Notícias | Copa Davis
Capitão põe em dúvida volta de Federer e Wawrinka
14/09/2018 às 16h17

Federer e Warinka venceram a Davis em 2014

Foto: Arquivo

Biel (Suíça) - Responsável por comandar a Suíça na Copa Davis, Severin Luthi não pode contar com as duas principais estrelas do país para a repescagem deste fim de semana contra a Suécia. Nem Roger Federer e tampouco Stan Wawrinka se colocaram à disposição do seu time nesta semana e para o capitão da equipe a mudança de formato não necessariamente irá mudar esse panorama.

“Não sei exatamente se esta reforma irá melhorar a Copa Davis, uma competição muito especial. Lamento que nas últimas edições muitos jogadores não foram representar seus países e alguma coisa tinha que mudar, mas não sei se eu precisava ser tão radical. A fórmula perfeita não existe e sempre haverá críticas. Agora é ver se realmente funcionará”, disse Luthi para o Blick.

“O principal problema é o calendário, muitos tenistas priorizam seus resultados no circuito e não na Copa Davis. Quando conseguimos vencer a competição em 2014, nossos jogadores decidiram não participar de alguns Masters 1000 devido à fadiga que acumularam para combinar ambos”, destacou o capitão suíço.

Luthi reforçou que a mudança da Davis não é garantia do retorno de Federer e Wawrinka ao torneio. “Não acredito que eles irão voltar apenas porque o formato mudou. A única vantagem é que você não tem mais que jogar três eliminatórias para chegar à final, mas fazer muitos jogos em alguns dias pode fazê-los não vir também”, comentou o treinador, que explicou a ausência de suas estrelas.

“Estivemos em contato em Nova York, Stan tem seus problemas e vem trabalhando duro nesses últimos meses, que têm sido complicados para ele. No momento, ele não acha que seria uma boa disputar uma eliminatória de Copa Davis. É uma pena para nosso time, mas respeito sua decisão”, disse o técnico suíço.

“Roger está bem, mas decepcionado porque não conseguiu os resultados que esperava nesses últimos meses. Mas isso faz parte do esporte e agora é tentar esquecer o passado e concentrar no presente e no futuro. Ele está treinando para a Laver Cup e com certeza voltará a mostrar seu melhor nível”, completou Luthi.

Comentários