Notícias | Dia a dia
Federer faz melhor jogo na semana e vence fácil
27/10/2018 às 13h49

Suíço está a uma vitória de conquistar seu 99º título no circuito

Foto: Divulgação

Basileia (Suíça) - Depois de passar por altos e baixos durante semana no ATP 500 da Basileia, Roger Federer fez seu melhor jogo no torneio neste sábado. O suíço conquistou sua quarta vitória seguida e garantiu vaga na final ao marcar as parciais de 6/1 e 6/4 sobre o russo de 22 anos e 20º do ranking Daniil Medvedev em apenas 1h04 de partida.

Oito vezes campeão na Basileia, Federer disputará a final do torneio em quadras duras e cobertas pela 14ª vez em sua carreira profissional. O suíço ainda defende uma invencibilidade de 19 jogos nas últimas quatro edições que disputou, em 2014, 2015, 2017 e 2018. Seu histórico na competição é de 70 vitórias e apenas nove derrotas.

Federer disputou neste sábado a semifinal de número 200 em sua carreira. Vencedor de 98 títulos de ATP, o veterano de 37 anos jogará no domingo sua 151ª final no circuito. O adversário do suíço em duelo previsto para às 11h (de Brasília) será o romeno de 28 anos e 93º do ranking Marius Copil, que veio do quali e venceu seis jogos seguidos, superando nomes como Marin Cilic e Alexander Zverev.

A vitória deste sábado também foi a segunda de Federer contra Medvedev. Há pouco mais de duas semanas, o suíço e o russo se enfrentaram pela segunda rodada do Masters 1000 de Xangai. Na ocasião, Federer precisou de três sets e 1h53 para superar seu adversário.

O set inicial da partida durou apenas 17 minutos. Depois de enfrentar um break point ainda no game de abertura e salvá-lo com um ace, Federer não teve mais o saque ameaçado. O suíço cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço ao longo de toda a parcial, além de vencer 14 dos 15 pontos jogados com o primeiro saque. O anfitrião mandava no jogo, conseguiu duas quebras seguidas sobre o russo e liderou a contagem de winners da parcial por 10 a 1.

A vantagem do suíço ficou ainda maior no segundo set. Federer venceu 12 dos primeiros 16 pontos disputados na parcial para abrir 3/0 com duas quebras. Depois, o ídolo local teve seu momento de maior pressão, quando Medvedev tentou ser mais agressivo e chegou a ter um break point, que foi novamente salvo pelo suíço. Também no tudo ou nada, o russo usou até saque-voleio para enfim sair do zero. O jovem russo salvou match point quando perdia por 5/1, devolveu uma das quebras e voltou a escapar da derrota com o saque, mas Federer aproveitou sua segunda oportunidade de sacar para vencer. O suíço liderou nos winners por 22 a 10 e cometeu 24 erros, três a menos que seu adversário.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis