Notícias | Dia a dia
Nadal cede só cinco games na estreia em Toronto
08/08/2018 às 22h10

Nadal sofreu três quebras no segundo set, mas não correu riscos

Foto: Divulgação

Toronto (Canadá) - Pouco mais de três semanas depois de alcançar a semifinal de Wimbledon, Rafael Nadal voltou às quadras de piso duro e estreou com vitória no Masters 1000 do Canadá, em Toronto. Três vezes campeão do evento, o número 1 do mundo precisou de 1h14 para derrotar o francês Benoit Paire, 55º do ranking, por 6/2 e 6/3.

Garantido nas oitavas de final, Nadal espera pelo vencedor da partida entre Stan Wawrinka e Marton Fucsovics. O histórico entre Nadal e Wawrinka é amplamente favorável ao espanhol, que tem 16 vitórias e apenas três derrotas contra o suíço, ex-top 3 e atual 195º do ranking. Já um eventual duelo contra o 51º colocado Fucsovics seria inédito no circuito.

A partida foi a primeira experiência de Nadal no circuito com o relógio de 25 segundos para determinar o tempo de intervalo entre os pontos. Em geral, o espanhol manteve seu habitual ritual de saque, embora tenha solicitado toalhas aos boleiros com menos frequência.

Nadal já largou com uma boa vantagem. Aproveitando o fato de o francês não colocar tantos primeiros saques em quadra, o espanhol logo começou a mandar nos pontos e explorar o forehand do adversário. Assim, venceu os três primeiros games da partida permitindo apenas três pontos ao francês.

Logo depois que Paire confirmou o saque pela primeira vez, Nadal enfrentou três break points, mas saiu ileso deles ao sacar muito bem quando precisou. A atitude negativa do francês, que se irritava a cada erro cometido, facilitou o trabalho do espanhol que voltaria a quebrar. Paire terminou o set com 17 erros não-forçados contra apenas três de Nadal, que só precisou fazer quatro winners em toda a parcial.

O segundo set teve um roteiro atípico, com sete quebras seguidas. Paire, por exemplo, não confirmou o serviço nenhuma vez e venceu apenas seis dos 22 pontos disputados com seu próprio saque. O desempenho de Nadal não muito diferente, com nove pontos em 24, mas foi suficiente para que o espanhol confirmasse o serviço no primeiro e no último game do set. Paire fez o dobro de winners, liderando a estatística por 18 a 9, mas fez quase o triplo de erros, 28 a 10.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis