Notícias | Dia a dia
Zverev decepciona e perde para 93º do mundo
27/10/2018 às 12h19

Algoz do alemão, Marius Copil já havia derrotado Cilic nas oitavas

Foto: Divulgação

Basileia (Suíça) - Favorito na semifinal do ATP 500 da Basileia, Alexander Zverev não fez valer a condição de número 5 do mundo. O alemão de 21 anos foi surpreendido neste sábado pelo romeno Marius Copil, jogador de 28 anos e 93º colocado, que marcou as parciais de 6/3, 6/7 (6-8) e 6/4 para garantir vaga na final do torneio disputado em quadras duras e cobertas. Durante a partida, Copil disparou 26 aces e não teve o serviço quebrado apesar de enfrentar seis break points.

Copil jamais havia vencido um jogo contra top 10 na carreira antes de jogar na Basileia, mas só nesta semana ele já derrotou dois jogadores muito bem colocados. Vindo do qualificatório, o romeno chegou a passar pelo número 6 do mundo Marin Cilic nas oitavas de final do evento suíço. Além disso, o romeno chegou a passar por Mischa Zverev, irmão de Alexander, durante a fase classificatória.

Com seis vitórias seguidas na Basileia, Copil garante vaga em sua segunda final de ATP na carreira. A primeira foi alcançada em Sófia, na Bulgária, ainda em fevereiro. Na semana seguinte, o romeno atingiu seu melhor ranking da carreira até então, ao ocupar o 73º lugar. Com os 300 pontos garantidos no torneio suíço, o experiente jogador certamente irá superar essa marca.

O adversário de Copil na final deste domingo virá da partida entre Roger Federer e Daniil Medvedev. O experiente romeno jamais enfrentou o suíço, atual número 3 do mundo, e venceu seus dois jogos anteriores contra o russo de 22 anos e 20º colocado, em torneios de nível challenger.

Durante o set incial, Copil disparou sete aces e venceu 19 dos 22 pontos jogados com seu primeiro saque. Com o segundo serviço, entretanto, venceu apenas 38% dos pontos e teve que salvar três break points. O romeno vinha com dificuldades nas devoluções, já que venceu apenas oito pontos no serviço de Zverev, mas conseguiu aproveitar uma das duas chances de quebra que teve.

O segundo set seguiu inteiramente, sendo que Zverev chegou a ter três break points no mesmo game. O alemão começou o tiebreak com três erros não-forçados e viu Copil liderar por 4-2, mas conseguiu buscar o empate e contou com uma dupla-falta do rival para passar à frente. Em seu primeiro set point, o cabeça 2 do torneio errou um voleio, mas Copil jogou para fora uma devolução no ponto seguinte e voltaria a perder o saque logo na sequência.

Com dez aces no último set, Copil foi ainda mais seguro em seus games de saque e não enfrentou oportunidades de quebra. Zverev vinha mantendo o serviço até com mais facilidade, mas vacilou no momento mais importante. O alemão cometeu dois erros no começo do game em que perdia por 5/4 e o romeno aproveitou a chance para ser agresssivo e vencer os dois últimos pontos. Copil fez 48 a 25 nos winners e terminou a partida com 54 erros contra 31 de Zverev.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis