Notícias | Dia a dia
Menezes vence e garante vaga em Columbus
07/01/2019 às 17h49

Menezes enfrentará rival francês na rodada de estreia

Foto: Arquivo

Columbus (EUA) - O mineiro de 22 anos João Menezes garantiu nesta segunda-feira uma vaga na chave principal do challenger de Columbus. Escalado para a disputar o qualificatório de apenas uma rodada, Menezes venceu o convidado norte-americano Alex Kobelt por 7/5, 4/6 e 7/5 em 2h15 de partida.

Menezes aparece atualmente no 398º lugar no ranking da ATP e tem como melhor marca a 292ª posição alcançada em agosto. Ele estreará na chave principal contra o francês Fabien Reboul, jogador de 23 anos e 475º colocado, que entrou diretamente na chave por ser o número 10 do recém-criado ranking de profissionais da ITF.

Com a reestruturação do circuito profissional em 2019, os atletas que se destacarem no ranking da ITF, criado em dezembro, podem garantir vagas em torneios maiores. Os challengers oferecem quatro vagas na chave principal e mais três no quali para jogadores bem colocados na ITF. Atualmente, Menezes é o 22º da mesma lista.

Outro brasileiro no torneio é João Souza, o Feijão, que utilizou o ranking da ITF para entrar na chave. O paulista de 30 anos e 405º colocado na ATP é o número 16 na lista da ITF e conseguiu uma das quatro vagas em Columbus. Ele estreia contra o português Gonçalo Oliveira, 284º do ranking.

Vitórias no qualificatório do challenger não valem pontos para o ranking da ATP. Caso um dos brasileiros vença na estreia da chave principal, fará três pontos. Menezes pode enfrentar o cabeça 16 espanhol Mario Vilella Martinez na segunda rodada, enquanto Feijão pode cruzar o caminho do também espanhol e 12º favorito Bernabe Zapata Miralles.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis