Notícias | Dia a dia
Federer eleva o nível e avança em sets diretos
25/10/2018 às 15h23

Federer agora espera pelo vencedor entre Simon e Gulbis

Foto: Divulgação

Basileia (Suíça) - Depois de precisar de três sets para passar pelo jogo de estreia no ATP 500 da Basileia, Roger Federer teve uma atuação muito superior em seu segundo compromisso no torneio e garantiu vaga nas quartas de final do torneio disputado em quadras duras e cobertas. Federer venceu nesta quinta-feira o alemão Jan-Lennard Struff, 52º do ranking, por 6/3 e 7/5 em 1h07 de partida.

Oito vezes campeão na Basileia e finalista em outras cinco oportunidades, Federer mantém uma escrita de não perder antes das quartas desde 2003, ano em que caiu na segunda rodada do torneio. Além daquela edição, o suíço só foi eliminado precocemente em sua primeira participação ainda em 1998.

Federer busca sua oitava semifinal do ano e enfrentará o vencedor da partida entre o francês Gilles Simon e letão Ernests Gulbis, dois ex-integrantes do top 10. O número 3 do mundo tem seis vitórias e duas derrotas contra Simon, 32º colocado, e lidera por 3 a 2 o retrospecto contra Gulbis, que aparece atualmente na 104ª posição.

Embora tenha começado a partida com dificuldades para colocar o primeiro serviço em quadra e sofrendo uma quebra logo no terceiro game, Federer não enfrentaria mais break points até o fim do jogo e passou a correr menos riscos em seu saque. O empate viria no sexto game, em que o Struff cometeu duas duplas faltas.

A perda da vantagem mexeu com o emocional do alemão, que havia sacado muito bem nos dois primeiros games, mas se perdeu complemetamente após a igualdade no placar ao cometer muitos erros não-forçados. Federer praticamente só precisou jogar a bola do outro lado para conseguir uma nova quebra, fundamental para a vitória no set com direito a cinco games seguidos.

No segundo set, Federer foi muito mais seguro. O suíço disparou quatro aces e cedeu apenas seis pontos em seus games de saque, sendo apenas um quando colocou o primeiro serviço em quadra. A parcial vinha equilibrada e com games muito curtos. A única quebra aconteceria já no 11º game, após uma dupla-falta do alemão, que já vinha falhando sucessivamente nos golpes de fundo. Sacando para o jogo, Federer não correu riscos e definiu a partida. O suíço liderou nos winners por 22 a 16 e cometeu 17 erros contra 21 de seu adversário.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis