Notícias | Dia a dia
Bia leva a virada em Houston e encerra temporada
13/11/2018 às 20h24

Bia foi eliminada na estreia em sete dos últimos oito torneios que disputou

Foto: Arquivo

Houston (EUA) - Em seu último torneio da temporada, Beatriz Haddad Maia foi eliminada ainda na rodada de estreia do WTA 125k de Houston. A número 1 do Brasil e 186ª do ranking caiu diante da experiente chinesa de 32 anos Shuai Peng, ex-top 15 e atual 296ª do ranking, com parciais de 6/7 (5-7), 7/5 e 6/1 em 2h24 de partida nesta terça-feira.

Bia teve 11 vitórias e 19 derrotas em chaves principais de torneios da WTA ou ITF na temporada e seu principal resultado foi conqusitado há duas semanas, quando disputou uma final em Tyler, no Texas. No entanto, a canhota de 22 anos foi eliminada na estreia em sete dos últimos torneios que disputou.

Depois de ter alcançado o 58º lugar do ranking em setembro do ano passado e repetido essa marca em fevereiro, Bia sofreu com lesões no punho esquerdo e nas costas e chegou a fazer uma cirurgia para sanar as dores de uma hérnia de disco lombar, que a deixou sem jogar entre maio e agosto. Ela só conseguiu vencer dois jogos seguidos em dois torneios na temporada.

Algoz de Bia no torneio, Peng estava sem jogar desde Wimbledon. A chinesa cumpriu suspensão imposta pela Tennis Integrity Unit (TIU), sob a acusação de que oferecido dinheiro para induzir uma parceira de duplas a desistir do Grand Slam britânico de 2017 e poder modificar sua inscrição no evento. Peng enfrenta nas oitavas em Houston a vencedora da partida entre a suíça Belinda Bencic e a norte-americana Allie Kiick.

O longo primeiro set da partida durou 54 minutos. Bia era a jogadora mais agressiva em quadra e aproveitava a falta de ritmo da adversária para dominar as ações. A canhota paulista conseguiu uma quebra logo no game de abertura e vinha sustentando a vantagem sem enfrentar break points, mas acabou perdendo um game de serviço justamente quando vencia por 5/3 e sacava para fechar. O equilibrado tiebreak era dominado pelas sacadoras até que Bia conseguisse um winner de backhand no oitavo ponto para liderar por 5-3. A chinesa conseguiu buscar o empate, mas fez uma dupla-falta no único set point que enfrentou.

Por duas vezes, Bia teve uma quebra de vantagem no segundo set, vencendo por 2/0 e 3/0. E mesmo cedendo o empate, a paulistana vinha aproveitando o fato de sacar na frente e chegou a ficar a um game da vitória quando vencia por 5/4. No momento de maior pressão na partida, Peng confirmou o saque de zero, e logo depois conseguiu uma quebra. Sacando para igualar a partida, a chinesa conseguiu salvar três break points para vencer a parcial.

As oportunidades perdidas e a reação da adversária abalaram a confiança de Bia na partida. A canhota de 22 anos confirmou o saque na abertura do terceiro set, mas depois não venceu mais nenhum game. Peng cedeu apenas quatro pontos em seus games de saque na parcial decisiva e não enfrentou break points, além de contar com erros da paulistana e um baixo aproveitamento nos pontos com o segundo saque para conseguir três novas quebras.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis