Notícias | Outros
Klier é medalhista de bronze nos Jogos da Juventude
12/10/2018 às 13h50

Klier é o terceiro brasileiro a ganhar medalha no tênis

Foto: Sergio Llamera/ITF

Buenos Aires (Argentina) - Um dia depois de ter perdido a semifinal dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, Gilbert Klier Júnior voltou à quadra nesta sexta-feira e garantiu a medalha de bronze no saibro da capital argentina. O brasiliense vencia a partida contra o búlgaro Adrian Andreev por 6/4 e 3/1 quando o rival abandonou por lesão nas costas.

O jogo havia começado favorável a Andreev, que venceu os quatro primeiros games, mas Klier devolveu as duas quebras e passou a dominar a disputa. O representante brasileiro chegou a vencer nove dos dez games subsequentes e ainda tinha um 0-40 no saque do adversário, antes que Andreev entregasse os pontos. O búlgaro chegou a pedir atendimento médico ainda no nono game do set inicial.

Por ter sido semifinalista nos Jogos de Buenos Aires, Klier recebe 360 pontos no ranking mundial da ITF. Atual 12º colocado, o brasiliense de 18 anos deve encerrar sua carreira juvenil entre os dez melhores do mundo em sua categoria. Entre os profissionais, Klier tem apenas duas vitórias em torneios de nível future, obtidas no saibro de Antalya, na Turquia em abril.

Klier conquistou dois títulos importantes na temporada. Em março, ele venceu a Copa Paineiras, torneio Sul-Americano Individual disputado em São Paulo. Já no mês passado, foi campeão do ITF G1 de College Park, em Maryland, nos Estados Unidos. O brasiliense também se destacou no torneio juvenil de Wimbledon, onde chegou às quartas de final. O calendário do Jovem tenista também foi prejudicado por lesões no joelho, que o fez começar o ano só em março, e uma no ombro esquerdo em maio.

Único representante nacional na edição 2018 dos Jogos da Juventude, Klier garante a terceira medalha olímpica do tênis brasileiro. As duas anteriores vieram na edição passada das Olimpíadas dos jovens, no ano de 2014 na cidade chinesa de Nanjing. Na ocasião, o gaúcho Orlando Luz foi medalhista de prata em simples e ouro nas duplas, em parceria com o paulista Marcelo Zormann.

A final masculina nos Jogos da Juventude será entre o argentino Facundo Diaz Acosta e o francês Hugo Gaston, algoz de Klier no torneio. As semfinais femininas foram disputadas nesta sexta-feira. A eslovena Kaja Juvan derrotou a chinesa Xinyu Wang por 6/0 e 7/5, enquanto a francesa Clara Burel fez 6/4 e 7/5 contra a colombiana Maria Camila Osorio Serrano.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis