Notícias | Dia a dia
Federer mantém 100% na semana e derruba Zverev
05/01/2019 às 07h17

Federer teve atuação notável diante de Zverev

Foto: Arquivo

Perth (Austrália) - O suíço Roger Federer completou de forma especial - e contundente - sua semana de jogos individuais na Copa Hopman, seu único preparativo para o Australian Open, onde é o atual bicampeão. O número 3 do ranking exibiu um tênis sólido e agressivo para derrotar o alemão Alexander Zverev, quase 16 anos mais jovem, com parciais de 6/4 e 6/2.

A Suíça sai assim na frente da Alemanha na decisão do título da Copa, em busca da terceira conquista consecutiva. Na sequência, Angelique Kerber testa seu favoritismo contra Belinda Bencic. Em caso de empate, a definição ocorrerá na partida de duplas entre os quatro titulares.

Federer sequer perdeu sets em seus duelos individuais em Perth, tendo superado adversários da nova geração do tênis: Cameron Norris, Frances Tiafoe e Stefanos Tsitsipas. Apesar de também estar invicto, Zverev sofreu contra David Ferrer e Lucas Pouille, cedendo um set para ambos, e só venceu Matthew Ebden com maior facilidade.

O duelo deste sábado viu muita agressividade dos dois jogadores, que forçaram sempre os serviços e buscaram golpear com força da base. Zverev buscou muito mais a rede do que o normal, mas viu o adversário de 37 anos muito firme nas escolhas de passadas.

Federer cedeu apenas dois pontos com seu serviço ao longo de todo o primeiro set - fez seis aces, um deles a menos de 160 km/h - e manteve alto índice de acerto, com 77% de primeiro saque em quadra. A quebra isolada veio no oitavo game, o mais instável do alemão, que perdeu duas chances de empate antes de perder o serviço.

A irritação do adversário foi bem aproveitada por Federer, que abriu 3/0 apesar de pela primeira vez ver maior ameaça aos seus serviços, que baixou rendimento para 59%. Ainda assim, encerrou a partida sem ter o saque ameaçado.

Federer anotou 24 winners contra 21 (ambos chegaram a nove aces), com menor número de erros (16 a 23). O suíço foi 33 vezes à rede e ganhou 25 desses pontos, enquanto Zverev tentou 16 voleios e ganhou nove.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis