Notícias | Dia a dia
Kvitova passa por Azarenka e já está nas quartas
30/01/2019 às 14h00

Kvitova estreou na Rússia apenas quatro dias após a final na Austrália

Foto: Site oficial

São Petersburgo (Rússia) - Apenas quatro dias depois de disputar a final do Australian Open, Petra Kvitova estreou com vitória no WTA Premier de São Petersburgo, em quadras duras e cobertas. Número 2 do mundo, a tcheca fez valer seu melhor momento contra Victoria Azarenka, ex-líder do ranking e atual 51ª colocada, ao marcar as parciais de 6/2 e 7/6 (7-3) em 1h40 de partida.

Esta foi a quinta vitória de Kvitova em oito jogos contra Azarenka no circuito. As duas não se enfrentavam desde agosto de 2015, em Toronto, e outros seis encontros entre elas aconteceram entre os anos de 2008 e 2011. Enquanto a canhota tcheca de 28 anos começou bem a temporada, com título em Sydney e vice-campeonato em Melbourne, a bielorrussa de 29 anos perdeu nas estreias de Auckland e do Australian Open antes de atuar na Rússia.

Com o resultado, Kvitova já está garantida nas quartas de final em São Petersburgo. Atual campeã do torneio russo e com 470 pontos a defender, a tcheca agora enfrenta a cabeça 8 croata Donna Vekic, que derrotou a lucky-loser russa Veronika Kudermetova nesta quarta-feira por 6/4 e 6/3.

O jogo começou com uma sequência de quatro quebras antes que Kvitova estabelecesse o domínio, vencendo quatro games seguidos para fechar o set inicial. A tcheca colocou 85% de primeiros serviços em quadra durante a parcial, dependendo do segundo saque em apenas quatro pontos, e pressionou nas devoluções para só permitir que Azarenka vencesse oito pontos com o próprio saque. Mais agressiva, a vice-líder do ranking fez 16 a 5 em winners e terminou a parcial com oito erros contra cinco da rival.

Kvitova começou o segundo set abrindo 3/0 e voltou a quebrar para liderar por 5/1, mas perdeu um match point com uma dupla-falta quando sacava para o jogo. Azarenka buscou a reação, devolvendo as duas quebras, mas não foi bem no tiebreak. A tcheca dominou o game-desempate ao vencer quatro pontos no saque da bielorrussa. A estatística de winners terminou com 40 a 14 a favor de Kvitova, que cometeu 33 erros não-forçados contra 17 da ex-líder do ranking.

Em jogo atrasado pela primeira rodada, a russa vinda do quali Ekaterina Alexandrova venceu a lucky-loser britânica Katie Boulter por 7/5, 4/6 e 6/1. Sua próxima adversária é a tcheca Tereza Martincova.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis