Notícias | Dia a dia
Mesmo irritado, Federer vence e busca 99º título
23/06/2018 às 08h09

Federer não escondeu irritação com erros no segundo set

Foto: ATP

Halle (Alemanha) - O suíço Roger Federer jogará neste domingo por um triplo feito. Caso atinja o 10º título sobre a grama de Halle, ele erguerá o 99º troféu da carreira e manterá o número 1 do mundo, posição que reconquistou a apenas seis dias.

Para atingir a 12ª final em Halle e a 149ª de seu currículo, Federer superou a irritação com os erros e venceu com dificuldade Denis Kudla, norte-americano que saiu do qualificatório e é apenas 109º do ranking, com parciais de 7/6 (7-1) e 7/5. Seu adversário sairá do duelo entre o croata Borna Coric e o espanhol Roberto Bautista.

Com 25 vitórias em 27 possíveis, Federer vai em busca do quarto título da temporada em sua quinta final. Ele já faturou na Austrália, Roterdã e Stuttgart, ficando com o vice em Indian Wells. Atinge 20 vitórias seguidas na grama, sua segunda maior série da carreira, ainda que distante das 65 que obteve entre 2003 e 2008.

Federer encarou mais um primeiro set duro por conta de uma vacilada logo no começo da partida. Ele obteve quebra precoce, mas permitiu imediata reação e a partir daí viu Kudla muito firme no saque, sem lhe dar oportunidades de colocar pressão, executando excelentes backhands na paralela. Com isso, a definição foi ao tiebreak, onde Federer conseguiu ser agressivo o tempo todo, explorando mais o jogo de rede.

Pela terceira vez na semana, o suíço caiu repentinamente de rendimento no segundo set e desta vez não escondeu a frustração com os erros e escolhas mal feitas, chegando a ser advertido por jogar uma bola longe. Escapou de dois break-points no quarto game e de um 0-40 no oitavo, muitas vezes obrigado a trocar bolas da base. Por fim, com recuperou a qualidade nas devoluções, obteve a quebra no 6/5 e liquidou o placar com 12 aces, 13 pontos em 22 subidas à rede e um número exagerado de 29 erros.

Maior campeão sobre quadras de grama da Era Profissional, Federer tentará o 19º titulo na superfície. Atrás dele, está Pete Sampras, com 10.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis