Notícias | Dia a dia
Monteiro volta a vencer um top 100 após 5 meses
24/07/2018 às 08h22

Monteiro entrou na chave como lucky-loser

Foto: Arquivo

Hamburgo (Alemanha) - Depois de mais de cinco meses sem vencer um top 100, o cearense Thiago Monteiro conseguiu uma grande vitória nesta terça-feira pela primeira rodada no ATP 500 de Hamburgo. Ele teve pela frente o francês Gilles Simon, atual 39 do mundo, contra quem anotou uma firme vitória em sets diretos, com placar final de 7/6 (7-2) e 6/2.

Esta foi a segunda vez que os dois se enfrentaram no circuito e o brasileiro levou a melhor em ambas. Na próxima rodada, ele terá espanhol Fernando Verdasco, cabeça de chave número 8, que superou o sérvio sérvio Dusan Lajovic com parciais de 6/3, 4/6 e 7/6 (7-5). Monteiro perdeu para o canhoto madrilenho na única vez que se cruzaram.

Superado na última rodada do qualificatório, Monteiro contou com a desistência do italiano Andreas Seppi para entrar na chave principal de lucky-loser e ele acabou aproveitando bem a oportunidade. Com o triunfo na rodada inicial, o cearense garantiu uma boa subida no ranking e pode ganhar até 14 colocações na lista e ainda tem chance de seguir evoluindo se vencer mais jogos.

O primeiro set da partida foi o mais equilibrado, com o brasileiro saindo bem e fazendo 3/0 logo de cara. Entretanto, Simon não demorou para reagir, devolveu a quebra de desvantagem e deixou tudo igual no 3/3. Sem novos break-points, a definição foi para o tiebreak, no qual Monteiro não perdeu um ponto sequer de saque e venceu dois nos serviços do rival.

A situação ficou mais tranquila na segunda parcial, em que o brasileiro não teve o saque ameaçado uma vez sequer. Em contrapartida, Simon foi quebrado duas vezes, a primeira delas no terceiro game e a outra no quinto, num intervalo em que Monteiro chegou a vencer cinco games seguidos. Ele então apenas administrou a vantagem até o fim e selou a vitória.

Monteiro não vencia um top 100 desde o começo de fevereiro, quando obteve uma boa campanha no ATP 250 de Quito, em que bateu o argentino Horacio Zeballos, então 66 do mundo, na primeira rodada e depois despachou o francês Gael Monfils (43º) nas quartas de final, perdendo em seguida para o espanhol Albert Ramos.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis