Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Federer derruba Anderson e se classifica em 1º
15/11/2018 às 19h32

Resultado pode evitar duelo entre Federer e Djokovic na semifinal

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - Com a difícil missão de parar o até então invicto Kevin Anderson, Roger Federer conseguiu sua segunda vitória no ATP Finals e garantiu a classificação para a semifinal e o primeiro lugar no Grupo Lleyton Hewitt em Londres. Depois da vitória de Dominic Thiem sobre Kei Nishikori no início da rodada, o hexacampeão do torneio e número 3 do mundo conseguiu o resultado de que precisava e derrotou o sul-africano por 6/4 e 6/3 em 1h17 de partida.

Com o primeiro lugar, Federer enfrentará o segundo colocado do Grupo Guga Kuerten. A outra chave do Finals é liderada pelo já classificado e número 1 do mundo Novak Djokovic, mas o sérvio ainda pode perder a posição para Marin Cilic. O croata só pode se classificar como primeiro do grupo e, portanto, não cruza o caminho do suíço. Alexander Zverev e John Isner seguem com chances de ficar com a segunda vaga.

Anderson tem a comemorar a classificação para a semifinal logo em sua participação no Finals. O sul-africano de 32 anos e número 6 do mundo provavelmente irá reeditar a final de Wimbledon contra Djokovic, a quem derrotou apenas uma vez em oito encontros. Caso o adversário seja Cilic, o histórico marca 6 a 1 a favor do croata.

Federer também evita uma raríssima eliminação na fase de grupos do ATP Finals. O veterano de 37 anos faz sua 16ª participação e só não passou da primeira fase uma vez, em 2008, quando perdeu para Andy Murray e Gilles Simon e só derrotou Radek Stepanek em edição disputada na China.

Depois de confirmar de zero seus dois primeiros games de saque na partida, Federer foi ameaçado pela primeira vez quando perdia por 3/2. O suíço havia cometido dois erros que o colocaram em 0-30, mas depois jogou com cautela e evitou maiores riscos para levantar o game e defini-lo numa combinação de uma curtinha com uma passada de backhand na paralela.

A primeira quebra da partida aconteceu logo na sequência, em game que Anderson fez duas duplas faltas, mas o empate viria imediatamente. Federer estava a um ponto de fechar o game, quando o sul-africano deu um winner de devolução. Na sequência, o suíço cometeu dois erros seguidos que custaram-lhe a perda do game de serviço. Com o placar novamente igual, Anderson fez outro game de saque muito ruim e foi quebrado de zero. Sacando para fechar o set e se classificar, Federer ainda salvou três break points antes de definir a parcial.

Ao vencer o set de que precisava para garantir vaga na semifinal, restava a Federer ganhar mais um set para conseguir o primeiro lugar do grupo. O suíço foi muito mais seguro em seu saque e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço, sem enfrentar break points e perdendo apenas um ponto quando colocou o primeiro saque em quadra.

Com o placar empatado por 3/3, Federer conseguiu uma importante quebra de serviço, utilizando muitos slices para quebrar o ritmo de Anderson que tentava agredir com o backhand. Já quando vencia por 5/3, o suíço teve dois match points, salvos pelo adversário com muita luta. Entretanto, dois erros de forehand do sul-africano custaram-lhe a derrota e perda da liderança no grupo.

Comentários