Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Pliskova escapa da derrota e faz oitavas inéditas
06/07/2018 às 15h29

Pliskova chega à segunda semana de Wimbledon pela primeira vez

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - Em uma semana com várias eliminações de favoritas, Karolina Pliskova quase foi mais uma top 10 a se despedir em Wimbledon, mas sobreviveu no Grand Slam britânico. Depois de ficar a dois pontos da derrota em sets diretos, Pliskova buscou a virada contra a 28ª colocada romena Mihaela Buzarnescu por 3/6, 7/6 (7-3) e 6/1.

Esta é a primeira vez que Pliskova chega às oitavas de final em Wimbledon. A tcheca de 26 anos parou na segunda rodada das últimas cinco edições do Grand Slam britânico, além de ter perdido na estreia em 2012. Sua próxima adversária é a 20ª colocada holandesa Kiki Bertens.

Ex-número 1 do mundo e atual oitava colocada, Pliskova foi a primeira top 10 a se garantir nas oitavas de final. Outras duas jogadoras entre as dez melhores do mundo seguem na disputa em Wimbledon. A líder do ranking Simona Halep disputa a terceira rodada contra a taiwanesa Su-Wei Hsieh, enquanto a décima colocada Angelique Kerber encara a japoensa Naomi Osaka.

Pliskova disparou seis aces na partida e fez menos winners que sua adversária. Buzarnescu liderou a contagem de bolas vencedoras por 23 a 17, mas cometeu 27 erros não-forçados contra apenas 18 da tcheca. Alguns desses erros ocorreram em momentos cruciais do segundo set, quando a romena estava perto da vitória.

Mesmo com quatro aces no set inicial, Pliskova não teve um desempenho tão bom nos games de serviço. A tcheca aproveitou apenas 65% dos pontos com o primeiro saque, permitiu duas quebras e não teve break points. Buzarnescu foi a primeira a quebrar no segundo set e liderou por 4/1. Ainda que a tcheca tenha buscado o empate, ficou a dois pontos da eliminação quando perdia por 5/4 e 6/5 antes de forçar o tiebreak.

O bom desempenho no game-desempate, em que não perdeu pontos no saque animou Pliskova. Depois de igualar a disputa, a tcheca assumiu o controle das ações no terceiro set. Com duas quebras e salvando os dois break points que enfrentou, a ex-número 1 consolidou a virada para garantir sua melhor campaha em Wimbledon.

Enquanto Pliskova avançou, três jogadoras tchecas não tiveram a mesma sorte. Em duelo de canhotas que já estiveram no top 10, a russa Ekaterina Makarova levou a melhor sobre Lucie Safarova. Makarova, 35ª do ranking, passou pela 66ª colocada com parciais de 4/6, 6/4 e 6/1. A russa enfrenta nas oitavas a italiana Camila Giorgi, que venceu a tcheca Katerina Siniakova por 3/6, 7/6 (8-6) e 6/2.

Outra tcheca a se despedir do torneio foi Barbora Strycova, que perdeu por 7/6 (7-3), 3/6 e 10/8 para a alemã Julia Goerges. Número 13 do ranking, Goerges enfrenta nas oitavas a croata Donna Vekic, 55ª colcoada, que derrotou a belga Yanina Wickmayer por 7/6 (7-2) e 6/1.

Comentários