Notícias | Dia a dia
Next Gen Finals inova mais uma vez e adota 'VAR'
26/10/2018 às 14h21

Londres (Inglaterra) - Pela primeira vez no tênis profissional masculino, o recurso de vídeo será utilizado em uma competição. O 'VAR' do tênis estreará no Next Gen Finals desde ano, evento que reúne os melhores jogadores da temporada com 21 anos ou menos e que será disputado entre os dias 6 e 10 de novembro em Milão.

O recuso de vídeo será acompanhado da tecnologia do 'Hawk-Eye' e permitirá os jogadores desafiarem qualquer chamada do juiz de cadeira como dois quiques, toques na rede ou invasão de quadra. "A incorporação do vídeo em Milão representa uma inovação para a ATP e seu evento de fim de ano com jovens profissionais", disse o comunicado.

Presidente da ATP, Chris Kermode enalteceu a novidade. "Inovação é algo que está no coração do Next Gen Finals. Adicionar o recurso de vídeo dará aos jogadores uma ferramenta a mais e realçará a importância que a ATP dá para esse evento que busca inovação pensando no futuro do circuito", falou.

A tecnologia Hawk-Eye por trás do VAR usará feeds de vídeo de todas as câmeras de televisão usadas para que o operador do sistema possa pesquisar rapidamente as imagens e assim encontrar o ângulo correto para a decisão a ser tomada. As filmagens relevantes serão enviadas para o tablet do juiz de cadeira, que analisará o vídeo e decidirá se deve confirmar ou anular a chamada original.

Todas as filmagens relevantes serão reproduzidas para os espectadores no local em telões de vídeo em tempo real, bem como na transmissão da TV, para levar o público ainda mais perto da ação. Não haverá limite para o número de desafios de análise de vídeo que um jogador pode fazer.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis