Notícias | Dia a dia
Klier elimina favorito, Felipe Alves também avança
30/01/2019 às 14h31

Klier foi finalista em torneio da semana passada e eliminou cabeça 1

Foto: Arquivo

Monastir (Tunísia) - O tênis brasileiro segue com três representantes no ITF M15 disputado no piso duro de Monastir, na Tunísia. Um dia depois da boa estreia do gaúcho Orlando Luz, o paulista Felipe Meligeni Alves e o brasiliense Gilbert Klier Júnior também avançaram na competição.

Vindo de um vice-campeonato na mesma ciadade na semana passada, Klier manteve o embalo e conseguiu mais um bom resultado. O brasiliense de 18 anos surpreendeu o cabeça 1 espanhol Ricardo Ojeda Lara, 326º do ranking, ao marcar 7/5 e 6/4. O brasiliense de 18 anos encara nas oitavas o suíço Aaron Schmid.

Atualmente, Klier não figura no ranking mundial da ATP e tem como recorde pessoal o 1.282º lugar. Destaque no circuito juvenil no ano passado, o brasiliense chegou a ser o número 10 do mundo na categoria e pôde utilizar este ranking para entrar diretamente na chave. Já no novo ranking de profissionais da ITF, ele é o 1.238º colocado, mas ainda tem 60 pontos a receber.

Por sua vez, Felipe Meligeni Alves virou o jogo contra o canadense Samuel Philp, com parciais de 5/7, 6/1 e 7/5. O paulista de 20 anos e 556º do ranking encara na próxima fase o indiano Aryan Goveas. Também nesta quarta-feira, foi definido que o 471º colocado Orlando Luz enfrentará nas oitavas o francês vindo do quali Clement Larriere.

Com a restruturação do circuito profissional, os torneios M15 (antigos 'futures') já não valem mais pontos para a ATP, mas sim para o recém-criado ranking de profissionais da ITF. Os brasileiros tentam subir nessa classificação para postular vagas em competições maiores. Os torneios de nível challenger da ATP agora dão quatro vagas na chave principal e mais três no quali para jogadores bem colocados no novo ranking da Federação Internacional.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis