Notícias | Dia a dia
Azarenka vence a primeira no ano e encara Kvitova
29/01/2019 às 14h00

Azarenka havia caído na estreia em Auckland e em Melbourne

Foto: Site oficial

São Petersburgo (Rússia) - Depois de cair ainda na rodada de estreia em Auckland e também no Australian Open, Victoria Azarenka venceu pela primeira vez em 2019. Ex-número 1 do mundo e atual 51ª do ranking, a bielorrussa marcou as parciais de 6/4 e 6/1 sobre a 81ª colocada russa Margarita Gasparyan para avançar no WTA Premier de São Petersburgo, em quadras duras e cobertas.

Azarenka não vencia um jogo desde setembro do ano passado, quando passou por Kurumi Nara e Ashleigh Barty na campanha até as quartas de final do WTA Premier de Tóquio. A vitória desta terça-feira rende 55 pontos no ranking à jogadora de 29 anos, que defende resultados nesta semana.

Garantida nas oitavas de final, Azarenka volta a atuar por volta das 9h30 (de Brasília) desta quarta-feira. A ex-líder do ranking terá a missão de desafiar a tcheca Petra Kvitova, número 2 do mundo e vinda de um vice-campeonato no Australian Open. Kvitova lidera o retrospecto entre elas por 4 a 3.

Apesar do equilíbrio no placar durante os primeiros games, a maior parte dos pontos era definida nas mãos de Azarenka, ora com um winner e ora com um erro não-forçados. Reconhecida como uma das melhores devolvedoras do circuito, a bielorrussa pressionava o saque e o backhand de uma mão de sua adversária e conseguiu duas quebras no set inicial, mas não sustentou a vantagem. Com o placar empatado por 4/4, a ex-número 1 voltaria a quebrar antes de definir a parcial em seu saque.

As estatísticas da primeira parcial confirmavam o domínio de Azarenka, que fez 14 a 3 em winners e 22 a 8 em erros não-forçados após 46 minutos de partida. A parcial seguinte foi mais tranquila para a ex-líder do ranking, que seguiu atacando o segundo saque da adversária para vencer 12 pontos em 16 possíveis. A bielorrussa, aliás, venceu 27 dos 43 pontos jogados no serviço de Gasparyan no segundo set para conseguir quatro quebras. O único game vencido pela anfitriã veio em momento instável no serviço da ex-número 1.

Também nesta terça-feira, a cabeça 5 alemã Julia Goerges fez 6/2 e 7/5 contra a grega Maria Sakkari e garantiu o duelo contra a experiente anfitriã Vera Zvonareva. Já a croata Donna Vekic, oitava favorita, venceu a ex-top 10 suíça Timea Bacsinszky por 4/6, 6/1 e 6/3 e vai enfrentar a jovem jogadora da casa Veronika Kudermetova.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis