Notícias | Dia a dia
Bertens supera Kerber e fecha rodada de surpresas
22/10/2018 às 14h06

Bertens entrou no Finals após desistência de Halep

Foto: Divulgação

Cingapura (Cingapura) - A rodada de surpresas no WTA Finals teve continuidade nesta segunda-feira, quando mais uma vez uma jogadora melhor colocada no ranking não conseguiu fazer o favoritismo. A número 2 do mundo Angelique Kerber até começou melhor, mas permitiu a virada à nona colocada Kiki Bertens, que marcou as parciais de 1/6, 6/3 e 6/4 em 2h de partida.

Bertens faz sua primeira participação no Finals e só entrou na disputa depois da desistência de Simona Halep por lesão nas costas. A holandesa de 27 anos aparece na segunda posição do Grupo Vermelho do Finals, atrás de Sloane Stephens, número 5 do mundo, que leva vantagem pelo aproveitamento de games.

Kerber e a japonesa Naomi Osaka, quarta colocada no ranking, irão se enfrentar na próxima quarta-feira em um jogo que pode ser de vida ou morte. Quem perder a partida terá remotas chances de classificação, enquanto a vencedora entre Stephens e Bertens ficará bem próxima na vaga na semi.

Somando os resultados desta segunda-feira com as vitórias da oitava colocada Karolina Pliskova sobre a terceira do ranking Caroline Wozniacki, e da número 7 do mundo Elina Svitolina sobre a quarta colocada Petra Kvitova, nenhuma das quatro principais cabeças de chave venceu na rodada de estreia em Cingapura. Isso não acontecia no torneio desde 2003.

A vitória de Bertens sobre Kerber foi sua segunda em quatro jogos diante da canhota alemã de 30 anos. A holandesa liderou a estatística de winners por 33 a 11 e terminou o jogo com 45 erros não-forçados contra 24 da ex-líder do ranking. Cada uma das jogadoras conquistou seis quebras ao longo do jogo.

Durante os primeiros games da partida, Kerber fazia a melhor atuação individual deste início de torneio. A alemã vinha firme do fundo de quadra, mandava nos pontos desde as devoluções e encontrava respostas para tudo o que Bertens tentava fazer em quadra. Depois de salvar break points ainda no início, a ex-líder do ranking dominou o primeiro set ao vencer cinco games seguidos.

Kerber foi a primeira a quebrar também no segundo set e liderou por 2/0. A reação de Bertens começou a partir do momento em que a holandesa conseguiu, enfim confirmar o saque com muito custo. A número 9 do mundo foi recuperando a confiança, devolveu a quebra e não teria mais o serviço ameaçado até o fim do ser, enquanto a canhota alemã voltaria a perder o saque pouco depois.

A parcial decisiva começou com dificuldades para as sacadoras. Foram sete quebras consecutivas, sendo quatro a favor de Bertens. Kerber ainda teve três break points para forçar um novo empate no oitavo game, mas Bertens conseguiu manter o serviço pela primeira vez no set e também foi firme no momento em que sacou para fechar.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis