, formado pela anfitriã Colômbia, além de Paraguai, México e Equador. A chave é atualmente liderada pelo time mexicano, mas há chance de um tríplice empate caso o Paraguai vença o México por 2 a 1 e a Colômbia marque 3 a 0 contra o já eliminado Equador. Quem vencer a seletiva continental disputará os playoffs do Grupo Mundial II da Fed Cup entre os dias 20 e 21 de abril.

Sobrinha do ex-jogador profissional Fernando Meligeni, Carol aparece nesta semana com o melhor ranking da carreira. Ela também venceu seus três primeiros jogos de simples que disputou em Fed Cup. Anteriormente, a paulista de Campinas e que treina na Argentina só havia sido convocada em 2017, quando venceu um jogo de duplas ao lado de Luisa Stefani.

O time brasileiro em Medellín conta com Beatriz Haddad Maia, Carolina Meligeni Alves, Luisa Stefani e Gabriela Cé. Também viaja junto com o time a jovem paulista Thaísa Pedretti. A capitã é a experiente treinadora Roberta Burzagli, que assume o cargo a partir desta temporada.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis