Notícias | Dia a dia
Monteiro recebe convite e jogará o Rio Open
28/01/2019 às 15h43

Monteiro disputava a vaga com Rogerinho. Ranking foi critério para organizadores.

Foto: Fotojump

Rio de Janeiro (RJ) - Tenista número um do Brasil, o cearense Thiago Monteiro é o segundo jogador convidado do Rio Open. O torneio ATP 500, que acontece de 16 a 24 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, agora tem dois brasileiros garantidos na chave principal, já que o paranaense Thiago Wild garantiu sua vaga depois de vencer a Maria Esther Bueno Cup em novembro do ano passado.

Como antecipado pelo Diretor do Torneio, Luiz Carvalho, o segundo convite seria dado ao brasileiro que tivesse melhor ranking em 4 de fevereiro. Como Monteiro e Rogério Dutra Silva não somam pontos nesta semana porque disputam a Copa Davis, o cearense de 24 anos e 107º do ranking se garantiu ao ficar à frente do paulista de 34 anos e 139º colocado.

"Fico muito feliz e agradecido pela oportunidade de jogar este torneio tão importante e que tem um papel único na história da minha carreira. Quero dar o meu melhor mais uma vez no maior torneio da América do Sul, contar com o apoio da torcida e continuar neste bom momento que estou vivendo", afirmou Monteiro, que venceu no último domingo o challenger de Punta del Este e saltou 19 posições no ranking.

A ascensão de Monteiro no circuito começou no Rio Open, em 2016, quando o cearense foi responsável pela maior "zebra" de todas as edições ao derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga, na época top 10, na primeira rodada. A melhor campanha do cearense no evento foi quartas de final em 2017.

"O Thiago é um tenista muito querido pelo público brasileiro e tem uma identificação especial com o Rio Open. Ele conquistou este convite em quadra e ficamos contentes por assegurar mais um jogador do nosso país no torneio", disse Luiz Carvalho.

Monteiro se junta a um line-up que tem cinco jogadores entre os 25 melhores do mundo: o austríaco Dominic Thiem, número 8 do ranking, os italianos Fabio Fognini e Marco Cecchinato, o argentino Diego Schwartzman e o espanhol Pablo Carreño Busta.

Com a confirmação de Monteiro, restam sete vagas para a chave principal do Rio Open. Quatro delas estão reservadas para o qualificatório, que acontece nos dias 16 e 17 de fevereiro. Há um convite de posse da IMG e outro reservado para tenistas da lista A+ da ATP, além de uma vaga de special exempt (para jogadores que não puderem disputar o qualifying por ainda estarem em ação em outro torneio). Caso essas duas últimas não sejam solicitadas, serão preenchidas por alternates.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis