Notícias | Dia a dia
Menezes equilibra, mas cai para favorito nas oitavas
18/07/2018 às 22h09

Menezes tentava alcançar as quartas em um challenger pela primeira vez

Foto: Arquivo

Gatineau (Canadá) - Um dia depois de marcar a segunda vitória da carreira em nível challenger, João Menezes se despediu do torneio de US$ 75 mil disputado no piso duro de Gatineau, no Canadá. O mineiro foi eliminado nas oitavas após a derrota por 6/2, 3/6 e 7/6 (7-5) em 1h58 para o norte-americano de 22 anos e 202º colocado Ernesto Escobedo.

Por ter vencido um jogo no torneio, Menezes receberá sete pontos e se aproxima do top 300 da ATP. O mineiro aparece atualmente na 314ª posição, apenas uma abaixo de sua antiga melhor marca da carreira, alcançada em maio. Na temporada, ele também já venceu vinte jogos e tem dois títulos de future.

Antes do torneio canadense, Menezes tinha apenas uma vitória em nível challenger na carreira, conquistada ainda em 2014, no saibro de Porto Alegre. Ele agora acumula duas vitórias em dez jogos disputados por torneios deste porte.

Considerado uma das principais promessas do tênis brasileiro, Menezes ficou praticamente um ano sem competir entre novembro de 2015 e setembro de 2016. Ele conviveu com lesões no joelho esquerdo que o fizeram passar por três cirurgias. Vencedor de cinco futures na carreira, o mineiro treina atualmente em Barcelona.

Menezes teve poucas chances contra o saque de Escobedo durante o set inicial. O norte-americano cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço e sequer enfrentou break points. Além disso, o mineiro tentava ser agressivo, mas esbarrava no alto número de erros não-forçados. Logo no terceiro game da partida, Menezes fez três erros seguidos com o forehand e permitiu uma quebra. Situação parecida aconteceu no sétimo game, quando o mineiro já perdia por 4/2.

A parcial seguinte começou muito melhor para Menezes, que apostou em devoluções agressivas contra o segundo saque do adversário para entrar na quadra e comandar os pontos. O mineiro conseguiu a quebra para liderar por 3/0 e foi firme em seus games de saque para vencer o set sem ter o serviço ameaçado.

Em bom momento no jogo, Menezes aproveitou o fato de o rival não colocar tantos primeiros serviços em quadra e também foi o primeiro a quebrar na parcial decisiva e chegou a liderar por 4/2, mas voltou a cometer erros em momentos importantes e permitiu que or rival devolvesse a quebra no oitavo game. Escobedo ganhou confiança e confirmou tranquilamente o saque para assumir a liderança no placar. Mesmo pressionado, Menezes salvou dois match points em seu serviço para forçar o tiebreak, também muito equilibrado, mas com vitória americana.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis